O corpo encantado das ruas

O corpo encantado das ruas Luiz Antonio Simas

Resenhas - O corpo encontrado nas ruas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

bru 25/04/2024

é muito legal mergulhar ainda mais na nossa cultura através de um livro que você lê voando, gostei demais da experiência

aacarolinda 10/04/2024

Mais patriota do que nunca
Chorei. Emocionei com tamanha identificação? isso é Brasil.

Não precisa ser carioca para conseguir entender isso aqui. Nossa brasilidade transpassa as divisões geográficas. Nossa brasilidade é impagável, é visceral, é rica. Os costumes, as comidas, a opressão, a reação a essa opressão?. Ah Brasil,que delicia complexidade é você.

Somos abençoados por Deus com nossa bagunça, nossa mistura, nossa fé .

Deus é brasileiro.

taistr 22/03/2024

O favorito do ano
Simas conta sobre cotidianos, ancestralidade africana, tradições cariocas, boteco, malandragem e culturas brasileiras de forma encantadora (mesmo!). Me apaixonou a forma como ele utiliza de referências dos enredos das escolas de samba para conduzir suas narrações. O Corpo Encantado das Ruas faz o coração pulsar, o olho brilhar e o corpo sorrir. É aquele livro pra quem ama nossa cultura e também para aqueles que precisam lembrar sobre o quanto nosso país é rico. Já está na minha lista de favoritos.

rufininha 08/03/2024

Bom, aqui fala uma fã ferrenha do Simas. Corpo Encantado ganha uma graça ainda maior quando lida com a voz dele. Aprendi, li, me emocionei com a beleza da vida rotineira que, se não tomarmos cuidado, passa despercebida embaixo da fina camada de poeira do cotidiano.

Claudio 18/02/2024

João do Rio, 100 anos depois!
No prefácio, diz-se que Simas traz João do Rio 100 anos adiante. Eu acho que Simas vai além, trazendo consciência social, racial e política ao entendimento das ruas do Rio.
Para quem é do Rio, imperdível!

Rafaela.FP 13/02/2024

"Não vejo saída para a cidade e o país fora das lutas, saberes e fazeres cotidianos das mulheres e homens comuns, aqueles que dão sentido à aventura de prosseguir no escuro."

Como carioca vivendo longe do Rio e lendo o livro durante o Carnaval, só posso dizer que meu coração se encheu de esperança, pois eu também acredito e defendo a cidade (e país) contada por Lima Barreto, cantada por Luiz Gonzaga e escrita por Luiz Antônio Simas.

agostiniaziul 10/02/2024

Incrível como sempre
A escrita do Luiz Antônio Simas sempre é impecável, ele pode escrever sobre qualquer coisa que irei me interessar.

Gostei de ler esse livro na época no Carnaval, combinou muito com a proposta e as reflexões.

A rua é encantada, é viva.

amandatfaria 30/01/2024

Buscando quem mora longe
Reflexões pesadíssimas que versam desde a educação ao samba, carnaval e ancestralidade africana, o livro inteiro cultua e homenageia os orixás com encantamento e respeito pelas ruas do Rio de Janeiro através de crônicas. Salve as ruas e a malandragem, molecada! Melhor época pra ler sobre a história não contada do carnaval, o carnaval como resposta e luta contra a repressão dos corpos que transformam os espaços de controle em lugares de encantamento através da subversão.

eurenato 09/01/2024

Abrasileirar.
Abrasileirar. Quem me conhece sabe que eu não bebo sem brindar. Enchi esse livro de grifo e de anotações, se fosse físico ia me faltar tinta.
Em um momento em que o Brasil parece se desmanchar num mar de ódio, uma leitura dessas se transforma numa bóia de salva-vidas. Série de crônicas sobre encantamentos urbanos para tempos de desumanização. Insisto, nomear é encantar.
O corpo encantado das ruas conta dos poderes dos atos de quem presenteia, de quem cozinha junto pra família toda, quem toma cerveja e conta história na mesa do boteco, quem saúda e lembra os mortos, que reverencia o tempo e os que vieram antes. O corriqueiro é poderoso, o encontro é poderoso. Rituais. Persisto, presença é feitiço.
O livro aponta para as ameaças da máquina de esvaziamento das intensidades, como quando a rua deixa de ser lugar de presença para ser lugar de passagem, quando o festejo dá lugar para o empreendimento lucrativo, quando marcas sequestram manifestações culturais.
A luta contra a desumanização e o desencanto são constantes. E a alegria é a prova dos nove.

lucy 13/11/2023

Brasil: o país da rua
Em uma narrativa leve, descontraída, mas ainda sim repleta de conteúdo, Simas discorre diversas crônicas sobre aspectos da cultura brasileira que são negligenciados pelos próprios brasileiros. Falta encantamento, falta crianças brincando na rua, bezendeiras, samba no pé e até a retomada do amor pelo futebol no cotidiano brasileiro.
Em certos momentos, achei a leitura repetitiva devido a algumas conclusões muito semelhantes na escrita. De qualquer forma, é muito bom ler escritores que reconhecem o papel dos outros caminhos da encruzilhada que a cultura do Brasil é formada, e não apenas a lusa.

Raony 26/09/2023

Já que encantamento tem sido o mote nos últimos meses. Sim, eu vou ser óbvio e falar: fiquei encantado. Pq fiquei mesmo. E era essa a missão do livro, né. Parece meio a missão do @luizantoniosimas . Levar encantamento. Produzir e espalhar encantamentos. Deve ser o único historiador com uma playlist de composições no Spotify. E que playlist. Esse último do D2, por exemplo, fecha com uma parceria dele. Mas não estamos aqui pra falar das músicas, agora. Estamos aqui pra falar do livro. Se bem que, no livro também, elas se misturam. Além de capítulos dedicados à música, às músicas e aos músicos, quase todo capítulo (ou seriam todos?) tem uma epígrafe musical. Algum ponto de umbanda, algum samba. Não sei se era mais gostoso reconhecer a letra e cantar junto, ou não ter conhecido até então e descobrir algo novo. Algo bom, sempre.

Descobrir algo novo, algo bom, vai sempre produzir encantamento. E encantamento, vocês sabem, tem sido o mote nos últimos meses. E acho que vai continuar sendo, por um tempo. Pq nessa semana de temperaturas absurdas, tem se espalhado o questionamento de qual o sentido de continuar vivendo num mundo devastado. E a gente vive em busca de encantamento. De receber, de perceber, de criar, de compartilhar. Como diz a máxima de Beto Sem Braço, mantra de Simas, que pode servir como mantra pra gente tb: "O que espanta miséria é festa".

Henriqu00 25/09/2023

Encanto das ruas do Rio
O livro é simplesmente maravilhoso, o autor tem uma escrita maravilhosa que fez da leitura muito mais fluida do que eu imaginava. Primeira vez que li um livro desse tipo - mais informativo do que contando uma história (fictícia)- mas já me apaixonei, principalmente, pelo escritor que encheu essa obra com a cultura carioca, trouxe uma visão do verdadeiro encanto das ruas e mostrou como elas tem perdido o mesmo.

O Luiz Antônio Simas traz diversos pontos cantados e trechos de livros bem marcantes que correspondem à cada capítulo citado. Ele também trata em sua obra como o governo nos restringe a acreditar nos encantos da cultura das ruas e o autor distribui grandes sabedorias sobre as raízes africanas, tanto nos terreiros quanto no sambódromo, em suas magias.

Em certo ponto do seu livro é retratado como as ruas são inconstantes, estão sempre em movimento, o maior modelo disso é a história contada sobre o seu Zé Pilintra, vindo de Alagoas com sua blusa branca, descalço, calça dobrada e laço vermelho, parando nas encruzilhadas da Lapa com seu terno de linho e seu chapéu-panamá. E em um de seus textos ele fala sobre como ocorre a ligação entre o samba e o terreiro, que se dá especialmente pelo toque dos tambores, como o surdo, um tambor utilizado pelas escolas de samba.

Para concluir, o escritor mostra sobre diversos momentos da história do país e correlacionam elas às religiões de matriz africana e, consequentemente, às ruas e sua cultura em geral, como: Botecos, Carnaval, futebol, malandragem, cervejinha e uma boa brincadeira de rua.

Livro muito bom, com certeza vou ler muitas outras obras do Luiz Antônio Simas. :))

Andrea.Piratininga 03/09/2023

Adorei! Muito bom de ler, muito interessante pra quem quer conhecer a vida suburbana carioca!
Recomendo

de Almeida 25/07/2023

É revelador adquirir conhecimento sobre o Rio. Sua cultura, seus mistérios, personagens marcantes e situações com uma riqueza extrema de diversidade. Poder ler as palavras do Simas e ter em mente o cenário, algo tão cotidiano e ao mesmo tempo tão profundo, foi mágico.
Algo tão nosso, mais nosso do que poderíamos imaginar. O poder de toda uma ancestralidade é passado aqui. Precisamos valorizar o poder das ruas e de quem vive ali.

CharlesSouto 22/07/2023

Sou encantado por crônicas.
.... consumo como quem devora uma sobremesa.
Peguei esse saquinho aqui na Rua e estou colocando nessa encruzilhada virtual.

Em especial Simas é dono de uma linguagem que nos transporta para uma sensação de bate papo (na porta do butiquim) e essa obra em especial fala do Rio de Janeiro, um Rio que acontece nas ruas ou seja: uma delícia de leitura.

Recomendo, mas só se você quiser.

1 | 2 | 3 | 4 | 5