Vozes do Joelma

Vozes do Joelma Tiago Toy...

Resenhas - Vozes do Joelma

Giovanna.paginasda 09/04/2024

Fatos reais misturados com terror @paginasdagio
? O livro possui 4 contos, todos de tamanho médio que achei bom para não ficar cansativo, mas também para conseguir fazer um bom desenvolvimento.

? 1° Conto - O primeiro conto é de um dos meus autores favoritos, @marcos_debrito, e gostei que vemos a história do Joelma antes de ser o edifício, sobre a casa que existia próxima do local e sobre a tragédia que realmente aconteceu, e de como a loucura e a insanidade vão tomando conta de alguém após um crime. Foi um incrível ponto de partida para o livro.

?2° Conto - Escrito por @autor_rodrigo_de_oliveira me prendeu em um nível que eu queria que existisse um curta-metragem sobre o conto. Ele se passa exatamente no dia e durante o incêndio do edifício e o autor conseguiu dar uma profundidade aos personagens, plot twists e cenas de desespero em apenas um conto.

?? 3° - O conto feito por Marcus Barcellos se tornou o meu favorito. A história se passa em um cemitério e tem como foco a lenda (que é verdade) das Treze Almas do Joelma. Foi o que eu mais senti medo enquanto lia, fiquei muito emotiva e melancólica enquanto lia e achei o final muito bonito e significativo mesmo após tanto sofrimento.

? 4° - O último conto foi escrito pelo @boninivictor e de início fiquei confusa com a história, até perceber que esse é o único que não se trata sobre o Edifício Joelma, mas sim sobre uma prédio de ocupação que pegou fogo em 2018. Acho que de alguma forma poderia ter um aviso de que esse conto se passa em um outro lugar e sobre outro incêndio, pois quem não lembrar do caso, pode não entender sobre que tragédia está lendo. Mesmo assim, achei ele muito bom e o que mais teve cenas gores de todo livro, a gente vai vendo a vida da personagem e como parece que ela não tem mais saída nenhuma a não ser ir se ferrando cada vez mais.

?? No geral, eu gostei demais de Vozes do Joelma, e para quem gosta de tragédias reais com pitadas de ficção com certeza vai adorar esse livro!

Bea 06/04/2024

Achei que fosse história real do Joelma
Fiquei decepcionado ao saber que são histórias fictícias, mas os contos são bonzinhos, até.
Também gerou decepção os vários erros de revisão nos primeiros contos do livro e algumas folhas até vieram grudadas e outras inteiras em negrito que não pareciam ser proposital e sim, falha na hora da impressão.

O primeiro conta até pensei que fosse real, pois a história foi bem parecida com o caso do poço, mas os outros contos comecei a perceber que eram fictícios e fiquei um pouco chateada, porque não era o que eu procurava no livro.
Os contos são um terrorzinho gostoso e de ler por imaginar que todos giram ao redor do Joelma, gostei principalmente do penúltimo.

Marcia 03/04/2024

Contos
Gostei bastante dos contos, são bem escritos e com momentos bem tensos em que fiquei "MEU PAI DO CEU!". Mas confesso que quando vi na livraria, achei que o livro seria mais sobre histórias reais do incêndio, dos sobreviventes e tal. Enfim, engano meu.

Nena Flores 29/02/2024

Vozes do Joelma
Ótima leitura, gostei bastante dos 4 Contos, apesar de ser histórias triste e arrepiante, se passaram muitas anos mas sempre lembradas, esse fato ecoa até hoje em boatos de fantasmas que envolve a presença de espíritos inquietos nos corredores, o Conto OS TREZE foi que eu mais gostei?recomendo vale a pena.

Pedro Guimarães 28/02/2024

Escutei o audiobook pela Storytel e as histórias ficam mais reais ainda.

Particularmente gostei do terceiro conto de Marcus Barcelos sendo um grande escritor que possui como caracteristica dentro de seus contos o desenvolvimento de aspectos emocionais e psicológicos de tragédias, trauma e a resiliência humana.
Mas em geral, cada autor se concentra em diferentes aspectos do desastre, oferecendo uma visão multifacetada dos eventos que ocorreram naquele dia trágico. Através de narrativas fictícias ou baseadas em fatos reais, esses escritores exploraram as histórias das vítimas, os heróis anônimos, as falhas na segurança do prédio e o impacto emocional duradouro que o incêndio teve nas vidas das pessoas afetadas.

Lopezeri 13/02/2024

Paguei míseros 6 reais nessa obra prima, livro incrível, o primeiro conto de fato é o melhor mas os outros também são bons.

Pollyanna Reis 08/02/2024

VOZES DO JOELMA
?A tragédia do edifício Joelma aconteceu em meados 1974. Um incêndio que deixou quase 200 mortos e mais de 300 pessoas feridas. Por esse e outros eventos, o local onde ficava situado o edifício, sempre foi considerado um local amaldiçoado. Será? ?

Vozes do Joelma ?Os gritos que não foram ouvidos?, é uma obra de ficção, dividida por quatro contos. Cada autor traz uma historia baseada nas tragédias que permearam o local.

Historias sombrias e bem sinistras, capazes de aterrorizar qualquer leitor. Se você curti essa pegada de horror/terror, essa obra é um prato cheio.

O trabalho gráfico da editora está impecável, as ilustrações conversam demais com os contos e acabam contribuindo ainda mais, para a experiência proporcionada e para a imaginação do leitor. Pensa! ?

Dos quatros contos apresentados o que mais me prendeu foi: Os treze, de Marcus Barcelos. Fiquei por dias com esse conto na cabeça. ?

Depois que finalizei a leitura, fiz algumas pesquisas com o propósito de conhecer mais sobre os tais mistérios que rodeiam o local onde estava situado o edifício. Sim, pois a tragédia de 1974 não foi a única. Por isso a fama de ?amaldiçoado.?

Os contos:

Os Mortos não Perdoam - Marcos DeBrito
Nos Deixem Queimar - Rodrigo de Oliveira
Os Treze - Marcus Barcelos
O Homem na Escada - Victor Bonini

Fica a dica para você que curti o gênero, e que não despensa uma obra de horror nacional.

?? 1° livro lido do Projeto ?Desencalhe 2024?

Nickolas14 16/01/2024

Meu primeiro contato com alguns dos autores
Gostei. Os capítulos são curtos, então a leitura é fluída. Os plots são bem construídos e as cenas de suspense e terror são ótimas.

luan.willian00 12/01/2024

o livro é composto por quatro contos de autores Brasileiros de terror , além de uma apresentação e interlúdio de um quinto autor, os textos em gerais são bons , sendo o terceiro o meu preferido, os 3 primeiros contos tem uma relação direta com os acontecimentos do edificio joelma ( 1° sendo o conto de uma história no mesmo terreno , o crime do poço ) e o quarto conto apesar de ser até um bom conto, dá uma destoada ( bem grande ) do edifício joelma, Um aviso aos Navegantes é um livro de ficção.

Sakurazuka 12/10/2023

Quatro contos, o primeiro é o melhor, mas os outros são bons também. Tem uma certa enrolação em certas partes, mas vale muito.

Thibu 23/09/2023

O livro é bom
Minha opinião, de 4 histórias a primeira excelente, tem inclusive um episódio no podcast cafe com crime, as outras duas nota 8 de 10, a última é muito viajada kkkk amarrada que te deixa com raiva por não revelar nada, mas o livro é bom.

Michele.Acquafreda 05/09/2023

Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.

****
Uma verdadeira história de terror (dos mais nojentos) em cima de uma tragédia.
Não gostei e não indico.

O livro é pesado, totalmente fantasioso e apelativo.

***
Vamos para a próxima leitura para apagar essa

Clauclau/Eu leio sim e daí 29/06/2023

Arrepiante
Neste livro somos convidadas a descobrir sobre os fantasmas que habitam no imaginário dos habitantes dessa grande metrópole e arredores. Com 468anos, a cidade de São Paulo guarda várias histórias, algumas corriqueiras e outras bizarras. Entre tantos causos relatados existe um em especial que mexeu com o imaginário popular. O incêndio no Edifício Joelma, uma tragédia ocorrida, em uma sexta-feira do dia 1º de fevereiro de 1974. O Edifício tinha 25 andares e o fogo iniciou-se no 12ª andar. Na atualidade seu nome foi substituído por Edifício Praça da Bandeira. Essa tragédia provocou a morte de 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos, além de enraizar na população um trauma em decorrência da queda de várias pessoas do edifício, algumas pularam até seminuas na esperança de se salvarem. A visão de tantos corpos na rua é algo que causa arrepio até hoje (eu me lembro). Mas o receio desse lugar tem inicio a partir do nome dado ao local onde está o Edifício. Vale do Anhangabaú, que em tupi-guarani, significa rio dos “malefícios do diabo”. Os índios acreditavam que as águas do riacho Anhangabaú provocavam doenças físicas e espirituais, portanto já é um nome que causa certa cautela. Em 1948, nos arredores também do local onde foi erguido o Edifício Joelma, ocorreu um crime hediondo que recebeu o nome de O crime do poço que foi cometido por um jovem químico, contra a sua mãe e suas duas irmãs. Uma região com tragédias vinculadas foi a inspiração que resultou em Vozes do Joelma - Os gritos que não foram ouvidos.
Opinião
Para quem curte contos de terror este livro fará seus pelos se arrepiarem. Com uma escrita muito bem construída e distribuída encontraremos histórias inusitadas, impactantes e extremamente perturbadoras. Uma narrativa muito envolvente e desconcertante. A apresentação do Tiago Toy para cada conto foi à cereja no bolo, ficava apreensiva a cada página preta, pois no inicio e no final de cada conto tinha a narrativa de algo, não sei bem se era a morte ou algum demônio, mas com uma introdutória digna de aplausos. Os contos são instigantes e de fácil leitura. Cada conto teve a sua particularidade, um era investigativo, outro vingança, outro reciprocidade e ganância, mas todos repletos de sombras sobrenaturais. A diagramação está incrível com imagens perturbadoras. Parabéns, mais um belo trabalho dos autores e da Faro Editorial.
Recomendo

site: https://www.instagram.com/euleiosimedai/#

Vanessa.Coimbra 25/05/2023

Este é um livro de contos escritos por vários escritores, baseados na história e relatos envolvendo o incêndio que ocorreu no edifício Joelma em 1974, além de um crime brutal ocorrido anos antes no terreno e de outros acontecimentos que marcaram o local.