Vozes do Joelma

Vozes do Joelma Tiago Toy...

Resenhas - Vozes do Joelma

Gabi 25/05/2020

São 4 contos... na minha opinião 1 é ótimo, 2 são bons e o último é arrastado Kkkk

Honestamente eu esperava mais desse livro. Mais suspense, mais medo.

Mas uma coisa eu tiro dessas histórias: tenha medo de quem está perto de você!!!
Alcione13 25/05/2020minha estante
Eu odiei esse livro rsrs
Peguei um ranço terrível.
O único conto bacana foi o das treze almas.

Gabi 25/05/2020minha estante
Alcione, foi um dos que mais gostei. O último, meu Deus, quanta enrolação!!!

Alcione13 25/05/2020minha estante
Menina, estamos juntas! Odiei!!
Pra não pegar ranço de Bonini comecei o Colega de quarto que ameeeeiiiii.
Pois o cara arrasa.
Mas nesse conto eu fiz leitura de rabo de olho, confesso

Gabi 25/05/2020minha estante
Eu achava que o dele seria o melhor. Eu amei os 3 livros do cara!!! Foi a maior decepção kkkkkkkk

Alcione13 25/05/2020minha estante
O mesmo pra mim. O nome dele saltou aos olhos rsrs
Acontece

leilakelly 01/09/2020minha estante
Eu gostei dos 3 primeiros, uns mais que outros, mas achei que eles tem um ritmo parecido. Agora, o último.. parecia que eu tava lendo outro livro, outra cadência, outra ideia, outro ritmo mesmo.. Parece que o livro se perdeu.

William.Parron 03/02/2021minha estante
Ruim

Erica 01/10/2019

Histórias que o povo conta...
Mano do céu! O livro está com media quase 5 e eu consegui não gostar de nenhum conto kkkkkk o que explica isso? Bom, eu tenho uma teoria pra minha chatice, sinceramente eu já assisti tanto filme de terror que eu já to anestesiada, nada mais me impressiona, então quando eu leio algo sobre monstro verde, zumbi, criaturas escuras e disformes... a minha primeira reação é rir, quando eu percebo que a parada é séria, raras vezes eu fico tensa.

Outra razão pela qual não gostei é que eu sou fascinada por história sobre grandes tragédias, eu me interesso em saber “quando, onde, como e por que?” descritos de forma bem minuciosa, pois sou fã de documentários, mas eu não encontrei nada disso aqui e deve ser porque a proposta dos autores também nem foi essa, então confesso que me iludi sozinha rs...

Como eu já tinha dissecado tudo sobre a tragédia do “Edifício Joelma” incluindo as suas lendas, não lembro de ter algum livro sobre o tema, então eu esperava obter alguma novidade, curiosidade e etc... mas novamente eu só fiquei querendo rs...

Mas... a escrita dos autores foi bem fluída e não bateu tédio lendo em nenhum momento, porem o livro merecia uma revisão melhor, ainda mais considerando a sua capa tão bem trabalhada.

Se você ainda não sabe nada sobre o que o foi o incêndio no edifício Joelma eu recomendo a leitura, pois tenho certeza que depois dela você vai querer saber mais sobre o caso e tudo o que se correlaciona a ele, como por exemplo “ O crime do poço”.

OBS: Será que rola um audiobook com alguém com a voz similar a do Gil Gomes? Rs...
Alcione13 01/10/2019minha estante
Arrasou na resenha. Já trocou? Se não,segura pra mim??

Erica 01/10/2019minha estante
Vou te emprestar e depois tu conta o que achou ; )

Alcione13 01/10/2019minha estante
Obrigada!!!!!!! Quem sabe venço a ressaca literária maldita???

Alcione13 16/10/2019minha estante
Já estou no último conto. O terceiro até agora foi o mais bacana. Concordo com você pois também esperava algo bem diferente

Erica 17/10/2019minha estante
Acho que não somos o publico alvo dele, mas a experiencia foi válida, depois pesquisa os casos reais na net ;)

Alcione13 17/10/2019minha estante
Infelizmente

LT 05/09/2019

Oi pessoal! A resenha que trago hoje, é de um dos livros mais chocantes que eu já tinha ouvido falar, até agora. Joelma é um prédio, em São Paulo, que pegou fogo matando muitas pessoas e deixando muitos feridos e é com esse cenário que passei algumas horas devorando as “Vozes do Joelma”. Não vou ficar enrolando, vamos a resenha?!

Ainda hoje se escuta muitos relatos sobre onde o Edifício Joelma foi construído, como sendo um terreno amaldiçoado desde o começo da colonização. Mas isso vamos dizer que é “boato” para dar um sentido no que ocorreu naquele lugar. Depois da tragédia acontecida, todos querem contar um pouco, no entanto, temos que diferenciar o que é real e o imaginável, só que essa é uma linha tão tênue que... Será que dá para fazer essa diferença?

Como já mencionei no início, o Edifício Joelma fica em São Paulo e, caso você não conheça a história do incêndio ocorrido que é super real, pode dar uma olhadinha no google que tem várias matérias sobre. E é isso mesmo que você entendeu, “Vozes do Joelma” é uma obra fictícia que utiliza como plano de fundo uma história real, um lugar real, é completamente ambientada através do misticismo que se criou. Existem pessoas que trabalham no edifício ainda hoje – sim, ele segue na ativa – que fazem relatos arrepiantes. Você encararia um prédio como esse no seu dia-a-dia?

Então... Como a sinopse apresentou, quatro autores, consagrados de nacionais, sentiram-se inspirados por essa história real e foi assim que resolveram dar vozes a muitos personagens, trazendo as catástrofes e as vidas sendo mudadas de ruim a pior, vou explicar:

Nas narrativas das vidas dos personagens que são conturbadas, eles são perturbados a fazerem o que acham certo para garantir as próprias felicidades. Não temos altruísmo aqui, apesar de acharem isso – mentalidade de loucos –, não temos perdão, na verdade temos um monte de almas querendo vingança para aqueles que lhes fizeram mal. Temos acontecimentos estranhos, pode ser possessão ou problemas psicológicos, a verdade é que quando caem em si é tarde demais, já estão na beira do precipício caminhando para o fogo do inferno, onde queimarão por toda a eternidade.

[Quote] No fim dos anos 1940, encontrei uma dessas fechaduras aqui, neste terreno cujas purulentas, rasgadas por homens carregados de maldade, sangravam desde tempos imemoriais... Embora minha preferência seja por carne queimada, a fragrância levou-me ao êxtase. [...]

Marcos DeBrito nos apresenta um personagem chamado Pablo, de 26 anos. Ele morava com a mãe e suas duas irmãs, só ele trabalhava sustentando a casa, uma vida difícil e sofrida, pode ficar pior? Sim. Pablo namora uma moça com quem pretende se casar, mas sua família é contra, pois não vai sobrar nada para elas em termos financeiros. Além disso tudo, Pablo tem um vício perigoso e no decorrer da história ele conta tudo o que faz com sua família, alegando ser o melhor para garantir sua felicidade. No entanto, as coisas não acontecem do jeito esperado, a paranoia dele vai além, suas escolhas se transformaram em sua sentença. Bem, não vou contar mais nada para não dar spoiler, todavia, preciso deixar claro que essa história surpreende muito qualquer leitor – creio eu.

Rodrigo de Oliveira me chocou – acho que qualquer um ficaria chocado – com sua narrativa sobre pedofilia, pornografia infantil e a crueldade de ver as crianças implorando... O pior de tudo é a gente saber que isso pode acontecer na realidade, é cruel demais pra gente (Em que mundo estamos?!). Todavia, nem tudo é o que parece. Antes de saber dos fatos, Gabriel foi julgado e condenado por aqueles com quem trabalhou, como Samara –sua concorrente na gerência, que estava almejando muito esse cargo não pensou duas vezes em julgá-lo – (Porém, creio que se ela sonhasse com o que iria acontecer teria deixado tudo aquilo para a polícia tomar a frente). Todas essa história foi uma tortura psicológica da qual até eu fiquei com medo das consequências e deixa uma grande lição, a de que o fim nem sempre justifica os meios.

Marcos Barcelos nos mostra a história de Amilton, um personagem que lutou pela sobrevivência desde pequeno, tendo que fazer bicos em muitos lugares para garantir comida na mesa. Com uma mãe doente e um pai que os abandonou quando era pequeno ainda. O que ele almeja é sempre mais, Amilton não faz nada de graça, ele tinha que manter a casa e então trabalhava incessantemente, até que conseguiu um emprego de carteira assinada. Sua vida deu uma virada, ele teve a sua segunda chance, no entanto, o que ele não esperava era ter que enterrar treze pessoas que morreram no incêndio do edifício Joelma, totalmente juntos, lado a lado – os corpos ficaram colados, por assim dizer – e que depois disso muitas coisas sobrenaturais começariam a acontecer. Essa história me deixou com medo de virar a próxima página, confesso – risos.

Victor Bonini dentre os autores dessa obra, é o dono da narrativa que, para minha pessoa, foi a mais chocante. Ele nos apresenta a história de uma senhora muito boazinha – aos olhos dos outros –, chamada Solange. Posso dizer que Solange é idosa, mas escuta vozes na cabeça e fica a todo o tempo brigando com seu subconsciente. No começo ela não lembra do assassinato, mas todas as provas estão contra ela, então Solange tem que esconder o corpo e as consequências que vem a seguir vão levá-la cada vez mais ao precipício. Como se isso não bastasse, tem um homem na escadaria com um molho de chaves que – na mente dela – faz tudo para ajudá-la. Ela se atrapalha tanto em seus erros que acaba sendo atacada por aquilo que a estava ajudando, não vou dar detalhes, porém, preciso dizer, foi bem macabro.

As histórias apresentadas em “Vozes do Joelma” são chocantes. Confesso que adoro a aura de suspense que a obra traz, criando e recriado a tensão de não saber o que vai acontecer a seguir. Todavia, tendo uma coisa na cabeça, que boa coisa não seria, fiquei completamente imersa entre cadáveres e molhos de chaves. Curiosos? Leiam esse livro, leiam mesmo! Para quem gosta de suspense e sobrenatural, não pode deixar de ler essa obra arrepiante.

[Quote] Talvez ainda não seja tarde demais para ti. Todas elas aconteceram somente pelo fato de terem sido permitidas. Homens e mulheres, lânguidos demais para lutarem contra as próprias fraquezas e cujas trancas se partiram com o menor dos meus esforços... e cederam ao mal à espreita. [...]

Todo o cenário começa em um terreno que tinha apenas uma casa e um “poço”, vocês notaram que a palavra ficou entre aspas, certo? A próxima foi no próprio Edifício Joelma, mas centrada no “poço” do elevador, o terceira foi os treze corpos enterrados no cemitério onde temos o fato de serem os corpos que estavam no elevador caído dentro do “poço” – foi bem horrendo – e, o último foi também no próprio edifício depois do fogo, criando um cenário totalmente escuro e estava lá outra vez... o “poço” carregado de energias negativas.

Em todas as histórias tem os peões que fazem coisas maquiavélicas, achando que estão fazendo o certo, com as mentes transtornadas por suas posições e sendo tentados a assassinar por suas próprias mãos, amaldiçoados por seus crimes e ganância. E agora fica a incógnita sobre as almas repugnantes que voltam para leva-los e sobre o homem que aparece na escadaria, com um molho de chaves, que abrem as portas para a mente do pecador, levando-os ao delírio. Fiquei pasma com as declarações, como se fosse uma coisa simples e cotidiana a fazer, no final tem uma surpresa, como falei, somos peões, mas... quem é a rainha?

[Quote] Faço os meus melhores movimentos quando percebo que, além do banquete preparado à minha maneira predileta, conseguirei um hospedeiro para inseminar minha semente junto a uma promessa de, quem sabe um dia, outro festim digno de entrar para a história. [...]

A Faro Editorial está de parabéns! A edição está linda, com um toque bem sinistro e sombrio. E as fotos, então? Maravilhosas! Tudo foi bem pensado e planejado, com muito zelo e cuidado pela editora, para dar voz às histórias tão bem desenvolvidas pelos autores. Uma edição para agraciar o leitor tanto pelos olhos quanto pelo conteúdo apresentado. A narrativa dos contos se dá em primeira pessoa, deu para ter uma ideia das mentes doentias dos personagens e a escrita dos autores – de todos eles – é bem cativante, eles realmente sabem o que queriam transmitir com esse livro. As páginas são amarelas e o tamanho da fonte está confortável para leitura. Não notei erros, nem mesmo de digitação, ao menos que eu tenha notado, não.

Se recomendo? Claro que sim! Para os leitores que gostam de um bom suspense, também para quem curte terror. Aqui temos aquele tipo de livro que nos causa aquele arrepio na espinha. Para quem tem estomago forte ou que busca se aventurar através de descrições de cenas chocantes e por fim, para os leitores que, além de todas essas questões, gostam de serem surpreendidos a cada virar de páginas. É um livro intenso, que mexe com o nosso emocional e, bem, leiam!

Resenhista: Cris Santana.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/
Racestari 06/09/2019minha estante
Vou ler!

Pati 08/09/2019minha estante
Vou comprar já. Amazon, aqui vou eu!

LT 10/09/2019minha estante
Boa leitura Pati e Racestari!

Tiago Toy 11/09/2019minha estante
Cris, muito obrigado pela resenha do Vozes do Joelma. Notei que, pelos quotes utilizados, gostaste bastante da narrativa que criei para conectar os contos escritos com maestria por esses caras que tanto admiro. A ideia realmente era deixar o leitor pensativo sobre as chaves, as fissuras na alma, mexer com o emocional. Bem, parece que consegui :)

Te desejo pesadelos sombrios, e seja bem-vinda ao meu mundo. Sucesso no seu blog!

Jeferson.Gomes 01/02/2022minha estante
Quero ler

Jose.Diego 05/02/2022minha estante
Este livro e emocionante, meu querido!

Jeferson.Gomes 05/02/2022minha estante
Fiquei mais ansioso

Glau de Paiva 06/02/2022minha estante
Eu vi o filme quando era pequena.

Monique 21/08/2020

Vozes do Joelma
Esse livro é uma tremenda viagem.
Você chega achando que vai ler relatos baseados em fatos reais e acaba lendo historia de zumbi e assim vai viagem adentro em cada conto.
A ficção e a arte são livres, essa é a verdade.
Pedro 22/08/2020minha estante
Onde você leu que os relatos seriam baseados em fatos reais? Não li isso em lugar algum. Li muito ciente de que o livro era 100% ficção...

Monique 01/09/2020minha estante
Eu não li a sinopse, fui ler baseado nas expectativas que eu tinha.

Fabio Pedreira 03/10/2019

Vozes do Joelma
Gritos que não foram ouvidos
A primeira vez que escutei sobre o Joelma foi quando eu era pequeno no programa Linha Direta. Aquele programa por si só já dava medo em muita gente, com seus relatos e simulações dos casos apresentados. No caso do Joelma foi ainda pior, pois era um especial de terror onde casos sinistros sobre o edifício eram contados.

O primeiro caso era o de um coveiro, que trabalhava no cemitério onde 13 vítimas não identificadas foram enterradas. Tanto o rapaz quanto outras pessoas relataram escutar gritos de socorro vindo do túmulo, e fumaça saindo dele, onde, quando se colocava a mão, sentia que ele estava quente. A única forma de amenizar isso era jogando água para que as almas pudessem ficar em paz. Tanto que virou tradição jogar um pouco de água nos túmulos até hoje.

Claro que hoje em dia o programa não deixa de estar um pouco datado, mas ainda assim não deixa de ter seu clima de suspense, coisa que na época era bem assustador. E é justamente com essas histórias que são contadas que a Faro Editorial resolveu juntar 4 dos seus autores de terror e thriller para uma coletânea - apresentada pelo Tiago Toy - com histórias assombrosas sobre o local.

Irei falar sobre os 4 contos, mas antes devo falar da edição. A edição do livro está muito boa, com várias ilustrações no decorrer da obra, mas um dos pontos fortes são as introduções feitas pelo Tiago Toy antes de cada conto. Como se fosse a narração de uma entidade maléfica que se aproveita dos pecados humanos, ele vai contando como influenciou cada um dos personagens de cada conto, levando-os a fazer coisas que só depois do estrago feito é que viram o prejuízo. Muito bem escrito, essas introduções trazem um elemento a mais na leitura.

Mas vamos a um breve resumo dos contos, com seus respectivos autores.

Marcos DeBrito

O conto do Marcos vai mostrar que, antes mesmo do edifício ser construído, o local já havia passado por uma enorme tragédia. Nele, um assassinato triplo aconteceu, anunciando o que talvez fosse o início das várias tragédias que marcaram o local. De todos os contos esse foi o que achei mais fraco, porém, não se engane, mais fraco não significa ruim. O que acontece é que dentro de uma coleção de 4 contos excelentes, esse foi um muito bom, mas que não superou os outros (na minha opinião).

Rodrigo de Oliveira

No conto do Rodrigo nós vamos ver como como a ganância pode acabar levando não só ao seu fim como também ao de vários outros. O interessante aqui é que nós vamos ficar sabendo como o incêndio supostamente começou, desencadeando a morte e o desespero de muitas pessoas. Além disso, temos um pequeno vislumbre do que virá no próximo conto.

Marcus Barcelos

E lembram do caso do coveiro que falei no início? Pois é, aqui quase temos ele, porém contada de uma forma um pouco diferente. Aqui até temos as vítimas que foram enterradas e seus lamentos, mas junto disso temos também uma outra entidade misteriosa que parece se alimentar de grandes tragédias. Para mim, foi o melhor conto do livro.

Victor Bonini

O do Victor é de longe o conto mais nojento que tem, porém, como eu disse, ainda assim é muito bom. Esse se passa após o acidente, onde o prédio é usado como habitação para pessoas que não tem onde ir. O problema é que uma certa senhora não aguenta mais ver a filha ser maltratada pelo namorado - da filha - e acaba desejando que ele sofra, só que ela vai descobrir que os seus desejos podem ser piores do que ela imagina.

Esses são os contos apresentados no livro. Todos eles muito bons. O interessante é que dá para notar como tanto na escrita como nos contos existem as características próprias dos outros autores. O do Bonini tem uma pegada de investigação, o do Marcus Barcelos tem aquela pegada de mistério entre o sobrenatural e o real e por aí vai. O certo é que Vozes do Joelma é um livro que para quem gosta do gênero vai adorar. Foi um ótimo lançamento da Faro e recomendo demais a leitura.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2019/10/resenha-vozes-do-joelma.html
Regi 05/10/2019minha estante
Gostei muito da tua resenha. Eu conhecia a tragédia do edifício Joelma por meio de uma reportagem no Globo repórter. Não me lembro o ano dessa exibição mas acho que deve ter alguma na internet. Já do linha direta não me recordo. E bem provável que tenha vídeo na internet. Não sei ao certo. Pra te falar minha memória falha agora mas quando vc mencionou sobre as 13 vítimas enterradas sem identificação imediatamente meu cérebro processou essa informação.

Fabio Pedreira 05/10/2019minha estante
Obrigado :D . Eu vou procurar essa do Globo Repórter para ver. A do Linha Direta tem no YouTube. Eu coloquei o vídeo na resenha no site. Recomendo. Lá no Revelando Sentimentos.

Cley 11/10/2019

No dia 1º de fevereiro de 1974, uma tragédia acontecia na região central de São Paulo. O Edifício Joelma pegou fogo. Quase 200 pessoas foram mortas e mais de 300 ficaram feridas.
A tragédia repercutiu no país inteiro, e atualmente continua sendo motivo de discussão.
Muitos boatos cercam o local, há quem acredite que no prédio há fantasmas e que acontece eventos inexplicáveis.
DeBrito, Barcelos, Oliveira e Bonini contam histórias que envolvem o lugar amaldiçoado, desde a década de 40 até o novo século, com apresentações do Toy.

"[...] A morte não é um terrível fim - terrível é a sentença do outro lado."

"Vozes do Joelma" reúne quatro contos que obedece a uma linearidade precisa. O 1º mostra que, na década de 40 houve um crime monstruoso nas terras onde hoje é o Joelma; o 2º exibe como se deu a tragédia; o 3º expõe a narrativa de um homem que teve sua vida atada à tragédia, e o último explana um caso de uma mulher que morou no prédio, mas que foi sistematicamente perturbada enquanto esteve por lá.

Conto é um gênero literário em que é preciso ter aptidão no momento de construí-lo. Justamente por sua pequena extensão, poucos personagens, espaço e tempo reduzido, os autores têm que desenvolver histórias que deem margem para possíveis interpretações, mas que sincronicamente sejam completas.
O primeiro e segundo conto não me conquistaram, o terceiro e quarto, sim. As apresentações do Toy chamaram minha atenção e me fizeram refletir após a leitura de cada uma delas.

O quarto conto foi o que me fez ter diversas reações, esse me deixou pensativo ao terminar. Um conto perturbador e repleto de enigmas.
Pela obra dispor de um quadro excelente de autores, e justamente por conhecer o trabalho individual de cada (exceto do Barcelos e Toy), me pareceu que o livro foi feito às pressas, sem um desenvolvimento maior em sua produção.

Quem me conhece sabe que sou apaixonado pelo terror e afins. Mas, infelizmente, o “Vozes” não me ganhou inteiramente, exceto pelo penúltimo e último conto. Não senti o “clima” que sinto ao ler determinadas obras do gênero.
Lembro que essa é minha única e exclusiva opinião, e que jamais vou deixar de indicar uma obra a alguém, tendo em vista que cada um deve ter sua própria experiência. Sugiro que quem tiver interesse, leia e tire suas próprias conclusões.
@wesleisalgado 11/10/2019minha estante
Quando terminei fiquei com vontade de ler um livro reportagem real sobre o edifício Joelma, tipo Holocausto Brasileiro. Seria maneiro.

Cley 11/10/2019minha estante
Sim. Um não ficção seria bem maneiro mesmo.

Nath 29/08/2019

Resenha @pobreleitora
Vozes do Joelma traz 4 contos, todos passados senão no próprio Edifício Joelma, no local ou por causa dele.

O conto de Marcos DeBrito se passa em 1948, anos antes do edifício existir. Ele nos conta sobre Pablo, um homem capaz de qualquer coisa para ter paz com sua amada, mesmo que tenha que ir contra sua mãe e irmãs. O personagem é interessantíssimo, assim como sua luta para encobrir os rastros de um crime tão pavoroso. Apesar do ano em que se passa e de detalhes que remetem a época, senti que é uma história atemporal e adorei isso. Marcos escreve com maestria como sempre.

Rodrigo de Oliveira traz um conto desesperador do jeitinho que só ele sabe escrever. Esse já se passa no próprio edifício e dá um motivo para o grotesco acidente, acompanhando a personagem Samara. O autor mostra dois lados aterrorizantes: o sobrenatural e o lado humano. Eu amo o jeito como Rodrigo mesmo numa história tão curta e voltada para o acidente, consegue colocar como o homem pode ser tão vil, mais do que monstros. É um conto angustiante por conta da tragédia, o desespero dos personagens para fugir do fogo é palpável ao leitor. É excelente.

Marcus Barcelos é responsável pela terceira história, e também a mais apaixonante. Tem como fundo o acidente no edifício, mas se passa no Cemitério São Pedro, acompanhando o faz tudo Amilton. Apesar do terror presente com o acidente e com "almas penadas" (e o próprio ambiente, né?), pra mim esse foi o conto mais brando, mas também o que mais gostei. Impressionantemente o Marcus dá um final relativamente feliz (as vezes é quase impossível um final feliz com esses barbudos da Faro). O autor usa de um terror bem clássico e dá muito certo.

Victor Bonini encerra com chave de ouro, numa narrativa bem dinâmica e um tanto diferente do que estou acostumada do autor. Se passa anos após o acidente, com o edifício tomado por famílias e narrado por Solange, uma senhora a primeira vista normal, mas com pensamentos e ações dignas de qualquer monstro. Me senti bastante ansiosa durante a leitura, é uma história com bastante ação e com um final curioso.

Tiago Toy aparece apresentando os contos, no papel de um ser sombrio que vai explicando o leitor como funciona a passagem dos mortos nesses casos, e como o mal "entra" nas pessoas, deixando bem claro que nós somos o verdadeiro problema. A edição da Faro está impecável como sempre. É um livro que considero perfeito, tanto pelo gênero como por ter juntado 4 autores maravilhosos num lugar só!

site: https://www.instagram.com/p/B1uJ3U2jhCs/
Tiago Toy 11/09/2019minha estante
Oi, Nathalia! Muito obrigado pela resenha. Ficou bem legal. ? muito importante esse retorno dos leitores. Poucos sabem, mas para nós, autores, é a afirmação de que fizemos algo bem feito. Não é só escrever e colocar no mercado; é preciso traumatizar quem se atreve a nos ler, rs

Grande beijo, e novamente, obrigado.

Camila | Book Obsession 03/09/2019

Publicado pela Faro Editorial, Vozes do Joelma tem um projeto gráfico maravilhoso. Folhas pretas e amarelas, fonte confortável para leitura, desenhos sinistros. A capa tem uns brilhinhos, títulos em autorelevo, deixando a experiência ainda melhor.
Vozes do Joelma me surpreendeu de muitas formas. Nunca tinha ouvido sequer falar sobre a tragédia desse prédio e sinceramente não sabia muito bem o que esperar, afinal dos autores que participaram só conhecia a escrita engenhosa dos suspenses do Bonini.
Posso dizer que foi uma grata surpresa. Apesar do sofrimento retratado, as histórias não parar por aí e me senti envolvida em cada um desses contos, tanto que pretendo conhecer mais a fundo a escrita dos autores.
Resenhar contos é sempre uma tarefa difícil, o receio de entregar demais da história é sempre grande. Todos os contos são muito bem construídos, os personagens nos passa uma veracidade em seus mais tenebrosos e macabros sentimentos. O ser humano definitivamente é uma caixinha de surpresas boas ou ruins. E é aí que mora o perigo.

Resenha completa no blog.

site: https://bit.ly/2lPsQHU
Tiago Toy 11/09/2019minha estante
Oi, Camila! Muito obrigado pela resenha. Ficou ótima. ? muito importante esse retorno dos leitores. Poucos sabem, mas para nós, autores, é a afirmação de que fizemos algo bem feito. Não é só escrever e colocar no mercado; é preciso traumatizar quem se atreve a nos ler, rs

Grande beijo, e novamente, obrigado. Ah, e terríveis pesadelos :)

Eduardo 10/09/2019

Excelente
São 4 histórias escritas por autores diferentes que ilustram a sua maneira casos que rondam o edifício e a sua região. A primeira é escrita pelo Marco Debrito, é excelente, e ocorre no local em que o prédio seria construído futuramente, e ilustra a sua maneira um caso verídico no qual o filho assassina a mãe e suas irmãs. A segunda história de Marcus Barcelos ilustra o inicio do incêndio, e talvez seja o conto de menor impacto do livro, mas mesmo assim muito bom. A terceira história, de Rodrigo Oliveira, também é muito boa e ilustra a sua maneira o caso verídico de 13 corpos encontrado no elevador após o incêndio. Já a quarta e última história é a mais maluca de todas. É uma viagem na qual o autor transforma o Joelma pós incêndio em um prédio ocupado ilegalmente, a história é excelente, e a personagem principal me lembra muito esses moradores de rua que vemos diariamente conversando sozinho na rua. Excelente, vale muito a leitura.
Tiago Toy 11/09/2019minha estante
Eduardo, fico feliz que tenha gostado do Vozes do Joelma. Embora seja uma trama sombria, que está causando pesadelos em alguns leitores (a melhor parte, rs), é um projeto que desenvolvemos com bastante carinho aos leitores. Receber esse tipo de feedback é gratificante. De coração, muito obrigado!

Gabriela Paulino 31/12/2020

Mais uma decepção literária causada por grandes expectativas, mas devo admitir que a culpa foi minha. Quando "Vozes do Joelma" foi lançado, eu o vi em uma livraria e deduzi que era uma obra no estilo Daniela Arbex: jornalístico, que abordasse a história dos acontecimentos e trouxesse relatos de sobreviventes do incêndio. Sequer li a sinopse, nem imaginei a possibilidade de estar enganada em meu palpite. Eu diria que estava na verdade desesperada para que fosse isso, porque a história do Edifício Joelma é uma das minhas favoritas e adoraria ler algo sobre.

Ainda bem que não paguei os R$49,90 do lançamento: consegui ele por 15 reais numa promoção. Não é que o livro seja ruim: é que ele não é nada do que eu esperava, e admito que a responsabilidade disso é completamente minha, porque não me dei o trabalho de confirmar minha suposição inicial sobre a obra. Quando ela se mostrou incorreta eu me decepcionei, mas, novamente, mea culpa!

Gostei de todos os contos no geral, mas achei o sobre a origem do incêndio meio sensacionalista demais. Gostei das narrações que intercalam os contos, do modo como elas se diferenciam do resto do livro em linguagem, mas ainda acredito que eu teria apreciado mais a leitura se não tivesse criado de antemão todas aquelas expectativas já citadas.
Érico 20/01/2021minha estante
Caí na mesma cilada - também pensei que fosse algo mais "jornalístico". Não lembro quanto paguei, não foram 15 reais mas também não foram quase 50... Acho que uns 20 e pouco. Os 3 primeiros contos achei de razoáveis a bons, o último detestei. Nunca tinha lido nada do Bonini - o pior é que tenho um livro dele pra ler, se eu não tivesse comprado depois desse conto nem compraria...

Gabi.Resende 02/12/2020

Muito bom, me deixou arrepiada
Maravilhosamente bem feito, desde a capa, passando pela diagramação até o conteúdo real dos contos, esse livro entra para a minha história, sobre como eu, ao mesmo tempo que queria ter impedido uma barbárie dessas, queria ter estado la para ver. (crazy much?)
Araújjo 02/12/2020minha estante
Li ?Joelma? e só pensei em Calypso

A Livradora @_fabialivradora 07/08/2022

Quando a morte fala paramos para ouvir...
Posso dizer que o que realmente me segurou nesse livro foram as páginas escuras, sombrias... Assim como em A menina que roubava livros, a morte tem papel fundamental na narração das histórias contadas em Vozes do Joelma.
Contos elaborados por mestres do suspense e terror, famosos por seus personagens cruéis e por narrativas cheias de reviravoltas.
Todos contos me deixaram abalada. Todos tem suas peculiaridades e em conjunto tratam de um cenário, por si, bem misterioso : O incêndio do edifício Joelma. Sabemos que existe todo um mistério que cerca essa tragédia acontecida em São Paulo. Confesso que não consigo mensurar o horror que deve ter sido esse dia. Lendas urbanas ganharam sua fama tempos depois dessa tragédia. E até hoje, 48 anos depois, ainda nos deparamos com incógnitas e lacunas que jamais serão preenchidas.
kimaneira 27/08/2022minha estante
Os contos são ficção ou histórias reais?

Ale Giannini 12/06/2021

Não é o que eu esperava
Tenho o hábito, ou defeito, de não ler resenhas antes de comprar um livro, penso que podem dar spoiler ou entregar alguma informação que poderia me surpreender durante a leitura.

No caso desse livro, comprei pensando se tratar da narração jornalística do incêndio do edifício Joelma, mas trata se de quatro contos de ficção e terror.

Contos bem construídos, linguagem simples, leitura para passar o tempo, sem grandes expectativas.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 13/06/2021minha estante
Também não gosto de ler resenhas antes da leitura, mas sempre leio as sinopses.. Zeus me free de começar uma leitura no escuro.. rsrs

Guido Alexandre - @lendocomotempo 09/12/2019

Vozes do Joelma vem para brincar com o seu psicológico.
Escrito por quatro autores renomados e com uma apresentação de Tiago Toy, Vozes do Joelma vem para brincar com o seu psicológico.

Tudo vai estar ligado ao trágico incêndio que aconteceu em 1º de fevereiro de 1974, quando o Edifício Joelma iluminou os lugares mais escuros da cidade de São Paulo com suas chamas vorazes, deixando vários mortos e feridos.

Depois do ocorrido, muitos mitos e lendas foram criados, fazendo com que o incêndio tivesse uma visão mística e sombria em volta de todo o ocorrido.

Se o que está narrado nas páginas desse livro realmente aconteceram, eu não posso afirmar, mas confesso que está escrito com um grau de realidade incrível.

O livro foi dividido em quatro contos. Confesso que todos estão arrepiantes, mas o meu favorito foi o: Nos Deixem Queimar, escrito pelo Rodrigo de Oliveira.

“O edifício virou um sol no meio da noite.” Pág. 277

Não posso deixar de citar o trabalho do Tiago Toy, que além da apresentação, criou um personagem (Devorador de Almas) que vem conversando com o leitor sempre entre um conto e outro, simplesmente amei isso.
@injoyce_ 02/05/2020minha estante
Amei tua resenha, e concordo com tudo, só que escolhi o primeiro conto, do Marcos Debrito, o meu favorito.