Vozes do Joelma

Vozes do Joelma Tiago Toy...

Resenhas - Vozes do Joelma

@jaliagoraesuavez 30/09/2019

Esse deu medo!
💀Tirando o Victor Bonini que já conheço e li os 3 livros que ele escreveu, essa foi a minha primeira experiência com todos os outros autores. Apesar de ter livros de muitos deles já na minha estante.

💀Esses autores se juntaram para escrever esse livro que são 4 contos, todos tendo como pano de fundo a tragédia, lendas ou histórias que cercam o lugar onde foi construído o Edifício Joelma, que pegou fogo na década de 70, matando centenas de pessoas.

💀Aquele tipo de leitura que, ao acabar, me fez ir pra internet buscar tudo sobre a tragédia. Assisti vídeos e li tudo que foi escrito sobre o incêndio do Joelma e suas consequências. A história das 13 almas, então, me deixou muito curiosa!

💀Também me fez pensar muito em vida após a morte e “lugares assombrados”. Ou seja, uma leitura que mexeu comigo, que me deixou bem perturbada.

💀Tanto assim que a cada conto eu intercalava uma leitura mais leve, pois eu realmente ficava muito impressionada.

💀Bom, isso significa que o livro alcançou o seu objetivo, não é?

💀Se você curte esse gênero de terror, se interessa por vida após a morte, a influência dos acontecimentos num lugar e nas pessoas, esse livro então é pra você.

💀Os autores deram um show em cada conto escrito, cada um com seu toque pessoal e estilo, com uma escrita impecável e uma “voz” assustadora entre cada narrativa.

💀Não sou medrosa mas posso afirmar que essa leitura mexeu comigo! Acho que desde O Iluminado e de assistir O Exorcismo de Emily Rose não ficava tão impressionada! Parabéns aos envolvidos!

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Aline 29/09/2019

Vozes do Joelma
Como vocês sabem sou medrosa e não costumo ler livros de terror e evito alguns tipos de suspense também, costumo me envolver muito e acabo sofrendo, mas as vezes me aventuro nesses caminho escuros (sair da zona de conforto é sempre interessante e nos possibilita ampliar os horizontes). Vocês também sabem que já li tudo do Marcus Barcelos e do Victor Bonini lançados pela editora parceira Faro editorial e amei. Ao escolher esse livro para leitura pensei que teria a oportunidade de conhecer os outros dois autores tão elogiados da editora que ainda não tive coragem de ler (zumbis e monstros ... não dá pra mim ainda).

Além dos 'Quatro cavaleiros do Apocalipse' tive a surpresa de conhecer também um pouco do trabalho do Tiago Toy, ele é o responsável pela apresentação do livro e a cada fim de conto ele faz um tipo de fechamento e apresentação do conto seguinte, achei bem interessante e acabei buscando mais coisas dele após a leitura (vocês podem ver as postagens anteriores aqui no blog).

Agora após concluir a leitura de 'Vozes do Joelma - Os gritos que não foram ouvidos' afirmo que todos os autores tem uma narrativa envolvente, empolgante e que conseguem deixar o leitor no mínimo intrigado (confesso que só li durante o dia, para evitar pesadelo kkkk. Cada um com sua técnica, certo!?).

Como já deu para perceber o livro é composto por quatro contos que tem o terreno e o edifício Joelma como cenário. Segundo o enredo toda área do Vale do Anhangabaú é amaldiçoado, por isso ser cenário de muitos casos de crimes e tragédias como a do Ed. Joelma. Já na apresentação o Tiago Toy nos explica que em alguns lugares o mal reside e nada pode fastá-lo de lá e isso porque ele é alimentado pelas fraquezas humanas.

O Primeiro conto escrito por Marco DeBrito 'Os mortos não perdoam' se passa em 1948 no terreno onde no futuro seria construído o ed. Joelma, mas que nessa época tinha a casa de uma família que vivia em pé de guerra. Narrado em terceira pessoa, iremos conhecer Pablo, um jovem de 26 anos que não é respeitado pela mãe e pelas irmãs, apesar de prover o sustento delas. Esse jovem vive em um inferno psicológico constante e também tem tendência ao mal, então chega um dia que ele decide por fim nesse sofrimento. Tudo estava dando certo até que ele acredita estar vendo espíritos e a ser perseguido pelos vizinhos perguntando sem parar sobre sua mãe e irmãs. O fim garanto que é daqueles de ficar com 'a boca aberta' e acreditem que apesar de saber que o Pablo estava errado em suas escolhas, que teria sido melhor ele abandonar essa família nociva a fazer o que fez e o entendi e até torci para que ele se desse bem \o/ mas enfim foi interessante pensar nessa realidade.

No segundo conto escrito pelo Rodrigo de Oliveira 'Nos deixe queimar' que se passa nos anos 70, nos é a presentado uma possível versão de como teria começado o fogo que matou tanta gente na tragédia do ed. Joelma. Achei interessante e me deixou curiosa até o fim. Teve algumas cenas violentas que chamaram minha atenção, mas totalmente dentro do que era proposto do projeto do livro.

No terceiro conto escrito pelo Marcus Barcelos 'Os Treze' narrado em primeira pessoa pelo Amilton da Costa, um senhor que nos dias atuais decide nos contar uma história que viveu quando jovem. Minha gente sou suspeita para falar mas esse foi o conto que mais gostei, que mais me deu medo, deixou tensa e intrigada de ficar criando teorias e torcendo pro protagonista ajudar todos que dele precisavam e posso dizer que amei o final ... Primeiro conhecemos a história de vida do protagonista, seus problemas familiares e várias perdas que teve ao longo da juventude e como isso mudou seu jeito de ser com o mundo. Quando achava que nada mais teria sentido na vida ele consegue um emprego em um novo cemitério da cidade e a partir daí sua vida nunca mais será a mesma. Isso porque após a tragédia do ed. Joelma alguns corpos são enterrados lá, mas isso envolverá muitos mistérios e consequências. Posso dizer que consegui sentir os medos, tensões e tormentas dos personagens.

No quarto e último conto escrito pelo Victor Bonini 'O Homem na escada' iremos ter uma versão do que aconteceu no ed. Joelma tempos após a tragédia, ou seja foi invadido e veremos um pouco de como essas pessoas estão vivendo lá. Suas intrigas, violência, mortes e forma como enxergam a vida etc. Acredito que depois desse conto nunca mais olharei da mesma forma para essas invasões, já tinha uma noção mas o autor conseguiu me fazer olhar tudo tão de dentro que fiquei assustada, enojada e intrigada em muitos momentos ... o vão do elevador ganha uma nova função =o

Enfim não irei falar mais nada para que vocês possam ser surpreendidos como fui por cada autor em cada conto. Eu mega indico esse livro para todos que gostam de suspense e terror e para quem assim como eu está desbravando novos estilos e histórias. Fica a dica!!!

site: https://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/2019/09/vozes-do-joelma-marcos-debrito-marcus.html

@paty_bookaholic 25/09/2019

Se existe o mal ele está impregnado no ser humano!
OLÁ BOOKAHOLICS!
Estamos aqui com um livro único, quatro histórias interligadas pela tragédia, uma história contada, um terror inimaginável que cerca a humanidade desde o inicio dos tempos.
Para quem não sabe o Edifício Joelma foi palco de um dos maiores incêndios do Brasil, ocorrido em fevereiro de 1974, deixando 187 mortos e mais de trezentos feridos.
Vozes do Joelma trás 4 contos e a narração de Tiago Toy interligando-os, dando mais para pensarmos e refletirmos.
A primeira tragédia é contada por Marcos DeBrito, em Os Mortos não perdoam conhecemos a história de Pablo, um químico que se vê atormentado pelos seus crimes, e conhecemos a fundo os seus vícios e medos. [ Baseado no Crime do Poço, um crime ocorrido em 1948. ]
Depois conhecemos o ponto de vista de Rodrigo de Oliveira, em sua história conhecemos Samara, uma mulher ambiciosa suposta a tudo para alcançar os seus objetivos. Ao se deparar com um possível crime de seu superior ela não hesita ao denunciá-lo com intuito de tomar seu lugar, mas o que ela não espera é ser surpreendida com a volta dele após um terrível acidente, transformando as ultimas horas de sua vida em um tormento inimaginável. [Neste conto temos um vislumbre de como ocorreu o incêndio.]
Marcus Barcelos nos trás uma visão pós tragédia, como lidar com os mortos? O que fazer com tantos corpos não identificados? Amilton se vê surpreendido quando acaba responsável pelo cemitério onde treze vitimas do incêndio, presas em um elevador acabam sendo enterradas juntas, treze covas lado a lado sem identificação. O sentimento de perda trás velhas lembranças a ele e tudo que acontece depois o faz acreditar que algo esta atrás dele e que somente aquelas treze almas podem o ajudar, assim como ele pode ajudá-las. [Baseado em O Mistério das Treze Almas, que arrecada devotos até os dias atuais]
E por fim Victor Bonini nos trás a derradeira maldição do prédio, que após muitos anos abandonado se torna uma ocupação. Lá intrigas e medos afloram, e uma senhora com muito medo da morte e com a vontade de cuidar de sua família se vê impelida a praticar crimes que vão alem de sua compreensão.
Vozes do Joel é um livro cru e intenso que se torna mais prazeroso ainda com a ‘interferência’ de Tiago Toy, que dá voz a uma ‘entidade’ que nos norteia durante toda a narrativa. Foi uma leitura maravilhosa e intensa, acoitada por uma edição que deixaria qualquer autor de terror maravilhado!.

site: https://patybookaholic.blogspot.com/

Cristiane Ribeiro Cazes 16/10/2019

Muito bom, pesado e violento na medida certa. Você não consegue parar de ler.
Um livro escrito a 5 mãos. Cada um escreve um capítulo. Mistura fatos verídicos e jornalisticos com fantasia, espiritisimo, ocultismo. Ameiii.

"Ana Paula" 18/10/2019

Como vocês sabem, sou fã dos autores que escreveram esse livro. Rodrigo de Oliveira foi o primeiro deles, com seus zumbis em São José dos Campos, - cidade onde moro - ele me conquistou e hoje leio todos os trabalhos dele. Logo em seguida e através do Rodrigo, conheci Tiago Toy. Aparentemente bom moço, Tiago também me conquistou com seus zumbis, depois de ler Terra Morta, comprei todos os contos em e-book dele na Amazon: Três Assobios, Ignácia, Não se preocupe, mamãe. Ficaremos bem, El Arte de Bibi e Teoria e Prática de como ser um zumbi. Passei um bom tempo ser ler nada dele, então, acompanhar sua apresentação neste livro foi surreal e maravilhoso!

❝Faço os meus melhores movimentos quando percebo que, além do banquete preparado à minha maneira predileta, conseguirei um hospedeiro para inseminar minha semente junto a uma promessa de, quem sabe um dia, outro festim digno de entrar para a história.❞

Marcus Barcelos é o terceiro dessa lista, ele nos presenteou com o livro Horror na Colina de Darrington e sua continuação Dança da Escuridão. Depois, conheci Marcos DeBrito com seu O Escravo de Capela que me deixou de boca aberta e desesperada por mais. Marcos tem uma mente diferente dos outros autores do gênero que já li. Não sei porque, mas suas histórias me deixam apavorada. Acredito que seu lado cineastra ajude nessa concepção, o que torna seus enredos mais reais e dignos de serem notados - Até hoje não consegui assistir o filme O Condado Macabro completo. Pavor desse filme. #deusmelivre. Não posso esquecer do último livro solo: A Casa dos Pesadelos, esse não foi eu que li, foi Bel, mas vocês podem conferir pela resenha que também não deixou a desejar.

E claro, o último desse quinteto macabro: Victor Bonini. Quando li Colega de Quarto, fiquei alguns dias bem perturbada. Me apaixonei por Lyra e desejei do fundo do meu coração que Bonini não desistisse desse personagem maravilhoso. Na minha resenha, o comparei ao Bolitar de Harlan Coben, tamanho o amor que senti por esse personagem. Pois bem, minhas orações foram atendidas e Lyra apareceu novamente em O Casamento e Quando Ela Desaparecer.
Bonini não tem o lado perverso de seus companheiros de escrita, mas sabe fazer um mistério carregado de suspense como ninguém. Neste livro, seu conto foi o último, o mais atual e foi perfeito para fechar o livro com chave de ouro.

❝Como uma mensagem oculta somente revelada pela tinta negra do espírito de um malvado, os que carregam as trevas na alma são os únicos que conseguem enxergar a verdadeira natureza dos iguais. Esses sim são seus devotos mais fiéis, e vão a medidas extremas para se fazerem notados. ❞

Antes de fazer essa resenha, li diversas outras e percebi que em quase todas, os contos foram meio que sinopsados. Não vou fazer isso aqui. Acredito que a surpresa ao começar a leitura vai fazer o leitor degustar ainda mais cada conto, como foi meu caso. Por esse motivo, comecei contando como foi minha experiência com cada autor e seus livros já resenhados aqui no blog.
Vozes do Joelma - Os gritos que não foram ouvidos, é um livro com quatro contos. Cada um em uma época diferente, com personagens marcantes e bem construídos. No começo, intervalo entre os contos e no final, Tiago Toy acrescenta sua narrativa que liga esses contos uns nos outros. Todos, sem exceção, se passam onde existiu o Edifício Joelma.
As quatro histórias são maravilhosas, trazem a marca de cada autor e aquele friozinho na barriga, sabe? Aquele medo gostoso de sentir. Confesso que os contos Marcus Barcelos e Bonini me deixaram mais apreensiva e com um certo medo, o que não aconteceu nos contos do Debrito e do Rodrigo.

Contudo, não posso deixar de parabenizar todos pelo ótimo trabalho. Eu amo ler as histórias de vocês. Agradeço muito por ter esse privilégio e sou muito feliz por conhecer vocês pessoalmente - menos você, Toy, ainda vou ter esse prazer!

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2019/10/resenha-vozes-do-joelma-os-gritos-que.html

Alcione13 19/10/2019

Sinto discordar
Um se salva

Quando um lançamento chega, ficamos eufóricos e ansiosos,principalmente se for nacional e com um time de peso. Então com expectativa de mais e terror de menos temos quatro contos mesclando ficção e realidade a respeito do edifício Joelma.

Não que o livro seja ruim, longe disso. Porém no meu caso, fã assumida de terror simplesmente não rolou.

Narrativa enrolada demais e literalmente "viajaram na maionese" em alguns casos. Tudo bem que a ideia era terror /ficção mas aí já foi um exagero.

Senti um pouco de tédio nos primeiros e um pouco arrastado o último. Certo,me atirem pedras pois são nomes de peso. Porém, talvez funcionassem melhor com livros ao invés de contos.

Entretanto o terceiro é de uma graça total. Bacana e conseguiu me prender totalmente além de causar empatia com aqueles treze. Ah,isso sim.

Pelo menos a editora caprichou: uma edição muito bela com detalhes imitando fogo na capa e partes escuras nas folhas. Além de uma introdução muito bacana em cada conto e fonte agradável a leitura.

Mas fica a dica, galera. Gosto é algo bem particular,claro.

E bons sustos pra quem os encontrar.

Literatura Policial 23/10/2019

VOZES DO JOELMA | Como a tragédia inspirou histórias sobrenaturais
A tragédia do Joelma ocorreu em 1974 em São Paulo, mas é lembrada até hoje pelo impacto que causou na vida dos que acompanharam ou leram sobre os episódios daquele dia.

Vozes do Joelma resgata a história daquele drama, além de abordar o misticismo que foi criado sobre a região onde o prédio, hoje conhecido como Edifício Praça da Bandeira, foi erguido. O livro traz contos de quatro autores familiares à literatura de terror e policial - Marcos DeBrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira e Victor Bonini -, com apresentação de Tiago Toy.

Resenha completa no site.

site: https://literaturapolicial.com/2019/10/06/vozes-do-joelma-como-a-tragedia-inspirou-historias-sobrenaturais/

Rodrigo 01/10/2019

VOZES DO JOELMA
VOZES DO JOELMA (2019)
Livro

São quatro contos sobre o Joelma, que contam histórias desde o Crime do Poço, ocorrido no mesmo local, antes da construção do edifício, até uma suposta ocupação ilegal do prédio nos dias de hoje.
O legal é que são histórias baseadas em fatos reais, mas com terror sobrenatural.
As duas primeiras são as melhores. A terceira começa muito bem, mas não segura até o final, e da ultima eu não gostei.
Valeu a leitura

Gabriel1994 04/11/2019

Vozes do Terror Nacional
Um livro que te informa, te deixa tenso e te faz refletir sobre a vida. Vozes do Joelma faz tudo isso. Dividido em 4 contos de diferentes autores sobre o Edifício Joelma, o livro resgata a mística que ronda o local, desde o tempo dos índios, até hoje em dia.

Pessoalmente, gostei mais do primeiro conto, por manter do início ao fim o clima sobrenatural e a tensão do protagonista. O segundo também foi excelente, contudo, há eventos que ao meu gosto, não surte tanto terror. O terceiro e quarto contos são ótimos, principalmente para pensar na sociedade e em nós mesmos.

Ah, e não posso esquecer da apresentação, que é um show. Interligando fatos com os contos de uma maneira bem fluída.
Vozes do Joelma é um ótimo livro que você irá devorar mais rápido que o fogo.

Elisana 05/11/2019

Amei
Vozes do Joelma. Ja tinha ouvido falar sobre o incêndio que destruiu esse prédio, apesar de quase não ler esse gênero fiquei muito impressionada e mexida, muito mexida. O conto que mais me prendeu foi o último. Quase infartei de madrugada, pois acordei e ouvi um barulho que parecia ser de chaves, mas depois lembrei que era o sino dos ventos que estava na minha janela. Eu sei que parte das histórias são ficção, mas conheço muita gente que ja teve experiencias semelhantes. Como dizia Shakespeare " Ha mais coisas entre o céu e a terra Horacio, do que sonha a tua Filosofia".

50livros 06/11/2019

Terror perfeito
Eu simplesmente AMO um terrorzão, ainda mais no mês do Halloween. Agora, quando é em conto... eu simplesmente tenho uma queda para ler tudo. Creio que pelos contos serem menores, o terror se torna mais imediato, deixando tudo ainda mais chocante e apavorante. O gancho para unir todos esses contos, o Edifício Joelma, em São Paulo, foi perfeito. Só que, quando li o primeiro conto do Marcos Debrito, o que eu mais gostei, fiquei esperando mais contos de antes do incêndio no prédio, mas os demais contos se passavam do incidente para frente. Algumas escolhas foram estranhas, mas no geral são contos incríveis. Com certeza lerei mais coisas dos autores, incluindo do Tiago Too, que fez mini contos entre os contos principais para intercalá-los, sendo que uns me deram mais medo do que alguns das estrelas. Recomendo a todos os amantes de contos e de narrativas aterrorizantes.

Alan (@coracaodeleitor) 06/11/2019

Muito bem escrito
Hoje vamos conversar sobre um livro que me surpreendeu muito e se chama "Vozes do Joelma" lançado pela nossa querida @faroeditorial ,numa edição lindíssima, e é um conjunto de contos escritos pelos aclamados autores nacionais, Tiago Toy, Marcos DeBrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira e Victor Bonini.

Nesse livro eles irão abordar os sombrios aspectos que rodeiam uma das maiores tragédias que já ocorreu no Brasil, que foi o incêndio do edifício Joelma, que entre mortos e feridos teve mais de 500 vítimas.

Além do local na época já ser dado como amaldiçoado, até hoje continuam as histórias a cerca do lugar.

Cada conto tem uma introdução de Tiago Toy, e devo dizer que são introduções bem pesadas dando a entender que os incidentes sempre foram o objetivo de uma força maligna.

O primeiro conto é de Marcos DeBrito.
Nesse conto vemos que o local onde foi construído o prédio já trazia consigo marcas de assassinatos onde se diziam que um rapaz, para poder ter paz, assassinou sua família. E vamos ver o desenrolar bizarro que isso terá.

O segundo conto é de Rodrigo de Oliveira.
Aqui o foco é a ganância humana, e assim podemos ver tudo que o egoísmo humano é capaz. E aí vemos a faísca que deu origem ao grande incêndio.

O terceiro conto e de Marcus Barcelos.
Nele conhecemos um senhor e um pouco de sua história de vida. Quando se sente totalmente perdido ele consegue um emprego no cemitério da cidade, o problema é que alguns dos mortos do edifício foram enterrados lá. E ele passará por coisas nunca antes vistas.

O último conto é de Victor Bonini.
Aqui podemos ver o que aconteceu após o acidente, quem vive lá agora e tudo que acontece. Vamos ver o que se passa na cabeça desses atuais moradores e seu modo de vida. Confesso que esse foi um dos contos que mais me exigiu estômago. Pois foi muito forte e visceral.

E como você pode ver eles se complementam como se fosse uma só história escrita por 5 pessoas. Os contos são assustadores e bem envolventes. Apesar de não ser uma leitura das mais leves eu gostei muito do livro e super recomendo, pois esses autores sabem muito bem como contar uma boa história que se mistura com a realidade.

Malucas Por Romances 08/11/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
O livro gira em torno do Edifício Joelma, o antes do edifício existir, durante e os dias atuais. Com uma mistura de fatos reais com ficção, os autores conseguem nos envolver em cada conto. O livro conta com quatro contos dos autores Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini e antes de cada conto temos uma especie de introdução do Tiago Toy.

O primeiro conto é do Marcos DeBrito e se passa em 1948 antes do edifício existir, porém também é baseado em uma história real. O conto é sobre Pablo, que não suporta mais o relacionamento que tem com sua mãe e irmãs, e por isso ele mata as três e no decorrer vemos os motivos pelo qual ele cometeu o crime e como ele tentou entender o mesmo.

O segundo conto é do Rodrigo de Oliveira, e se passa no dia do incêndio. Nesse conto vamos conhecer Samara toda sua ganancia, e com uma mistura de real e sobrenatural, de real e ficção o autor conta sobre o incêndio daquele dia. Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor e me surpreendeu bastante.

O terceiro conto é do Marcus Barcelos, e também se passa no dia do incêndio, só que lá no cemitério São Pedro. Nesse enredo vamos conhecer Amilton e um pouco do que aconteceu na vida dele antes mesmo dele ir trabalhar no cemitério.

O quarto conto do Victor Bonini se passa nos dias atuais, onde hoje seria um prédio ocupado ilegalmente, nele vamos conhecer a mente Solange e as coisas que ela pensa e faz é capaz até de chocar, já que a aparência aqui realmente engana.

Ler as introduções dos contos do Tiago Toy foi uma experiência a parte, adorei conhecer o Devorador de Almas. A forma que o autor narra falando diretamente com o leitor foi algo que eu adorei, e me vi pedindo no final um conto só do Devorado.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/10/resenha-vozes-do-joelma-os-gritos-que.html#axzz64iQnoVJA

Lilian 10/11/2019

“Vozes do Joelma_ os gritos que não foram ouvidos

Livro de 287 páginas com 4 contos fictícios de horror tendo como cenário o terreno ao qual foi palco no passado de assassinatos e a tragédia que acometeu o Edifício Joelma, que foi vitimado por um incêndio e engolido pelo fogo, ceifando vidas e deixando outros tantos feridos. A cada término de um conto, uma entidade sombria que devora, alimenta-se de almas, apresentada por Tiago Toy, toma a voz numa conversa intima com o leitor.

O 1° conto é de Marcos DeBrito “Os mortos não perdoam"

Aqui, o autor reconta de maneira fictícia o caso do crime do poço quando um jovem de 26 anos assassina a mãe e suas duas irmãs mais jovens. A linha de tempo dos eventos ocorridos sobre o crime é descrita fielmente, os nomes foram trocados, suposições pela motivação do crime pela própria mídia na época aqui tornam-se crucial para o desenrolar do horror que foi contado.

E quando os mortos saem de uma sepultura que lhe impuseram pela força da covardia de um assassino, um delírio louco vai tomando espaço na mente de todos nós, menos da entidade sombria que devora almas que está mais sã do que nunca.

O 2° conto é de Rodrigo de Oliveira “Nos deixem queimar"

Aqui estamos dentro do Edifício Joelma, acompanhando uma breve descrição sobre a rotina de trabalho de um grupo de funcionários.
Quando a polícia chega com um mandado de prisão para o gerente daquele meio, todos se interam do crime bestial que ele cometia.

E quando Samara é engolida aparentemente por um terror psicológico, a criatura de um humor negro e sarcástico que retornou das profundezas dos infernos expulso pelo próprio satã, cria um jogo de perseguição incansável anunciando uma tragédia que viria pelo fogo. Muitas almas seriam alimento aquele dia para a entidade que não se apresenta claramente, o que se abastece com almas em sofrimento.

Para mim, este foi o melhor conto, se eu pudesse dar uma nota seria mil. O humor negro de Ricardo de Oliveira me arrancou risos, alguns diálogos foram muito engraçados. Adorei.
“Vou te rasgar de fora pra dentro, eu juro! Merda, acho que quebrei a mão!” “Hoje vai ter picadinho de vadia pro jantar!!!” (kkkkkkk e tem muito mais)
Só quem não curtiu foi a entidade que devora almas(rs) que estava afim de botar ordem em todo mundo devorando qualquer resquício de existência de todos os envolvidos.

O 3° conto é de Marcus Barcelos “Os treze"

Aqui, sentamos para ouvir o relato de Amilton faz-tudo, surdo de um ouvir e aos oitenta e poucos anos.
Amilton fala do horror que passou até os 8 anos com a mãe nas mãos de um pai alcoólatra, da juventude solitária. Em seguida, Amilton faz-tudo, conta toda a história sobre a experiência sobrenatural e assustadora que vivenciou trabalhando num cemitério após ter contato com os treze corpos carbonizados no incêndio do Edifício Joelma.

O 4° conto é de Victor Bonini “O homem na escada"

Logo de início, percebe-se que estamos acompanhando a narração de uma louca, esquizofrênica de nome Solange.
Ela tem uma filha chamada Eugênia e junto com outros personagens que só sabemos os nomes são moradores de um prédio invadido, ocupação. O prédio é localizado onde era o Edifício Joelma, pelo que entendi.

A narração é tão enfadonha, tão louca, confusa, que me vi voltando às páginas várias vezes achando que perdi algo. Vou até atrás de alguém comentando esse conto porque eu mesma entendi quase nada.
Pra mim foi um cansaço mental em acompanhar uma narração embaralhada de uma louca. Tinha umas frases engraçadas que me fez rir, como: “A Eugênia tá se aproximando com as pernas abertas, tipo em trabalho de parto, só que com a bucet# voltada pra mim, só que andando também.” entre outras, mas não teve forças pra salvar o conto aos meus olhos.