Vozes do Joelma

Vozes do Joelma Tiago Toy...

Resenhas - Vozes do Joelma

Kaka 09/09/2022

Muito bom!
Essa leitura foi bem rápida, terminei em dois dias. É um livro voltado as lendas que envolvem a tragédia do antigo Edifício Joelma, como do filho que matou a mãe e irmãs as enterrando no poço..ou das treze almas que morreram no elevador.

O modo de escrita me impressionou bastante, eu não esperava menos. Vale muito a pena a leitura??

Eliete 15/09/2022

Incrível
Pela primeira vez leio um livro de contos e não consigo decidir qual é meu preferido. Do primeiro ao último consegui sentir a aura de terror, sangue e calor que emanou dos 4 contos distintos desse livro.
Aprendi que amo livros assim e neste a diferença foi que em nenhum momento a leitura foi cansativa, os autores souberam aproveitar bem as páginas e contaram ótimas histórias que envolviam desde séculos atrás antes da fundação do Joelma, até o que aconteceu pós o incêndio. Impossível dizer mais sem entregar spoilers, mas deixo aqui registrado que vale e muito a pena a leitura. São contos fictícios mas que mostram o talento da escrita nacional.

Maria 18/09/2022

Vozes que às vezes não fazem sentido
Neste livro, é apresentado 4 contos totalmente distintos. O único fato que realmente os interliga é o incêndio no Joelma.

Me arrisco a dizer que o meu conto preferido é o primeiro, escrito por Marcos DeBrito em forma de diário. A linguagem escolhida pelo autor influenciou a minha maneira de sentir a história (a única confirmada a ser verdadeira). Apesar de ter suas simplicidades, DeBrito torna a história deverasmente interessante e angustiante.

As conversas com a morte, que dividem cada conto, são interessantíssimas! A morte mostra com escárnio o quão desprezível os humanos podem ser através de reflexões e até compara-se com os personagens.

O livro, em suma, possui escritores muito habilidosos. Cada um descreve da maneira mais escandalosa cada morte apresentada e constrói uma narrativa ao redor disto (seja antes ou após do fato). Mas acredito que os autores restantes tenham pecado muito quando inseriram personagens mortos-vivos ou até seres encarnados para formentar o terror. Pode ser que os autores tiveram a intenção de dizer que os vivos são mais perigosos do que os espíritos, porém não foi essa a proposta que eu buscava ao ler este livro.

Os autores fogem muito do parâmetro original (o incêndio do edifício), até porque o nome do livro é "VOZES DO JOELMA", e reparei, em vários momentos, o foco sendo perdido. Apesar disso, devo atenuar o fato da construção da ótima linha temporal entre cada conto (antes, durante, dias depois e anos depois).

Nina Pina 08/10/2022

Mistura de sentimentos
Tristeza, medo, arrepios, assombrada, esses foram os sentimentos que tive ao ler esse livro, leitura bem fluída, porém, muito difícil, por se tratar de uma tragédia.
O sobrenatural bem presente em todas as páginas.
Recomendo, leitura eletrizante.

Joseane 28/10/2022

Ótimos contos!
O livro me surpreendeu bastante, esperava algo sombrio, mas ele é bem mais do que imaginei.
Os quatro contos são ótimos, fiquei na dúvida de qual gostei mais, mas acredito que seja "Os treze", até por ficar muito impactada com a história real que o inspirou.
Já conhecia a escrita do Marcos DeBrito e do Bonini, agora já anotei os nomes do Marcus Barcelos e do Rodrigo de Oliveira e vou conferir suas obras.

Thais645 18/11/2022

Anhangabaú, água do mau espírito.
Eu me enganei um pouco quando comprei esse livro, estava na minha wishlist há um tempo já e eu imaginava uma proposta totalmente diferente do que foi. Mas talvez isso seja culpa minha por não prestar atenção na sinopse. Eu achava que seria um livro contando histórias reais do que aconteceu no edifício, mas não foi bem assim.

Nesse livro temos quatro contos de ficção sobre alguns boatos que as pessoas contam sobre a tragédia. Eu gostei muito de dois contos, o primeiro e o terceiro. O primeiro conta a história de antes de o edifício ser construído e o terceiro fala sobre as treze almas.

Entendo que em algumas pessoas pode dar medo, mas eu não senti muito terror nas páginas. No geral foi um bom livro para ler, gostei dos contos em si e as reflexões entre as histórias deixou tudo melhor.

Muninn - IG @corvosdeodin 21/12/2022

O edifício Joelma ardeu em chamas em 1974, desde então diversas lendas urbanas surgiram sobre o local e é exatamente a proposta desse livro, mesclando ficção e realidade as mentes criativas de Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos, Victor Bonini nos apresentam quatro contos de terror que foram interligados por Tiago Toy de uma forma surpreendentemente sombria.
Em “Os mortos não perdoam” descobrimos como todo esse ciclo de maldições começou... O que um relacionamento bem conturbado com a família é capaz de fazer?
Já em “Nos deixem queimar” e “Os treze”, são explorados o incêndio no edifício e seus desdobramentos, são contos que ocorrem de forma paralela. No primeiro, há uma pegada sobrenatural com alguns detalhes capazes de causar agonia. Já no segundo, o foco foram as treze vítimas do elevador, que nunca puderam ser identificadas, há uma certa beleza neste conto uma vez que nem tudo acaba com a morte.
E por fim, “O Homem na Escada” que narra eventos ocorridos quando o Joelma se tornou uma ocupação. Com uma linguagem simples, o autor nos mostra que toda ação possui suas consequências e que elas podem ser realmente cruéis.
Todos os contos receberam uma pequena introdução de um narrador ancestral, que nos confunde, manipula e faz repensar nossas crenças. Todo indivíduo está sujeito ao mal, basta descobrir sua fraqueza... será que você sucumbirá a sua? Particularmente, esses pequenos textos foram o que mais gostei durante a leitura, achei eles excelentes!
Os três primeiros contos me agradaram bastante, gostei da forma que os autores os construíram e abordaram os acontecimentos, cada um mantendo seu estilo de escrita e terror. Entretanto, o último conto não me agradou tanto, achei que ele destoou muito dos demais e acabou causando uma quebra de ritmo. Não preciso me alongar falando sobre a edição do livro que é belíssima, o que torna a experiência de leitura ainda melhor.

site: https://www.instagram.com/p/CjgA0GerUyN/

Alex07 21/12/2022

? Esse livro pareceria uma estória sobre o Edifício Joelma , mais me surpreendeu por se tratar de um livro de contos , são 4 contos . Gostei dos 3 o último que achei que seria surpreendente por ter sido escrito por Victor Bonini não me agradou muito .

?1 conto contando o que aconteceu antes de ser construído o Edifício , muito bom .

?2 conto relatando sobre como aconteceu o incêndio também gostei bastante pois algumas partes fiquei bem angustiado .

?3 conto na mesma pegada do acontecimento do incêndio esse pra mim foi o melhor , da até para refletir a vida as vezes .

???Enfim o 4 conto fiquei decepcionado.
Leitura rápida para quem está em uma viagem de ônibus longa ou avião ou até quem está de folga uns 3 dias( coisa rara kkkk) .

teentitans 11/01/2023

só gostei de 1 conto
só o conto ?os treze? é bom, sério. nos outros, perderam a oportunidade de explorar do jeito certo as historias sobrenaturais que rondam o edifício - até onde eu sei e li sobre, são histórias que envolvem espíritos, não zumbis.

o último conto é totalmente deslocado, só fez aumentar a quantidade de páginas do livro.

Marlonbsan 24/01/2023

Vozes do Joelma
O Incêndio no Edifício Joelma é um caso rodeado por místicas e boatos que, até hoje, são espalhados por aí, desde assombrações, até maldições acerca do terreno. E com base nisso, os autores se juntaram para buscar explicações e contar suas versões.

O livro é separado em 4 contos e que possuem linguagem simples, intercalando entre primeira e terceira pessoas, e flui bem, com uma ou outra exceção.

Esse não é um livro de não-ficção, então pode acabar decepcionando algumas pessoas que foram ler nesse intuito. Aqui temos toda a mística em torno do Incêndio que ocorre no antigo Edifício Joelma e baseado em alguns fatos, foram criadas essas histórias.

Cada autor possui uma característica narrativa, assim como a estruturação de seus contos, progressão da história e tudo mais, gostei bastante da escrita em geral e de como tudo foi montado, fazendo com que o livro funcione bem. Apesar de claro, ter gostado mais de um ou outro conto, os três primeiros achei que se encaixaram melhor, o último, apesar de bem escrito, se perde um pouco e ainda é o mais denso.

A ideia do livro é interessante, pegar antigas lendas, crimes que ocorreram na região e alguns fatos do próprio incêndio para dar rosto e nomes a muitos deles, além de atitudes nada louváveis que buscam dar sentido a alguns acontecimentos. Aqui temos o clássico exemplo de personagens que não torcemos e estamos ali só vendo o que vai acontecer.

No geral, um livro bem interessante de conhecer, através dessas narrativas criadas pelos autores, sobre as místicas envolvendo o Edifício Joelma.

Thais.Chromeck 08/02/2023

Foram alguns contos relacionados ao Edifício, achei que seria um livro com relatos de aparições fantasmas mas foi bem diferente, eu gostei mas esperava um pouco mais. Ainda sim, recomendo a leitura.

Fátima Lopes 17/02/2023

Os três primeiros contos são bons , com destaque para "Os Treze" (que apresenta um final surpreendentemente tocante apesar de relatar os horrores sofridos pelas vítimas do incêndio). O último conto , menos interessante ,remete a uma outra tragédia ocorrida em São Paulo, quando um prédio invadido no Largo Paissandu desabou após pegar fogo.
A edição é primorosa ; as fotos e o expediente de "costurar" as narrativas nas páginas negras acentuam o caráter tétrico da obra .

Lays.Ordani 13/03/2023

Terror nacional de MUITA qualidade. A leitura só não foi 5 estrelas por conta do último conto, que é totalmente deslocado dentro do livro. No entanto, os 3 primeiros são sensacionais.

César Augusto 25/03/2023

Trágico
Em fevereiro de 1974, o edifício Joelma, na capital paulista, foi atingido por um incêndio que deixou quase 200 mortos e centenas de pessoas feridas. A tragédia foi cercada de várias histórias sobrenaturais, que são exploradas nos quatro contos desse livro, criados por escritores brasileiros do gênero terror. O primeiro, "Os mortos não perdoam", de Marcos DeBrito, trata de um triplo homicidio em 1948 no local onde o Joelma seria erguido anos depois (na realidade, o predio foi construído nas proximidades), quando Pablo Camargo mata a própria mãe e duas irmãs opressoras, escondendo os cadáveres em um poço e tentando encobrir o crime. A trama do segundo conto, "Nos deixem queimar", de Rodrigo de Oliveira, acontece durante o incêndio do edifício e envolve Samara, mulher que denuncia o colega de trabalho por pedofilia, iniciando uma série de acontecimentos sinistros que acabam por provocar a tragédia. O seguinte, "Os treze", de Marcus Barcelos, o meu preferido, traz a triste história de Amilton, que trabalha como coveiro no cemitério São Pedro, para onde são levados os restos de 13 vítimas do incêndio no Joelma que nunca foram identificadas, testemunhando diversos fatos sobrenaturais. O último, "O homem na escada", de Victor Bonini, se passa nos dias atuais, onde o Joelma é um prédio invadido por famílias sem teto e onde Solange vive com a filha Eugênia, grávida do companheiro violento, fato que desencadeia uma série de acontecimentos macabros em que uma entidade passa a perseguir a idosa, provocando uma catástrofe. A criatividade dos autores mostra o quanto a tragédia do Joelma gera tantas especulações de natureza sobrenatural até os dias de hoje. Um livro muito gostoso (e assustador) de ler.

Isa 26/03/2023

Me esforcei pra gostar
Fui ler esperando uma história detalhada sobre tudo que aconteceu, sobre as vítimas, os sobreviventes, o que rolou depois mas acabou que o livro era uma grande fanfic de um evento absurdamente traumático
Não é o tipo de livro que me agrada

A história das 13 almas me pega demais desde a primeira vez que vi sobre o incêndio, e aqui foi a única parte que gostei de ter lido

Acho que o que matou minha experiência foi ter lido com outras expectativas