Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Babi 30/06/2021

O livro em geral é intrigante e fala sobre um tema muito importante. É muito legal ler sobre o processo de reabilitação do escritor e também sobre suas vivências de vida. O ponto que mais chamou minha atenção são os trechos que falam sobre a vida política e social no Brasil durante a ditadura. Mesmo a ditadura não sendo o foco do livro, foi o aspecto que eu mais me interessei. Fora isso fiquei desconfortável com algumas falas, escritas e pensamentos do personagem - o livro tem uns comentários desnecessários e que eu não concordo com. Mesmo com os pontos negativos, recomendo a leitura do livro pra quem tem um olhar crítico e pra quem tem curiosidade de descobrir um pouco mais dos pensamentos do autor durante sua recuperação do acidente.

Caroline.Dias 25/06/2021

amo esse livro
Marcelo Rubens Paiva, era  jovem saudável como qualquer outro. Estudava, saía com os amigos, tocava em uma banda, pegava as meninhas (ou pelo menos tentava) bebia, fumava seu baseado, e adorava uma farra.

Dia 14 de Dezembro de 1979. Em uma de suas aventuras com seu grupo de amigos onde todos haviam bebido muito, eles param os carros próximo a uma ponte para saltar de lá de cima e cair em rio que tinha em baixo.

Marcelo foi o primeiro a saltar, fazendo sua famosa pose do tio patinhas, ao cair de encontro com a água sentiu um impacto muito forte, e um "biiiim" no ouvido muito estridente. Seus amigos desesperado por ver que ele não se mexia, entraram na água e colocaram ele na kombi pois sua cabeça sangrava e ele não se mexia.

Ao chegar no hospital Marcelo Rubens Paiva descobre que ficaria tetraplegico.

Esse livro é uma biografia onde o próprio Marcelo conta sua história desde pequeno, com todas as perdas e dificuldades que teve na vida, e mesmo com tanta tragédia ele não perde seu senso de humor, é um livro divertido, descontraído, que nos faz ficar triste pelo ocorrido, mas esperançosos de que tudo vai melhorar.

Li esse livro quando tinha 16 anos, e gostei muito, voltei a reler recentemente e a sensação foi a mesma. É um livro incrível de superação que vale a pena conhecer ❤️
C_R 25/06/2021minha estante
Li faz muitos anos e também gostei muito do livro.

juliana2736 23/06/2021

Marcelo Rubens de Paiva conta sobre sua vida após um acidente que serviu como divisor de águas em sua vida, no qual ele fratura a cervical e comprime a medula. A narrativa é envolvente, com um tom humorado e determinado. A obra trata de amadurecimento, superação e a relação do externo e o interno dos seres humanos.

Amanda 15/06/2021

Um livro necessário
Este livro conta os desafios de uma pessoa que tinha uma vida normal e, depois de uma escolha infeliz, se vê paraplégico. É um livro necessário para entendermos os desafios e as superações envolvidas na recuperação após um acidente. Também é necessário para vermos cadeirantes como cidadãos como todos os outros. É preciso normalizar a presença de cadeirantes para derrubar preconceitos gerados pela falta de conhecimento.

Ricardo.Borges 11/06/2021

Depois de muito tempo
Fui reler esse livro já adulto, depois de muitos anos em que o li pela primeira vez, quando me chocou bastante. O caráter de ineditismo, claro, sumiu, e, talvez, por isso, não tenha mexido tanto comigo.

Nick 27/05/2021

Gostei muito do livro, mesmo ele sendo bem preconceituoso e assumir isso em muitas partes. Mas é extramente interessante ler toda a trajetória e vivências desde o acidente fazendo com que você queira saber cada vez mais qual foi a próximo etapa que ele iria passar. Senti a leitura bem fluída.

Esther.Noroefé 25/05/2021

O único motivo pra eu ter começado esse livro é ele ser uma leitura obrigatória da UFRGS.

O livro retrata a rotina de Marcelo que sofreu um acidente e ficou paralítico, no meu ponto de vista foi bem detalhado e lento, como esperado a história mostra muito os pensamentos dele e como ele se sentia com oq aconteceu.

Sendo um livro com muitos pensamentos acabou se tornando maçante e pesado pra eu terminar logo.

bibs0813 17/05/2021

Foi o meu livro favorito durante um tempo já li três vezes, hoje em dia não está no meu ranking porém ainda tenho muito carinho por esse livro e gostaria de comprar para ler novamente (na época li na biblioteca do Colégio)

Marin 14/05/2021

Acabei o livro agora!

A escrita do autor em si é excelente, nunca tinha lido nada dele, é bem levinha, flui, "jovem", me surpreendeu

Não é um livro que eu leria de livre e espontânea vontade, li pela escola, mas até que não é um livro ruim, NAO indico para quem:
- gosta de romance
- não goste de ouvir sobre pênis toda hora( nem eu gostei)
- gosta de um final feliz

Mas foi mais um clássico lido, gratidão pela experiência!

Lu @disse_umlivro 12/05/2021

Feliz ano velho
Feliz ano velho é a história do próprio autor, Marcelo Rubens Paiva, que inicia o livro contando como sua vida virou de cabeça pra baixo quando um mergulho mal calculado o fez parar de andar.

No auge da juventude, Marcelo faz uma brincadeira com amigos, pula de cabeça em lago, quase morre, perde o movimento das pernas, mas não perde o bom humor. Se você acha que vai encontrar muito drama nesse livro, esquece! Todo sofrimento é descrito pelo autor de forma bem irreverente, com muitas gírias da época (final dos anos 70) e com vários outros assuntos importantes no meio.

Dentre eles, a ditadura é sutil e importantemente abordada quando ele conta do desaparecimento do pai, Rubens Paiva, que foi preso e eles nunca mais tiveram notícias. Assim como milhares de outras famílias, até hoje não sabem ao certo o que aconteceu e as respostas oficiais são as mais pífias possíveis.

Voltando à assuntos mais leves, acompanhamos com o autor as dificuldades pelas quais passou (Marcelo passou meses somente deitado em razão da lesão na medula) e também como as pequenas vitórias eram comemoradas. Ações que pareciam tão bobas antes passaram a ter uma importância enorme, como quando conseguiu ver o pôr do sol pela janela do quarto.

Como eu disse, apesar de ser uma história que começa com um acidente, ela não vem cheia de lamentações e pouquíssimos são os momentos em que Marcelo reclama muito ou se questiona.

O que ele faz muito é contar dos amores (coloca muitos ?s? nessa palavra hahahha) e da sua paixão pela música e pelos amigos. Ficou claro quanto Marcelo era amado, quantas pessoas apareceram durante sua recuperação, como esses amores, a leitura e até a música foram ajudando a passar o tempo.

Pra finalizar, durante a releitura reparei em algo que não me lembrava, a menção que ele faz a personagens hoje super conhecidos. Ele menciona ?Lula? como alguém em ascensão na política, o PT acabava de ser criado. Fala também de Caetano Veloso em seu décimo disco como alguém que ?só naquele momento estaria tocando nas rádios?. Louco né?!

Posso dizer que minha releitura foi incrível demais, só pra confirmar meu amor pelo livro!

Alexia.Cristina 10/05/2021

Superação e humor aqui tem
Muitos vão dizer que o livro é de um autor que defende um lado da política brasileira, mas não quero falar disso. O que importa é que o livro é sensacional, é incrível como as doses de humor agregaram ainda mais valor na história real. do autor do livro. É sagaz e muito criativo a forma de como o autor lidou com o maior problema da vida dele, sem spoilers.

Eu amei esta obra e super indico a leitura por conta da narrativa e do modo como é retratado os capítulos. Com uma riqueza de detalhes principalmente nos acontecimentos reais, que parece a uma autobiografia. Enfim se você tiver a oportunidade de ler, por favor leia este livro.

Alexia.Cristina 10/05/2021

Superação e humor aqui tem

Carolina 09/05/2021

#34 As incertezas e superações de Marcelo Rubens Paiva
Feliz Ano Velho é uma autobiografia de Marcelo Rubens Paiva. O livro conta como a vida do autor mudou repentinamente após um acidente que o deixou tetraplégico e mostra a força de vontade que fez com que Marcelo se recuperasse.
O livro começa contando a vida anterior de Marcelo, um jovem de classe média que adorava sair e se divertir com os amigos e, ao mesmo tempo, convive com as lembranças e a saudade de seu pai, desaparecido no período da ditadura militar.
No final dos anos 70, após beber bastante, em uma festa com os amigos, Marcelo pula em um lago e nunca mais sua vida foi a mesma. Ao pular em um lago raso, ele fraturou a vértebra e ficou paraplégico, perdendo todos os movimentos abaixo do pescoço. O livro relata o apoio que teve dos amigos e os avanços que teve ao se recuperar de muitas das sequelas do acidente.
Achei autobiografia inspiradora, Marcelo mostra no livro que é importante lutar e não se entregar apesar das dificuldades. Com uma narrativa simples e coloquial o autor aborda a infinidade de incertezas da vida e faz com que o leitor se envolva com sua história.

Aline.Rodrigues 08/05/2021

Livro intenso e visceral
Esse livro é uma autobiografia do autor Marcelo Rubens Paiva,ele foi escrito em 1982 e eu o li entre 2002 e 2004,e simplesmente amei a história.
Aqui temos a história verdadeira do autor Marcelo,que estava em uma cachoeira com uns amigos,e ele resolveu pular de uma cachoeira e a partir daí sua vida muda para sempre.
Ele se torna tetraplégico e sua vida toma um novo rumo sombrio e diferente.Ele entra em depressão e passa a narrar o seu novo dia-a-dia.
Esse livro é uma autobiografia extremamente bem escrita,você consegue sentir as emoções e os sentimentos do personagem.
Me lembro de amar esse livro na época e mesmo depois de anos não esqueço essa história.

Gaby 03/05/2021

FELIZ ANO VELHO
Um livro que faz o leitor pensar em como é importante valorizar até mesmo os pequenos momentos vividos. Narrado pelo próprio Marcelo, conta a história de como sua vida mudou completamente do dia para a noite, após um acidente que o deixou sem os movimentos do corpo. O machismo presente no livro incomoda, mas em um geral, a história mostra a força que Marcelo tem para recuperar-se, o apoio dos amigos, a trágica perda do pai morto pelos agentes da ditadura militar e as incansáveis aventuras e romances vividos até o momento do seu acidente.
Aline.Rodrigues 08/05/2021minha estante
Mais o livro foi escrito em 1982 não dar pra cobrar muita coisa do autor