Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Amelie 06/01/2023

Sobre a história, as poucas coisas que posso dizer que realmente gostei foram as referências culturais e históricas, a variedade de personagens que aparecem durante a obra, as cenas de sexo e o humor. Tirando isso, o livro não surpreende tanto assim. É um tipo de autobiografia diferente e boa pra passar o tempo. É até mesmo interessante pra refletir sobre si mesmo, já que o Marcelo, pela condição de tetraplégico, valoriza coisas que pra maioria são comuns. Mas se formos considerar só a narração em si, o livro não é nada tão maravilhoso.

Elleeen 31/12/2022

Não foi ruim, mas também não me prendeu muito. É mais um dos livros desse ano que só terminei porque deveria terminar.

Ana Peres 27/12/2022

Proximidade e familiaridade
Delícia de livro!

Essa é a melhor definição que encontrei... tenho a sensação de que Marcelo Rubens Paiva é tão real que a qualquer momento posso esbarrar com ele na rua. Ou até mesmo com um de seus doces amigos, Big, Nana, Gorda, Cassy... ou suas namoradas, Ana, Marina... é tudo muito palpável, desde seu apartamento em SP até sua vidinha campineira.

Não sei se isso se deve aos locais familiares onde a história se passa, ou à classe social parecida, ou às aventuras universitárias em comum ou aos sentimentos de rebeldia e urgência aflorados intrínsecos à pouca idade de Marcelo. Só sei que quero ser sua amiga, quero ser amiga de seus amigos, quero frequentar sua casa, quero ver de perto sua reabilitação e quero compartilhar com ele a revolta contra a ditadura que assombra o nosso país até os dias atuais.

Um livro que provoca reflexões sobre política, história, desigualdades socioeconômicas, arte, amor, futuro, saúde, juventude. Tudo de uma forma leve, fluida... foi um verdadeiro presente ter descoberto Feliz Ano Velho nesse momento da minha vida.

Daygor Vessozi 27/12/2022

É um livro que possibilita uma leitura extremamente fluida, com uma linguagem que altera entre a norma culta e o falar típico do cotidiano, com diversas expressões e falas do protagonista que chegam a ser irreverentes.
A história alterna entre momentos altos e baixos, os colocando juntos em diversos pontos, com situações melancólicas, mas que tiram uma frase cheia de palavrões e frustrações do personagem, esse uso de questões antônimas produziu uma reação estranha em mim durante a leitura, afinal, eu ficava em dúvida se tinha pena ou se ria da situação.
Um livro interessante e que recomendaria para alguns amigos meus que gostam de histórias que são bem contadas e com um toque de humor (talvez humor negro, mas humor).

Kami 24/12/2022

Esse é o tipo de livro que não dá para dizer se é bom ou ruim por razões óbvias. Gostei do jeito bem coloquial que o Marcelo escreveu e como ele ia e voltava no tempo durante a narrativa.

Juba 23/12/2022

Não vou me estender muito falando desse livro porque eu acho que ele condiz com a fama que tem, ele entrega exatamente o que se espera. Só não dou 4,5 estrelas porque não é meu gênero favorito, eu prefiro outros estilos literários.
Das leituras obrigatórias da UFRGS, essa foi a única que eu li e gostei muito e posso vir a recomendar pra outras pessoas lerem. Feliz Ano Velho envolve bastante, não muito pelo história em si, que é ele se recuperando de um trauma na coluna, mas sim pelo jeito que o Marcelo Paiva escreve. Tem aquele ar de juventude dos anos 80, meio revolucionário, usando bastante gírias, onomatopeias e palavras inventadas. Tudo isso acaba envolvendo o leitor porque é quase como se tu estivesse dentro da cabeça de um recém tetraplégico, lendo cada pensamento e sentimento dele.
Muito bom mesmo, inclusive vou ler outras obras do escritor??

nonononononono 15/12/2022

Começo
Foi provavelmente o livro que me levou mais pro mundo da leitura quando eu tinha uma dificuldade tremenda de concentração, lá pelos meus 14 anos (quando criança gostava de ler mas perdi isso) então por esse motivo, foi um livro muito importante e que me marcou.

Li ele de novo agora em 2022 e claro, tenho uma visão muito mais crítica e algumas coisas não me agradam muito na obra, como o Marcelo fala das suas experiências e como era extremamente mulherengo, mas isso também não faz com que seja um livro ruim.

Dani Gazaniga 13/12/2022

Feliz ano velho
Uma obra repleta de emoção que apesar de conceder o humor ácido de uma mente jovem, ativa e brilhante, comove e instrui o leitor à uma profunda e rica reflexão.

O livro relata um fato real, que é revelado através de diferentes picos de memórias e sentimentos, alguns bons e outros nem tanto.

Marcelo Rubens Paiva que no auge de sua juventude com vinte anos de idade, resolve mergulhar de cabeça em um rio no estilo "Tio Patinhas", e desde então sua vida se transforma de forma intensa e completa.

O jovem vive um período internado na UTI, e depois de inúmeras incertezas, descobre que ficou paraplégico. Com isso, tem de reaprender a viver através de uma nova oportunidade, em uma nova estrutura corporal e espiritual e com uma outra mentalidade.

Marcelo, que perdeu seu pai quando criança e conta com tristes memórias, agora se vê diante de uma cama de hospital rodeada de dúvidas e declínios constantes de humor.

A obra é alimentada por memórias do jovem rapaz que reflete sobre seu passado, presente e futuro, e que se obriga a reinventar-se para continuar uma vida com nova perspectiva de sonhos e objetivos, aprendendo a desvendar suas delícias e dores, em harmonia com sua inteligência emocional já congestionada.

O autor depois de muitas reflexões se arrepende do triste e fatídico dia de seu acidente, mas infelizmente já não consegue modificar os traços de seu destino. Em muitos momentos do livro Marcelo revela com dor emocional: "Eu adoraria ter sabido antes que, se um cara mergulha num local muito raso, há o risco de ficar paralítico."

Diogo310 12/12/2022

Este é um livro que definitivamente cumpre com sua proposta. Acompanhamos os pensamentos e rememoraçoes de Marcelo em um momento de fragilidade em sua vida mas, de muitas maneiras nos permite não nos sensibilizarmos com sua dor, podemos até não concordar com nada do que diz, ou até mesmo sentirmos raiva de seus comentários (convenhamos, machistas) em alguns momentos. Este é o efeito que nos causa a narração feita por um cara que após fazer uma "baita cagada" e não ter muito a perder pode contar sem escrúpulos suas aventuras sexuais, acadêmicas ou amorosas. Esta maneira descontraída de narrar, não nos promete grandes reflexões sobre o mundo, as pessoas ou o amor, mas as traz com tamanha sinceridade e entusiasmo que não conseguimos não nos cativar por elas.

Considerando o momento do processo de redemocratizacao pós ditadura militar, podemos entender e recuperar, em Marcelo, os anseios e sentimentos de um jovem anos 1970/80 no Brasil. Com sua bagagem cheia de ideias, apreço pelos estilos musicais novos que surgem, suas esperanças, inseguras opiniões políticas e observações do mundo mas, principalmente, com seu espírito flexível e rebelde, nos dá saudade de outros tempos e momentos que talvez, os mais novos como eu, nem tenham vivido.

elen5 01/12/2022

Li esse livro só por causa do vestibular da ufrgs, e eu realmente nao leria por outro motivo. Tirando a escrita que fluiu bem, o livro é, com todo respeito, um porre.
Eu entendo o contexto, mas o Marcelo só sabia falar de sexo, mulheres, peito, vagina. É cansativo. Sem falar no toque machista e racista em absolutamente tudo.
Toda hora eu tinha que parar de ler por puro nojo de falas sexistas ridículas, a unica parte interessante é sobre a ditadura e o acidente em si, o modo como um deficiente se sente e é tratado.
De resto, horrivel

sofia 28/11/2022

Marcelo eu te amo
Eu simplesmente amei esse livro, perfeito, zero defeitos. Tem uma leitura de fácil entendimento e linguagem coloquial, a narrativa do livro faz com que eu ame e odeie o Marcelo; ao mesmo tempo que eu não suporto ele e odeio a forma como ele fala, eu adoro o jeitinho dele e as histórias engraçadinhas. Enfim eu amo o Marcelo, daria o mundo se ele quisesse, mesmo ele sendo muito babaca

Paola 22/11/2022

Geração Beat brasileira fez bem
Fiz um trabalho de faculdade sobre esse livro uns dois anos atrás, sem ler, e carrego ele no imaginário desde então. Eis que finalmente estava lendo On The Road (Jack Kerouac) e no prefácio falavam um pouco sobre o contexto da geração beat e também seus representantes no Brasil, mencionando este aqui e me levando a ler, já que gostei bastante do outro.

Assim como OTR, é um livro que incomoda nos dias de hoje. A mensagem e o sentimento de liberdade e do jovem adulto tentando se encontrar no mundo é intoxicante e muito relacionável, mas pra isso você precisa conseguir relevar todos os comentários machistas, sexistas e homofóbicos envolvidos. Vale a pena leitura, apesar e por também.

Beruna 02/11/2022

Leitura mediana
Adorei a escrita achei bem fácil de entrar na história porém... Muita sexualização, todas as mulheres desse livros maior característica é o tamanho do peito os bunda, além disso quase todas as lembranças que ele relata no livro são sobre sexo, chega um ponto que cansa um pouco.
Gostei bastante da narrativa sobre a banda e o apoio que ele recebeu.

Miss Star Butterfly 23/10/2022

Citação
"O negócio é o seguinte: o passado aconteceu, foi bom, mas não volta mais. Agora a gente tá na outra. Você está na beira de uma escada e tem muitos degraus para subir. Cada degrau é uma tremenda vitória que tem que ser comemorada. Olhar pra trás não adianta. Aconteceu".

Fabi_Colaco 11/10/2022

FELIZ ANO VELHO
Você já parou para pensar como você reagiria se sua vida mudasse completamente após um acidente ou um diagnóstico médico? O escritor nos conta o que aconteceu com ele em uma vigem com os seus amigos da faculdade quando, de brincadeira, resolveu fazer um mergulho estilo ?Tio Patinhas?, em um lago de profundidade desconhecida. Em questão de segundos após a colisão, o jovem de 20 anos viu a sua vida mudar drasticamente.
Acabei de reler esse livro o qual já havia lido na adolescência e gostado muito, foi uma história que me tocou, ver a determinação de Marcelo em se recuperar, o apoio dos amigos e da família, todo o processo de readaptação da vida para uma nova realidade nunca desejada, mas que precisava ser enfrentada. Contudo, acredito que foi somente agora aos 46 anos, percebendo um pouco melhor o quanto a vida nos pega de surpresa com os mais variados problemas e entre eles, muitas vezes há aqueles que não são fáceis de superar, que nos destrói por dentro, também entendendo quanta persistência é necessária para seguir a vida, que compreendi com mais clareza do que o autor nos fala nesse livro, porque ele precisou extravasar em forma de textos toda a complexidade de seus sentimentos e ele fez isso de uma forma linda, sem causar sentimento de piedade no leitor ou parecer livro de autoajuda.
Marcelo nos conta vários setores de sua vida, seu modo bem humorado de lidar com as pessoas e com as situações, sua proximidade com os familiares e seus relacionamentos amorosos, o desaparecimento de seu pai que, no período da ditadura, foi levado pelo polícia e nunca mais voltou. Assim, a história tem um teor muito realista, e o leitor tanto poderá discordar dos posicionamentos dele quanto concordar ? como disse, é algo real e nos direciona a pensar em nossos próprios valores e questionamentos. É um bom livro para quem procura uma leitura que retrate com fidelidade a realidade de alguém que viu sua vida se transformar do dia para a noite e que trata da superação de um modo simples e sem romantismo.