Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

juu.moreno 07/03/2024

Rádio silêncio
Gostei muito do livro, não sabia de nada da história antes de ler mas me surpreendi e gostei de como foram abordado o quanto a pressão do desemprenho escolar é um problema e deixa de que os adolescentes tenham liberdade para experimentarem o que realmente gostam e que isso pode levar a coisas grandiosas como todo o sucesso do podcast do Aled. Além disso, fala de como que a gente as vezes acaba se moldando pra se encaixar nos grupinhos e fazendo coisas que não quer. Todos os personagens queridos (menos você Carol, mãe do Aled terrível)

itslecca 07/03/2024

Muitas pontas soltas
Eu criei muita expectativa em cima desse livro. Achei honestamente a narrativa com a mãe do Aled muito forçada. E a mãe da Frances é tão liberal que chega ser inútil ela estar no livro.
sinceramente não entendi o intuito do livro kkkk
Mas a escrita da autora é boa.

neilmonamour 06/03/2024

Essencial.
Radio silêncio é tão complexo, tão bonito e profundo que dói. alice oseman tem uma escrita > espetacular < fez com que eu devorasse esse livro e nem percebesse as horas passarem. a forma como ela escreve e como ela descreve os sentimentos dos personagens é tão bonito que me vi apegada por todos eles em menos da metade do livro. me apaixonei por aled! ele é um tão humano, tão real, ele parece comigo, e eu queria cuidar dele.

li esse livro por acaso, e esse por acaso foi uma das melhores coisas que eu fiz.

leiam rádio silêncio! ????

Julia 04/03/2024

Cinco estrelas!
A história é sobre a transição da adolescência para o início da vida adulta com todas as mudanças que ocorrem nesse período, incluindo a s3xu4lidade, faculdade, amizades e um futuro incerto.
É uma leitura fluida e gostosa de se ler, apesar do livro ter vários momentos sensíveis e difíceis, como a depressão.
Amei que eles tem a válvula de escape no Universe City e os personagens são interessantes e bem desenvolvidos.
Gostei muito dessa leitura, com certeza valeu minhas 5 ??

Beca 04/03/2024

"olá, espero que alguém esteja me ouvindo"
Que livro fantástico, chorei muito lendo e tem várias partes engraçadas também. No meio pro final da história eu senti uma angústia tão grande.
Esse livro é ótimo pra quem está terminando a escola e não quer fazer faculdade, pq está tudo bem não fazer existe várias outras alternativas.
Só não dei cinco estrelas pois o final eu não gostei muito.

PietA0 03/03/2024

Rádio silêncio
Vou ser sincera, comecei por esse livro porque o nome parece aquele filme da disney "Rebelde da rádio" kkkkkk, mas acabou que é meio parecido sim. Apesar de o rádio ser um personagem que cria um universo alternativo, e a rebelde não fazer isso, ambos criticam seus ambientes de convivência. Mas o livro é meio esquisito, toda a história por trás do mistério do desaparecimento da Carys e a vida bizarra que o Aled tem, é tudo meio curioso e bizarro ao mesmo tempo. Mas gostei, bem vibe adolescente com uma vida ruim, mas que, no fim das contas, se dá bem.

Fernanda.Kehl 03/03/2024

Resenha
É um bom livro. A escrita da Alice Oseman rende muito e o livro aborda bem a pressão de ter que estudar e ir pra uma faculdade.

annajlr 01/03/2024

"Olá, espero que alguém esteja ouvindo..."
Não, eu não pensava que essa seria provavelmente um história de amor entre Frances e Aled; Para os que sofrem com validação acadêmica e buscam desesperadamente conforto em palavras que nunca foram ditas: num pedido sombrio e desesperado de socorro, chamarei apenas o Rádio, Rádio Silêncio.

"? Pensei que você... sabe como é... gostasse de estudar e... hum... gostasse de ser representante de turma e... é.
? Ah, claro. ? A escola era a minha vida, minha alma e tudo a meu respeito. Acho que ele tinha razão. ? Bom, sim, minhas notas são bem importantes, e também ser representante de turma e coisa e tal...
[...] Não é? É, sim. Faculdade, emprego, dinheiro, felicidade. É assim que se faz. É a fórmula. Todo mundo sabe disso. Eu sabia disso."

Eu também sabia disso, Frances. Ainda sei o que é ser resumida por resultados e me aterrorizar com a ideia de que eu posso tirar uma nota ruim por não conseguir encontrar uma explicação para um determinado assunto e, tragicamente, sentir a súbita "vontade de me esfaquear" (com as palavras de Alice Oseman). É assim com todos nós.

Sem amor, relacionamentos; Precisamos mudar, ainda que saibamos EXATAMENTE o que somos e o que queremos ser. Ainda que, com uma mente focada e um coração fechado, o medo de falhar seja tão grande a ponto de nos consumir, transformar-nos em uma máquina.

Rádio Silêncio tem uma leitura tão fluida que nem percebi que havia terminado tão rápido. Aborda questões importantes e, pessoalmente falando, trouxe-me reflexões sobre minhas próprias condutas de identificação. Achei linda a forma que a Alice escreveu a relação de Frances e Aled, reforçando a ideia de que (aos que acreditam) uma alma gêmea não trata-se somente de amor, podemos encontrá-la numa relação de amizade também.

Acho que o fato de Aled não conseguir dizer o que pensa torna ainda mais bonita a relação dos dois, já que Frances está constantemente tentando ler ele da forma que pode. Para os irmãos Last:
You can let it go
You can throw a party full of everyone you know
You can start a family who will always show you love
You don't have to be sorry for doing it on your own

"Quem quer que você seja e como quer que tenha encontrado esse livro... eu o escrevi para todos nós." :)

Joyce 29/02/2024

"I hope somebody is listening."
De longe o melhor livro da Alice!
Só sofri, mas me apeguei muito mais ao Aled e a Frances, que, por sinal, é uma ótima personagem para narrar.
Esse livro me prendeu ainda mais que Um ano solitário, mesmo a Tori sendo a minha personagem favorita do universo todo da Alice.
Achei também esse livro bem mais pesado e intenso do que o outro, não que a Tori não tenha sofrido com os problemas dela, mas o Aled está um nível acima de dor e sofrimento; a mãe dele ganhou o troféu de #1 Mãe Horrível.
A Alice sabe como tocar nos pontos sensíveis, é impossível não se emocionar com as histórias dela.
Lima218 01/03/2024minha estante
Quero tanto ler esse

Joyce 02/03/2024minha estante
Prepara o psicológico. Mas leia, muito bom!

Murilo469 29/02/2024

Rádio Silêncio tinha tudo para ser um livro bom, um daqueles livros realmente bons. Ele tem uma leitura fluida, capítulos curtos, um desenvolvimento nem um tanto bom, pois sinto que faltou maturidade. Alice começou o livro bem, mas me pareceu que faltou para ela uma certa linha a seguir, um certo desenvolvimento a ser feito, parece que ela apenas escreveu o livro pela emoção do momento (sem um planejamento mais longo). Eu gostei muito do Aled, gostei mesmo do desenvolvimento dele, da forma dele de sentir e ter dificuldade em se expressar, a história dele...só senti ser meio dramática de mais, mas não é algo que deixe a história ruim. Já a Frances, que é a nossa protagonista, não me desceu muito bem, talvez porquê eu não tenha gostado dela ou talvez porquê eu senti que ela era meia inconveniente de mais, ela tem um sisma em querer ajudar a todos, mesmo que a pessoa diga "não", ela vai lá, quase força a pessoa a aceitar a ajuda dela. Um dos pontos negativos da história é que, a Alice não tem uma escrita que vá te prender muito, ela não tem uma escrita que te faça querer ler este livro e ir direto para o próximo. Sinceramente, eu recomendaria à pessoa antes dela comprar de fato o livro, ler pelo menos alguns capítulos de graça, porquê eu sinto que joguei meu dinheiro fora com algo que nem era tão cativante assim KKKK.

cutewlys 28/02/2024

Demorei um pouquinho pra ler, mas chegou a um ponto onde eu me afoguei na leitura. morria de curiosidade e amei cada detalhe da história. aled e frances tem uma amizade linda e a história tem personagens com histórias incríveis!!