Quando a luz apaga Gustavo Ávila

Resenhas - Quando a luz apaga

anisania 15/02/2024

Nós somos a sombra do mundo.
Eu acho que se tem uma unanimidade com respeito a esse livro é que você não consegue ser indiferente a ele. Tudo bem, você pode não ter gostado da leitura, dos personagens, do plot, mas você vai terminá-lo sentindo algo. E isso é valiosíssimo.

Acho que o Gustavo pega o que tem de melhor no gênero de thriller e investigação e coloca umas doses de coração que faz com que você se apegue a história de um personagem qualquer que aparece num capítulo e morre no outro. E você se importa com isso. Muito. (Inclusive muito sádico da parte dele continuar fazendo isso comigo.)

Talvez tenha tido um excesso de filosofias e reflexões para o meu gosto...? Talvez. Mas não chegou a atrapalhar. Ao final eu tive que dar uma relida no capítulo inteiro porque fiquei assim ¿¿¿ das idéias? Sim. Na real isso aconteceu várias vezes porque eu me perdia sobre quem era quem. São muitos personagens.

Mas é muito bom você tentar ver as várias interpretações que se pode dar ao título: o que é a luz, o que é apagar, o que acontece quando a luz se apaga.

Por mim pode fazer uma sequência com 10 livros do Arthur e suas investigações que estarei lendo.

"? As pessoas choram, choram, choram e nunca choram; riem, riem, riem e nunca riem; amam, amam, amam e nunca amam. Todos os sentimentos tão fáceis de adquirir que o corpo já não produz por si só, já não é de verdade, é tudo sintético, falso.
E é difícil chocar mentirosos."

jAlia 24/08/2023

O livro é incrível, te prende do início ao fim! Me arrependo de não ter lido antes, faz uns dois anos que ele tá no meu kindle. Ansiosa pra ler "O sorriso da Hiena".

Ana Ferraz 20/09/2023

Uma voz gritando debaixo d'água
Demorei mais que o esperado para finalizar essa leitura, no meio do livro eu pensava que iria abandonar, mas nutri bastante carinho pelo autor depois de ler Pá de Cal e continuei. Ainda bem que continuei, a investigação finalmente começa a nos entregar frutos maiores e a medida que você avança, mais tapas na cara encontra. Um livro maravilhoso e com uma reflexão bem profunda no final.

suulz_ 12/10/2023

!
Esse livro nos joga na mais profunda necessidade humana, a vontade de ser notado, notado pelo que é, não ser julgado pelo estereótipo e sim ser valorizado por tudo que já fez, também fala sobre compreender o outro, entender que cada um tem suas particularidades e nem todos vão sentir e agir da mesma forma que a nossa. É uma história real, cruel e sobre um assunto que é cobrido com uma cortina.

Leslie Giménez 09/01/2024minha estante
Ahhh eu tbm não entendi pq ele mata os moradores de rua!!!

Carla.Zuqueti 21/01/2024

Muito extenso
?Nós moradores de rua, encostados nas paredes, estirados nas calçadas, nós somos a sombra do mundo, cara. ?

Quando moradores de rua começam a desparecer, ninguém na polícia acredita ser importante. Afinal, moradores de rua somem o tempo todo.

O policial Artur está de férias, mas acha que algo está acontecendo e ninguém está se importando. Recebe a autorização de Aristes, seu chefe, para seguir sozinho essa investigação até o final das férias.

As investigações remetem a Matias Dalia, um famoso dramaturgo que portador de uma condição rara chamada alexitimia, uma condição em que uma pessoa não consegue expressar as suas emoções.

Sem muitas pistas, e com todos os colegas policiais indicando um outro mendigo como responsável pelas mortes, Artur precisa estudar todas as provas para levar a condenação da pessoa certa.

Difícil resenhar esse livro, pois é bem confuso. São muitas histórias, muita coisa acontecendo. Muitos personagens. Muita descrição. Tudo muito. Acredito que poderia ter metade das páginas.

Outro ponto é a motivação. Os motivos do culpado são fúteis e pouco críveis. Totalmente desnecessários e poderia ter chegado ao mesmo fim sem os meios utilizados.

Achei uma leitura difícil de terminar e as mortes foram mal justificadas, um suspense policial bem fantasioso. Deveria ser algo inovador, mas achei cansativo e difícil de entender as motivações.

Preferi o outro livro do autor: O sorriso da hiena.

Rafa 17/10/2019

Quando a luz apaga
Gustavo Ávila mais uma vez prova o seu talento, desenvoltura e habilidade com uma história envolvente, perturbadora e assustadora.

A premissa de toda história começa quando moradores de rua começam desaparecer de forma misteriosa, sem deixar nenhum rastro ou pistas. É nesse ponto que o detetive Artur Veiga entra em ação por contra própria para desvendar todo esse mistério.

Vale ressaltar para o leitor que o detetive aparece no primeiro livro do autor, “O Sorriso da Hiena”, porém! Isso não interfere em cada com essa nova obra, são duas histórias isoladas.

Sem indícios concretos, Artur Veiga depara-se com um plano ainda maior e complexo, formando um imenso quebra cabeça do qual o detetive precisara encaixar minúsculos fragmentos.

Gustavo Ávila transforma seu novo livro em um grande vaso quebrado, após isso, junta todos os “cacos” e cria uma nova forma para o utensílio. São personagens distintos que vão formando um elo de ligação no decorrer de toda história.

Outro destaque importante do autor é com sua escrita fluída e intensa. O enredo conta com detalhes minuciosos, sem deixar uma leitura cansativa, muito pelo contrário, possuindo um dinamismo conforme o leitor vai entrando de cada vez mais fundo em toda trama.

Artur Veiga vai trançando de forma meticulosa o perfil do supostos assassino, montando um gigantesco quebra cabeça, que para um leigo seria impossível de solucionar.

Aviso para os leitores! Não crie vínculos com nenhum personagem, seja primário ou secundário, pois o autor consegue preparar grandes surpresas ao virar de uma página.

Gustavo Ávila levanta inúmeras questões sociais do cotidiano, deixando para o leitor uma reflexão da sociedade como um todo do qual estamos vivendo, ou seja, preocupar somente conosco e deixar o seu semelhante de lado.

site: https://www.curvaliteraria.com.br/2019/10/resenha-quando-luz-apaga.html

Jublless 30/11/2022

meio ?????
a escrita do gustavo ávila é uma coisa excepcional de boa mas mesmo assim não gostei desse igual gostei de o sorriso da hiena
até mais ou menos 60% o livro é muito bom e tem um mistério que me prendeu muito mas depois senti que ele se perdeu um pouco na própria história e no final parecia que eu tava lendo outro livro completamente diferente
as ?filosofias? dele são boas e te fazem pensar mas eu não acho que combinou nesse livro colocar elas eu fiquei mais
interessada no mistério e na investigação do arthur, inclusive acho que isso aconteceu pq diferente de em o sorriso da hiena que a filosofia faz sentido com a parte investigativa do livro em quando a luz apaga senti que ficou meio jogado.

Elisa Salles 08/12/2022

Quando a luz apaga, um thriller nacional
Quando a luz apaga é um thriller nacional do Gustavo Ávila, o mesmo escrito do famoso “O Sorriso da Hiena”, nesse livro nós podemos acompanhar o detetive Arthur Veiga, onde o mesmo está de férias e, mesmo assim, resolve investigar uma série de 4ssassinat0s com moradores de rua que está acontecendo, mas que ninguém do departamento de polícia deu atenção pois alegam que “moradores de rua somem o tempo todo”.

Esse livro tem uma BAITA PRESENÇA, ele chega chegando e não regula os detalhes, mistério e críticas sociais, relatando coisas de um lado da sociedade que não é conhecido por boa parte das pessoas (eu inclusa), que é a realidade de viver nas ruas. Sem contar a parte do mistério, que me prendeu do começo ao fim e me deixou boquiaberta com a revelação, gosto muito desse jeito do Gustavo de escrever, onde ele coloca capítulos do passado e presente, e a narração do 4ssassin0, detetive, vítimas e suspeitas do crime. Pra mim, a única coisa que me incomodou foi o final “corrido”, após o detetive encontrar o responsável pelos sumiço dos moradores de rua, o livro acaba e, pra mim, foi um ponto que me incomodou, pois foi muito repentino. Mas de resto, um livrão 5 estrelas!!!

Ju Andrade 30/01/2023

O que acontece quando a luz apaga?
Admito que demorou um pouco pra essa leitura me fisgar, mas quando isso aconteceu ficou difícil parar de ler. Só não se tornou um favorito pois achei o final um pouco corrido, mas fora isso recomendo demais a leitura, principalmente pra quem gosta daquela sensação de descobrir o motivo do título, que aqui é simplesmente incrível.

Ana Elsa 12/02/2023

Quando a luz apaga
Adorei ler esse livro e conhecer a escrita desse autor. Gostei muito do detetive Arthur e de acompanhar todo o processo de investigação dele. Ele tem umas ideias, que nunca imaginaria ter, para ir atrás de um suspeito. E gostei muito de como o autor mostrou todo o passado e cotidiano dos personagens, para melhor entendê-los.

Paolla.Sayuri 12/03/2023

Prepare-se para questionar tudo em que você acredita
As tramas do Gustavo Ávila fazem você questionar tocar sua moralidade e a todos a sua volta.

Somado a isso ele trás o Arthur novamente em sua trama.

Quillathe 04/04/2023

Amei
Simplesmente amo ler sobre o Arthur, e a história continua maravilhosa! Me apeguei nas vitimas mesmo tendo passagens curtas.
Única coisa é que achei o final corrido, bom mas corrido.
Adorei mesmo assim né