Quando a luz apaga

Quando a luz apaga Gustavo Ávila

Resenhas - Quando a luz apaga

Elisa Salles 08/12/2022

Quando a luz apaga, um thriller nacional
Quando a luz apaga é um thriller nacional do Gustavo Ávila, o mesmo escrito do famoso “O Sorriso da Hiena”, nesse livro nós podemos acompanhar o detetive Arthur Veiga, onde o mesmo está de férias e, mesmo assim, resolve investigar uma série de 4ssassinat0s com moradores de rua que está acontecendo, mas que ninguém do departamento de polícia deu atenção pois alegam que “moradores de rua somem o tempo todo”.

Esse livro tem uma BAITA PRESENÇA, ele chega chegando e não regula os detalhes, mistério e críticas sociais, relatando coisas de um lado da sociedade que não é conhecido por boa parte das pessoas (eu inclusa), que é a realidade de viver nas ruas. Sem contar a parte do mistério, que me prendeu do começo ao fim e me deixou boquiaberta com a revelação, gosto muito desse jeito do Gustavo de escrever, onde ele coloca capítulos do passado e presente, e a narração do 4ssassin0, detetive, vítimas e suspeitas do crime. Pra mim, a única coisa que me incomodou foi o final “corrido”, após o detetive encontrar o responsável pelos sumiço dos moradores de rua, o livro acaba e, pra mim, foi um ponto que me incomodou, pois foi muito repentino. Mas de resto, um livrão 5 estrelas!!!

Ju Andrade 30/01/2023

O que acontece quando a luz apaga?
Admito que demorou um pouco pra essa leitura me fisgar, mas quando isso aconteceu ficou difícil parar de ler. Só não se tornou um favorito pois achei o final um pouco corrido, mas fora isso recomendo demais a leitura, principalmente pra quem gosta daquela sensação de descobrir o motivo do título, que aqui é simplesmente incrível.

Ana Elsa 12/02/2023

Quando a luz apaga
Adorei ler esse livro e conhecer a escrita desse autor. Gostei muito do detetive Arthur e de acompanhar todo o processo de investigação dele. Ele tem umas ideias, que nunca imaginaria ter, para ir atrás de um suspeito. E gostei muito de como o autor mostrou todo o passado e cotidiano dos personagens, para melhor entendê-los.

Paolla.Sayuri 12/03/2023

Prepare-se para questionar tudo em que você acredita
As tramas do Gustavo Ávila fazem você questionar tocar sua moralidade e a todos a sua volta.

Somado a isso ele trás o Arthur novamente em sua trama.

Quillathe 04/04/2023

Amei
Simplesmente amo ler sobre o Arthur, e a história continua maravilhosa! Me apeguei nas vitimas mesmo tendo passagens curtas.
Única coisa é que achei o final corrido, bom mas corrido.
Adorei mesmo assim né

Elizama 25/05/2023

3.5/5 (como estou pelo computador, so pude dar 4 estrelas)

Mais uma vez as minhas expectativas me prejudicaram. Por ser quase um "prequel" de O sorriso da hiena, que me arrebatou absurdamente, eu estava esperando algo parecido. Não é ruim, não me entenda errado, é ótimo, me prendeu, eu só esperava um pouco mais. A culpa é toda minha, Gustavo Ávila está 100% correto aqui

Danniki 31/05/2023

Artur Veiga, o detetive autista
Primeiro eu li "O sorriso da hiena", lançado em 2015 como forma independente e posteriormente lançado pela editora Verus em 2017. Eu gostei bastante da obra, apesar da minha insatisfação com o desfecho. Quando soube que o mesmo protagonista aparece no "Quando a luz paga", lançado em 2019, pela também editora Verus, não tive receio se eu deveria ler!

Devido a linha do tempo, recomendo que leia primeiro Quando apaga a luz. Não que a história impacta, porém há uma sensação estranha. Pois há um personagem que morre no "O sorriso da hiena" e fica estranho ler ele vivo, sabe?

Dos dois livros, encontra-se a história narrada pela terceira pessoa com divisões acontecimentos com o protagonista, com o antagonista e dos acontecimentos complementares para deixar um ar misterioso que serão revelados no final. São elementos que eu gosto bastante em um romance de suspense/policial.

Na minha humilde opinião Quando a luz apaga é o melhor! Por mais que o começo da leitura seja arrastada, depois fica incrível e devorei a ponto de ficar indignade com o desfecho! As pessoas são psicopatas e/ou sociopatas por algum motivo bizarro! O autor de fato soube explorar melhor a sequência. Apesar de sentir falta de um personagem específico, parece que até caiu no esquecimento, mas não faz mal! O plot twist valeu a pena!

Outra coisa que eu achei interessante é o toque de atuação, o trabalho como ator. Achei interessante como o autor encaixou as ideias dos roteiros de peças de teatros para o enredo, enquanto ocorrem assassinatos de moradores de rua. O tema sobre moradores de rua é algo muito forte e necessário, o maior bônus!

Se você procura representatividade de pessoas com deficiências e neurodivergentes, é esse! Se procura história ambientada no Brasil é essa também!

Para fechar, Gustavo não poupou aulas de reflexões na obra. Não dava para ingerir na pressa com tantos tapas na cara!

site: https://www.instagram.com/autore.danniki/

Carollice 07/07/2023

Perspicaz
A escrita, as vezes, é desnecessariamente descritiva, e o livro precisa de uma revisão pois tem alguns erros ortográficos. Esses pequenos detalhes são sobrepujados pela trama maravilhosa. A história é um retrato cruel e realista da nossa sociedade.
A minha única ressalva é quanto ao acontecimento no apartamento... Em relação ao resto do enredo ficou pobre, forçado.

Grazi ;) 19/11/2023

Necessário
Um jovem decide viver a realidade dos moradores de rua por uma semana para discorrer com propriedade o seu trabalho acadêmico a respeito das pessoas em situação de rua. A polícia começa a focar suas investigações para os desaparecimentos que estavam ocorrendo com os moradores de rua, pois quem havia sumido dessa vez não era mais uma pessoa a margem da sociedade e sim um estudante com família, amigos e pessoas preocupadas com aquele ser humano.

Essa leitura me fez desde o início refletir em como a sociedade enxerga as pessoas que vivem em situação de rua, como a humaniza realmente é um lixo e quando falo isso, me incluo nesse bolo. Nós só nos importamos verdadeiramente com aquilo que pode impactar diretamente em nossa vida. Geralmente essas pessoas são tratadas como seres invisíveis sendo constantemente ignoradas por todos. Vários e vários moradores de rua sumindo constantemente e ninguém fazia nada. O governo fingia não ver ou saber. Precisou um jovem estudante morrer para que alguma iniciativa fosse tomada. O que me lembra da história do Jeffrey Dahmer que escolhia sempre vítimas latinas, negras, asiáticas, pessoas que naquela época eram alvo do preconceito inclusive pelo próprio estado. Como se fossem menos humanos que os outros. Nossa sociedade é assim! Esse foi o livro que mais fiz marcações de trechos desde quando retornei a ler regularmente e foi um dos que mais me fez refletir sobre a nossa posição na sociedade e o que a gnt ta fazendo pra melhorar?! O livro fala tbm de como nós seguimos aquilo que a sociedade nos impõe como se fosse os nossos sonhos reais de vida, mas será se aquele sentimento não foi repetido e reforçado para que crescêssemos e achássemos ser isso que queremos pra nós, quando na verdade podemos estar apenas reproduzindo Algo que nos foi ensinado. Enfim, só lendo pra entender a experiência.

Ricardo.Cirilo 09/12/2023

Um livrão
Livrão eu acho que é um termo que se encaixa bem nesse livro, tanto pelo tamanho quanto pela densidade da história.
É um livro muito bem escrito, com personagens maravilhosos, principalmente o detetive Artur, ele é incrível, o meu preferido, porém o trilher policial aqui fica de segundo plano, pois o livro trata de questões sociais importantíssimas, que acabam tomando os nossos pensamentos. Eu senti que o foco era esse, o joguinho de detetive e assassino estava lá de segundo plano.
Esse livro tem um problema que me incomodou muito, não se se eu estou ficando sem paciência, mais é um livro muuuuuuuito arrastado, daria pra tirar umas 200 páginas tranquilamente.

Recomendo muito essa leitura! Esse autor é fantástico, já fez um trabalho maravilhoso em o Sorriso da Hiena, que agora se repete aqui!

Prof Alex 04/01/2024

Gostei dele início e final. O meio me frustrou um pouco. Mas continuarei lendo esse autor! Porém O Sorriso da Hiena ainda supera.

Carina 02/02/2024

Intrigante e interessante
Gostei muito da história e da forma como o autor apresentou seus pontos, seus personagens e o mundo em que criou ali. Acho, muito honestamente, que o livro poderia ser mais curto; a história foi extendida além da conta e ficou um pouco cansativo. Também achei que ficaram faltando algumas explicações no final. Mas ainda assim, é uma ótima história, abordando temas bem incomuns.