Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Lari/Ok bookstan 01/05/2024

Quando é a escrita que te faz ficar
Caramba, que livro gostoso de se ler! Amei tudo e, principalmente, estar na cabeça da nossa protagonista! Indo atrás correndo de outros livros dessa autora ??
Carla1400 01/05/2024minha estante
quero muito ler

Leitorconvicto 01/05/2024minha estante
Gostei do enredo, vou procurar saber mais dela

AmandaRabelom 29/04/2024

O livro tem uma narrativa muito fluida, os personagens são muito reais. A história realmente me tocou, e é bem diferente e original. Vale mergulhar na leitura.

Mary.Suave 29/04/2024

Se deus me chamar eu não vou - ?????????
Este um livro que não esperava muita coisa. Tinha visto uma frase dele no tik tok e resolvi procurar na internet para ler.
?Se deus me chamar não vou? é um que se passa num cenário cotidiano e ordinário, mas sua sutileza se encontra na narrativa de Maria Carmem - a protagonista - que é uma criança de 11 anos.
Eu sinceramente não achava que iria ser tão profundo, nunca pensei que iria ver uma solidão de uma criança tão bem (d)escrita - isso levando em consideração que a autora obviamente não é uma criança. A escrita era simples, mas tocante, que te põe pra refletir junto com a protagonista.
Eu me vi muito na Maria Carmem, principalmente por suas questões de ser sozinha.
Uma coisa que eu admirei muito no decorrer do livro foi que a autora mostrou perfeitamente como uma criança realmente lida com coisas como homossexualidade e preconceito, além de como ela retratou o bullying que Maria Carmem sofria na escola por ser gorda.
Eu esperava um final melhor, mas foi bonitinho.
A verdade é que todos estamos em banho-maria, e ao longo do tempo estamos em transformação contínua, e é difícil, pois temos que ter cuidado para não nos queimarmos.

Vitoria Ondina 29/04/2024

"Acho que existem crianças mais solitárias que os velhos"
Entender todos os pensamentos de Maria Carmem é reviver nossos próprios livros, de nossos próprios anos, até o ano de agora.
Quando temos a consciência de que o mundo está contra nós, esse mundo sendo suficientemente representado pela escola, parece que já demos errado e não tem como consertar.
Mas a questão é, não tem como desfazer o que é vivo e sensível (e suficiente), o jeito é chegar ao fim do banho-maria.

gabshenrt 29/04/2024

Um mar de pensamentos.
Incrivel, essa é a definição desse livro, o jeito como a autora escreve me faz imaginar a propria personagem escrevendo, tem varios temas sérios que devem ser lidos por algumas pessoas, o livro retrata o bullying visto pela mente de uma criança, que apesar de ser muito triste, te faz refletir.

Não sei fazer grandes resenhas, nem elaborar elas perfeitamente, mas do fundo do meu coração, esse livro se tornou um dos meus favoritos.

Maria17184 29/04/2024

Tocante
Impacto: 5; imersão: 5; desenvolvimento de personagens: 3,5; prosa: 5; desfecho:4.
Média: 4,5.

Usando a técnica de avaliação de um amigo querido que achei a coisa mais genial que vi nos últimos tempos!

Esse daqui é lindo. É na perspectiva de uma criança e eu adoro crianças. A escrita e linda e a história também. Eu me apeguei muito à Maria Carmen, principalmente porque ela escreve. A perspectiva de uma menina de 11 anos sobre assuntos como dificuldade financeira, trisal, homossexualidade, sexo, a consciência do próprio tamanho, a morte... é tudo tocante e interessantíssimo.

Desenvolvimento de personagens perdeu um pouco, porque alguns personagens meio que somem do livro ou tem muito pouca história. Talvez seja o objetivo do livro mesmo, deixar no ar o que a menina não sabe, mas me irritou um pouco.

O final é bonitinho, mas eu esperava mais.

No fim das contas, foi um livro que me tocou e gostei muito. Recomendo com certeza.0

Cris Marques 29/04/2024

Muito triste, não sei se realmente foi escrito por uma criança de 11 anos, alguns momentos parece mais infantil, mas é tocante, o quanto já se pode sofrer nesta idade. Tenho uma filha de 11 anos e aumentei minha atenção com ela depois de ler, é realmente uma idade difícil. Não lembro se foi pra mim tão ruim .

alicefnevs 28/04/2024

Todos no banho maria
A melhor metáfora do livro.
senti um misto de estranheza e identificação porque são questionamentos que sempre passam na cabeça de uma criança. porém em certas partes fica problemático e doentio, o que assusta um pouco.
mesmo assim, é rapidinho de ler e é engraçado entrar na cabeça da criança e tentar entender o que ela vê e pensa sobre as coisas (fora as partes crueis

Larissa.Paschoal 28/04/2024

?No fim das contas estamos todos no banho-maria?
Esse livro é narrado por uma criança de 11 anos e conseguimos ter uma noção dos sentimentos e tudo que é passado, me lembrou muito da minha infância e me tirou boas risadas, mas é um livro bem banho-maria e triste.
Senti vontade de abraçar a Maria Carmem muitas vezes?

?Acho que é daí que vem a palavra solidão, as pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo?

analuukkkjk 28/04/2024

Se Deus me chamar não vou
Escrito na visão de uma garota de 11 anos. O livro aborda os vários temas presentes no cotidiano através das lentes de uma criança. Sou completamente apaixonada por livros que tenham como narradora a criança.
Não tem um final daqueles, mas é um final digno da realidade, prova que a história ainda tem uma continuação, tal como a vida.
É fofo ver como ela amadurece ao longo da história, mesmo permanecendo tão jovem.

Kess 28/04/2024

Nesse livro, temos a história da solidão de Maria Carmem, uma menina de 11 anos que "só tem tamanho". Mas ao escrever um livro sobre si mesma, vemos a imensidão dos sentimentos de uma criança.

É uma história que não se tem muito o que esperar (bem banho-maria). No mais, é isso, o livro não me cativou.

"Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo".

emilly.lms 27/04/2024

?Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo?

se esse livro fosse um sentimento seria solidão, muito interessante a forma que ela vai descrevendo a vida, por causa das coisas que ela passou na vida ela tem muita maturidade pra idade, incrível o livro

deliriumsoulx 27/04/2024

Não tenho palavras pra dizer além de citar essa frase que sinceramente me marcou assim como o livro inteiro: Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo.

Jessica A 27/04/2024

Carmem, muito obrigada!
Início da leitura: 25/04/2024
Fim da leitura: 26/04/2024

Que livro INCRÍVEL!

Que narrativa maravilhosa, que história fantástica e que personagem perfeita!

É aquele livro perfeito pra relembrar a sua infância e pra aquecer o coração.

Em várias cenas das divagações da Carmem, dei boas gargalhadas e me identificava em vários sentidos. Tanto na forma curiosa de enxergar as coisas, no quanto a imaginação voava e tomava outros rumos, e o quanto era observadora sobre tudo e todos.

É uma leitura que é impossível parar de ler e com uma narrativa muito gostosa e envolvente, como se de fato, vc estivesse na cabeça a mil por hora de uma pré adolescente que não pára um minuto pra tomar um fôlego.

Ao mesmo tempo, trazendo uma sensibilidade e reflexões em vários temas complexos pra essa idade.

Amei!!!

Nota: 5
Super favorito!

Tálitta 26/04/2024

"Se Deus Me Chamar, Não Vou" é uma obra que me tocou profundamente. A leitura foi reconfortante e me envolveu em um turbilhão de emoções. Identifiquei-me muito com as falas e pensamentos da personagem, pois a forma como ela expressa seus sentimentos é extremamente cativante. A reflexão sobre a vida e a morte presente na história ressoou em mim de maneira única, e a conexão emocional que estabeleci com o enredo foi realmente especial.