Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

carolwindlin 21/05/2024

Talvez tenha sido o primeiro livro com narração de criança que eu verdadeiramente gostei e entendi totalmente a proposta. Me identifiquei em alguns momentos com ela, lembrando da minha infância, e fiquei com vontade de abraça-la e nunca mais soltar. É um livro cheio de camadas, de acontecimentos contados nas entrelinhas e floreado por uma visão infantil, deixando enfatizado que nem tudo ela entende, mas tudo ela vê.

Eu que sou super apegada à crianças, recebi um prato cheio. E a cada dia vejo que esse é o meu estilo de leitura favorito! É bom do começo ao fim.
Jordaann 21/05/2024minha estante
Meu Deus que resenha maravilhosa! Fiquei com vontade de ler

fdreis 20/05/2024

Enxergar a vida pelos olhos de uma garotinha de 11 anos, foi uma experiência única. Maria Carmem é uma criança inteligente, engraçada e solitária. A escrita é leve e me vi nessa criança em muitos momentos, lembrei de quem eu era nessa idade e como tudo era intenso, como crescer dói e como a falta de compreensão dos adultos pode causar diversos sentimentos em uma pessoa tão pequena que ainda tem tanto para viver.

Thamires264 20/05/2024

No geral é bom.
Primeiro livro que leio onde a criança é o protagonista achei muito bom, gostei da forma como foi retratado o trisal mostra tudo de um ponto de vista muito mais profundo e sentimental. No geral o livro é bom, mas não é meu estilo.

thami s2 20/05/2024

solitária
não há simbolismos exagerados. uma história, que continua simples, cresce em um diário. é poético. e, afinal, vivemos ainda em um banho-maria.

Carlostardust 19/05/2024

Conta uma história no ponto de vista de uma criança pode parecer fácil, mas não é não. fazer isso bem feito, com emoção, risada, choro e reflexão é 10000000% mais difícil ainda. felizmente esse livro tem tudo isso e mais

li em dois dias e teria lido em um só se não tivesse saído de casa, viciante e eu diria até que necessário pra muita gente, principalmente na adolescência e fase adulta. que experiência incríveeeeel

ana 19/05/2024

Pra rir e pra chorar
Muito lindo ver a vida dessa menina de 11 anos que sonha em ser escritora pela narração dela mesma. confesso que acho que uma criança de 11 anos não escreveria bem assim, mas se a professora dela elogiou, eu acredito que seja apenas uma menina talentosa e esforçada kkkkkkkkkkk
ri em muitos momentos e em outros quis só chorar e abraçar ela.
eu seria muito amiga de maria carmem!! ela é sensacional

lulu197 19/05/2024

BOM DEMAAAAAIS!!!! Como eu amo a literatura brasileira ???? muitos muitos post-its foram bem gastos com esse livro. A personagem principal lembrou muito eu mesma com 11 anos.

Bruna Kelvia 18/05/2024

Se Deus me chamar não vou
Tinha ouvido falar bem desse e não me decepcionei, a história contada de forma sensível, inteligente, "crua" e ingênua por Maria Carmem me tocou muito. Me identifiquei, quis acolhê-la, compartilhar uma bolsinha de água quente com ela, ler o que ela escreve, vê-la feliz. Minha leitura do coração desse ano, até agora.

bernadete.dalla 15/05/2024

Maria Carmem Rosário é uma menina de 11 anos que pretende ser escritora quando crescer. Por isso ela começa a escrever o seu dia a dia, incluindo alegrias e muitas tristezas.

recassara 13/05/2024

Crescer não é fácil
Disso Maria Carmem sabe bem. Ainda mais quando aos onze anos, a pior idade do mundo, sua vida é repleta de solidão, seja na escola, em casa, ou mesmo em companhia. A solidão de Maria Carmem, realmente, não deve ser subestimada. No entanto, ainda hoje a solidão de muitas crianças, e também de adultos, também é despercebida, ignorada, não-vista. Maria Carmem às vezes se pensa como um incômodo, como se, ao seu redor, as pessoas não quisessem que ela existisse. E quem nunca se sentiu assim? Obrigada, Mariana Salomão, por fazer Maria Carmem existir. E como eu queria dizer pra ela que eu também quero que ela exista. Que essa solidão toda dela me faz lembrar muito a minha, tanto criança quanto agora, adulta, e quando a gente encontra alguém assim, parecida, a gente não fica mais tão sozinha.

poli 12/05/2024

Uma experiência diferente
Foi uma experiência bem peculiar ter lido um livro na perspectiva de uma criança. me senti muito imersa nos pensamentos dela e achei bem verdadeira a escrita (no sentido de que eu realmente senti que era uma criança que estava contando aquela história pra mim). é uma história bonita e triste, porque me passou aquela impressão do momento que estamos num limbo entre a infância e a adolescência e começamos a perceber o mundo ao nosso redor como ele realmente é, daí começamos a ter problemas e precisamos aprender a lidar com eles. é um livro bom, só dei 3,5?? porque apesar de ser bom, nao me surpreendeu taaaaanto assim. mas vale a pena a leitura!!

Gabrielli63 11/05/2024

Acho que é o primeiro livro visto por uma criança que eu li
Me identifiquei muito com a Maria Carmem em vários momentos, quando a gente é criança e tá aprendendo sobre o mundo, a gente pensa cada presepada. Como o livro mesmo diz as crianças podem ser mais solitárias que os idosos, estranho como a gente exclue a existência deles de vez em quando.
Quando precisar falar com uma criança, olhe para ela e escute o idoso.

ohnesara 11/05/2024

Tudo pela visão de uma criança é extremamente verdadeiro e triste, porque a gente lembra o quanto os nossos pensamentos infantis eram guardados e sofridos por estarmos em um mundo adulto e que não acolhe corretamente os pequenos.