Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Izaura Delfino 31/05/2024

?Acho que vem daí a palavra solidão. Pessoas tão sólidas que ninguém vai checar se estão ruindo.?

Que viagem fantástica. Enxergar o mundo pelo olhos e maneirismos de uma criança de 11 anos, desajustada e totalmente condenada por tudo ao redor. A autora consegue transportar a gente para o imediatismo e a sensação de o mundo sempre vai acabar que só essa idade permite. Leonardo se torna um ponto alto, como guia e principalmente como capaz de ver o que os pais falharam com Maria Carmem!

Devorei o livro e me apaixonei pela história dessa mini querida!

@umapoteito 31/05/2024

Que livro lindo!!
É impossível não se apaixonar por essa história, a protagonista é encantadora no meio da sua inocência, ao mesmo tempo que enxerga o mundo em toda sua complexidade. A escrita é maravilhosa, te levando na dança durante todo o livro. Sério, um dos melhores que eu já li, uma fofura que te faz pensar em tantas coisas; além de ter me transportado de volta pra confusão que é ter 11 anos. PERFEITO!!

am.dressa 31/05/2024

Boa leitura, fluido, as vezes você para pra pensar algumas coisas mas só isso, não tomou rumo nenhum. não me prendeu como eu achei que iria.

ester 31/05/2024

Me deixou com o coração quentinho, quero mais!

"? Tá vendo, no fim das contas estamos todos no banho-maria."

~moonlight 30/05/2024

Eu não sabia que se tornaria um dos meus favoritos do ano
Eu procurava um livro pra ler rápido antes do mês acabar e lembrei de um vídeo que eu vi com o trecho "Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo."
Mas nem em um milhão de anos eu adivinharia que se tornaria um dos melhores lidos do ano, mesmo estando em maio

Eu simplesmente não consegui soltar e marquei mil partes do livro, é divertido mas ao mesmo tempo traz reflexões tão profundas de uma maneira sensível, simplismente incrível gente serio

Renata Rocha 30/05/2024

Gostei
O livro é do ponto de vista de uma criança, nunca tinha lido algo parecido, muitos sensível a forma em que ela ve o mundo, me peguei várias vezes rindo e em outras sentindo a solidão de Maria Carmem, mas, não foi um livro que me marcou muito não.

Agat(h)a 30/05/2024

Sera que os adultos sao essas pessoas depois do banho maria?
Puro suco de traumas de infancia e essa maria carmem é uma figura, ela narra uns trem mto serio como se tivesse falando "ah, tomei um cafézinho" serio chega a ser engraçado amei o final amei tudo!!!

mariadsena 30/05/2024

Estamos todos em banho-maria
Maria Carmem é uma menina de 11 anos solitária e muito geniosa. Dedicada ao seu papel de aprendiz de escritora, a garota registra suas descobertas, pensamentos e tudo que lhe acontece na pior idade de todas.
?Se deus me chamar eu não vou? é um livro que consegue ser leve e ao mesmo tempo muito profundo. Mariana Carrara expressou a inocência da infância de forma muito poética, o que torna a obra ainda mais comovente, pois Maria Carmem, na sua tentativa de entender o mundo e as pessoas ao seu redor, muitas vezes sente-se culpada simplesmente por existir. Senti vontade de abraçá-la o livro inteiro.
O livro também explora temas sensíveis, como o bullying, os padrões da sociedade e a fé de forma muito coerente. É muito bem construído e faz com que o leitor realmente reflita sobre as consequências de seus atos e sobre o mundo ao seu redor. É, também, engraçado e curioso ver a diferença entre a visão de mundo de pessoas em diferentes fases da vida.
Em resumo, é uma obra que trata muito bem da solidão e das emoções na fase da pré adolescência, além de ser divertido e fluido. Recomendo muito a leitura, independentemente da idade.

Wayne 29/05/2024minha estante
Esse livro é lindo, foi surpreendente pra mim o quanto foi boa a leitura.?

Franciely.Zubricki 29/05/2024

Meio morno
Gostei do livro e fluiu bem, mas não senti tudo aquilo que pensei que sentiria, nem tirei muitas lições dele e as reflexões não me pegaram como pensei, mas gostei de acompanhar a Carme Maria. Vale uma releitura.

Celio.Saraiva 28/05/2024

Não há problema algum em estar em banho-maria
Acho que é um dos melhores livros de literatura contemporânea que já li. Normalmente levo uma semana para ler 400 páginas, mas esse aqui, de cerca de 100, levei duas semanas.

Precisava digerir bem lentamente - em banho-maria - cada um dos capítulos.

A polifonia, a metalinguagem, a complexidade temática na ótica de uma criança, tudo isso faz da obra uma pena com peso de um elefante.

Leticia276 28/05/2024

Nhe
Eu achei a escrita bem fluida e tranquila de ler, mas não senti que esse livro chegou em lugar algum. conta a história, tem algumas reviravoltas, e é isso, nenhuma conclusão nem nada. não gostei.

taypyx 28/05/2024

hillary78 28/05/2024

Sensivel
É sempre difícil ler algo do ponto de vista de uma criança, é nu e cru demais, doído demais principalmente nessa idade que tudo parece ser um grande vazio, inclusive si mesmo.
É normal quando crescemos esquecer de como é difícil passar por tudo isso, e esse livro veio pra me lembrar um pouco disso também

?Ninguém passa pra conferir se o vento nao me levou porque sou inteira sólida. Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo.?
Lindo demais, sensível demais, queria ler esse livros aos 11

karolina 28/05/2024

"? ta vendo, no fim das contas estamos todos em banho maria"
"percebi que ja sei encerrar os capítulos. eles encerram sozinhos, eles acham a hora deles"

se deus me chamar não vou. um livro que usa uma escrita tão simples, mas ao mesmo tempo consegue ser profundo em tantas camadas

"ficou sendo meu segredo. minha grande falha. o dia em que a vovó só precisava de uma mentira, e eu não tive coragem."

maria carmem, com m, é uma criança muito inteligente e observadora, e ao mesmo tempo, tão, tão solitaria. mostra pra gente como 11 anos pode ser a pior idade de todas.

temos ao longo do livro o coridiano da menininha, como ela enfrenta a idiotice dos colegas de classe

"discrição a gente tem quando está fazendo alguma coisa errada. ? não, carmem, às vezes a gente é discreto porque os outros são errados"

e como ela lida com a entrada de um novo membro a sua quebrada familia

"?só por isso
?e por que a gente prefere que você exista"

pensa sobre morte o tempo todo, ja não acha mais que deus existe, e se existe, ao menos não da a minima pra sua insônia.

" depois que eu descobri que a morte pode ser desse jeito, eu conclui que ela também não precisa avisar quando esta chegando"

é muita dor dentro de uma criança só, e ver a maneira como isso é narrado é unica

"começam a subir os créditos com o meu nome (maria carmen rosário) e toca uma musica que não é boba, mas também não é do tipo que favorece a morte. the end"

se deus me chamar não vou.