Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

tinhooo 26/03/2022

gostei muito desse livro, talvez seja o meu favorito de contos dela (talvez). já tinha lido alguns contos, mas os novos foram sensacionais. acho que o que mais me encantou foi o fato de conseguir enxergar a clarice nas personagens. muito bom!

Marcos 17/03/2022

Entre nos pensamentos de Clarice
Clarice adora narrar os pensamentos de seus personagens. Pensamentos poéticos e filosóficos, cheios de emoção e razão.

Mais mimhas dúvidas quanto as características da autora aumentaram ao invés de diminuir. Um de meus objetivos com a leitura era conhecer Clarice, mas lendo-a só percebi que não conseguiria conhecê-la tão facilmente. Talvez precise de mais.

sam | @msamlima 10/03/2022

Clarice dialoga com o lado de dentro
Em Felicidade Clandestina, Clarice é a personagem de quase todos os contos e é nítido o quanto a mulher vivia em constante estado de observação. Marina Colasanti diz no posfácil " A atenção de Clarice sempre teve dois gumes, ao mesmo tempo voltada para fora e sangrande para dentro". E de fato a autora não pode ser alcançada através da razão. O seu observar-o-mundo se volta pra dentro e ganha corpo em pontos de interregação e desconhecimentos no esforço de auto conhecersse e conhecer a essência da vida. O que liga todos os contos dessa obra é o inesperado, o suspenso, como certo dia ela pontua "No que precede o acontecimento - é lá que eu vivo".
Contos preferidos: Miopia progressiva, Perdoando deus, Uma esperança

kote 03/03/2022

muito bom
essa é a primeira vez que eu entro em contato com a obra da clarice e foi muito melhor do que pensei que seria
tive que ler o conto "restos de carnaval" pra fazer uma atividade e acabei gostando do estilo de escrita e decidi pegar emprestado na biblioteca
a forma que ela sempre escolhe as palavras certas pra transmitir sentimentos é muito sensacional, sério
não dava vontade de parar de ler nunca!!! sem contar que os temas são muito cotidianos e é fácil se identificar com o que acontece
pretendo ler outros contos e também os romances dela, sem dúvidas uma das maiores escritoras br

lunita0 28/02/2022

Muito Bom
Clarice tem uma escrita espetacular.
Admito que exigi muito esforço para entender a intensidade de suas palavras.
É um livro que se deve ler com muita calma e atenção. E te prometo que valerá a pena! Que experiência!

DindocA 23/02/2022

Como matar baratas
Tive dificuldade de entender alguns contos, mas isso não diminui a qualidade da obra, até porque a dificuldade de entendimento pode ter sido unicamente minha.

Alguns contos são muito doidos.

Melhor conto: A quinta história - "queixei-me de baratas".

Math 22/02/2022

Felicidade clandestina
Achei incrível esse livro, desde as primeiras até as últimas páginas, recomendo para todos, sem dúvidas um dos melhores livros que já li. Textos como: Felicidade clandestina, A criada, Miopia progressiva, Restos do Carnaval, Perdoando Deus, me fizeram pensar de outra forma sobre muitos assuntos. Ler clarisse é como ler a si mesmo.

Lari 13/02/2022

mundo dos livros
FELICIDADE CLANDESTINA +12
Deus..., oq eu vou falar desse livro...
ele foi a perfeição da minha vida, pq como quase toda bookstan eu era uma menina que odiava livros, e felicidade clandestina foi oq mudou isso; eu lembro que no 6 ano eu era a popular da escola e bla bla bla, quando a professora chegou e disse pra gente pegar um livro eu fiquei muito desanimada kkk até que eu peguei esse livro, como a pandemia se espalhou eu tive que sair da escola, e agora no 8 ano sou uma nerd de livros..., fazer oq escola é escola kkkkk, mais eu nem ligava pois esse livro fez uma mudança grande na minha vida de um jeito que eu nem sei explicar, ele me fez ver tudo com a clareza que eu precisava, eu me apaixonei por ele e ele sempre vai ter um cantinho especial no meu coração.
HISTORIA:
esse livro é um compilado de 25 contos maravilhosos, Com historias carregadas de subjetividade ela coloca o leitor sutilmente em discussões sobre a existência humana, amadurecimento e família a partir de conceitos simples.

Ludmila90 30/01/2022

Clarisse que autora brilhante, suas histórias sempre cativantes.

As histórias sempre terminando com um ponto de interrogação, fazendo o leitor praticamente imaginar o final!
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante

Moacir 30/01/2022

A felicidade clandestina é o amor. O amor destilado por todo o livro, em todos os contos. Amor pela Esperança, e esperança no amor; amor pelas galinhas e seu modo de existir; amor pelo professor e a transformação a partir da delicadeza; amor primeiro, o despertar do amor: "Ele acabara de me transformar em mais do que o rei da criação: fizera de mim a mulher do rei da Criação" ou "Ele se tornara homem"; amor pelo vinho: "de vinho quer-se pouco da fala e mais do vinho".

Belíssima e amorosa leitura.

mari 29/01/2022

maravilosa
clarice é muito profunda em suas histórias, suas palavras. amo o jeito como ela mostra a ignorância essencialmente divina e vital. sem páreos.

Lely 27/01/2022

"aflita de tanto gostar"
Clarice na sua genialidade, na sua escrita única, sua forma de transformar momentos simples em grandes e profundos acontecimentos. A sua "encarnação involuntária" na observação dos personagens.

Dri 26/01/2022

Felicidade Clandestina-Clarice Lispector
Felicidade Clandestina é um livro composto por 25 contos que a autora escreveiu,entre os anos de 1950 e 1960,alguns contos foram escritos para o Jornal Brasil,e outros são exclusivos da coletanea.O livro foi publicado em 1971,alguns anos antes de 'A hora da estrela"
Os contos são apresentados de uma forma simples,com situaçoes e acontecimentos, do cotidiano(dia a dia)que de forma sutil insere o leitor em discussões sobre o ser humano e sua existencia humana ,e psicológicas.O livro fz mesmo com que você pare e reflita.Como seus personagens são tratados de uma forma profunda psicologicamente isso faz com que se tenha um desenvolvimeto perfeito do enredo.
O livro apresenta também contos densos e outros mais curtos,mais igualmente profundos e reflexivos.Mais também tem a diferença de serm difentes entre si em questão de conteudo,reflexão e forma.As narrativas são apresentadas,de forma subjetivas e com traço de intropecção..Algumas das historias contadas em "Felicidade Clandestina"falam das experiencias da propria autora,e tem forte carcateristicas da autobiografia,e que ao mesmo tempo nos faz refletir,não sei exatamente se no final foi esse o propostio dela, ou apresentar apenas a sua propria reflexão.(como a historia de um animal que se aventorou em se esconder na casa de Clarice,a simples perccepção do ovo).Outros contos mesmo que fitcicios nos fazem refletir como(a menina que só queria um livro empretado,etc...)
O livro faz jus,ao seu titulo já que da ao leitor a sensação do clandestino.Do não pertencimento,mais de uma vez,o livro retrata a feliciadade que aconteceu para um personagem,ou uma feliciadade que ocorreu para um personagem de forma mais curta e passageira mais que foi experimentada,tendo asssim a sensação do clandestino,ocorre também no livro uma felicidade que não ocorreu.,não foi alcanzada por algum personagem,acho que não teria titulo melhor que definisse tanto esse livro.
Uma caixinha de surpresas seria esse livro,cada conto lido,tem o poder de gerar uma ansiedade boa para ler o proximo conto,esse livro deixa o coração quentinho,e o melhor é um livro relativamente curto e fácil de se ler e mergulhar na profundidade caracteristica de Clarice Lispector,pelo menos na minha opinião.
Se tornou um dos meus livros prefridos da CLarice Lispector,minha querida Clarice,que traz e trata a alma do ser humano,de uma forma tão profunda e peculiar, própria de sua escrita.

João 23/01/2022

clarice lispector em sua clandestinidade
é tão fácil conversar com clarice dentro da minha própria mente, mas externalizar os pensamentos torna-se complicado.

nesse livro, a autora traça personagens que tentam captar a essência clandestina da vida, que supostamente estaria na felicidade ? como diz o conto que dá título à coletanea.

diversos leitores não sabem por onde começar a ler clarice, então fica a dica! essa é uma ótima porta de entrada para tudo o que essa mulher fenomenal escreveu.

ademais, felicidade clandestina virou o meu livro favorito da vida, disputando esse 1° lugar com "perto do coração selvagem", da mesma autora.

a título de curiosidade, os contos dos quais mais gostei foram restos de carnaval, perdoando deus, menino a bico de pena e a criada. o texto que carrega o nome da obra também é sensacional e peculiarmente prazeroso de ler.

desbravar as curvas que felicidade clandestina faz ao se desenrolar nos proporciona a clandestinidade que certamente inundou clarice ao escrever seus textos.

joaoggur 22/01/2022

A felicidade é sim clandestina.
Clarice não precisa ousar para fazer um texto difícil, profundo e melancólico. Talvez isso seja quase como uma ironia: seus contos abordam de galinhas a dramas adolescentes, temas de primeira vista bobos, mas conseguindo os desenvolver ao ponto de duvidarmos da nossa alfabetização.

?Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.?

Ótimo para quem quer iniciar na autora.