Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Lua 14/02/2024

Um livro cheio de contos da Clarice, diferente dos que eu já li. Eu amei varios contos, outros eu fiquei sem entender por isso dei quatro estrelas. Mais pra frente irei reler, com certeza.

evemm 12/02/2024

Felicidade clandestina
"Sei que o que escrevo aqui não se pode chamar de crônica nem de coluna nem de artigo. Mas sei que hoje é um grito. Um grito! De cansaço. Estou cansada! [...] Amar nunca impediu que por dentro eu chorasse lágrimas de sangue."
Clarice foi uma mulher de inspiração, amo os livros dela, irei ler mais esse ano, gosto de como ela faz uma bagunça na nossa cabeça com seus textos KKKK, leiam clarice, não vão se arrepender.

Dirlene Piagio 09/02/2024

Não tem como escolher um só...
Contos profundos e maravilhosos para mergulhar na mente de Clarice. Amei cada um deles e tive que me policiar para não ler muito rápido, o livro é muito fácil de imersão. Ao final dos contos, há um posfácio incrível da Marina Colasanti, o qual fala um pouco sobre Clarice: gostei muito desse desenrolar de um fio que liga todos os contos do livro e de algumas influências da autora.
Vou citar Felicidade clandestina porque é o carro chefe, mas todos são esplêndidos: a protagonista é tão cheia de vida que convida o leitor a viver o que ela está sentindo, ainda mais quando se trata do desejo de se ter livros e do amor que sentimos por eles. Quem não se identificaria?
E Restos do Carnaval, logo em meados de fevereiro! O carnaval chegando e eu só consigo pensar no passado da autora e na bagagem que este deixou nos contos dela. É possível contemplar a sensibilidade dela ao se expressar através da máscara da escrita.
A legião estrangeira é outro conto marcante para mim. Qual criança repentinamente não se comportou após uma traquinagem sem precedentes ansiando por uma redenção? Ofélia, queria saber o como vc fez essa proeza, mas te entendo.
Cem anos de perdão... Muito bom.
Enfim, não consigo escolher apenas um, então indico o livro como um todo. É muito bom.

Pbfx901 08/02/2024

Essa mulher...
O primeiro livro que eu leio dela. Preciso dizer que minha experiência de leitura não foi incrível, acho que não consegui entrar em algumas histórias e fiquei até entediada em alguns momentos.
Apesar de ter sido um desafio, gostei de conhecer sua escrita e acredito que os próximos livros vão me fazer gostar bem mais, já que não sou chegada em conto.

Lido em fevereiro de 2024.

Raven3 08/02/2024

Simples e extraordinário: Clarice Lispector
"Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante."
Eu não sei muito bem como descrever o dom da Clarice para transformar coisas cotidianas e ordinárias em lições de vida extraordinárias. É meu segundo livro da Clarice, e posso dizer já, agora, que entendo o porquê dessa mulher ser uma marca tão grande para a literatura brasileira, que honra poder ler uma escrita dessas.
Recomendo muito. ?

Adriana791 07/02/2024

Livro: Felicidade Clandestina
Autora: Clarice Lispector

Mesmo sem conseguir compreendê-la completamente (acho que nem ela chegou a tanto), amo muito a escrita da Clarice.

Felicidade Clandestina é uma coletânea de diferentes contos escritos em várias fases da vida da autora.

É um bom livro pra quem quer tomar conhecimento da autora.

Gostei de vários contos apresentados.
Restos de Carnaval me emocionou muito. O grande passeio me entristeceu. Tentação me fez lembrar de uma amiga ruiva com seus cães ruivos. Em A quinta história fiquei encantada com a genialidade de Clarice que transformou em reflexão de vida uma receita para acabar com baratas.

Enfim, Clarice é assim: emoção, identificação, reflexão, filosofia e o que mais pudermos extrair de sua obra.

Convido os interessados a conhecer e se perder no mundo de Clarice. Ninguém sai igual entrou nesse mundo. Pode ser até que se encontre.

Hainoan.MendonAa 06/02/2024

;)
Não cheguei a ler o livro todo, salvo engano só li até "O ovo e a galinha". Esse livro se tornou especial pra mim, pois foi através dele que me conectei uma uma prof maravilhosa. Ela não me dá aula mais, porém estará sempre em meu coração ??

Jullia.Bassetti 03/02/2024

Ninguém é como ela, o jeito que Clarice é profunda e implacável em cada história, por mais simples que seja, ela te envolve e te seduz com aquelas almas que sequer existem, mas marcam profundamente.

Natty hills 01/02/2024

Tinha me esquecido do quão triste ra esse livro, devia ter escutado melhor meu professor. Ele te faz pensar muitas coisas, te faz passar raiva e no final você só quer abraçá-la.

analu 01/02/2024

"A felicidade sempre iria ser clandestina para mim."
Sempre tive vontade de ler Clarice, mas até então não tinha coragem por achar "complexo demais". No final do ano passado prometi que iria dar uma chance e foi uma das melhores promessas que eu fiz.
Ler Clarice pela primeira vez foi impactante, e acho que "Felicidade Clandestina" foi um bom começo. A abordagem de diversas temáticas a partir de diferentes fases da vida trouxe um panorama geral do que é essa autora tão genial. Desde suas origens, na infância, até as reflexões sobre maternidade, já adulta, Clarice coloca de modo explícito as questões e angústias que marcam cada uma de suas etapas.
Outra coisa que me deixou mais curiosa para continuar minha leitura foi o fato de que "Mais do que apenas observar, ela se encarna no outro para tentar entendê-lo. [...] ela busca o entendimento do outro e, através dele, o entendimento de si [...]", como bem pontuado no posfácio dessa edição. Lispector é capaz de adentrar na psique de suas personagens de tal maneira que nós leitores somos acertados com certa identificação a cada conto lido.
Tive a honra de poder mergulhar na literatura deliciosa que Clarice nos proporciona e espero ansiosa pelas próximas obras.

mik4xzz 29/01/2024

Fiquei meio confusa quando percebi que era um livro de contos, mas gostei muito.
adoro a escrita da clarisse, porque ela explica muito bem cada detalhe do momento que está ocorrendo, mas as eu fico "?" com a escrita por ser muito detalhada.

Jhana Monteiro 28/01/2024

Lendo Clarice
Por duas vezes tentei ler os romances de Clarice e não consegui. Isso me incomodou imensamente, afinal é Clarice Lispector. Conseguia perceber claramente a qualidade da escrita, mas simplesmente não conseguia me prender à história e ao seu estilo. Quando me resignei que talvez Clarice não fosse para mim, recebi aleatoriamente a dica de ouro: comece pelos contos.

Essa sim foi uma experiência muito mais prazerosa! Apesar dos seus altos e baixos (os contos envolvendo animais seguem me atormentando, embora o das baratas tenha trazido uma sádica satisfação, o que mostra muito de minha hipocrisia), observar como a mente dela funcionava foi fascinante.

Foi uma leitura lenta, mais lenta que meu usual, mas até hoje me pego pensando em algum conto que li meses atrás. Precisei de tempo para digerir Clarice, mas foi o processo de leitura mais honesto que já tive.

Enfim, me sinto preparada para o próximo desafio.

Mano Beto 26/01/2024

Clarice para todos os gostos
Depois de dar a mão em A Paixão Segundo GH, fui abraçar os contos do livro Felicidade Clandestina. Aqui temos uma Clarice acessível para várias emoções e sentimentos em seus contos que dialogam com o cotidiano. Temos também contos onde a cabeça fica pensando, pensando - "mas o que foi isso?" como O Ovo e a Galinha por exemplo. O conto Come Meu Filho me arrancou algumas risadas gostosas.

De todos os contos, o que me deixou mais impressionado foi Perdoando Deus - "Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho de minha natureza?"

Tudo ao seu tempo mesmo eu querendo ter dito o antes com você, Clarice. Agradeço, mas me aborreço.

lis 26/01/2024

Juro eu quase nn terminei, nn indicaria para quem ta começando pq ele cansa kkkk a linguagem dela é linda- uma obra prima mas nao prende pq sao varios contos e alguns sao chatinhos mas em compensação outros são maravilhosos. Enfim 3 estrelas esta bom

laiscunhaf 23/01/2024

Felicidade Clandestina
Clarice mostra uma sensibilidade única ao falar sobre emoções e relacionamentos. Suas histórias muitas vezes desafiam o jeito que a sociedade vê as coisas e fazem a gente pensar sobre as normas que existem.

Gosto de como sou obrigada a pensar enquanto procuro entender a mensagem que ela quer me passar, e gosto também de quando eu só não dou a mínima, assim como ela, e só leio palavras por serem palavras. E no final, a mensagem vem da mesma forma.

[2023]