Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Renata 20/03/2023

Cada vez mais me aprofundando nas águas de Clarice ??
Clarice conseguiu, mais uma vez, me encantar com suas histórias. Dessa vez, com os seus contos. Por serem histórias mais curtas, não são tão aprofundadas, como nos romances, porém isso não quer dizer que não são histórias intensas. São muito intensas. Eu me identifiquei com várias! Consegui captar a essência de algumas e outras precisaram de um exercício maior (pesquisa de análises)... Interpretei algumas da minha forma e outras só consegui interpretar por completo com a ajuda das análises. De todo jeito, aprendi muito. Fui feliz (literalmente) e absorvi Clarice da melhor forma possível: devagar e sentindo.
Os meus contos favoritos foram: Felicidade clandestina, Evolução de uma miopia, O grande passeio (esse conto é lindo, lindo, lindo), Perdoando Deus, O ovo e a galinha, A legião estrangeira, Os desastres de Sofia (um conto muito inteligente), As águas do mundo (me identifiquei horrores) e Encarnação involuntária.
Todos os contos tiveram os seus valores para mim e, com certeza, vou querer relê-los em algum momento. Clarice é assim pra mim: precisa de releitura porque uma só vez não me é suficiente. Amo! ??

Pris_cina 19/03/2023

Confusão não é genialidade
Difícil criticar um livro tão elogiado... Porém, não vejo nada de maravilhoso em confundir o leitor. Não sei se me faltou inteligência ou se foi o meu desinteresse aumentando ao longo do livro, mas não acho incrível um conto que ninguém entende nada sendo aplaudido kkkkkk
Sempre tento separar o escritor da obra, não é porque um escritor é considerado "gênio" que tudo o que ele escreve é genial. Às vezes um gênio escreve algo ruim, como foi o que aconteceu em alguns contos desse livro. Confesso não sentir orgulho de não saber apreciar algo que tantos adoraram, mas é isso...

judecardrn 19/03/2023

Clarice <3
"não era mais uma menina com seu livro: era uma mulher com seu amante."
nem sempre curto livros de contos, mas a escrita da clarice dá gosto de ler, compreender e sentir cada palavra como um toque na sua pele.
maravilhoso.

Lucas.Matsumura 18/03/2023

Para Lispector, a autora que mais admiro
Clarice Lispector faz jus ao seu nome. De forma genial, mas sutil, aborda assuntos universais sem deixar de colocar a sua marca. Admito que não me lembro de qual momento histórico-literário Clarice faz parte, mas considero até irrelevante, já que Felicidade Clandestina e seus contos vão ser eternamente marcados pelo toque único de Lispector. Que obra perfeita!

Candido Neto 14/03/2023

Quase perfeito.
O ovo e a galinha...
Quem já leu várias vezes sabe, quanto mais ler menos se sabe sobre o que se leu.
Fora isso Lispector sendo Clarice.

Ramalho 12/03/2023

Sentimentos conflitantes
Nessa obra de contos Clarice aborda sentimentos conflitantes, ao mesmo tempo que algo causa emoção isso também pode ser fora dos padrões ou não correto. Ótima leitura.

eliza 11/03/2023

Escrita esplêndida! muito boa de acompanhar e ler, chega a ser prazeroso. em contrapartida, o livro é muito denso e tem algumas histórias que são de fato cansativas.
de modo geral, eu gostei e me deu muita vontade de ler mais clarice.

Maria 02/03/2023

Arrebatador
Resenhar Clarice, tentar resumir qualquer coisa que ela escreva, não é somente uma grande prepotência, mas um crime.
Nem Clarice definia-se, nem mesmo ela se explicava ou fazia questão de ser compreendida. Escrevia e pronto. Sorva, deguste, engula.
Quem sou eu para analisar e dizer o que ela quis significar com cada linha?! Ela própria já o fez nos contos que escreveu, não é suficiente?
Alguns escritos de Clarice não se entendem, se sentem, e isso basta. Outros a gente se convence de que entendeu, porque a mente busca uma explicação... Mas ler não é necessariamente compreender, analisar, dissertar e tirar grandes conclusões, às vezes ler é apenas o prazer da inércia, de estar suspenso num outro mundo, de sentir as palavras e de se sentir compreendido por um pedaço de papel... Clarice buscava compreender a humanidade de forma crua, é isso que encontramos em Felicidade Clandestina

Félix 02/03/2023

Clarice
Eu amo a forma como a Clarice desenvolve, mesmo em pequenos contos, as coisas.

Tem coisas que a gente sente e intende e tem coisa que a gente apenas sente. Ela usa de metáforas, ela escreve em metaforas, em duplos sentidos. A sensação que eu sinto lendo é como se eu estivesse descobrindo um mundo mágico, poético.

clarabreslauer 02/03/2023

Clarice é definitivamente gênia.
O que dizer sobre esse livro? meu primeiro contato com a clarice e foi definitivamente novo. quando iniciei a leitura li umas 50 páginas de uma vez e engatou bem porém ao longo do tempo a leitura foi "dificultando" um pouco. as vezes me vi não entendendo completamente aquilo mas ainda sim sentia algo que não consigo explicar e fui verdadeiramente tocada por essa escrita. acho que essa é a mágica de clarice lispector. minha nota poderia ser maior mas a minha experiencia de leitura pessoalmente poderia ter sido melhor mas de nenhuma maneira tira o mérito do livro.

Caroline 25/02/2023

Inspirador
Esse foi o primeiro livro da Clarice que li, e n achei esse bicho de sete cabeças que as pessoas tanto falam,
Foi até que bem fácil de ler, claro que teve certas partes mais poéticas e difíceis de compreender, mais tocaram o fundo da minha alma.

Concordo qnd dizem que Clarice é para sentir não para entender.

Hilsa Camargo 24/02/2023

Contos aleatórios do cotidiano, aparentemente sem muita relação entre eles

O padrão de Clarice Lispector pode ser bem confuso para quem não está acostumado com as obras da autora

Ivanildo16 23/02/2023

A felicidade nos detalhes
Clarice traz contos de uma extrema maestria como nenhuma outra. O mergulho interior em cada um dos seus textos faz o leitor enxergar a vida sob uma nova ótica. O olhar de uma criança, a importância do sentir sem restrições, o simples que é enaltecido. O ser clandestino é esconder o verdadeiro significado da felicidade.

Kailane 22/02/2023

"O pinto, esse piava."
Gostei demais desse livro, apesar de ficar meio confusa com todos os contos que envolvem ovos, pintos e galinhas.lkkk

ps:Agora até na hora de fritar um ovo eu lembro da Clarice.