Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Joy 03/02/2023

No começo tentei entender Clarice com a ingenuidade de quem lê sua escrita pela primeira vez, porque realmente era a primeira vez. Mas aos poucos fui percebendo que a gente não lê a escrita de Clarice, de alguma forma a gente lê Clarice e como se lê alguém que nunca conhecemos? Um traço do desconhecido, como olhar para um corredor escuro e não encontrar interruptor. Deixei a tentativa de lado e foi a melhor coisa que fiz. Permiti que as narrativas me contassem o que elas quisessem contar e vez ou outra esbarrava em Clarice, esbarrava em mim mesma, nos meus sentimentos também. Amor, incompreensão, solidão, vontade de pegar nas mãos o que é frágil. Uma ótima leitura, talvez uma das melhores até agora.

mabi 31/01/2023

honesto e sensível.
Essa coletânea trás o mundo através da lente de Clarice, sua escrita é franca e profunda, seus contos trazem momentos sinceros da vida, aqueles que ninguém nunca parou para notar. Desde a ininteligibilidade da mulher à galinha. Clarice me arrancou lágrimas e suspiros, uma leitura calma e fluída com gosto de quero mais! Alguns trechos mais marcantes que outros, mas nunca esquecíveis.

Sabelpimenteel 25/01/2023

?A um certo modo de olhar, a um jeito de dar a mão, nós nos reconhecemos e a isto chamamos de amor.?

Isabela500 25/01/2023

Esperança de Amizade Sincera para ter Felicidade Clandestina
Clarice como sempre nunca decepciona. Os contos trazem uma ótima reflexão. Cada conto traz um tema que faz as pessoas pensarem sobre si mesmos. Não é uma leitura muito fácil, pois é uma característica dos livros de Clarice serem um pouco mais difíceis de ler, mas os assuntos implícitos, que são pouco comentados pela sociedade, que elas traz aqui de maneira mais leve mostrar como ela consegue tocar o interior das pessoas por meio de histórias.

carlistar 24/01/2023

?Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe.?
É de se dizer, no mínimo, fascinante o modo como Clarice Lispector evidencia a complexidade dentro do simples, do corriqueiro, cotidiano em suas obras. Não canso de dizer que não há leitura igual à leitura de Clarice - sim, de Clarice, figura presente em cada uma de suas obras, seja em carne ou essência, memória ou sentimento. A cada página que lia de Felicidade Clandestina, era como se estivesse datilografando páginas de um diário, meu próprio diário, e quando me dei por conta eu era Clarice e Clarice era eu na mais genuína expressão de mim.

Felipe99 24/01/2023

Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector
Para Clarice Lispector, todas as coisas da vida se tornam reflexo?es existenciais e, na?o e? diferente em ?Felicidade Clandestina? obra composta por 25 contos que reflete diferentes e?pocas da escritora. Como quem na?o quer nada com sua escrita intimista, Clarice é absurda e nos deixa bem envolvidos, reflexivos e cheio de sentimentos com va?rios significados.

Meu primeiro contato com a escrita de Clarice foi lendo o conto ?felicidade clandestina? na escola atrave?s de livros dida?ticos, e logo me encantei com tamanha sensibilidade. Sempre quis ler uma obra completa dela, e consegui no comec?o desse ano lendo ?Felicidade Clandestina? e que bom reler o conto que li no ens me?dio e conhecer outros. Sobre a escrita de Clarice, na?o esperava menos da autora, ta?o intimista e aute?ntica que encanta qualquer leitor. Clarice sem du?vida se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Felicidade Clandestina?, ?uma esperanc?a? e ?o ovo e a galinha? sa?o meus contos favoritos desta maravilhosa obra.?

pam.ggs 21/01/2023

Reflexivo
É inegável a excelência e magnitude da escrita de Clarice Lispector. Nada em sua escrita é clara e simples, e caso o seja, sempre há uma significação entrelinhas.

Cada conto teve sua particularidades. Alguns mais tranquilos de serem interpretados, e por interpretação eu considero uma interpretação singular do leitor, e não necessariamente a que a autora objetivou ao escrever; outros contos, ainda que uma parte ou outra pudesse ser entendida como uma matáfora ou algo do tipo, foram mais complexos e talvez exijam um tempo maior para reflexão e mesmo maior "experiência" em leituras como essa.

Ótimo livro

S.Paz 21/01/2023

Minha felicidade é clandestina
Eu arrisco dizer que os melhores contos estão todos contidos em Felicidade Clandestina.
Eu pude sentir as mais diversas sensações... O êxtase comumente sentido quando Clarice traduz em palavras aqueles sentimentos que nós temos no fundo do coração, que parecem ser tão incomunicáveis que pensamos "será que estou sozinho?". Foi tão extraordinário que eu parecia estar lendo aos gritos mesmo em silêncio. Parecia que tinha alguém conversando comigo mesmo estando sozinha.

No final das contas, a maior parte dos contos é sobre essa felicidade, essa alegria tão suada e conseguida, tão clandestina e muitas vezes pequenas que nós lutamos dia após dia para tomar um único gole que seja porque, ah... É tão gostosa!

Meus contos favoritos:
? Perdoando Deus. (O mais forte que há, na minha opinião)
? Restos do Carnaval. (Falou muito para mim sobre o processo de reconhecer a si mesmo)
? O Primeiro Beijo.

Uma das diversas marcações que fiz:

"É porque no fundo eu quero amar o que eu amaria ? e não o que é. É porque ainda não sou eu mesma, e então o castigo é amar um mundo que não é ele. É também porque eu me ofendo à toa. É porque talvez eu precise que me digam com brutalidade, pois sou muito teimosa."

camilly 17/01/2023

o livro é bom porém achei uma leitura um pouco exaustiva, são contos que fazem você pensar sobre mesmo depois de terminar e seguir para outro

de.castro 13/01/2023

Clarice.
Minha idolatrada Clarice, como eu amo essa mulher!!
Clarice não é apenas um nome e sim um estado de espírito.

Liss 12/01/2023

achei algumas coisas complicadas e um pouco exaustivas, gosto mt dessas tomadas de consciências dos narradores dela
dentre todos, felicidade clandestina provavelmente foi meu conto favorito

santiagostairs 12/01/2023

foi o primeiro livro da clarice que eu li e mesmo assim tenho a completa certeza de que ela é uma das escritoras mais brilhantes de toda literatura brasileira.

não tenho certeza se entendi todos os contos, ainda não to acostumada com a escrita da clarice, mas o pouco que entendi ?ou pelo menos acho que entendi? me fez ficar imóvel e em completo silêncio por 5 minutos.

é simplesmente genial como essa mulher fala sobre coisas que parecem tão banais no nosso dia a dia ?o ovo e a galinha? e mesmo assim te faz refletir sobre absolutamente toda a sua existência.

enfim, sem dúvidas se tornou uma das minhas escritoras favoritas e pretendo ler mais livros dela.

sem dúvida alguma eu vou reler "felicidade clandestina" daqui uns anos! tenho certeza que com outra mentalidade vou ter uma outra visão sobre as coisas que li.

Lívia 11/01/2023

era uma mulher com seu amante
amei os contos selecionados e a forma como foram dispostos, consegui sentir que o livro tem a essência da clarice, é perfeito pra quem quer começar a lê-la.

Bruna3501 10/01/2023

Na minha opinião nada especialista, Clarice Lispector é a escritora mais brilhante da língua brasileira. Lenda.

Davi.Melo. 09/01/2023

Clarice, apenas Clarice.
Livro espetacular, foi a primeira obra dela que eu li e oque esperar da maior né, contos incríveis, confesso que teve alguns que eu precisei de uma interpretação mais profunda minha, mas outros, me surpreenderam muito?falando um pouco sobre a autora, eu sou muito fã da Clarice, a história de vida dela sempre me chamou atenção, a linguagem poética dos livros dela me encanta. Eu sou uma pessoa com a dicção não muito boa, consigo me expressar melhor pela a escrita do que pelas as palavras que saem da minha boca e muitas vezes me vejo muito como a Clarice?admiro-te Clarice Lispector!