Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector




Resenhas - Felicidade Clandestina


537 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Lyaria 23/08/2020

Este livro contém 25 contos, não é uma leitura fácil, são histórias que necessitam de total atenção e energia, afinal não são nada convencionais.
Clarice é uma grande escritora e tem um jeito único de descrever a essência humana, só lendo para sentir oque é Clarice.
Jaque Assunção 25/08/2020minha estante
Creeeedo




@andressamreis 19/10/2020

Encantada!
Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

Que obra!
São 25 contos em 160 páginas, o que dá uma média de seis páginas e meia por conto, pouco né! Mas não se engane, nestas páginas cabem o mundo. É Clarice!

Vou te dizer o que estes contos não são: superficiais e também não narram grandes aventuras e acontecimentos. É Clarice!

Também não sei o que são, porque me perdi em suas palavras. Há sempre um ponto focal que pode ser uma mulher, um livro, um inseto, um jantar, mas Clarice nos faz andar em círculos, nos faz ir e voltar, ir e voltar é inebriante, nos mostra como o grandioso está no detalhe. Que a felicidade nos foge, porque é sorrateira, pode esconder-se em uma observação de inseto, de um ovo e de uma galinha, de um casal que aguarda o primeiro beijo, na leitura de um livro desejado, no salto para o nada. A felicidade é clandestina!

Talvez seja nossa atenção e percepção que nos mostrará os caminhos clandestinos para a felicidade.

Percorrer estes 25 contos não foi fácil pra mim, em Ovo e a Galinha, me perdi (óbvio né), em A Mensagem também não consegui acompanhar a troca de expectativas entre o casal. Mas me encantei em Uma Esperança, Felicidade Clandestina (precisei reler), O Grande Passeio, Perdoando Deus (grifei quase tudo). Os demais contos me tocaram em diversas intensidades.

Ler Clarice é pra vida toda. A leitura não se esgota quando se fecha o livro! As frases e imagens ficam na memória nos incomodando, daqui uns dias sei que terei que reler. É um encontro com a arte literária que toca e transborda.

Que luxo poder ler no idioma original!

Tem um filme que gosto muito "O fabuloso destino de Amélie Poulain", no meu humilde repertório considerei que ambas nos passam a mesma mensagem: a magia do detalhe!
Gostaria de ver como Clarice narraria a cena em que Amélie afunda os dedos nos grãos vendidos a granel. Ou como o quitandeiro mau humorado cai nas armadilhas de Amèlie, por fazer tudo no automático, sem observar, sem estar atento.

Deixo aqui duas recomendações: Clarice e Amélie Poulain
Ana Paula Medeiros 19/10/2020minha estante
Como eu amo suas resenhas!


Marta Skoober 25/10/2021minha estante
Meu favorito A esperança!




natália rocha 09/11/2020

Enquanto lia esse livro comentei nos stories do @livrosporaqui que tinha bastante dificuldade com a leitura de contos, nem sempre eu consigo ser impactada por essas breves narrativas.

Com Clarice, em Felicidade Clandestina, sinto que foi ‘’oito ou oitenta’’: alguns contos eu achei incríveis, me causaram até pequenos êxtases ao serem lidos; já outros, passaram batidos.

Os contos não narram grandes acontecimentos exteriores, o foco dos enredos com Clarice é o interior, o psicológico. Ela foca nos detalhes, no insignificante, e no quanto esses podem ser grandiosos.

Alguns contos são difíceis de acompanhar, a gente se perde, volta, anda em círculos tentando acompanhar o pensamento da autora. É preciso muita atenção para entender o que ela quer dizer. Meus contos favoritos foram justamente nesse estilo, como ‘’Perdoando Deus’’(eu acho que sublinhei o conto inteiro), ‘’O ovo e a galinha’’, ‘’A Legião Estrangeira’’ (nesse conto eu achei o máximo quando ela chama erro de ‘estrabismo de pensamento’), ‘’Os Obedientes’’, ‘’Os desastres de Sofia’’, ‘’As águas do mundo’’ e ‘’Uma história de tanto amor’’.

‘’As palavras me antecedem e ultrapassam, elas me tentam e me modificam, e se não tomo cuidado será tarde demais; as coias serão ditas sem eu as ter dito.’’

O livro é composto por 25 contos distribuídos em 160 páginas. Li na edição comemorativa ao centenário de Clarice – esse ano, 2020, ela completaria 100 anos! – que traz na capa do livro as pinturas que autora realizou. Vocês sabiam que Clarice também pintava?

‘’Talvez eu tenha que chamar de ‘mundo’ esse meu modo de ser um pouco de tudo. Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho de minha natureza?’’

São detalhes, é o jeito de escrever, a escolha das palavras e dos termos que faz os escritos de Clarice serem incríveis.
comentários(0)comente



isamoraex 10/01/2024

Clara? Clarinha? Clarice
Nunca me esqueço de uma história que Clarice conta em sua última entrevista. Um renomado crítico escreve que não entende os escritos de Clarice Lispector, na mesma semana uma garotinha envia uma carta dizendo quão fantástico são seus livros e a capacidade da autora descrever exatamente o que ela sente.
Para mim Clarice é isso, sentimento, acalanto.
Tem que ler Clarice assim, devagarinho, sentindo, questionando, porque as coisas do coração são sempre deliciosamente lentas e delicadas.
comentários(0)comente



Marcos 17/03/2022

Entre nos pensamentos de Clarice
Clarice adora narrar os pensamentos de seus personagens. Pensamentos poéticos e filosóficos, cheios de emoção e razão.

Mais mimhas dúvidas quanto as características da autora aumentaram ao invés de diminuir. Um de meus objetivos com a leitura era conhecer Clarice, mas lendo-a só percebi que não conseguiria conhecê-la tão facilmente. Talvez precise de mais.
comentários(0)comente



Ivanildo16 23/02/2023

A felicidade nos detalhes
Clarice traz contos de uma extrema maestria como nenhuma outra. O mergulho interior em cada um dos seus textos faz o leitor enxergar a vida sob uma nova ótica. O olhar de uma criança, a importância do sentir sem restrições, o simples que é enaltecido. O ser clandestino é esconder o verdadeiro significado da felicidade.
comentários(0)comente



Lipe 12/12/2020

Ela escreve é de fora pra dentro. Educadora existencial, sim!
comentários(0)comente



Naiara Heres 17/11/2021

Leitura obrigatória
Se a escrita de Clarice é confusa? Sim, eu e outros leitores podemos garantir.
Mas, no momento em que se desvenda a mensagem dos seus contos e histórias, sua cabeça já é outra, sua visão sobre as coisas muda, seu senso crítico aguça e Clarice te muda pra sempre.
Ela tem esse poder sobre mim, e eu só tenho a agradecer à Isabella Lubrano por ter acendido minha vontade de ler Clarice. Claro que tive que pesquisar explicações de muitos contos (e não há nenhum problema nisso) e outros eu consegui a decifrar sozinha, mas o que importa no final é a mensagem que cada um trás e o quanto podem nos balançar. Clarice é uma gênia!
comentários(0)comente



Julia 01/02/2021

Muito bom
"Os textos de Clarice, assim como qualquer anotação ou como os contos desse livro, não se alcançam através da razão. (...) Clarice passa então a dialogar com o lado de dentro do leitor." (Posfácio de Marina Calasanti)
Após a leitura do livro, foi justamente essa a percepção que ficou. Nesses contos, Clarice nos conta muito mais com abstrações e com sua linguagem de subjetividades do que diria caso se limitasse a contar apenas fatos. Essa outra forma de entendimento sobre o mundo, a vida, as pessoas, que torna a experiência dessa leitura tão diferente de outros autores. E por ser única e prazerosa, torna-se marcante.
Achei igualmente interessante conhecer a opinião de outras pessoas sobre esse livro, e é incrível como as percepções e (interpretações) variam. No meu caso, achei a leitura quase viciante!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paula1735 11/07/2022

Não foi o melhor pra mim
Não sei se por conter textos mais abstratos, ou por eu não estar "no clima", não consegui gostar desse livro como amei as outras obras de Clarice. Esse é repleto de contos, dos quais eu gostei, foram só dois ou três, estourando. Destaque para: O Grande Passeio, que tocou meu coração profundamente. Ai se todos fossem assim!
comentários(0)comente



agathatriste 29/12/2021

Felicidade Clandestina é tão profundo, é tão Clarice, é o tipo de livro que quando apagamos as luzes continua repercutindo em nossas cabeças. Eu fiquei apaixonada com as reflexões trazidas pela a autora e por ser um livro que extrapola estas. Faz com que a gente analise as nossas Felicidades Clandestina.
comentários(0)comente



Luanna.Vieira 10/04/2021

Já conhecia praticamente todos os contos por conta da descoberta do mundo, mas é sempre bom ler outra vez, a Clarice é BRILHANTE.
comentários(0)comente



18/07/2023

Mãe das coisas
Como eu amo essa mulher. amo não entender quase nada de primeira e amo a genialidade dela de misturar vários temas sem se perder em nenhum. eterna mãe de tudo.
comentários(0)comente



Rodrigo 13/06/2021

Sofreguidão
Os contos de Clarice são de uma profundidade que nos afoga em suas nuances, cores e sabores.
Intensidade e sofreguidão são presentes e a cada página uma nova surpresa é desvendada.
comentários(0)comente



537 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR