Felicidade clandestina

Resenhas - Felicidade Clandestina

Lari 13/02/2022

mundo dos livros
FELICIDADE CLANDESTINA +12
Deus..., oq eu vou falar desse livro...
ele foi a perfeição da minha vida, pq como quase toda bookstan eu era uma menina que odiava livros, e felicidade clandestina foi oq mudou isso; eu lembro que no 6 ano eu era a popular da escola e bla bla bla, quando a professora chegou e disse pra gente pegar um livro eu fiquei muito desanimada kkk até que eu peguei esse livro, como a pandemia se espalhou eu tive que sair da escola, e agora no 8 ano sou uma nerd de livros..., fazer oq escola é escola kkkkk, mais eu nem ligava pois esse livro fez uma mudança grande na minha vida de um jeito que eu nem sei explicar, ele me fez ver tudo com a clareza que eu precisava, eu me apaixonei por ele e ele sempre vai ter um cantinho especial no meu coração.
HISTORIA:
esse livro é um compilado de 25 contos maravilhosos, Com historias carregadas de subjetividade ela coloca o leitor sutilmente em discussões sobre a existência humana, amadurecimento e família a partir de conceitos simples.

Vaah 20/01/2024

Os contos desse livro são muito complexos. Na real a autora em si tem uma forma de escrita complexa e formal. O fato dos contos abordarem uma parte da vida da Clarice, esse livro me fez refletir por muito tempo sobre os contos para entender a mensagem que eles queriam passar.
Simplesmente maravilhoso

rafadaluz 18/01/2024

Tudo é poesia com a Clarice
A Clarice não é exatamente uma poeta, mas tudo é poesia com ela. As palavras utilizadas, o encaixe de cada uma delas nas frases é perfeito e é o que a torna única.

Felicidade Clandestina não é o meu livro favorito dela, pois este alterna entre momentos de brilhantismo e momentos de aborrecimento, principalmente nos últimos contos desse livro. Ainda assim, é uma leitura bastante válida para quem quer conhecê-la e também desfrutar de um livro curto, porém profundo.

kote 03/03/2022

muito bom
essa é a primeira vez que eu entro em contato com a obra da clarice e foi muito melhor do que pensei que seria
tive que ler o conto "restos de carnaval" pra fazer uma atividade e acabei gostando do estilo de escrita e decidi pegar emprestado na biblioteca
a forma que ela sempre escolhe as palavras certas pra transmitir sentimentos é muito sensacional, sério
não dava vontade de parar de ler nunca!!! sem contar que os temas são muito cotidianos e é fácil se identificar com o que acontece
pretendo ler outros contos e também os romances dela, sem dúvidas uma das maiores escritoras br

Mano Beto 26/01/2024

Clarice para todos os gostos
Depois de dar a mão em A Paixão Segundo GH, fui abraçar os contos do livro Felicidade Clandestina. Aqui temos uma Clarice acessível para várias emoções e sentimentos em seus contos que dialogam com o cotidiano. Temos também contos onde a cabeça fica pensando, pensando - "mas o que foi isso?" como O Ovo e a Galinha por exemplo. O conto Come Meu Filho me arrancou algumas risadas gostosas.

De todos os contos, o que me deixou mais impressionado foi Perdoando Deus - "Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho de minha natureza?"

Tudo ao seu tempo mesmo eu querendo ter dito o antes com você, Clarice. Agradeço, mas me aborreço.

laiscunhaf 23/01/2024

Felicidade Clandestina
Clarice mostra uma sensibilidade única ao falar sobre emoções e relacionamentos. Suas histórias muitas vezes desafiam o jeito que a sociedade vê as coisas e fazem a gente pensar sobre as normas que existem.

Gosto de como sou obrigada a pensar enquanto procuro entender a mensagem que ela quer me passar, e gosto também de quando eu só não dou a mínima, assim como ela, e só leio palavras por serem palavras. E no final, a mensagem vem da mesma forma.

[2023]

André Junior 06/04/2022

Clarice é Clarice! Sensacional!!!
Não é um livro para se ler de uma vez. Essa é a minha percepção! Alguns contos deste livro, para aproveitá-lo ao máximo, precisam ser lidos duas, três, quatro vezes. Não para aí: depois de ler é necessário deixar com que façam eco dentro de nós. A escrita de Clarice fala de questões subjetivas, de emoções e indagações poderosas, questões relevantes confrontadas em situações pitorescas.
euliteraria_ 06/04/2022minha estante
Adoro suas opiniões!

Beca 03/05/2022

Felicidade clandestina
O livro é cheio de vários contos escritos em diferentes épocas da vida de Clarice Linspector, histórias bem distintas umas das outras algumas são bem chatinhas e um pouco confusas mas algumas são bem interessantes e boas,ao todo possui 25 textos de temas bem distintos como adolescente, infância, família,amor,etc.
Muitos desses textos apresentam um pouco recordações da autora ou personagens que marcaram sua infância.

victoria 27/03/2024

Esperava mais
Confesso que foi um pouco decepcionante fazer essa leitura após ler "A Hora da Estrela", que foi impecável. Talvez por ignorância minha, já que não compreendi muitos dos contos.

.GABI. 23/03/2024

"Ela é burrinha, comentou o menino."
Vou repetir o que eu já disse algumas vezes aqui: É muito difícil ler algo dessa mulher, mas é ótimo ler algo dela.

Essa foi mais uma coletânea concluída, aqui vi o lado mais transcendente de Clarice, sua meninice, seus tempos de moça e até ela mãe. Conhecer cada um de seus sentimentos, foi lisonjeante, sua percepção do mundo era totalmente diferente.

Se disser que me lembro de todas as histórias estarei mentindo, mas tive minhas favoritas como:
"Restos do carnaval", onde ela se tornou sim uma rosa, "Perdoando Deus", uma coisa linda de se ler, ela explicou com uma profundidade todo seu amor por Deus, "O ovo e a galinha", a melhor metáfora sobre a vida, "A repartição dos pães","A quinta história","As águas do mundo" e "Um fio sobre o abismo". Houve momentos de risada e horas pensativa, tudo muito complexo e intenso.

"Ela se esqueceu de que pode voar, mamãe, e pensa que só pode andar devagar assim."

Preciso de uma explicação sobre a fascinação dela por galinhas, baratas e homens.

Bom, foi isso, meu primeiro livro dela foi "Água viva", quando comecei, já nas primeiras páginas a chamei de louca, mal sabia eu.

Nayra 17/05/2022

"Estava de pé, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de coração batendo fundo, espaçado, sentindo o mundo se transformar. A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilíbrio frágil."

Cecília 03/06/2022

A escrita simples e intimista da Clarice Lispector é incrível, ela faz o leitor se conectar com os personagens e as situações narradas de uma forma maravilhosa, é um livro ótima para refletir sobre a nossa essência.

Evelly.Carolina 06/06/2022

felicidade de contos
Essa é uma coletânea de textos da Clarice, estava com muita expectativa já que esse não seria meu primeiro livro a ler dela. As histórias, várias delas eu gostei muito muito, com finais super surpreendentes e inesperados ou trazendo reflexões e frases bem interessantes. Também tiveram outros que eu não gostava tanto e só queria passar para o próximo, mas acontece, em 25 contos era provavel eu não gostar de todos, mas é isso, foi muito bom.

MarcosQz 19/09/2022

Clarice escreve com uma leveza e destreza peculiar. Felicidade Clandestina é o primeiro livro que leio dela, fiquei apaixonado, fiquei confuso, fiquei feliz e triste. Algumas crônicas me deixaram sem entender absolutamente nada, o que é aquilo do ovo? Clarice escreve com leveza e profundidade, com um toque de filosofia, com questionamentos que ficam gravados em nós. Felicidade clandestina, Uma amizade sincera, Restos do Carnaval, Uma esperança, Cem anos de perdão, Uma história de tanto amor e A quinta história ficaram gravadas.

letisgou 14/06/2023

Clarice te tira do eixo.
Clarice enxe os os pulmões e te deixa sem ar na mesma intensidade!

Todas as palavras de Clarice são cirúrgicas, todos os pensamentos dela te torna uma parte do enredo.