Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Querida Leitora 26/04/2024

Leitura incrivelmente subjetiva
Tenho que começar falando sobre como a interpretação dos contos é muito particular, ao finalizar cada um eu gostava de pesquisar análises de uma ou duas pessoas e era muito engraçado como sempre mudava. Admito que não foi uma leitura fácil, me perdia rapidamente e relia várias vezes kkkkk porém acredito que a Clarice era uma autora que gostava do incompreensível, na verdade o simples subjetivo, a narração de cada conto fazia me sentir o próprio personagem. Os contos que me foram mais impactantes: "O grande passeio", "O ovo e a galinha" e "Os obedientes", no final de cada um eu fiquei uns 30 segundos só parada, refletindo. Tenho uma profunda admiração pela autora, recomendo demais a leitura.

André Junior 06/04/2022

Clarice é Clarice! Sensacional!!!
Não é um livro para se ler de uma vez. Essa é a minha percepção! Alguns contos deste livro, para aproveitá-lo ao máximo, precisam ser lidos duas, três, quatro vezes. Não para aí: depois de ler é necessário deixar com que façam eco dentro de nós. A escrita de Clarice fala de questões subjetivas, de emoções e indagações poderosas, questões relevantes confrontadas em situações pitorescas.
euliteraria_ 06/04/2022minha estante
Adoro suas opiniões!

Beca 03/05/2022

Felicidade clandestina
O livro é cheio de vários contos escritos em diferentes épocas da vida de Clarice Linspector, histórias bem distintas umas das outras algumas são bem chatinhas e um pouco confusas mas algumas são bem interessantes e boas,ao todo possui 25 textos de temas bem distintos como adolescente, infância, família,amor,etc.
Muitos desses textos apresentam um pouco recordações da autora ou personagens que marcaram sua infância.

Nayra 17/05/2022

"Estava de pé, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de coração batendo fundo, espaçado, sentindo o mundo se transformar. A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilíbrio frágil."

Cecília 03/06/2022

A escrita simples e intimista da Clarice Lispector é incrível, ela faz o leitor se conectar com os personagens e as situações narradas de uma forma maravilhosa, é um livro ótima para refletir sobre a nossa essência.

Evelly.Carolina 06/06/2022

felicidade de contos
Essa é uma coletânea de textos da Clarice, estava com muita expectativa já que esse não seria meu primeiro livro a ler dela. As histórias, várias delas eu gostei muito muito, com finais super surpreendentes e inesperados ou trazendo reflexões e frases bem interessantes. Também tiveram outros que eu não gostava tanto e só queria passar para o próximo, mas acontece, em 25 contos era provavel eu não gostar de todos, mas é isso, foi muito bom.

Sabelpimenteel 25/01/2023

?A um certo modo de olhar, a um jeito de dar a mão, nós nos reconhecemos e a isto chamamos de amor.?

MarcosQz 19/09/2022

Clarice escreve com uma leveza e destreza peculiar. Felicidade Clandestina é o primeiro livro que leio dela, fiquei apaixonado, fiquei confuso, fiquei feliz e triste. Algumas crônicas me deixaram sem entender absolutamente nada, o que é aquilo do ovo? Clarice escreve com leveza e profundidade, com um toque de filosofia, com questionamentos que ficam gravados em nós. Felicidade clandestina, Uma amizade sincera, Restos do Carnaval, Uma esperança, Cem anos de perdão, Uma história de tanto amor e A quinta história ficaram gravadas.

Maria Clara 09/09/2023

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente."

fakeflwr 08/07/2023

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se amava verdadeiramente."

"Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho da minha natureza?"

Depois de ler três livros seguidos da Clarice Lispector, posso dizer que sou o próprio bot da Clarice no twitter.

Ana Paula FZ1 12/03/2019

Ler Clarice é sempre uma experiencia total e completamente diferente. Pra quem não esta habituada à linguagem da Clarice, por vezes se surpreende com a forma como ela coloca as palavras, mas principalmente pela forma como ela descreve sentimentos. é bem lindo de se ler.

Nesse livro de Contos ( que de acordo com Clarice são só escritos, nada de contos coisíssima nenhuma ), temos alguns textos que ela escreveu para o Jornal do Brasil, la nos anos 70, durante vários momentos da sua vida.

Alguns eu gostei, outros não, e outros eu adorei. Adorei o ¨Restos de Carnaval, muito emocional, e cheio de sentimentos e angustia.

Ahhhh o ¨Macacos¨ ... tão fofo.

E o último,que no fim das contas se tornou meu favorito, foi ¨As Águas do Mundo ¨, linda reflexão de uma situação tão comum... um mergulho no mar.

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Yasmin 23/05/2022

clarice como sempre trazendo de situações simples um simbolismo e uma profundidade que são características dela, quanto mais leio seus contos e crônicas mais me apaixono pela escrita.

greenai 26/06/2022

Que delicinha, meu primeiro livro e contato com Clarice, totalmente inesquecível. Cada conto me transportou, e com uma leveza tão boa, o próprio conto que leva o nome do livro se tornou meu preferido, minhas expectativas foram supridas e quero ter mais acesso ao mundo da Clarice.