Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Duda 12/02/2022

Meu primeiro livro da autora, e que livro!! Adoreii!! É muitoo bem escrito e ainda é muito importante!! Espero ler mais coisa dela

clarice 29/01/2022

Eva Luna, de Isabel Allende
Eva Luna, uma órfã cuja herança mais preciosa são as memórias da mãe que guarda no coração e o dom de contar histórias, cresce em um país marcado pelos terrores da ditadura e as inconstâncias da redemocratização e, mesmo assim, vive além da sua vida solitária e de um mundo em ruínas com a armadura de sua imaginação e o encanto que ela traz.

Ao longo da história, cruza o seu caminho com personagens igualmente complexos e humanos, com sonhos e traumas, como Rolf Carlé, movido pela sua arte e Huberto Naranjo, pela sua vontade de ser e fazer diferente

É uma história sobre arte, imaginação, sonhos, imigração, revolução. Sobre ser mulher, ser latino-americana, viver entre os submundos do submundo do mundo e neles encontrar amor e resistência. É a história de uma menina que, assim como o Chile, sua casa, "camina sin piernas", mas caminha. Contada a partir da escrita única, criativa e original de Isabel Allende, patrimônio da literatura latino-americana.

Eva Luna, eternamente apaixonante.

JoAo 09/01/2022

Sobre a realidade palpável do fantástico
O meu contato com a escrita de Isabel Allende deu-se há alguns anos atrás com a leitura de "O caderno de Maya". Após assistir a série sobre a sua vida, produzida e disponibilizada na plataforma de streaming Amazon Prime, decidi retomar esse contato com a leitura de "Eva Luna". Que agradável surpresa. Apesar da quantidade considerável de páginas e da formatação complicada da minha edição, não consegui me desprender da história. Impressiona a habilidade de Allende em aliar a fluidez da escrita e a potência na criação de imagens e personagens que permanecem conosco mesmo após concluída a leitura. Uma metáfora contundente da história da América Latina povoada por seres que apresentam poesia e beleza em uma realidade que se faz dura, e ao mesmo tempo, fantástica.

Larissa 03/01/2022

Isabel Allende, a autora da escrita mais apaixonada q já li
Acabei de terminar o livro e tenho a impressão de que ele poderia ser interminável e ainda sim seria agradável, os personagens seriam interessantes e a narrativa, por mais que simples, permaneceria envolvente. É o segundo da autora que leio e, nesse, foi grande a impressão de que muitas das situações descritas poderiam acontecer no Brasil da mesma forma. A história se passa no Chile, mas os tipos, os cenários, o contexto histórico e político são compartilhados por boa parte da América Latina. Como em "A casa dos espíritos", aqui a autora consegue incluir romance, guerrilha, desigualdade, compaixão, História, luta, opressão e beleza nas páginas do livro com naturalidade. Se em sua obra prima podemos acompanhar uma família, em "Eva Luna" acompanhamos a história de vida de uma mulher, Eva, que esteve longe de fazer parte das tramas de uma grande família influente. Eva é filha de uma empregada doméstica, logo precisa trabalhar em casa de família, as mudanças políticas são observadas de muito longe. Ela esteve entre os tantos outros tipos marginalizados, precisou trabalhar em fábrica e desenvolveu um laço afetivo com um moleque cheio de truques que viria a se tornar o maior guerrilheiro do país. Dessa forma, ao longo das páginas, iremos acompanhar a história de vida de Eva Luna.

Sarah 26/12/2021

Minha amiga, Eva Luna
Fiquei quase um mês com Eva, conheci sua mãe, conheci a história da sua concepção, a vi nascer, crescer, amadurecer, aprender, viver, achar sua casa, e seu verdadeiro amor. Fiquei órfã depois desse fim, Allende escreve como uma feiticeira, e por isso msm em alguns pontos esqueci que não era a Eva Luna que estava ali contando sua história.
Umas das minhas últimas leiturinhas de 2021 que me fizeram ficar apaixonada e querendo saber mais de Eva...

Raquel1529 21/12/2021

Uma história envolvente, cômica e emocionante, que mistura uma pitada de misticismo à história da América Latina, como costuma acontecer nos livros da Isabel Allende. Vale a leitura!

Isadora 14/12/2021

Isabel como sempre me deixa sem palavras.
Pensei que iria me decepcionar com esse livro: terminei com uma sensação de quero mais.

Eva Luna é um romance de formação, também conhecido pelo termo ? Bildungsroman?. Ou seja, acompanhamos o crescimento e desenvolvimento moral, físico, psicólogo e social da protagonista.

Apesar de Eva ser o foco, outras personagens marcam presença: Carlé, Mimi? Entre outros. Todos eles vão vivendo suas vidas e os acompanhamos ao longo do que acredito serem em torno de 30 anos, não consegui definir exatamente a idade dela.

Aqui, não temos um livro triste OU alegre. Eva Luna conta sobre uma vida normal, com altos e baixos que prendem o leitor de maneira genuína e visceral: Allende fala de sentimentos e política e os mistura em um mix com pitadas de realismo fantástico que só quem já leu sabe?

Marcio 04/12/2021

Eva Luna
Simplesmente fantástico, leitura envolvente, Isabel Allende estará entre minhas leituras favoritas!

Dani 23/11/2021

Rico! Muy rico!!!
Riqueza é o que me vem à cabeça pra definir a leitura de Eva Luna.
Riqueza de personagens, histórias, ambientes, aromas.
Difícil dizer se é melhor ou não que a Casa dos espíritos.
Os dois são igualmente bons na minha humilde opinião.

Isadora 14/12/2021minha estante
Resumiu o que pensei lendo! KKKKKKKK

Leticia 05/10/2021

Muito bom!
Meu primeiro livro de Isabel Allende e achei fantástico! Eva Luna é uma personagem incrível, cheia de garra, histórica, contadora de histórias, humana, cheia de anseios e de vida por mais que sua vida tenha sido difícil! A narrativa é muito bem escrita, principalmente com personagens de origens distintas que se encontram em determinado momento da história! Isabel Allende mistura fantasia, política, cultura, sentimentos e muita história!

Tami 22/09/2021

Imaginativo, original, uma história vivida
Esse livro foi me apresentado através de uma resenha aqui pelo skoob e foi uma das melhores indicações que recebi.
É um livro original, diferente , vivido.
Achei o livro um tanto pesado às vezes, pois a escritora não economiza as palavras, mas super indico a leitora de Eva Luna e encantem-se com a contadora de histórias.

andyflower 10/09/2021

Eva Luna é uma obra fácil de ler, que pode ser relacionada à essência feminina, ao misticismo, à pobreza e à riqueza. Sobre uma contadora de historias, sua formação como mulher, a descoberta do amor, da sensualidade e da revolução.

Zelinha.Rossi 05/09/2021

Já há um tempo que Isabel Allende se tornou uma de minhas escritoras favoritas. ?Eva Luna? tem algumas semelhanças com os outros dois livros que já li da autora: o país fictício que vive um período ditatorial e que está imerso em corrupção, o realismo fantástico presente em pontos da história, a heroína feminina. Eva é a protagonista sul-americana contadora de histórias, que nasce da relação de sua mãe com um jardineiro índio moribundo devido a uma picada de cobra e que; ao longo da vida, vai encontrando pessoas e situações inusitadas: um médico que embalsamava mortos, uma viúva que produzia uma mistura a partir da qual podia esculpir praticamente tudo de forma extremamente realista, um político que fazia suas necessidades em uma poltrona episcopal, um bondoso árabe de lábio leporino cuja esposa o repudiava, uma italiana transexual, um menino que vivia na rua e se transforma em líder revolucionário. Ao mesmo tempo, vamos conhecendo a história de Rolf Carlé, um alemão com um pai cruel que vem para a América viver em um povoado que conserva as características europeias e se torna cineasta, migrando para a capital. Uma obra bastante divertida e que amei ler! Que venha a próxima leitura ?allendiana?!

?Semeou em minha cabeça a ideia de que a realidade não é apenas como se percebe na superfície, possuindo também uma dimensão mágica e, tendo-se vontade, é legítimo exagerá-la e dar-lhe cor, para que a passagem por essa vida não se torne tão tediosa.?

Renan 04/09/2021

Foi uma experiência bem abaixo daquela que tive com Longa Pétala de Mar. Apesar do mesmo cenário latino americano, senti muita falta de mais diálogos entre os personagens.