Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Letícia 06/08/2021

Publicado em 1987, o terceiro romance de Isabel Allende é muitos livros em um só.

Antes de mais nada, Eva Luna é um romance de formação: nele acompanhamos a protagonista homônima, uma jovem de origem humilde, desde seu nascimento até a vida adulta. Quase uma órfã dickensiana, ela enfrenta uma infância de carências e abandono, transitando de casa em casa até encontrar seu lugar no mundo. Mas não se engane pelo aparente clichê, a latinidade pulsa em todas as páginas.

Isso porque este é também um romance histórico. Tendo como pano de fundo mais de meio século da história venezuelana, o livro narra três marcos políticos do país: a ditadura de Juan Vicente Gómez, a ditadura de Marco Pérez Jiménez e a atividade da guerrilha durante governos democráticos dos anos 1960. Como em outras obras da autora, aqui encontramos um forte teor autobiográfico: após o golpe no Chile, Allende se exilou na Venezuela durante treze anos.

Além disso, Isabel e Eva compartilham o dom de contar histórias. É por meio da imaginação, da narrativização de vivências pessoais e da homenagem à memória dos vivos e dos mortos que autora e narradora-personagem tornam a realidade suportável. É justamente a metalinguagem, combinada às tiradas cômicas e pitadas generosas de realismo mágico, que torna a trama tão violenta mais leve e divertida.

Como de costume, os holofotes recaem sobre as personagens femininas, que, aqui, evidenciam como a luta de classes não dá conta das opressões de gênero sofridas por mulheres cis e trans. Por meio de um olhar estrangeiro, Allende também descontrói o mito da democracia racial que impera na América Latina.

Por outro lado, mais uma vez me deparei com alfinetadas da autora contra o vegetarianismo, injustificadas e irrelevantes para a narrativa. Outro aspecto negativo foram os inúmeros erros de tradução e revisão, infelizmente comuns nas edições da Bertrand Brasil.

Apesar do incômodo, nada disso comprometeu a leitura, envolvente do início até o fim. E, embora eu ainda considere A Casa dos Espíritos a obra-prima de Allende, Eva Luna já ocupa um espaço especial no meu coração.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/

Ari Phanie 24/07/2021

“ (...) a realidade não é apenas o que se vê à superfície, tem também uma dimensão mágica...”

Como em todas as histórias de Isabel Allende, Eva Luna tem um magnetismo, uma atmosfera mítica e simbólica. A personagem central é filha de um índio e de uma descendente europeia com uma alma livre que vive cercada de desigualdades. A menina Eva Luna herda da mãe o gosto pela liberdade e o olhar diferente para as coisas. Infelizmente, Eva não tem uma vida fácil. Perde a mãe cedo, é pobre e vive em um país que vivencia todos os males e injustiças de uma ditadura militar. Ela é jogada de um lado a outro, sem pertencer a lugar nenhum e a ninguém, vivenciado sua existência da forma que nenhuma criança deveria. A única coisa que Eva tem é sua imaginação e a facilidade de criar e contar histórias, que acabam por encantar muitas pessoas com as quais seu caminho cruza. E é a sua facilidade em imaginar e contar histórias que leva Eva a encontrar o seu propósito na vida.

Essa protagonista é incrível. Ela é forte e decidida, mas ela não é a única personagem a encantar. Mimi e Rolf Carlé também são meus personagens preferidos. Mimi é uma mulher trans cheia de nuances e conflitos e coragem e poder. Amei ela num grau; a cada capítulo torcia mais por aparições dela. Rolf foi meu queridinho desde o começo com sua família cheia de conflitos. O personagem é um idealista e você torce desde o princípio que ele e Eva se encontrem, mas isso aconteceu bem tarde, o que me deixou frustrada. Eu também gostava muito do personagem de Riad Halabi; ele era um outsider, com problemas de imagem por causa do lábio leporino, muito querido por todos, menos por sua esposa e que se tornou um pai para Eva. Mas Allende incrementou a história com algo, na minha opinião, desnecessário e matou o personagem pra mim. Enfim...

Resumindo, essa é uma história com traços de realismo fantástico, ótimas críticas sociais, alguns dos melhores personagens da Allende e uma narrativa ágil e intensa. Não é um dos meus livros preferidos dela mas, com certeza é um dos melhores.

Débora 15/06/2021

Construindo narrativas
A história de Eva Luna é fantástica e também realista, um misto de tragédia e superação que se seguem pelas páginas do livro, que conta ao mesmo tempo a história da personagem central, mas também as histórias criadas por ela. E em algumas vezes elas se confundem.
Minha única crítica é ao final que achei um tanto repentino e apressado para um enredo tão bem trabalhado no decorrer do livro.

Sayuri 11/04/2021

Eva Luna entre na minha casa e fique comigo
Quantas provações permeiam a vida de Eva Luna! Desde as peregrinações em várias casas de família pra trabalhar desde criança, até às várias pessoas que foram se fazendo de lar em vários lugares. Achei tão lindo que isso só agregou de maneira positiva no caráter dela. E o jeito que ela leva os amores, com uma leveza e assertividade que só ela.

Bruno Freitas 28/03/2021

Um livro, muitas histórias
Eva Luna, quarto livro publicado pela autora chilena Isabel Allende, é uma das obras mais interessantes que li nos últimos tempos.

O enredo apresenta ao leitor discussões sociopolíticas de um país sul-americano marcado por um processo de construção democrática um tanto conturbado, mas o que chamou mesmo a minha atenção foram as personagens que entram na vida da protagonista. Cada uma delas - com suas próprias histórias, costumes, crenças e verdades - contribuiu para o amadurecimento da personagem principal, que, ao ficar órfã logo na infância, acaba encontrando nessas pessoas histórias, afetos e ensinamentos.

Com o passar dos anos e o crescimento e amadurecimento de Eva Luna, a narrativa vai se tornando mais densa e envolvente, como se a história e nós, os leitores, fôssemos evoluindo com as descobertas da personagem.

O livro trata de vários temas, como repressão política, violência, imigração, sexualidade, transexualidade, resistência, entre tantos outros. Contudo, ainda que tais assuntos sejam delicados, o enredo consegue apresentar ao leitor uma história leve e, por vezes, divertida.

Esse foi meu primeiro contato com uma obra de Isabel Allende e, admito, fiquei bastante instigado e curioso para conhecer os outros livros dessa autora.
Damares Honnef 28/03/2021minha estante
Gostei muito desse livro qnd li.Me parece q tem mais um livro com essa protagonista.

Damares Honnef 28/03/2021minha estante
Recomendo A CASA dos ESPÍRITOS,acho q tu tbm iria gostar.

Bruno Freitas 30/03/2021minha estante
Oi, Damares, tem sim, é um livro de contos! E A Casa dos Espíritos já está na minha lista, estou bastante curioso para conhecer outras obras da Isabel Allende.

Lailma 16/03/2021

Isabel Allende me conquistou desde que li A Casa dos Espíritos. Passou muito tempo sendo meu preferido dela, até eu ler Eva Luna. Allende entregou uma heroína determinada, forte, com um instinto de sobrevivência alto e uma paixão pela criação de histórias. Eu li esse livro em um dia, só pra ter noção do quanto eu me prendi. Eva Luna é um dos meus personagens preferidos da literatura e segue sendo o melhor livro que Allende escreveu na vida, pra mim.

gimellomiranda 15/03/2021

Perfeito! Um dos melhores livros que li nos últimos tempos, tem uma narrativa muito bem construída e envolvente. Amei os personagens, amei a forma que a história é contada, amei o livro! Recomendo muito!

Ju Harue 08/03/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e por isso no começo fiquei bem perdida em situar-me na história e após terminar a leitura, precisei tirar um tempo para refletir, pessoalmente, não foi uma leitura fácil. Mas aos poucos, ela foi engatando e quando vi, acabei querendo entender o que havia e o que iria acontecer, até chegar no fim do livro. São abordados assuntos bem pesados e sensíveis durante a história, o que torna a leitura mais ponderada, além de se encontrar em meio a um período conturbado da história chilena e que reflete diretamente nos personagens (e que para mim, foi necessário algumas pesquisas para me situar melhor sobre o que estava lendo).

@livrosdelei 01/03/2021

Obra sobre política, feminismo e amor!
?Eva Luna? de Isabel Allende é um livro único. A obra é leve, mas não deixa de tratar de diversos temas: política, feminismo, sexualidade e multiculturalidade.

Eva Luna é uma mulher que viveu parte da sua vida à margem da sociedade. Ela era tão invisibilizada que sequer tinha uma família ou documentos pessoais. Eva passou a infância toda trabalhando como empregada doméstica em diversas casas, mas o trabalho nunca a impediu de expor o seu talento para todos: o dom de contar histórias.

Eva possui uma criatividade gigantesca e consegue contar um número infinito de histórias. Talvez esse talento seja fruto de seu grande e apaixonado coração, que sempre acaba se envolvendo com um rapaz novo.

A obra nos permite acompanhar essa menina talentosa e apaixonada desde seu nascimento até a vida adulta. A curiosidade e o talento de Eva é o grande protagonista desta obra, pois a leva para diversas situações únicas.

O que mais gostei da leitura: como a Eva possui grande sensibilidade com sentimentos e como ela reconhece o grande amor da sua vida.

No decorrer da leitura, nos sentimos mais próximos da própria Isabel Allende, pois sentimos que ela projetou suas próprias características em Eva.

Concluindo: eu indico essa obra para todos! Em especial, para as pessoas que buscam uma leitura poética, fluída e criativa.
Admel 01/03/2021minha estante
Já foi para minha lista de queeeeeero urgentemente hahaha

Carolina.Gomes 02/03/2021minha estante
Eu amei ! ?

Laís Gonçalves 21/02/2021

Eva Luna
Primeira leitura desse ano! Finalmente.

Eva conta histórias, algumas com final feliz.

É impossível não se encantar com pelo menos uma passagem do livro, e pelo menos um personagem, já que a autora caprichou (as minhas favoritas foram Mimi e Elvira; e de passagem a cena em que Eva escreve e todos os personagens aparecem, sem se preocupar com cronologia; além das cenas de construções com a Matéria Universal e da época com a Senhora).

Em alguns pontos é um produto da época, mas pra mim isso não interferiu muito.

Recomendaria : Sim, mas apenas depois de dar contexto histórico.

BrunaSoares 18/02/2021

Numa live que assisti da Tag livros com o Eric Nepomuceno (tradutor de Gabo) ele diz que: ?o mais mágico na América latina (e em seus habitantes) era seu poder de sobrevivência, nossa história é de solidão?
E como nao identificar isso na escrita de Eva Luna? Na sua solidão compartilhada com pessoas totalmente fora dos padrões, que a levaram a escrever mais ainda sobre sua própria vida e seu redor.
Eu amo a Isabel Allende e ela traduz
magistralmente em sua narrativa o que é ser e pertencer a America Latina.
Eva Luna virou meu livro de cabeceira.

Let 09/02/2021

Que escrita maravilhosa a dessa autora! Terceiro livro que leio dela, mas sempre me surpreendo positivamente.

Nanda 23/01/2021

Leitura envolvente
É a minha segunda leitura de Isabel Allende e gosto cada vez mais!

A história de Eva Luva é envolve, com muitas reviravoltas no mundo do realismo mágico que a autora sabe criar tão bem.
É prazeroso seguir com os personagens ao longo do tempo, percebendo suas mudanças.
A política neste livro também é muito presente, assim como em outros livro da autora, "A Casa dos Espíritos".

Ana Carolina 23/01/2021

Este foi o primeiro livro que li da autora e não conseguia desgrudar. Eva desde o nascimento enfrentou as vicissitudes da vida, fazendo-a forte. Mostra a sua vida permeada por personagens interessantes e diferentes entre si por meio dos quais a autora aborda de forma delicada temas como a ditadura, a desigualdade social, a loucura, a homossexualidade, e especialmente, o feminismo. Um personagem que muito me marcou foi o turco Riad Halabi, que tinha lábio leporino e a ensina sobre o amor, mas não posso deixar de citar Humberto Naranjo, amigo de infância, futuro de guerrilheiro na América do Sul, e Mimi, uma mulher presa em um corpo de homem. Eva, mesmo analfabeta, adorava contar histórias, através das quais construía seu próprio mundo como meio de fuga a sua dura realidade. Através destas ela conquista todos a seu redor. Mesmo sem perspectivas, depois de adulta, alfabetiza-se e com a contribuição daqueles que passaram por sua vida, usa suas habilidades de contadora de história para tornar-se uma grande escritora. Devo mencionar também que junto a história de Eva se desenvolve a de Rolf Carlé, um jornalista conhecerá Eva e com quem viverá um grande amor. Um livro marcante e que nos sensibiliza, sem dúvida está dentre os livros que amaremos para sempre

site: @livrosqueamaremosparasempre