The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

beckysoul 08/07/2020

Quem não gostaria de ser Holden Caulfield por um dia?
Com um enredo aparentemente banal, J.D. Salinger nos apresenta uma história de um adolescente que, após ser reprovado e expulso da escola, resolve largar tudo por um fim de semana e fazer tudo o que lhe vem à cabeça. O personagem principal, Holden Caulfield, me provocou sentimentos ambíguos em relação ao seu comportamento. Primeiro, o fato de ele não gostar de praticamente ninguém além de seus irmãos, e também por achar que a maioria das pessoas são falsas ou phony como ele as chama, o que não me agradou tanto, mas entendo que é o seu modo de ver as coisas e muito devido à sua idade. Ao mesmo tempo, Holden nos mostra ser uma pessoa que busca o sentido da vida, que busca vivê-la mais profundamente do que as pessoas em geral, também não se importa com as convenções sociais e isso me fez admira-lo. Por fim, gostei bastante do livro, com certeza farei uma releitura futuramente!
MDSN 09/07/2020minha estante
interessante, me vi um pouco nele

Mick 03/07/2020

Ainda n sei oq pensar
O livro conta o fim de semana de Holden Caulfield depois de ser expulso da escola. Me lembra muito os filmes adolescentes dos anos 80. A liberdade, o julgamento, o medo. Como ele odeia tudo e a todos mas ao mesmo tempo a relação positiva q ele tem. O livro é reflexivo, não vou mentir, mas talvez pela época em q eu nasci ele se torna vago, pois foi justamente ele inspiração para todas as histórias adolescentes já produzidos. Se tivesse lido isso em 1950 estaria louca por ele.

Lemuel.Abreu 29/06/2020

No mínimo, um livro essencial.
Apesar de ser um livro que gera polêmicas e controvérsias, para mim, foi uma das melhores leituras da vida (so far...).
O livro conta a história de Holden Caulfield, um jovem de 17 anos que decide nos contar um pouco sobre como tem passado seus últimos dias. O adolescente acabou de receber a notícia que, mais uma vez, seria expulso da escola que estudava porque simplesmente não comparecia às aulas.
Frustrado com alguns colegas e com situações pessoais, Holden decide ?fugir? da escola alguns dias antes da data determinada para sua saída.
O livro conta como Holden sobrevive alguns dias vagando por Nova Iorque.
O enredo do livro é basicamente Holdens indo a alguns lugares, mas sua essência está nas situações intrínsecas que acontecem com Holden.
Há algum tempo ele perdeu seu irmão mais novo e tem tido imensas dificuldades de superar tal fato, o convívio com a família também é um pequeno problema pra ele, seu círculo de amizades não o agrada, entre outras coisas.
Basicamente, Holden é um garoto perdido, com uma personalidade questionável, tentando se encontrar e ser aceito.
Dois grandes pontos do livro são os momentos nos quais Holden questiona sobre o que acontece com os patos que moram em um lago situado no Central Park quando o inverno chega e o lago congela e quando, em uma conversa com sua irmãzinha, Holden explica que a única coisa que ele pretende fazer é apanhar crianças que estão correndo risco de cair de um abismo em um campo de centeio.
O significado desses momentos têm que ser descobertos ao ler o livro.
De forma geral, é uma história SENSACIONAL!

Alice Vazarin 24/06/2020

É uma leitura que te prende dentro dos pensamentos de um garoto de 16anos, foi minha primeira leitura em inglês e bem fácil

Fellipe 23/06/2020

Li o livro inteiro de uma vez só e me surpreendi horrores. De início, não gostei muito do personagem, o achei extremamente arrogante e prepotente, mas nos últimos capítulos eu não consegui não sentir empatia por ele. Este livro se tornou, sem dúvidas, um dos meus favoritos da vida.

MCoelho 22/06/2020

Fama exagerada
Holden Caufield não passa de um filhinho de papai mimado, com falsas angústias, achando, como todo adolescente acha, que ele é diferente do resto da humanidade. É um personagem chato, com um inconformismo infantil, criado sem limite e sem atenção dos pais. Nada de mais tem o livro, vale como cultura geral, não é nem o que se chama romance de formação. Ferris Bueller, criado em roteiro feito em dois dias por John Hughes é muito melhor...

Ana Clara 09/06/2020

Livro necessário
O livro fala sobre a história de Holden, um menino que é expulso da escola em que estudava. Eu só posso dizer aqui que é um livro simples, bem descritivo, conta sobre tudo que ele faz depois que ele sai da escola, e também mostra muito o que ele pensa em relação as pessoas que tanto cobram dele! Ele é um menino muito complicado, e tem vários momentos no livro em que ele se vê num estado depressivo, em suma, é uma história pra realmente entrar na cabeça do personagem! Um dos melhores livros que eu já li, amei.

Fellipe.Paiao 07/06/2020

Esperava um pouco mais aqui pelo quanto já ouvi falar desse livro, contudo não posso dizer que seja ruim, muito pelo contrário, apesar de não ser o que eu esperava esse livro é incrível! Acompanhar esses dias com o Holden pode trazer uma sensação de melancolia mas isso só deixa a experiência ainda melhor.

Solo 25/05/2020

Realmente me arrependi da compra... O a historicidade do livro é realmente muito interessante haja vista que o apanhador no campo de centeio foi o ponta pé inicial para a consolidação de uma cultura adolescente mais independente.
Entretanto a história é absurdamente descritiva com detalhes, muitas vezes, desnecessários. Ademais, vale pontuar a tradução que eu, particularmente achei irritante. O vocabulário escolhido ficou completamente forçado para um menino de 16 anos (apesar de ele assumir, as vezes, agir como se tivesse 13)
A tradução sem duvidas foi o que fez a história ficar mais difícil de se levar.

Sendo assim, gostei do livro por sua historicidade real. Já a história e a tradução são realmente desanimadoras.
Paulo.Sakumoto 31/05/2020minha estante
Acho que te entendo, por isso li no original em inglês. Perde-se menos, capta-se mais.

Solo 05/06/2020minha estante
Poderia me falar um pouco sobre a versão em inglês? Estou pensando em lê-la

Paulo.Sakumoto 05/06/2020minha estante
Esse livro foi alçado justa ou injustamente à condição de clássico literário porque representou uma narrativa nova que ditou compartamentos e influenciou gerações (para o bem e para o mal). Ponto. Daí dizer que poderíamos extrair grandes questões filosóficas do livro creio que é superestimar, é elevar indevidamente o livro, o autor e o personagem a um patamar que não lhe corresponde. Está claro que se trata de um adolescente que se depara com a hipocrisia da sociedade e dialoga criticamente com o leitor através de seus inúmeros "phony". Bom, fato é que se você conseguiu extrair o conteúdo do que o Holden Caufield tinha para mostrar, parte para outra leitura. Eu li o original em inglês porque têm certas leituras que não comportam traduções. É tipo poema traduzido ou filme dublado.

Miriam172 13/05/2020

Adorei
E ler o original em inglês foi uma experiência incrível!
Mas pelo título, nunca imaginaria que a história ser passa em NY.

Laura.Novelli 01/05/2020

Inesquecível!
Releitura que faço deste livro, agora como um marco inesquecível: em sua língua original, o inglês!

Projeto da linda Tatiana Feltrin, acompanhamos cada capítulo com análises ótimas, tornando a leitura muito mais proveitosa do que em meu primeiro contato com a obra.

A história é envolvente, queremos saber o que vai acontecer com este adolescente que possa por tantas situações que nós mesmos passamos em nossa época.

Léo 22/04/2020

Leitura gostosa, mas com ressalvas...
Já tinha ouvido falar no nome do livro várias vezes e esse título chamava muito a minha atenção, embora o interesse em ler, de fato, só tenha surgido pouco tempo atrás. Seja como for, finalmente tive a chance de ler Apanhador no Campo de Centeio por causa da faculdade.

A história começa muito bem e, pelo menos no meu caso, me vi gostando do Holden logo de cara. A leitura é gostosa, flui muito, muito bem, mesmo lendo no idioma original (ler em inglês, por mais que se domine a língua, sempre demanda mais tempo e atenção), e você se pega interessado em saber onde a jornada do Holden vai parar. No entanto, chega um momento em que o livro começa a ficar enfadonho. Por causa do Holden. E dos demais personagens. Uma amiga falou uma frase que eu carrego comigo quando se trata desse livro: "eu não gostaria de ser amigo de ninguém ali". Todo mundo é muito chato e até o Holden, que a princípio parecia ser legal, acaba se mostrando uma pessoa chatíssima, que toma várias decisões estúpidas (o que, logicamente, condiz um pouco com a adolescência, então é crível, apesar de irritante) e repete as mesmas coisas a toda hora. Ironicamente, falando assim eu me pego soando exatamente como o Holden. Mas creio que era justamente essa a intenção do Salinger. Ainda assim, admito que apesar desse lado um tanto quanto insuportável do personagem, gosto muito de algumas reflexões que ele faz ao longo da narrativa.

O lado bom é que a escrita do Salinger é tão acessível e gostosa de acompanhar que, mesmo com esses, digamos, contratempos, a leitura não fica arrastada e continua fluindo bem do começo ao final. Acaba sendo um livro bom e divertido para se ler.

No mais, tem um vídeo, no YouTube, da professora Maria Elisa Cevasco discutindo o livro num episódio do quadro Literatura Fundamental, da Univesp. Recomendo muito! E, para fechar, como ela mesma diria, o Holden é uma baita de um babaca!