The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

Guilherme 12/01/2020

That depressed the hell out of me.
Primeiro livro que eu li em inglês, e fiquei um pouco surpreendido porque não tive grandes dificuldades de entender o vocabulário. Um comentário superficial poderia dizer que o livro é muito fácil, mas isso tá longe de ser verdade. No começo, Holden Caulfield parece apenas um adolescente mimado que não quer saber de nada na vida, mas a cada página que passa pra mim ficou evidente que ele está longe de ser um bebe chorão, mais parece que ele precisa de ajuda e vai fazer de tudo para afastar qualquer que quiser dar algum apoio à ele. A cabeça dele esta povoada de pensamentos negativos contra quase toda a população mundial, menos as crianças, para ele todo mundo é falso(phony), e isto é algo que ele não quer ser.

Quando eu li esse livro pela primeira vez, em uma tradução, há cinco anos atrás, várias das cenas que me marcaram nessa releitura simplesmente desapareceram da minha cabeça, como por exemplo a história do garoto que comete suicídio, Fico me perguntando se agora essas cenas vão ficar comigo para sempre, ou se daqui a cinco anos elas vão sumir de novo. Talvez eu tenha algum problema de memória. Sei lá , só sei que pra mim às vezes também dá vontade de morar em uma cabana longe de tudo e de todos.

Homerix 29/10/2019

Apanhador?
Finalmente saldei uma dívida cultural. (ainda tenho muitas, claro...)
Li 'Catcher in the Rye', de J.D. Salinger, um livro de 1951, sobre um adolescente americano chamado Holden Caulfield, em seus 16 anos.
Já falei sobre este livro porque sempre ouvi falar dele, desde que foi encontrado nas mãos de Mark Chapman, momentos após assassinar John Lennon, em 1980. E depois, por ser associado a assassinatos programados, no filme Teoria da Conspiração, um dos melhores a que assisti. Falei sobre tudo isso aqui, neste post (link).
O livro é o segundo mais adotado nas escolas americanas e também o mais banido, pra vocês verem!
Vende regularmente 1 Milhão de exemplares por ano!
É angustiante acompanhar a jornada de Holden contada por ele mesmo, desde que é banido de mais uma escola chique, por baixíssimo desempenho. Tudo para Holden 'bores" e "sores", todos para ele são "jerks, flits, morons, perverts" e, principalmente, 'phonies', cuja melhor tradução seria próxima a 'falsos', dá pra contar nos dedos as pessoas que admira, se é que são tantos, e mesmo alguns deles acabam decepcionando e passando às categorias regulares.
A leitura é tensa pois a gente vai vendo o caminho dele para a solidão, ou mesmo a loucura, como ele mesmo admite, em seu mundo particular. Destaco um momento, em especial, em que ele encontra um professor (Luce) num bar, veja como ele o define:

Finally old Luce showed up.Old Luce. What a guy. He was supposed to be my Student Adviser when I was at Whooton. The only thing he ever did, though, was give these sex talks and all, late at night when there was a bunch of guys in his room. He knew quite a bit about sex, especially perverts and all.
(a qualificação 'old' ele usa sempre, quando se refere a pessoas que se relacionam com ele; note o 'pervert', uma de suas ofensas preferidas e, principalmente o 'and all', presente em praticamente todas as páginas, mais de uma vez, sendo duas aqui em um único parágrafo .. equivalente ao nosso 'e tal')

No papo, que dura duas páginas, Holden irrita 'old Luce' que aconselha, mais uma vez, que Holden procure ajuda psicológica, ao que ele resiste, mais uma vez, e 'old Luce' desiste, mais uma vez, diz que vai embora e nosso pobre herói suplica:

"Have just one more drink," I told him.
"Please. I'm lonesome as hell. No kidding."

Gente, esse trecho me deixou tenso, triste mesmo, até registrei no Facebook o momento.. e agora, ao pesquisar para o post notei que tem até um storyboard com a cena na internet, que compartilho com vocês! Note o adjetivo 'phonies' usado mais uma vez...
Olha, angustiante é o termo. Mas muito bom!!! Um alerta para os pais, para ficarem atentos com seus filhos, se estão se afundando num mundo solitário.
Ainda bem que já passei por essa fase....
Cabe também um comentário sobre o nome do livro.... afinal a gente só o entende já no final, quando questionado pela irmãzinha, de 10 anos, de que ele não gostava de nada (até ela estava de saco cheio disso), e desafiou-o a dizer uma só coisa que ele gostaria.... e ele pensou .... depois descreve uma situação esdrúxula e diz

'I'd just be the catcher in the rye and all'.

O que significa isso? Não vou contar.... seria spoiler demais....

Agora, traduzir 'Catcher' por 'Apanhador' foi muito ruim ... se bem que, mesmo entendendo o que ele queria ser, é-me difícil buscar tradução melhor!!!

site: https://blogdohomerix.blogspot.com/2017/05/apanhador-nos-campos-de-centeio.html

Renan 07/02/2019

Meh
Pra onde os patos vão no inverno? (essa simbologia eu gostei)

Deu pra entender o porquê de ser tão cultuado, ele tem a intenção de fazer com que seu adolescente interior se conecte com o personagem principal, mas não funcionou pra mim.

As vezes dava vontade de dar na cara do protagonista e dizer "para de reclamar!". Não tive empatia alguma com ele.

Linguagem beeem esquisita repetindo expressões and all.. Achei estranho, I really did.

bobbie 01/11/2018

Para se sentir adolescente.
The Catcher in the Rye (O apanhador no campo de centeio) é um daqueles livros que têm muito a dizer sobre nada. A narrativa abarca poucos dias na vida de Holden, de 16 anos, que acaba de ser expulso da quarta escola de ensino médio seguida e é contada em primeira pessoa. Fica um registro de dias desperdiçados em andanças e reclamações constantes de um típico adolescente que, ao que parece, são universais e atemporais. Holden é um adolescente entediado, inconsequente, que não parece projetar expectativas para seu próprio futuro, que "odeia" tudo e todos. Em determinado momento, as constantes implicâncias e surtos depressivos de Holden se tornam enfadonhos e vão, aos poucos, afetando o próprio leitor que o acompanha. Talvez tenha sido intencional: o leitor se sente praticamente andando com aquele adolescente ao redor de Nova Iorque por alguns dias de sua vida.

juliaandthejets 26/12/2017

Para onde os patos vão no inverno?
Narrado em primeira pessoa, o protagonista Holden Caulfield, garoto rico de 16 anos, conta suas aventuras desde que é expulso (novamente) do colégio interno onde estuda, na Pensilvânia, até sua volta pra casa em Manhattan, Nova York.

Apesar de ser uma narrativa simples e fluída, você não só se envolve rapidamente com o mundo e os sentimentos apresentados na obra, mas eles também entram em você, consequência da carga psicológica e simbólica do texto. É um livro que te faz rir, chorar e refletir sobre as situações em que o protagonista enfrenta em um estado de estresse físico e mental, solidão, medo, confusão e alienação.

Caulfield, apesar de considerar a maioria das pessoas ao seu redor falsas (phony), reclamar e criticar o tempo todo, possui uma personalidade bastante sensível e carente de atenção que acaba repelindo os outros justamente por não perceber neles sensibilidade/sinceridade e talvez certa humanidade, fica visível em boa parte dos diálogos que Holden as entende como superficiais.

Sendo um adolescente, rico, mimado e rebelde, falta nele clara compreensão e empatia de como funciona o mundo ao seu redor, mais especificamente, o mundo adulto, de responsabilidades, de escolhas, de seriedade (e é claro que suas relações e experiências com mais velhos apresentadas no livro aparentemente não o ajudam nesse processo de maturidade). Portanto, Holden preza pela infância e inocência das crianças (únicas criaturas que ele considera com atitudes legítimas), afirmando que algumas coisas deveriam continuar sendo como são/as mesmas.

Vinda daí a expressão "The catcher in the rye": ele gostaria de ser aquele impede que crianças caiam do limbo, perto de onde brincam em um campo de centeio (em que a gente pode considerar a queda como a perda da inocência/passagem para a vida adulta).

Enfim, é um livrinho lindo, atemporal, que eu acredito que sendo lido em diferentes fases e idades da sua vida, você pode tirar diferentes interpretações e se relacionar de diferentes maneiras com as personagens. Vale a pena cada minuto de atenção durante a leitura.
Hipólito 27/12/2017minha estante
Ótima resenha. Li o livro há pouco tempo. Excelente leitura!

Felipe.Oliveira 15/09/2016

Um jovem critico
Vivenciamos algumas experiências que o jovem e critico Holden passa ao ser expulso de sua escola algum tempo antes do Natal decidido a não revelar o acontecido a seus pais, pelo menos não enquanto ainda pode evita-los. Holden parte rumo a sua cidade Nova York, onde desfruto de uma independência temporária, que lhe proporciona aventuras e desventuras, pelo tempo em que a realidade não trás de volta a sua vida comum, caracterizada pelo medo de crescer e falsidade que ele enxerga em todos que não são dignos de sua simpatia.

Luizahk 27/08/2016

Um livro pra ser lido durante várias fases da vida...

Gui Paiva 03/07/2016

O apanhador no campo de centeio
A incrível história de um jovem adolescente, que após uma notícia que recebeu da sua faculdade mudou totalmente sua vida. Contada em primeira pessoa O apanhador no campo de centeio nos traz esse final de semana na vida de Holden e nos apaixonamos logo de cara.
O livro é considerado um clássico e por isso muita gente tem medo de ler. Mas já vou logo adiantando que não tem nada ver. A história do livro é uma verdadeira jornada jovem adulto.
Fica aqui uma super indicação e com certeza irei lê-lo no futuro.

Gustavo 05/01/2016

Disappointing
The Catcher in the Rye is one of the main symbols from the American literature, a must-read book in several schools in the US.

I had very high expectations for this book, after all this was the book that had been quoted on uncountable other novels, movies, and tv series I loved.

It was a big disappointment. Holden is one of the most annoying characters in literature. I wonder if a person -- even the ones who love and praise this book -- were able to finish the novel without wanting to shake him really hard and shout at him. His life is entirely dedicated to complaining, everything has a problem. Ok, he is sixteen years old, but this a period of you life when you can already acknowledge your own mistakes and know that the world is not conspiring against you.

Perhaps, if you identify with Holden "a misunderstood warrior-poet, fighting the good fight against a hypocritical and unfeeling world", this book will be less painful, and perhaps even a great novel. For others, this book will fill you with thoughts "why don't you grow up?" "do something about it" "it is your fault, not theirs".

Besides Holden, the book has not plot. The entire story is based on Holden drinking in one place, complaning about it and the people in it, going to other place, drinking and complaining all again.

I just didn't give this book 1 star because there is, in fact, some good parts. Holden's love for his sister is extremely beautiful and there are certain lessons that can be learned through the anger of Holden.

I would not recommend anyone reading it. Unless if you want to read it because it is a classic, but I warn you, this might be a big disappointment.
P.a 17/08/2018minha estante
How come this book ever came accross as a beautiful masterpiece to anyone when it's clearly poorly written? There is no subjectiveness or metaphors or anything that may have been misinterpretated, it's literally just a bad book and that is clear and obvious, it goes from nowhere to no place at all and people eat it with a spoon in order to be cult or to diverge from the mainstream perhaps, cause I can't sincerely believe someone can actually read this book and enjoy it.

Allan.Allan 30/08/2015

Medíocre
Comprei o livro achando que seria mas um daqueles livros ridículos que escolas pedem para adolescentes passando pela puberdade. Me impressione por grande parte do livro,"como estava errado" eu pensei. O começo do livro é excepcional com uma apresentação de personagens interessantes e uma narração ainda melhor. Já no meio o livro começa a ser um irritante, e muitas coisas acontecem no mesmo dia o que acaba deixando o leitor um pouco confuso. Ainda, no meio do livro você continua "aturando"/gostando dos personagens pois o começo foi muito bom. O final do livro é muito tenso. Você realmente não tem ideia do que virá a acontecer, o que, a propósito, é uma grande qualidade do livro, este é muito imprevisível. Porém quando o final chega ele é simplesmente ridículo, como se tudo que foi falado anteriormente não fizesse diferença.

////SPOILER DEPOIS DESSA LINHA////SPOILER DEPOIS DESSA LINHA////SPOILER DEPOIS DESSA LINHA////SPOILER DEPOIS DESSA LINHA////SPOILER DEPOIS DESSA LINHA////

No começo Holden Caufield, o protagonista, nos revela que reprovou 4 de 5 matérias no colégio, portanto será reprovado e terá de voltar pra casa na quarta-feira (neste momento é sábado). Ele nos revela um pouco sobre sua família, o mais importante é sobre sua irmã Phoebe (se lê "Fíbe" na língua original) ela é um importante personagem que influenciará diretamente em Holden. Ele vai com seu professor Mr. Spencer, onde eles tem uma das melhores conversas do livro, principalmente por que você "lê o pensamento de Holden" enquanto ele descreve a situação. Depois disso temos algumas confusões no dormitório de Holden e no vizinho mas nada importante, exceto pelo fato que seu companheiro de dormitório vai sair com uma amiga de infância que ele não vê a muito tempo, mas ele pensa sobre ela mas nunca vai falar com ela. Depois temos grande parte do livro que é quando ele deixa a escola antes e passa suas desventuras pela cidade de Nova Iorque. Chega a um ponto que ele não aguenta e vai ver sua irmã antes de quarta-feira (o dia que ele teria que voltar se tivesse passado na escola). Chega no final e ele decide ir para o Oeste, para ser livre, mas a irmã dele diz que se ele for ela vai junto. Obviamente ele volta pra casa com sua irmã. Porém este é o principal problema. O pai dele ia "MATÁ-LO" se ele descobrisse que o filho falhou na escola, e ele descreve como se nada tivesse acontecido. Ele simplesmente diz que deu tudo certo no final, e digamos que ele teve um "downgrade" durante a história. Pelo menos eu esperava que ele morresse, imagine quão triste seria ver as consequências de sua morte para sua família. Esse seria um final memorável, porém não aconteceu.

Fiquei desapontado com esse livro, mas sua escrita bem vinda traz grande pontuação a esse livro.

Gabi Miragaia 01/07/2015

Resenha de The Catcher in the Rye por Gabriela Lubascher Miragaia
Como já disse aqui eu li esse livro pela primeira vez faz 4 anos e achei o máximo. E rachava de rir com as situações loucas pelas quais o Holden passa. Maaas, dessa vez foi diferente. Não ri nenhuma vez e até fiquei meio entediada. Ele reclama de tudo o livro todo e isso me deixava meio depressiva. Me batia uma bad, sabe? Ai eu fui ver um pouco da história do livro e vi que essa mudança que tive ao ler a primeira vez e depois reler e sentir coisas totalmente diferentes faz todo o sentido.
O livro foi escrito pelo autor J.D Salinger e publicado depois da Segunda Guerra Mundial. E na época ele era considerado a "Bíblia do Adolescente" porque o livro é narrado por um, o Holden, e ele conta todos seus conflitos interiores e essa coisa maluca de 'ser um adolescente'. Então os adolescentes costumam se identificar com a obra. Por isso quando você a lê mais velho não é tão bacana assim.
Não sei se vocês sabem mas, o assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Segundo testemunho do próprio Chapman, ele estava lendo o "Apanhador no Campo de Centeios", minutos antes de tentar o suicídio e da obra teria tirado inspiração para matar John. Outro fato curioso é que o atirador que tentou matar o presidente Ronald Reagan, afirmou a mesma coisa, não obstante, o assassino de Rebecca Schaeffer, Roberto John Bardo, carregava consigo o livro quando a matou. No filme "Teoria da Conspiração ", Mel Gibson faz o papel de um motorista de táxi psicótico, que acha que todos estão contra ele, ele possui uma compulsão, comprar diariamente um mesmo livro, "o Apanhador no Campo de Centeio", em sua casa existem milhares de exemplares dessa obra.
AGORA ENTENDO O MOTIVO DA DEPRESSÃO! Preciso ler algo mais animado agora, vai que eu assine alguém.

site: https://www.facebook.com/ameninaquesentialivros?ref=hl
Brenda Morais 23/05/2017minha estante
Amei, amiga!!!! ??

Natalia.Goncalves 17/06/2015

O livro é narrado por Holden Caulfield, um adolescente que acaba de ser expulso do colégio e decide passar uns dias sozinhos até que os pais desdescubram. Como tal, o livro explora durante alguns dias todos os pensamentos, frustrações e planos (muitas vezes irreais) que ele faz nesse período. Por vezes o livro é irritante pois o personagem não parece gostar de nada nem ninguém e o texto ser repleto de gírias. Apesar disso é possível se identificar com algumas das críticas por ele feitas e com o fato de parecer que ninguém o entende e sua solidão, também característicos dessa fase. Talvez a isso a que se deva todo o sucesso desse clássico.

Johnny 25/01/2015

Um dos meus favoritos!
Não sei descrever as sensações diferentes que um livro, cujo protagonista tem apenas 16 anos, pode prover para o leitor. Sempre encontramos um Holden diferente, que no meu caso, sempre me conquista mais e mais por me lembrar em muitas partes de alguns aspectos da minha personalidade. Fantástico!