Este Lado do Paraíso

Este Lado do Paraíso F. Scott Fitzgerald

Resenhas - Este Lado do Paraíso

nico 30/01/2024

A primeira vez que li esse livro foi há quase 7 anos e eu queria checar se ele tinha tido tanto impacto em mim quanto eu lembrava e acho que consegui.

Li esse livro na primeira semana de faculdade e acho que foi o momento mais apropriado, mesmo que tenha tido algum tipo de incentivo para minha melancolia.

Acho que vale muito a pena a leitura.

Dayana.Montagnano 19/07/2022

Um livro interessante
O primeiro romance publicado de Fitzgerald reflete bem a juventude pré primeira guerra mundial com seus dramas, anseios, frivolidades e a angústia pelo que esperar do futuro. Foi escrito em 1920, é uma leitura pesada e com muitas palavras formais que não usamos mais, mas recomendo a leitura.

laradays 06/04/2022

decepcionante
botei muita expectativa e não é nem um pouco envolvente.
não consegui me prender a nenhum personagem e nem sei se entendi o objetivo do livro

its_akami 05/04/2022

foi uma leitura razoável, se trata de um livro meio biográfico. O protagonista é meio chato, não tive empatia com ele em momento algum só fui lendo o livro para conhecer os ouros elementos da narrativa, se fosse só pelo protagonista não teria cegado ao fim

Luiz.Goulart 15/01/2022

ESTE LADO DO PARAÍSO
Romance de estreia de F. Scott Fitzgerald. A obra fez enorme sucesso ao ser publicado em 1920 e retrata uma geração jovem desiludida. O personagem principal é um jovem bem-nascido cercado de privilégios, mas com uma obsessão por prestígio. O livro tem forte tom autobiográfico com a fina ironia, marca registrada de Fitzgerald. Já havia lido dele o livro de contos O Diamante do Tamanho do Ritz e a edição que reúne 24 dos seus melhores contos. A melhor leitura foi a do seu romance O Grande Gatsby, adaptada para o cinema duas vezes (com Robert Redford e Leonardo Di Caprio no papel-título).

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/7429641334650984826

Michele.GaviAo 27/02/2021

Um livro confuso como a vida, uma jornada em busca de saber quem você é e em busca do amor.

Julia.Margarida 08/07/2020

Este lado do paraíso
Sem dúvida uma Visão romântica e idealista de Amory Blaine.

Morgana 16/03/2018

Por incrível que pareça este foi meu primeiro contato com a escrita de Scott Fitzgerald e também a obra percussora de sua carreira literária. Este trabalho é de cunho autobiográfico (momento que descobri só no final, na nota do autor) com inserções de alguns detalhes pelo menos não divulgados. Não se passa num momento histórico específico, mas concentra-se na década de 1920, nos Estados Unidos, momento que se vivia numa época de muita prosperidade e modernização.

A narrativa é profunda e vibrante, porém rebuscada, mas para mim a leitura não fluía com a normalidade devida, o escritor clássico durante a obra altera muito o modo como contar a história, desde cartas, poemas, peças de teatro... refletindo a imaturidade e a insensatez dos jovens numa época de grandes vislumbres do ideal americano.

O trabalho é voltado para o protagonista Amory Blaine, um jovem com grandes aspirações literárias e muitos sonhos. Acompanhamos desde a sua infância, conhecemos um pouco da sua família (mãe, governanta, um suposto pai) e até entendemos o porquê da suas atitudes e características esnobes.

Confesso que do início para o meio do livro me perguntei qual era a opção sexual do protagonista, muita coisa ficou ambígua e as emoções vividas refletiam principalmente a ser homoafetivo. Estou ficando doida? Alguém aí, também achou?

Na segunda parte da obra, Amory deslancha e se transforma num sonhador, poeta, romântico que encara a vida com um olhar crítico. Acompanhamos seu período universitário, bem como todas as futilidades de festas, namoros, clubes e até conhecemos alguns personagens secundários cheios de si, mimados e donos da verdade como ele.

É difícil se apegar a este personagem tão odiado, e o título da obra nos leva a incompreensão de qual lado do paraíso que se trata, já que o fracasso esteja embutido na própria vida de Amory juntamente com os seus ideais cultivados por pura hipocrisia. Retrato de uma juventude que goza sem culpa os bens materiais por ele gerado. E por que não dizer tão atual?

Da Editora Cosac, edição de bolso. A leitura não é fácil e o gosto pode variar por leitor para leitor, mas vale como experiência de clássico para qualquer um!

Momentos da Fogui 08/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/04/este-lado-do-paraiso-f-scott-fitzgerald.html

Wilton 21/09/2014

Mal do Século
O livro não é centrado na ação, mas na época. Contém um certo determinismo: Amory, vivendo no pós guerra, no início do século XX, não poderia ser diferente. Não adiantava lutar, seu destino estava traçado. Seria sempre um indivíduo incoerente, sem crenças e sem futuro.
O autor foi feliz e deu-nos mais que uma história; deu-nos o retrato de uma época.