O Livro Perdido das Bruxas de Salem

Resenhas - O Livro Perdido Das Bruxas De Salem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rods 14/05/2014

Neutro
As últimas páginas do livro, onde a autora fala sobre a pesquisa, vale o livro inteiro.

Frank 25/08/2012

Incrível
Essa é a palavra pra caracterizar esse livro. Me posiciono no sentido de que a descrição dos ambientes, das pessoas e dos momentos são as características mais marcantes desse livro, é possível imaginar tudo claramente, como se vc estivesse vendo um desenho, ela descreve a posição dos móveis, traços dos rostos dos personagens e o mais incrível de tudo é que não fica chato ou enfadonho, fica muito muito bom.

É também marcado por muitas fontes históricas verídicas que vão acrescentar muito na vida do leitor. Os interlúdios que a todo momento interrompem o presente e nos levam a situações passadas, na minha opinião são a melhor parte do livro, ver como as pessoas daquela época viviam ou ver as características dos julgamentos feitos, são coisas maravilhosas de serem lidas.

O final confesso que deixou um pouco a desejar, tem fatos um pouco fantasiosos, mais nada que prejudique a leitura. Em suma, recomendo mil vezes a qualquer um.

bibi 11/11/2021

O livro perdido das bruxas de salem
É um livro muito interessante pra quem gosta de história e quer conhecer um pouco mais do que foi a bruxaria,mas na minha opinião,se fosse passado apenas na época das bruxas seria muito mais interessante pra mim, já que o assunto seria aprofundado.

ELB 01/06/2017

Connie está começando a sua pós-graduação, ela é historiadora, especializada na vida colonial americana e acaba chamando a atenção de um dos mestres mais renomados na comunidade acadêmica, Manning Chilton. O interesse desde o início parece suspeito, devido à postura superior e rígida do especialista com os alunos, mas Connie acaba atribuindo a atitude dele à sua competência como pesquisadora, sentindo-se orgulhosa de si mesma.

Ele então, começa a acompanhá-la de perto e até mesmo cobrá-la incisivamente sobre o progresso de sua pesquisa. Pesquisa que acaba sendo atrasada quando Connie é envolvida por mais um dos problemas de sua mãe.
Sua falecida avó, com quem quase não teve contato devido à relação difícil entre sua avó e sua mãe, deixa uma casa para elas. No entanto, a casa está abandonada há anos e os impostos que não vinham sendo pagos desde a época em que a avó ainda era viva foram se acumulando; a casa ficou completamente abandonada e cercada por vegetação, dificultando até mesmo encontrá-la, estando escondida no meio de todo aquele mato. Por fim, sua mãe que tem uma lábia impecável - a mãe dela é um daqueles "espíritos livres" bem no estilo paz e amor, gente - consegue enrolá-la para que passe o verão arrumando a casa para ser vendida.

À princípio, Connie se sente aborrecida por mais uma vez ter se deixado levar, perdendo tempo de trabalho/estudo. Visões e flashes rápidos começam a surgir em sua mente, desde que ela chega à casa aos quais atribui à sua mente criativa - devemos ter em mente que ela é uma pessoa muito voltado para o lado intelectual e é plausível que ela tenha chegado a essa conclusão, especialmente porque ela não teve uma figura materna consistente, emocionalmente falando, e sempre quis conhecer a avó - mas apesar de tudo, conforme o tempo vai passando, ela se estabelece numa rotina agradável. É quando encontra uma chave misteriosa com um nome escondido. Deliverance Dane.

"A maioria dos casos de bruxaria ocorreu esporadicamente. A bruxa típica era uma mulher de meia-idade que estava isolada na comunidade, por razões econômicas ou simplesmente por não ter uma família, e por isso não tinha força social nem política."

Curiosa, Connie começa a pesquisar a origem daquele nome. No começo, ela tem certa dificuldade e se depara com muitos becos sem saída, mas por fim, sua insistência acaba sendo recompensada: esse foi o nome de uma das mulheres condenadas por bruxaria em Salém, uma das quais ninguém tinha conhecimento. Até aquele momento. Essa nova fonte é o ponto de partida perfeito para a elaboração de seu trabalho.

Durante sua investigação, Connie conhece Sam, um restaurador. Desde o primeiro momento um vínculo parece se formar entre eles, no começo como uma simpatia, evoluindo para um flerte descontraído e relaxado. O que é perfeito para uma mulher tão focada quanto Connie.

Não tem como não se apaixonar pelo Sam. Ele é engraçado, divertido e interessado. Ela, como uma pessoa intelectual que é, está sempre puxando os assuntos para a parte histórica, mas ao invés de se sentir entediado ou de ser condescendente, ele a escuta de verdade. Ele tem essa curiosidade que muitas pessoas perderam ao longo do caminho e se interessa pelas coisas sinceramente. É nítida a forma como a protagonista consegue se soltar perto dele, sendo ela mesma e sendo aceita e compreendida de uma forma que ela nunca conseguiu com a própria mãe. Que apesar de ser uma pessoa maravilhosa, vive em um mundo, uma realidade, completamente diferente de Connie.

"A gente pode ter uma vida inteira, com todas as nossas opiniões, os nossos amores, os nossos medos. Com o tempo, todas essas partes de nós desaparecem. E depois as pessoas que poderiam se lembrar dessas partes também desaparecem, e de repente tudo o que resta da gente é o nosso nome em algum registro."

Mas Connie pode estar em perigo. Uma série de eventos estranhos começam a acontecer conforme ela se aprofunda em sua pesquisa e a verdade pode acabar sendo bem diferente do que ela poderia imaginar.

O livro se divide entre o que está acontecendo com Connie na atualidade e com o que estava acontecendo no passado com a família Dane. Podemos acompanhar as duas perspectivas e ver a tensão da mulher sendo acusada por algo que ela sabia que não tinha culpa. E ele tem elementos interessantes, o enfoque é mais voltado para o aspecto histórico, mesmo se tratando de uma ficção. O toque de sobrenatural, de magia é bem sutil.
Para quem gosta de história e se interessa pelo massacre em Salém e as teorias sobre o que desencadeou a caça às bruxas, esse livro é uma dica maravilhosa. Ele não te deixa entediado porque tem uma história ficcional acontecendo para te entreter ao mesmo tempo que nos mostra essas curiosidades. Vemos também as dificuldades de se realizar uma pesquisa, a forma como alguns funcionários agem que também funcionam como barreiras, que podem até desmotivar o pesquisador de fazer seu trabalho. Eu gostei muito, foi uma surpresa maravilhosa e espero que vocês também gostem!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2017/05/resenha-o-livro-perdido-das-bruxas-de.html

Mel 15/01/2012

História envolvente.
Gostei desse livro, tem uma história envolvente e muitas referências históricas.
Silvia 26/03/2013minha estante
Tbm li e gostei muito.

@dnihbook 09/07/2020

Enigmático
O LIVRO PERDIDO DAS BRUXAS DE SALEM ? ? ?
Autora Katherine Howe/ Editora @editorasuma / 357 pa?ginas ??
??
?So? porque voce? na?o acredita em alguma coisa na?o quer dizer que ela na?o seja real???
??
Sinopse:??
Em 1692, Salem , Massachusetts, o cena?rio e? de uma histe?rica cac?a a?s bruxas . Mais de 150 pessoas presas. Trinta enforcadas. Uma comunidade marcada para sempre pela desconfianc?a de que a pessoa ao lado poderia ser adepta da feitic?aria e adoradora do demo?nio .?
Em 1991, Connie Goodwin, uma estudante de doutorado , se muda para a velha casa de sua avo? , nas proximidades de Salem . Connie e? pra?tica , racional , ce?tica . Mas a casa parece guardar segredos, lembranc?as de uma e?poca em que a cie?ncia se confundia com fe?, entre elas , uma Bi?blia do escudo XVII. Dentro dela uma chave. Enrolado na chave , um papel . Nele hm nome escrito : DELIVERANCE DANE.?
Quem foi essa mulher ? Como ela viveu , morreu e qual a sua relac?a?o com essa casa ? Ao desvendar esse enigma, Connie mergulhara no passado da regia?o e tera? de reavaliar sua visa?o de mundo e sua pro?pria indenidade . ?
Opinia?o : esse livro e? maravilhoso, principalmente se voce? , assim como eu , gosta de fatos histo?ricos misturado com ficc?a?o e uma perspectiva feminista .?
Esse livro merece um lugar no seu corac?a?o . ?

Jessie Mattos 22/11/2018

Comprei esse livro sem nenhuma expectativa porque estava barato e eu queria ler algo, porém me surpreendi com a história de Connie.
A escrita de Katherine me introduziu na história de uma maneira, que li rapidamente e fiquei saciada. O livro não deixa pontas soltas e a personagem te cativa.

Patricia 21/11/2014minha estante
Fiquei com vontade de ler. Acho que você vai curtir esse também :http://youtu.be/B2A3sMRYIwE - Trailer Saga De Bravos

Gabriela 21/11/2017

Fuja
Um parto pra terminar de ler. Tão insosso que não consegui nem odiar. O livro mistura a fantasia à realidade de uma forma completamente inverossímil. Pensava: "Até parece". Um tema bacana que poderia ter dado um super livro.

Bia~* 02/10/2010

Perfeito!
Eu não sei o que as outras pessoas que já leram acharam, mas eu achei o livro simplesmente maravilhoso... Você é tão sugada para dentro da história que começa a pensar que tudo é real. Na verdade a autora escreveu o livro de certa forma baseado em fatos reais, sendo que a história das bruxas de salem é real e que realmente houve uma Deliverance Dane, que diferente da personagem do livro, não morreu por causa da condenação de bruxa.
Eu gostei do modo de escrita de Katherine, que contém palavras difíceis, com as quais se aprende um vocabulário a mais, e a mistura do passado, da história como se fosse vivida agora de Deliverance e suas descendentes, com o presente de Connie, Constance, que descobre o passado dessas mulheres condenadas...
Eu só achei que a personagem principal era meio bobinha, pelo fato de o livro todo ela não perceber o que estava tão claro quanto água pura. O que, é claro, eu não vou contar.
É, para mim, o melhor livro que eu já li. Ele mistura espetacularmente passado com o presente, a magia e a realidade...
Eu sempre gostei de livros que falassem de magia, mas este me ensinou muita coisa que eu não sabia, a respeito de plantas, história e feminismo. Isso mesmo, é um livro de certa forma feminista, o que eu adorei. Ele põe as mulheres descendentes de Dane em foco.
Infelizmente, eu tive que dar uma pausa na leitura, sendo que eu viajei e o livro era muito grande para levar junto, mas quando voltei simplesmente devorei o livro. Quando chegava o fim de um capítulo eu dizia para mim mesma: "esse é o último capítulo para hoje", mas não resistia e continuava lendo mais alguns capítulos... Por isso eu demorei um pouco além do normal, senão teria batido meu recorde com um livro deste tamanho que é de 4 dias...
Eu amei esse livro. Acho que posso considerá-lo o melhor que eu já li.

Bia ♫♪

Fe Sartori 20/08/2010

A Bruxas

Me interessei por esse livro pelo tema, adoro tudo o que fala de Bruxas e O livro perdido das Bruxas de Salem fala sobre a época em que mulheres foram acusadas de bruxaria.
O livro mistura os dias atuais com essa época e gostei muito mais das partes do livro que fala de Deliverance Dane, por essa parte achei que o livro valeu a pena.O livro mostra fatos históricos é bem legal. Pra quem gosta do tema sempre vale a pena...

A descrição da casa de Connie é ótima, queria uma casa como a dela.

Evy 20/08/2010minha estante
Engraçado, eu gosto muito de histórias de bruxas também, mas esse livro em específico não me chamou muita atenção. Não sei pq :/

Fran 17/07/2010

Bruxas! Bruxas de verdade, baseado em fatos reais. Salem. Esse livro é especial. Isso é inegável, só pela autora: descendente de duas das pessoas acusadas de bruxaria em Salem, 1692. Uma executada, outra sobrevivente. Só isso já deixa o livro interessante, antes mesmo de acabar de ler a orelha.

Connie é a protagonista da vez, uma estudante de história que acaba tendo que largar sua pesquisa para ir a casa da avó, que está abandonada há mais de 20 anos, para dar uma geral e tentar vende-la. E lá ela encontra o nome Deliverance Dane e parte numa busca de "quem é essa pessoa, se é que é uma pessoa?".

E as histórias começam a passar tanto no ano de 1991, quanto no século XVII e XVIII. Connie vai pesquisando e se sentindo angustiada, e a gente também porque, enquanto ela não descobre muita coisa na pesquisa, a gente é apresentada a história de Deliverance, e a vontade é de gritar: "Connieeeee, eu sei! Pergunta pra mim!" - obvio que não é assim tão ridículo o sentimento, mas chega perto.

O que mais me pegou nesse livro são as descrições de atitudes bobas, que são tão próximas do que a gente faz na realidade, que chega a ser gostoso. Tipo, a descrição da banca do doutorado de Connie, logo no começo do livro, em que ela se sente tão pressionada e cansada, além de nervosa, que ela quer puxar a trança do cabelo pra ficar mexendo, mas se controla pra não passar insegurança. E então quando sai da sala para esperar uma resposta, pega a ponta da trança e coloca embaixo do nariz, igual a um bigode. Quem é que já não fez isso? Isso torna a personagem tão real e tão próxima, que a gente se apega.

Além de tudo, eu fiquei me perguntando durante todo o livro o que seria real e o que seria enfeite ou invenção da autora. E lá no fim do livro, recebi um presente entitulado: "Bruxas reais, vida real". Então leia com tranquilidade, sem medo de depois confundir fato com ficção. Baseado numa super pesquisa, que fica clara no pós-escrito e nos agradecimentos, o que o torna mais especial.

Claro que o fim ia ser meio clichê, a gente sabe que as coisas acabam sempre bem, mas nem por isso o livro deixa de ter delicioso. Li devagar, porque senti que a história requeria isso, e não me arrependi - uma super tese!

Adri.Amaral 07/01/2017

Confesso que esperava mais, no entanto é um livro ok por ser leve e de entretenimento. As soluções são bem óbvias e a tradução tem problemas sobretudo no que diz respeito à terminologia acadêmica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5