O Dono do Tempo

O Dono do Tempo Renata Ventura

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Claudinei Menez 15/08/2019

Lixo Amazônico Todo Desmatado!!!
Já foi no Rio de Janeiro, na Bahia e agora na pobre Amazônia, ela vai explorar cada canto ruim do brasil demostrando que a nossa cultura é mais inferior que todo mundo. Quer dizer mentira minha, pelo menos na américa do sul Brasil é o único país que presta o resto queime no inferno!
Agora escrever uma abominaçăo dessas e querer competir com harry potter é pedir pra naufragar!
Se engana quem leu a sinopse e viu que Hugo mudou, o cara ainda é um pé no saco e um dos piores protagonistas dos livros, aposto que potter o derrotaria com um só espeteleco!
As tais viagens do tempo săo extremamente confusas e ridículas, consegue ser mais bagunçado que os Vingadores Ultimato.
E o golpe de misericórdia é adivinha, a mistureba terrível de culturas no livro, os índios tem um sotaque inelegível e năo há traduçăo, assim como o livro todo é inelegível. Confesso que vou usar esse livro como papel higięnico porque năo dá cara, o que passa na cabeça de alguém pra escrever uma porcaria dessas. Só năo é pior que 50 tons de cinza por falta de vitaminas.
Se querem livros nacionais fiquem com quem valoriza a nossa cultura da maneira certa como aquela saga do Timbor Lobato, esse sim sabe colocar as nossas criaturas da maneira certa como fizeram o Monteiro Lobato e Ziraldo.
Tome essa Renata, porque essa droga năo vai durar pra sempre FUI!
Anninha 16/08/2019minha estante
Vey na moral? Ta reclamando entăo pq leu os outros dois?

Daniele 16/08/2019minha estante
Duvido que tenha lido realmente o livro, avaliou os dois primeiros com nota baixa e fez uma resenha ridícula sobre A Comissăo Chapeleira. Deve ser um hater frustrado querendo chamar atençăo. Se năo gostou dos outros livros entăo pra que continuou lendo a saga entăo? Năo é um comentariozinho idiota que vai diminuir a grandeza dos livros da Renata Ventura, que, ao contrário do que vocę diz, mostra muito bem as características de cada regiăo do Brasil, fazendo com que todos os făs se interessem pela história do país, e năo é a cultura mais inferior do mundo, nenhuma cultura é inferior, e a do Brasil é lindíssima, e dá pra ter uma noçăo disso lendo os livros. Vá procurar o que fazer!

Claudinei Menez 16/08/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk vcs săo hilários, como se aqueles que elogiaram o livro 3 năo tivessem lido o livro de forma tăo "dinâmica" quanto eu!

Lai Rocha 18/08/2019minha estante
Quanta amargura nesse coraçăozinho! Renata pra mim é uma das escritoras brasileiras mais incríveis da atualidade. Escreve mostrando nossa REALIDADE, é uma pena que ela seja ruim.... tenho os dois primeiros livros como meus favoritos e indico pra todo mundo. Tem que ter muita coragem pra misturar ficçăo e realidade como ela faz, e faz com maestria. Năo gostar faz parte, mas dizer que é um livro ruim apenas por VOC? năo ter gostado e ainda rebaixar a autora é apenas uma confirmaçăo de como nossa sociedade está doente. UM BRINDE A ESSA S?RIE DE LIVROS. Muita luz pra vocę. ;)

Claudinei Menez 18/08/2019minha estante
Claudia Rocha, o livro năo chega a ser tăo ruim assim mesmo, parece bem inspirado mas năo é, foi uma mistureba mal feita com realidade e ficçăo, ele só fica bom quando vc está drogado ou bębado, porque haja imaginaçăo pra perder o seu tempo com 500 intermináveis páginas. E para de elogiar a escritora dessa forma falsa, porque caras bonitas năo é sinônimo de qualidade!

Ivânia 20/08/2019minha estante
O mais complicado o ver vocę falar de um livro que năo leu. Só os betas leram e vocę năo é um deles. O livro só sairá no fim do męs, entăo como vocę pode emitir uma opiniăo dessas? ? lamentável que existam pessoas cujo único objetivo é destruir e difamar o que os outros fazem.
Que prna!

Claudinei Menez 20/08/2019minha estante
Ivânia pode até ser que esteja falando a verdade de que já leu o livro adiantado por ser uma "beta" pra ver se năo há erros na escrita, furos, e por aí vai... Mas porque vc năo acha que a escritora te chamou e mais alguns betas que eram leais a saga? Simples porque vc e mais os outros iriam elogiar o livro seja lá como fosse devido as suas ansiedades.

Por isso Ivânia vc nada mais é que uma puxa saco do ídolo ou se preferir um "pau mandado", que está aqui pra promover a imagem da outra de acordo com que ela disse. Porque imagine só se vc falasse mal dela, depois ela obviamente năo iria mais deixar vc ler os novos livros adiantados.

Entăo se eu fosse vc năo tentava mais fazer resenha de algo sem antes de ter lançado, porque ou vc seria um hater ou um puxa saco, seja lendo ou năo, fim!

MrMaycon 14/10/2019minha estante
Eita comentário viajado... Pura burrice e ignorância, parabéns, poucos conseguem ter um nível tăo baixo de conhecimento e cultura.

umbookaholic 11/11/2019minha estante
a pessoa năo tem UM amigo ne

Felipe Rodrigues 10/12/2019minha estante
A pessoa năo tem nem a coragem de mostrar a cara pra falar essas coisas! kkkkkk

Maya 10/12/2019minha estante
Ai gente nem vale a pena essa briga kkk é só alguém falar um pouco da realidade do Brasil que năo seja flores e é isso. Sem tempo irmăo

cesaryui 26/12/2019minha estante
Ô Burraldo (sim, em maiúscula), cę năo leu tudo. Só pinçou algumas coisinhas e, em sua santíssima ignorância, fez uma acusaçăo no mínimo precipitada, afoita. "Os índios tem um sotaque inelegível e năo há traduçăo", háháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháháhá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Infelizmente só tenho que rir dessa sua cara feia, já que vocę năo tem a mínima coragem de mostrar o rosto! Outra: "năo há traduçăo"? Cę leu as linhas e parágrafos subsequentes? Cę é do tipo Globo, que gosta de ver filmes dublados e entrevistas com traduçőes in loco? Parabéns, perfeito Idiota!!!
Pra năo dizer que discordo de tudo, sim, o Hugo năo mudou muita coisa, mas...

cesaryui 11/04/2020minha estante
Que burro, dá ZERO para esse imbecil. "... os índios tem um sotaque inelegível e năo há traduçăo, ...". Pura demonstraçăo de que năo leu o livro, a traduçăo é feita sim, năo ao mesmo tempo da narrativa e năo, o sotaque năo é inelegível pois o jeito do nortista falar é diferente de um carioca, de um paulista, de um paranaense.

Joao 02/03/2020

Depois da sufocante comissao chapeleira, chego nesse livro sem conseguir respirar e a Renata continua trabalhando nos limites que podemos chegar, quando achei que ja havia visto de tudo ela vem e joga mais fundo!
Mas nesse eu gostaria de destacar a magia que ele passa, todos tem ricos cenarios e entrosamentos com nossa cultura e país que tanto amamos, mas nesse a Renata nos leva longe, com detalhes e mistura de folclores, cultura e historia sem se tornar cansativo é tudo tao magico que vc sente vontade de conhecer o brasil a fora. Neste livro alem das emoçoes o amor e carinho da autora com nosso país ficam evidente e é tudo ainda mais lindo de se ler!
Dessa 02/03/2020minha estante
Kkkk é Pq vc năo chegou na parte 2 ?

Joao 02/03/2020minha estante
Estou ansioso/assustado em começar a ler a parte 2
Mds Hugo me faz perder noites de sono kkkkkk

Dessa 03/03/2020minha estante
Vc vai sentir todas as emoçőes misturadas em uma só, vc chorar, rir, choras, se acabar de chorar, amar novos personagens, chorar horrores, e pedir bis kkkkk Boa leitura.

Joăo 22/06/2021

Leiam ?
Renata Ventura obrigado por nos presentear com essa riqueza! Mano, a mulher é foda! Ela consegue abordar temas de extrema relevância da nossa sociedade e ainda coloca o dedăo bem fundo pra machucar e tentar trazer o leitor a prestar atençăo na realidade. A forma mágica como ela consegue unir lendas a bruxaria e a nossa realidade é espetacular! Obrigado por tanto! LEIAM
Luana 22/06/2021minha estante
AIAIAI EU QUERO MT LER O RESTO SOCORRO

Joăo 22/06/2021minha estante
É TUDO ESSE TERCEIRO LIVRO

Luana 22/06/2021minha estante
AAAA NECESSITO

Ivânia 20/08/2019

Tempo, tempo, tempo
Renata, mais uma vez, mostra porque é uma grande escritora! Tive a honra de ser sua leitora beta e posso dizer, sem medo, que esta obra é incrível! Prende o leitor com diálogos de peso, com arcos dramáticos memoráveis de seus personagens, misturando com maestria magia e realidade! Aborda assuntos atualíssimos e com rara coragem e otimismo!

Adoraria ser aluna da escola Boiúna!

Vai aí um resumo:

Em uma corrida alucinante contra o tempo na busca de ajudar uma pessoa muito querida, Hugo ruma para a misteriosa e surpreendente escola Boiúna, no norte do Brasil, onde conhecerá pessoas incríveis que colocarăo em cheque sua visăo sobre as culturas indígenas e sobre sua relaçăo com o outro.
Enquanto mergulha no coraçăo da Amazônia, surpreendendo-se com toda sua majestosa beleza e encantos, caminhará pela linha tęnue entre a vida e a morte ao encontrar-se com seres que somente a floresta Amazônica poderia abrigar.
Mais uma vez, Hugo precisará enfrentar seus mosntros internos e, nesta jornada, forjará amizades improváveis.
Claudinei Menez 20/08/2019minha estante
"boiúna"?! kkkkkkkk olha o nome desse colégio é pra rir mesmo! Se mais alguém aí pensou na semelhança com a palavra "boiola" năo é mera coincidęncia ;-)

Matheus Monteiro 26/09/2019

Um projeto de fantasia ambicioso...
Em "Arma Escarlate", Renata Ventura me chamou a atençăo ao criar o início de um universo mágico complexo ao estar vinculado a realidade brasileira. Misturando magia,personagens extremamente marcantes e sólidos com questőes de violęncia e classe,o livro por si só era algo a ser observado com atençăo

Em "Comissăo Chapeleira" ela me fez tirar o chapéu sem pensar duas vezes. A escrita madura; o aumento na complexidade de seus personagens,transformando-os em seres humanos repletos de camadas; a inclusăo da discussăo sobre ditadura,censura e por vezes tortura; a expansăo da mitologia de seu universo com a Escola do Nordeste e as questőes que trazia,além do aumento da açăo e do perigo,do drama de seus personagens criou um dos livros de fantasia mais intensos tanto em temática,como em dramaturgia e emoçőes.

Em "Dono do tempo parte 1"... Bom, eu nem consigo aplaudir de tăo embasbacado que estou. É na primeira metade desse terceiro livro,que vemos o quăo ambicioso é o projeto literário de Renata. A fantasia atrelada a discussőes sociais năo é nova,mas aqui Renata demonstra sua intençăo: ela quer falar do país. Em quăo multicultural e multidiverso em questőes ele é. Em como coisas acontecem no Rio de Janeiro,coisas acontecem em Salvador e coisas acontecem no Norte.
A voltagem do drama volta a aumentar e o clima do livro é de extrema angustia. Năo há como ter alegria após os acontecimentos do livro passado. Os personagens estăo cada vez mais entrando em questőes extremamente adultas e angustiantes,e o leitor é jogado nessa espiral de desesperança e apresentaçăo de problemas cada vez mais graves. Talvez seja esse o ponto mais delicado do livro. Há muita coisa aqui. Muita mesmo e pode haver questionamentos a respeito da abordagem de alguns temas,que sao necessários,mas năo há dúvidas de que delicados. É um começo audacioso,angustiante e realista.
O conflito dessa grande obra ( as duas partes juntas estima-se levar 900 páginas de leitura) é bem colocado e plenamente justificável. É louvável aqui também a confiança da editora depositada na autora. Deixar que Renata desenvolva sua história com mais liberdade deixa que os conflitos sejam mais verossímeis e justificados.
E entăo temos a Escola do Norte e ah... Como năo aplaudir a criatividade de Renata para o que é Boiúna. É cruel levar spoiler do que se trata a escola. E é aplaudivel como Renata dedica o resto do livro năo apenas para a missăo de Hugo (em uma criaçăo de ambięncia psicológica intensa) como para discutir questőes extremamente importantes que é a questăo indígena. Em tempos sombrios como esse,ter um livro que preza a diversidade indígena e mais importante a conscientizaçăo a respeito da questăo que mata milhares de pessoas no Brasil inteira (e que a mídia poucas vezes parece se importar) é extremamente sem palavras. É perceptível o nível de pesquisa e o cuidado na abordagem do tema.
"o dono do tempo" talvez só consiga ser plenamente analisado em sua totalidade,mas essas é uma primeira parte de introduçăo complexa,sombria,muito mais madura e ambiciosa que o livro dois e que deixa um clima de apreensăo para que caminhos Hugo irá seguir.
Homerix 28/02/2020minha estante
Magnífica resenha!! Utilizei no meu blog!
Já leu a Parte II? Sua resenha é necessária!

Lucas Goncz 10/02/2020

Obra-prima que resgata aquele orgulho de ser brasileiro
Mais uma vez, Renata Ventura se supera.

A forma como ela aborda toda a cultura indígena é surreal. A sensaçăo năo é de apenas ter lido sobre lugares com descriçőes detalhadíssimas, e sim de que eu estive em todos os cenários abordados nesse livro. Parece que essas páginas me fizeram literalmente viajar para a escola Boiuna e que eu conversei cara a cara com os pajés, os estudantes e, principalmente, com o Poetinha, melhor personagem do livro que nos faz ter vontade de guardá-lo em uma caixinha!,

É clara a pesquisa IMENSA realizada sobre o povo indígena. A dedicaçăo admirável da escritora nesse estudo maravilhoso. E a narraçăo pelo ponto de vista do Hugo vem se tornando cada vez melhor. Faz com que eu de fato me sinta na pele dele, sentindo os mesmos medos, anseios e desejos. Fazia muito tempo que um livro năo me envolvia dessa maneira tăo profunda.

O Dono do Tempo conseguiu resgatar em mim aquele orgulho de ter nascido em um país com uma cultura tăo forte, que infelizmente vem sendo destruído por um governo fascista que nos tira as esperanças de dias melhores. É perturbador ver o caminho que essa naçăo tăo rica vem tomando, porém estou novamente com uma luzinha de esperança de que isso tudo ainda vai melhorar e que a história do Brasil năo continuará sendo manchada. Esse é o nosso país. E năo permitiremos que o fascismo prospere.
Homerix 28/02/2020minha estante
Magnífica resenha!!
Já leu a Parte II? Sua resenha é necessária!

Douglas 08/12/2021

Quando a Renata vai mudar a sua escrita?
Eu sou do Norte. Mais especificamente, Belém do Pará. Peguei esse livro com muita empolgaçăo para ler, justamente com o intuito de me enxergar na trama. Infelizmente, Belém apenas figura na trama. Decepcionado.

O livro tem vários pontos positivos e vários pontos negativos. Mais pontos negativos, vale dizer. O enredo é incrível. Eu fico realmente impressionado com a criatividade da autora em criar as escolas e cada mitologia dos livros, isso sem falar no desenvolvimento de cada personagem presente na história. Săo muitos. E esses muitos personagens, quando năo săo figurantes, săo bem escritos. Assim como Deus tem seus favoritos, Renata tem os dela? E isso fica claro ao decorrer da história. Alguns personagens existem apenas para cumprir alguma coisa específica, quase como um deus ex-machina total. Ela acerta na construçăo de uns, erra em outros, principalmente no que diz respeito ao seu próprio protagonista. Extremamente imprevisível e irritante, o Hugo é o personagem menos interessante em sua própria história. A clara tentativa de transformá-lo em um menino moralmente dúbio é falha. Ao mesmo tempo que vemos um Hugo apenas como espectador de muitas injustiças ocorrendo com seus amigos, vemos um Hugo arriscando a vida para salvar um professor da escola. Para mim, pareceu sem sentido. Isso sem falar no personagem extremamente irreal que é o Capí. Se nos primeiros livros o garoto era o ponto alto, aqui ele é insurportável.

Sobre a escrita da autora, realmente, foi algo que me incomodou durante toda a leitura. Por que ser tăo panfletária? Por que fazer com que os personagens sempre estejam explicando algo para outros num tom professoral? Por que retomar fatos e sentimentos o tempo todo?
Estamos no terceiro livro da série e a Renata ainda parece estar no primeiro, pois năo evoluiu, năo melhorou sua escrita, apenas seguiu em frente.
Jăo 26/12/2021minha estante
Em relaçăo a mudança de Hugo fica evidente o claro desespero dele pela figura paterna e, por mais que ele tente esconder, o quanto a perspectiva de perder o único pai descente é desesperador pra ele. E fora que a isençăo dele em relaçăo a certas atitudes para com os amigos dele o corrói, é perceptível isso durante as conversas com Capí, o quanto Hugo se culpa por ter se isentado, e talvez ele só tenha cansado de ser assim.

Em relaçăo a "mania de explicaçăo" dos personagens nesse livro eu até acho bem coerente, visto que essa primeira parte é bem focada na vivęncia dos indígenas e suas lutas. Fora que, ao meu ver, ela coloca isso de forma bem clara na construçăo da história da escola no modo em que um ensina ao outro, principalmente pra Hugo que desconhece totalmente aquele território. Mas năo deixa de ser um pouquinho chato.

Também concordo que Capí seja um personagem irreal em relaçăo a sua personalidade, mas acho que ela tá tentando passar uma mensagem. Năo sei, minha interpretaçăo.

Pablo 20/08/2019

O Dono da Literatura Brasileira
O Dono do Tempo é, pelas măos da Renata Ventura, uma obra avassaladora: derruba paradigmas, estimula o pensamento crítico sobre si mesmo, valoriza do sotaque aos costumes das culturas regionais e eleva as brasilidades a um nível de total respeito, usando do mais pop ao mais oculto do nosso folclore, sem representá-lo ludicamente como nas obras infantojuvenis de renomados autores, mas captando o cerne das suas lendas.
Estendendo o mundo de Harry Potter para além da Gră-Bretanha, o bruxo protagonista agora chega em um território bem distante do seu originário Rio de Janeiro com a fantasia, açăo e aventura se mostrando como elementos eletrizantes e năo deixando de fazer paralelo com tudo o que somos na vida real.
Com constante abertura para as pluralidades humanas, esse se torna, sem sombra de dúvidas, um dos livros mais necessários na atualidade. Eu me diverti demaaais e me senti honrado lendo-o como leitor-beta e, sendo crítico detalhista que sou, fui mais uma vez surpreendido pela qualidade dessa saga. Eu desejo, de coraçăo, que muito mais gente se divirta também!

Laiany Teixeira 09/09/2019

O LIVRO MAIS MARAVILHOSO QUE LI ESSE ANO
Vou ser breve aqui. Nunca um livro me fez sentir tantas emoçőes diferentes ao mesmo tempo. Maravilhoso excepcional... mal posso esperar pela parte 2, super ansiosa por ele

Nathan Farnese 22/09/2019

Respeito também é magia!
Mais uma vez Renata Ventura surpreendendo! A história me envolveu de forma que eu năo conseguia pensar em outra coisa a năo ser a trama do livro. Enquanto os personagens conhecidos evoluem, novos personagens apaixonantes săo apresentados e a gente aprende um pouco com cada um deles. A regiăo Norte do país é muito bem apresentada e já estou ansioso pela parte dois de ODT. Todo o meu amor aos Pixies e ŕ Boiuna!

manu.g 11/03/2024

Apesar de năo ter o ritmo frenético e caótico, é incrível e consegue, mesmo sem tanta açăo quanto nos outros, te deixar ansiosa e desesperada por mais.

A leitura das primeiras partes foi rápido, desesperadora e muito boa, mas a última foi meio arrastada, mas sei o quăo importante é isso, já que mostra diversas culturas indígenas e um ?tour? pela escola do norte, também mostrando a preparaçăo do Hugo para sua missăo (coisa que em outros livros de fantasia simplesmente năo existem)

Dellycah 10/04/2020

O tempo năo volta, quem cria a oportunidade somos nós
Depois de todo o furacăo provocado na Korkovado pela Comissăo Chapeleira, assim como todo fenômeno natural, há que se ter calma e se reconstruir aos poucos. Mas năo é como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Mesmo com todos os recursos, é preciso uma força que vem de dentro, é preciso vontade própria, é preciso perseverança e principalmente: lutar para continuar.
Mesmo após todo o ocorrido, principalmente com Capí, deu pra sentir na pele o quanto dói buscar por justiça. Principalmente quando parece cada vez mais impossível de alcançá-la. Toda a desestabilizaçăo foi necessária pra mostrar a importância do papel de cada um para que tudo fique bem.
Năo bastasse as dificuldades cada vez mais presentes e cada vez mais gritantes, Hugo descobriu um segredo, mantido há 5 anos, que o levou a escolher uma jornada que vai ter que enfrentar sozinho. E o início dela é muito gratificante de acompanhar, pois fala muito sobre conhecimentos da cultura brasileira que a maioria de nós năo teria tanto interesse, mas abordado de um jeito espetacular, que me provocou um sentimento de empatia pelo tema em si. Além de conhecimentos sobre outras regiőes, mais focadas no Norte, e todo um mundo de magia dentro dessa imensidăo de país que chamamos Brasil.
Tudo isso colaborou para que eu abrisse meus olhos de uma outra maneira e contribuiu para que eu tivesse um novo respeito e curiosidade pelo que me cerca, principalmente dentro do Brasil.

Jade.Cavalcante 13/04/2020

A escrita da Renata é perfeita, levando em consideraçăo que este livro foi dividido em duas partes considero que o melhor ficou para a parte 2. Se vocę conhece o Hugo desde a Arma Escarlate vai perceber como ele está crescendo.

@pablitojaleu 30/04/2020

Gostei, mas esperava mais :(
Parece até injustiça ler O Dono do Tempo - Parte I logo após seu antecessor, A Comissăo Chapeleira, que eu considero o melhor da série. Esperando pela continuaçăo desde 2014, confesso que me decepcionei um pouco com o enredo da primeira parte; pouca açăo, muito diálogo e alguns acontecimentos sem fim, tornando a narrativa um pouco cansativa.
Ainda assim, é um livro que vale muito a pena ler, pois contém sempre bons ensinamentos para refletir e um aprendizado gigantesco sobre a Amazônia e a cultura indígena, além da tia Renata continuar trazendo toda a magia do nosso país, muitas vezes esquecida pela ignorância e desprezo de nós mesmos, brasileiros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experięncia de navegaçăo de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR