Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

amanda 31/08/2021

"uma terrível série de crimes tinha começado"
personagens: 5
escrita: 4.5
andamento: 5
premissa: 5
final: 4
____________________________________________

[As mães são assustadoras. Ou seriam valentes?]

o livro tem 6 capítulos, 4 para Sae, Maki, Akiko e Yuka, 1 para Asako(mãe de Emily) e o capítulo final;

a história é muito bem amarrotada, por mais que em todos os capítulos haja um flashback para o fato principal - assassinato de Emily - não é maçante nem repetitivo;

a autora trabalha muito bem a personalidade de cada uma das garotas e como presenciar o assassinato mudou a vida delas para sempre, somado ao fato do peso das palavras da mãe de Emily;

pra mim a história poderia ser resumida em o quanto uma frase pode assumir um fardo na vida de uma pessoa e começar uma avalanche e um loop, o que a gente passa a entender quando vai acompanhando as consequências na vida de todos envolvidos

os personagens achei que foram muito bem aproveitados, tanto as principais quanto suas famílias; odiei absolutamente todas as mães aqui, são muito diferentes entre si a única semelhança é serem estúpidas quanto aos filhos

eu achei que poderia ter mais um capítulo, tem coisas que ficaram "meio" em aberto e que mais umas 20-30 páginas responderiam

fora isso, amei a história e mais uma vez kanae entregou

eu15 08/09/2021

eu amei que o livro é tão bem escrito que dá para acreditar que a cada troca de ponto de vista mudava real a pessoa que estava escrevendo

Amanda Bento 27/09/2021

Voz do João Kleber: PARA PARA PARA PARA
Wow, esse foi o livro que eu li mais rápido esse ano, pura adrenalina. O mais cativante é que cada capítulo é narrado por um ponto de vista diferente referente a uma única cena, o que deixa tudo muito dinâmico. Recomendadíssimo pra quem adora histórias de assassinatos.

Caraminholas 15/11/2021

Tive uma boa experiência com Confissões, salvo alguns aspectos, mas Penitência superou as minhas expectativas.
Capítulos grandes, mas não me incomodou, gostei bastante do contexto, bem mais que o de Confissões. Eu senti que o ar desse livro é muito mais próximo de um ?real? da minha cabeça.
E claro, CHEIO de bizarrice, meu deus.
Não li do que se tratava, apenas peguei pra ler e foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.
Tem vários gatilhos, é bom dar uma procurada se você é uma pessoa sensível. Tem estupro, morte (claro), muito terror psicológico, entre outros.
Recomendo a leitura!

maris28 15/12/2023

10/10
Gostei muito muito desse livro! achei interessante como a autora fez cinco capítulos, cada um sendo o pov de uma das envolvidas. a história que mais me deixou perturbada foi a da sae, de todas as outras :( é muito triste como a promessa que a mãe da emily fez de vingar a filha afetou todas elas de formas diferentes, e a família que elas tinham também não ajudava muito né.... só a da sae, por incrível que pareça, que foi a mais saudavel. muito perturbador também a rede de assassinatos que acabou manchando a vida de cada uma delas, infelizmente. fiquei incomodada com a quantidade de abusos na história e com uma tristeza absurda por perceber o quanto o ser humano consegue ser podre. não fiquei tão chocada assim com a descoberta do assassino (acho que pq eu interpretei mal as pistas do livro) mas fiquei abismada com o pov da mãe, que mostrou o passado dela e ligou toda as pontas soltas. mas muito bom, recomendo!!

Carlos.Magnun 09/01/2022

Penitência
Achei meio cansativa a narrativa, mas como é um livro curto, fui até o final! Gostei mais do livro Confissões, da mesma autora!

Lygia Lopes 23/07/2022

Li Confissões e fiquei impressionada. Várias pessoas diziam que Penitência era melhor, então li com uma grande expectativa, mas me decepcionei.
Sim, o livro é forte e fala sobre consequências, culpa, mas eu passei o livro inteiro esperando algo bombástico, como no primeiro e isso não veio.
Não é um livro ruim, mas gostei muito mais de Confissões.
Guilherme Rosa 24/08/2022minha estante
Cheguei a mesma conclusão que você

Bela 27/10/2022

10 anos de terapia depois desse livro aqui tá galera.. cuidado que o tanto de gatilho que tem, misericórdia!!
Laura 11/05/2023minha estante
Siiiim scrr

ekatherinah 28/02/2022

fui no escuro e não me arrependo
Uau! Fui no escuro com esse livro, sem ler sinopse. Comecei lendo para ver se me interessaria, mas como o capítulo não terminava acabei pegando e lendo mesmo. Aí vi que o livro é dividido em partes e - mais a frente, descobri - que cada parte é uma versão do acontecimento relatado na primeira parte.

Eu terminei a primeira parte pasma. E curiosa com o que viria a seguir. Daí entendi como seria a execução da história ao longo do livro e foquei em ir prestando atenção nas informações repetidas para entender sobre o assassinato. A cada parte tem uma informação importante para construir (para gente) o ocorrido e em como aquilo impactou a vidas das pessoas envolvidas.

Eu gostei muito da execução. Acho que pode ter umas coisas difíceis de entender devido ao contexto social japonês que é ridiculamente diferente do nosso. Para quem não tem contato ou tem pouco contato com aspectos mais intermediários do social de lá recomendaria buscar, após a leitura, comentários de quem entende para ajudar a contextualizar.

Dito isso, tirei uma estrela por dois elementos que não gostei. Apesar de que um desses elementos eu achei condizente com a personagem construída ao longo da narrativa e me parece algo que é atrelado ao social de lá. Mas me incomodou mesmo assim e não poderia deixar de expressar na nota. O outro elemento...eu acho que foi usado pelo mistério, mas tenho sentimentos conflitantes sobre.

Por fim, eu adorei ler esse livro! Me envolveu, me prendeu (talvez por eu não saber bem do que se tratava?), a escrita é fácil de se ler, é fluida.

Guilherme Rosa 24/08/2022

Pesado
Sem dúvida do três livros da Kanae que li até agora, esse absolutamente foi o mais pesado!
Pesado no sentido de trazer alguns temas fortes!
Que você vai lendo e soltando algumas expressões como: "Não acredito!!" "Que horror genteee" "Com assim?!"

A Kanae tem uma mente bem criativa para histórias e enredos, cruzar histórias, dar perspectivas de vários personagens e uma certa preferência por abordar coisas obscuras em temas delicados...Isso fica claro nesse livro e em "Confissões" rs

E que final chocante!! Você vai entender do que estou falando ao terminar o livro, fiquei de queixo caído.

Só digo uma coisa: cuidado ao procurar se vingar de alguém.. Nunca se sabe as reviravoltas que a vida dá!! Esse livro é a prova disso.

Enfim, recomendo esse livro!
TAI.... 26/08/2022minha estante
Já quero ler esse livro agora.. Adoro histórias de desgraçamento kkkk.

Guilherme Rosa 26/08/2022minha estante
Kk eu recomendo ler mais resenhas sobre ele, eu li mtas aqui depois que terminei ele. Mas é bom ler resenhas antes, pra tu ver se vai ser um tipo de leitura que vai te agradar. Até prq a forma de escrever, de intensificar as coisas (nem sempre é sangrenta) de escritores japoneses, é diferente..um pesado que choca + o emocional rs

TAI.... 26/08/2022minha estante
Eu ando nessa vibe de leitura.. que causam impactos direto no emocional

AngelaS.DiasNagami 09/11/2022

Mais um audiobook
Não sei se a escolha de ouvir um thriller com a escrita tão elaborada como a de Minato tenha sido a melhor escolha e, talvez por isso não sei se o meu ?gostar? gostar desse livro foi atingido.

O formato da história é bem parecido com o de Confissões e, Confissões hoje pra meu ver envelheceu mal e, acabei gostando mais de Penitência, apesar de achar conveniente demais certos pontos.

Kaly 24/03/2022

A cidade onde o ar é o mais limpo de todo o Japão
Diante de um assassinato, todos saem perdendo. Até as que sobreviveram.

Penitência não é um livro de investigação. Neste livro, conhecemos a história de 5 meninas: Akiko, Maki, Yuka, Sae e Emily. Emily é assassinada. Sua mãe promete vingança. Como será que as quatro que passaram por esse evento vivem suas vidas? Como um assassinato afeta traumas que já haviam e que existiram em razão de seu acontecimento?

Penitência não tem capítulos. É dividido por 4 monólogos, cada monólogo conta a visão de cada menina e como elas foram unidas de um modo tão trágico. E todas elas sofrem de pré-conceitos que as pessoas ao seu redor as davam, desde crianças.

Minha opinião: essa história me marcou. A escrita é envolvente e a forma de divisão do livro foi bem original pra mim, dividir em monólogos. Tudo o que eu queria era que as quatro meninas ficassem bem, e esse sentimento ficou por todo o livro. Em muitos momentos me senti mal; não foi gatilhos, mas reconheço que pode ser gatilhos para outras pessoas. Foi minha primeira literatura japonesa e espero continuar lendo mais histórias boas assim. No entanto, não acho que mereça 5 estrelas, mas isso já é de meu gosto pessoal. 4 estrelas é merecidíssimo.

vasilisamorozko 31/03/2022

Essa Cidade Devia Ganhar O Prêmio Pela Cidade Com Mais Gente Problemática E Não Pelo Ar Mais Limpo
"Busque algo acima da sua posição e isso só te trará sofrimento."

"Para que duas pessoas imperfeitas e avariadas vivam, é preciso uma cerimônia absurda que lhes permita esconder suas imperfeições."

#49 - Meu Deus Meu Deus!!! Se eu colocar aqui "apenas surtando com essa história" conta como uma resenha? Porque MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu não sei o que e mais fascinante nas histórias dessa escritora, o fato de que você é jogado em outra cultura e acha tudo tão estranho por funcionar daquela forma (não que o preferência pelo filho homem entre outros seja uma coisa de outro mundo mas enfim) ou porque ela intercala personagens como narradores e você tem que entender porque os pontos se conectam. Aqui tudo é muito bem construído e se você pega esses detalhes dela desde o início fica muito claro quem é o assassino mesmo que ele não tenha sido apresentado, eu já estava certa de quem era desde o meio e fiquei "ai meu pai amado ele matou a..." tremendo choque até a revelação que já sabia.

Sem falar que os personagens são pra lá de problemáticos e desequilibrados seja eles por causa do trauma do assassinato ou não, todo mundo aqui (como no outro livro dela) me deram um sentimento de repulsa e desgosto gritante, além de que você sente uma raiva por tudo o que aconteceu e fica ainda mais irritado com o fato de que um criminoso pode ficar ileso quinze anos depois de um crime, mesmo sendo uma coisa hedionda baseado em uma vingança sem sentido e asquerosa.

E uma leitura que mexe com você de uma forma desagradável em muitos níveis, seja na forma de ser narrada, os personagens que tu não pega empatia ou o crime em si, e acho que por isso seja um bom livro, tu vai passar raiva mas vai ficar incrivelmente fora de si após terminar.

Recomendo (ainda estou surtando e ficarei assim por mais dez anos).