Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

Kaly 24/03/2022

A cidade onde o ar é o mais limpo de todo o Japão
Diante de um assassinato, todos saem perdendo. Até as que sobreviveram.

Penitência não é um livro de investigação. Neste livro, conhecemos a história de 5 meninas: Akiko, Maki, Yuka, Sae e Emily. Emily é assassinada. Sua mãe promete vingança. Como será que as quatro que passaram por esse evento vivem suas vidas? Como um assassinato afeta traumas que já haviam e que existiram em razão de seu acontecimento?

Penitência não tem capítulos. É dividido por 4 monólogos, cada monólogo conta a visão de cada menina e como elas foram unidas de um modo tão trágico. E todas elas sofrem de pré-conceitos que as pessoas ao seu redor as davam, desde crianças.

Minha opinião: essa história me marcou. A escrita é envolvente e a forma de divisão do livro foi bem original pra mim, dividir em monólogos. Tudo o que eu queria era que as quatro meninas ficassem bem, e esse sentimento ficou por todo o livro. Em muitos momentos me senti mal; não foi gatilhos, mas reconheço que pode ser gatilhos para outras pessoas. Foi minha primeira literatura japonesa e espero continuar lendo mais histórias boas assim. No entanto, não acho que mereça 5 estrelas, mas isso já é de meu gosto pessoal. 4 estrelas é merecidíssimo.

vasilisamorozko 31/03/2022

Essa Cidade Devia Ganhar O Prêmio Pela Cidade Com Mais Gente Problemática E Não Pelo Ar Mais Limpo
"Busque algo acima da sua posição e isso só te trará sofrimento."

"Para que duas pessoas imperfeitas e avariadas vivam, é preciso uma cerimônia absurda que lhes permita esconder suas imperfeições."

#49 - Meu Deus Meu Deus!!! Se eu colocar aqui "apenas surtando com essa história" conta como uma resenha? Porque MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu não sei o que e mais fascinante nas histórias dessa escritora, o fato de que você é jogado em outra cultura e acha tudo tão estranho por funcionar daquela forma (não que o preferência pelo filho homem entre outros seja uma coisa de outro mundo mas enfim) ou porque ela intercala personagens como narradores e você tem que entender porque os pontos se conectam. Aqui tudo é muito bem construído e se você pega esses detalhes dela desde o início fica muito claro quem é o assassino mesmo que ele não tenha sido apresentado, eu já estava certa de quem era desde o meio e fiquei "ai meu pai amado ele matou a..." tremendo choque até a revelação que já sabia.

Sem falar que os personagens são pra lá de problemáticos e desequilibrados seja eles por causa do trauma do assassinato ou não, todo mundo aqui (como no outro livro dela) me deram um sentimento de repulsa e desgosto gritante, além de que você sente uma raiva por tudo o que aconteceu e fica ainda mais irritado com o fato de que um criminoso pode ficar ileso quinze anos depois de um crime, mesmo sendo uma coisa hedionda baseado em uma vingança sem sentido e asquerosa.

E uma leitura que mexe com você de uma forma desagradável em muitos níveis, seja na forma de ser narrada, os personagens que tu não pega empatia ou o crime em si, e acho que por isso seja um bom livro, tu vai passar raiva mas vai ficar incrivelmente fora de si após terminar.

Recomendo (ainda estou surtando e ficarei assim por mais dez anos).

Camila.Pizzoni 31/05/2023

Confissões 2.
Eu gosto muito da cabeça perturbada da Kanae Minato, eu gosto muito da escrita dela e a leio mesmo que ela tenha uma característica de escrita que não me agrada muito: capítulos enooooooooormes! Dito isso, eu li Penitência e parecia que eu estava lendo o Confissões pela segunda vez e isso foi meio frustrante. Parecia que a história não tinha como me surpreender e apesar do livro ser bom, realmente não me surpreendeu. Simplesmente o desenrolar da história dos personagens ia pelo mesmo caminho do outro livro. Acredito que, se fosse a minha primeira experiência com a Kanae, eu acharia o livro maravilhoso, assim como achei Confissões. Tenho medo de dar mais uma chance pra Kanae e ler o Confissões 3, mas provavelmente darei.

Angelica.Bugari 31/05/2022

Triste
História envolvente e triste.
Segredos q acabam com famílias..
Traumas q marcam a vida e leva a caminhos obscuros.

Claudia.Mayara 05/07/2022

Um suspense?
Um assassinato em uma cidade pacata do Japão? quatro garotas estavam com a vítima, viram o suspeito mas por algum motivo não lembram do rosto? uma mãe querendo vingança.
Quinze anos depois vemos como cada uma seguiu sua vida e se foram abaladas com o ocorrido.

Gostei da escrita da autora, mas ainda não sei o quanto gostei da história.

Rebeca.Bueno 24/06/2022

Sem palavras pra esse livro
Um assassinato na infância meche com a vida de 4 garotas e com a vida de uma mãe!!!! 4 histórias se juntam para chegar em um final surpreendentes.

Lilis_14 25/06/2022

As narrativas dessa autora são sempre boas e sempre me prende muito apesar de ter achado esse livro bastante igual a confissões. A explicação pra toda a história não me prendeu bastante parte do livro achei que fica repetitivo e não precisava ter e o final sinceramente nem parece que faz parte do livro

Camilarf 10/10/2021

Esperava algo diferente
Depois que li Confissões, eu simplesmente adorei a escrita da autora e decidi ler Penitência, mas acabei me decepcionando um pouco. Achei bem fraco em relação ao outro livro, que tem narrativas mais interessantes e realmente te sugam para dentro da história; Mas não deixa de de um bom livro

Estante da Mila 01/12/2021

O que um sentimento de culpa pode fazer na vida das pessoas!
"?????? ????????? ??????, ? ???? ??? ??? ????????? ? ????????? ????? ?? ????????????. ?? ???? ??????????? ????? ????, ?????? ?? ??????? ?? ??? ??????? ?? ?? ????? ??? ?? ??????. ?? ???? ??????? ??????? ?? ???? ??????, ???? ???? ? ????? ??? ??? ?? ?????? ?? ??????."

?Sinopse: Um arrepiante suspense psicológico sobre a vida de quatro mulheres, unidas para sempre por um dia terrível em sua infância. Quinze anos atrás, uma menina de 10 anos foi assassinada em uma pacata cidade do interior do Japão. ... Façam o que for preciso para encontrar esse assassino.

?O que achei: O livro tem grandes trocas de narrativas, pois cada uma das meninas que estiveram no dia em que a colega foi morta tem sua versão contada. O final não foi tão surpreendente no sentido de descobrir quem era o assassino, mas cada final de narrativa entre as personagens era um tapa que eu levava. Amei!

Duda 02/01/2022

Penitência
Cara o livro em si é maravilhoso, ele te prende de uma forma que... uou! Mas eu acho que a autora não soube muito bem aproveitar essa conquista, pq como disse antes o livro te prende muito e você espera muito dele, pq ele tem de tudo, mistério, a escrita, a HISTÓRIA, e no final é uma pessoa que nem tava dentro da história praticamente, acho que a autora poderia ter pego alguém próximo, que no qual a gente já tivesse um "vínculo", pq seria muito mais emocionante, e uma historia por trás bem elaborada! Mas tirando o final kk é bom o livro Mas acho que poderia ter aproveitado mais a história em si

Alícia 04/01/2022

impressionante
Tenho muita dificuldade ao ler livros de suspense, mas aqui, além de um assassinato sem resolução, a Kanae Minato constrói o psicológico das meninas que vivenciaram tamanho acidente. A autora faz isso de uma forma muito precisa, de forma que as 5 personagens pareçam completamente paupáveis; reais. É um livro incrível, com uma escrita impecável e que vale totalmente a pena!