O Capote / O Retrato

O Capote / O Retrato Nikolai Gógol

Resenhas - O Capote seguido de O Retrato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

brentlejuice 26/05/2021

Entre os dois meu favorito foi de longe o "Capote". Ver o "medo" de gastar que o principal tinha e depois como vai crescendo sua vontade de ter algo pra si e que os outros gostaram tanto foi incrível.
"O retrato" também foi muito bom e mais sombrio, mas não consegui gostar tanto quanto achei que iria.

Bianca 07/02/2022

O Xará
Comecei O Capote pelo amor ao protagonista Gógol Ganguli (O Xará - Jhumpa Lahiri) que teve seu nome inspirado no autor russo. Mas quem me arrebatou mesmo foi O Retrato (primeira parte). Termino agora com um interesse em conhecer melhor a biografia do autor e suas profundas crises obscurantistas.

Rach 17/04/2021

Incrível
Por mais que seja um conto antigo, ele permanece sendo muito atual. A mensagem transmitida pode muito bem ser contextualizada para os dias de hoje.
É uma reflexão sobre a humanidade nas pessoas.

Vanessa 29/03/2021

Literatura Russa
Gogol é o meu segundo contato com a literatura russa e nesse livro temos dois contos que são interessantes de analisar pelo aspecto filosófico. O capote é um conto sobre algo tão simples, mas que mostra como uma pessoa pode sofrer o impacto de uma perda. O segundo, O Retrato é um conto bem interessante sobre um pintor que me lembrou outro livro sobre "O retrato do Dorian Gray". É uma boa leitura pra se aventurar em um novo tipo de literatura.

Cristian.Alves 04/11/2020

A vida efêmera
Esse livro contém duas histórias que falam sobre temas muito parecidos. No capote/casaco a história nos faz pensar sobre o quanto nos focamos nas coisas sérias da vida e esquecemos de vivê-la. Já a segunda história aborda o apego ao dinheiro e as coisas materiais.
A simplicidade da vida e mostrada em ambos as histórias. É uma leitura interessante que faz a gente repensar a vida. Aconselho a todos que estão passando por uma fase muito sobrecarregada na vida.

Carolina 24/06/2020

Esse livro mostra que as vezes, o remorso se comporta como um fantasma que esqueceu de morrer

Deco 11/06/2020

Excelência em dose dupla
Dois contos incríveis de Gógol onde podemos ver críticas sociais que estão até o presente momento enraizadas na sociedade. Em O Capote, podemos ver o desprezo que Akaki Akakiévitch sofre pelos seus colegas por seu Capote estar velho e vemos também a "importante excelência" que menospreza seus subordinados e a todo momento coloca o Ego a frente, se gabando de seu poder sobre os outros; há também doses de humor excelentes do autor. Em O Retrato vemos uma história que também nos prende, um certo mistério que cativa a nossa atenção, além também, de boas críticas quanto a ganância e as consequências que ela traz. São dois contos incríveis que dá pra ler em uma tarde, mas que não perdem em excelência.

Pedro 31/05/2020

Dois contatos fantásticos. Abordando a morte e o fantasmagórico, traz reflexões sobre vileza, ganância e desejo. Além das histórias serem incríveis e deixarem o leitores ávidos por saber o final.

Lerei mais Gogol :)

Larissa Timbó 26/05/2020

Tristeza
Essa edição que li, traz duas obras O Capote, que é triste, triste, triste, aí acontece um minuto de felicidade e mais tristeza. Mas eu gostei.
Já O Retrato, é dividido em 2 parte. A primeira relata a história de um pintor que acaba adquirindo o quadro e a a partir daí começa a ter sonhos estranhos com a figura do quadro, depois começa a fazer sucesso e logo após cai em desgraça pois apesar seu sucesso, ele não pinta o que considera ser de qualidade, mas sim o que lhe dá dinheiro e fama. E a segunda parte se trata de como esse quadro foi criado. Passou por muitas mãos e alguns achavam que estava amaldiçoado. Achei bom mas, um pouco arrastado.

Henrique 28/07/2018

Uma agradável surpresa.
Nunca tinha lido nada do Gogol antes de "O Capote". É uma história fantástica e muito interessante. "O Retrato", que também consta nesta edição, não deixa nada a desejar e também surpreende com uma narrativa bem construída. Para quem não conhece Gogol, vale a pena dar uma olhada.

GIPA_RJ 02/12/2012

Imperdível
Depois de ler este livro que contem 2 contos de Gógol , ele se tornou meu autor russo favorito.
Trata-se de um gênio que descreve com ironia toda a hipocrisia humana.

M. Scheibler 30/09/2012

Os dois contos presentes no livro satirizam a Rússia do século XIX. Mostra a real posição das pessoas na sociedade. O autor satiriza o sistema, não perdoando sequer a polícia no primeiro conto, O CAPOTE.

Como a maioria das obras de autores russos, os contos apresentam uma leitura carregada, tanto do lado emocional quanto psicológico, com forte poder crítico. O vocabulário não é rebuscado, mas é necessário paciência para interpretá-lo.

O segundo conto, O RETRATO, é mais monótono, mas não de menor qualidade. Cito abaixo uma passagem interessante desse conto:

"O pintor-criador é tão eloquente no insignificante como no sublime; o ínfimo nele já não é desprezível, pois através dele transparece imperceptivelmente o maravilhoso espírito do que foi criado, e o insignificante recebe uma expressão sublime, pois fluiu pelo purgatório da sua alma".

Breno 17/01/2012

Citando Dostoiévski
Desejo apenas citar uma frase de Dostoiévski: "Todo homem nasce sob o capote de Gogol."
Mietto 08/08/2013minha estante
Hm, acho que a frase na realidade é "Todos nós saímos do capote de Gogol."

Acho que ele quis dizer que Gogol influenciou diretamente todos os escritores da época, e não todos os homens de forma geral.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6