O Capote / O Retrato

Resenhas - O Capote seguido de O Retrato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Guilherme.Gomes 04/10/2019

3,5 / 5
Curti mais o segundo conto do que o primeiro. Enquanto "O Capote", que tem um boa história, apresenta toda uma situação real e tenta encerrá-la de forma, digamos, "fantástica" (o que não me agradou), em "O Retrato" cria-se um ambiente tão misterioso e tenso, que qualquer desfecho, por mais surreal que seja, parece plausível. E é exatamente o que acontece, aliás, com um excelente final.Vale a lida.

Paulo Sousa 22/02/2019

O capote, de Nikolai Gógol
Livro lido 3°/Fev//9°/2019
Título: O capote, seguido de O retrato
Título original: Shinel
Autor: Nikolai Gógol (URSS)
Tradução: Roberto Gomes
Editora: L&PM
Ano de lançamento: 1842
Ano desta edição: 2000
Páginas: 178
Classificação: ??????
__________________________________________
"(...) mais de uma vez no curso de sua existência ele arrepiou-se vendo o quanto o homem acumula em si de desumanidade, ao constatar que grosseira ferocidade se esconde por debaixo de maneiras polidas" (Posição no Kindle 38/2%).
Tenho para mim que a melhor literatura é aquela que conduz o leitor por um encadeamento mágico, onde cada livro é um ponte para o próximo. Livros que instigam a leitura de outros são sempre maravilhosos, e não me refiro especificamente aos famosos "diários de leitura", mas às narrativas que trazem em seu bojo referências literárias quase sempre elogiosamente bem vindas.
Li há pouco ao belo "O xará", da escritora britânica com raízes indianas Jhumpa Lahiri. Ali, como o próprio título, é narrado a vida e os infortúnios de Gógol Ganguli, claramente uma referência à predileção do pai do Gógol personagem pelo Gógol escritor. Em várias ocasiões o livro de Lahiri alude a algum livro do contista russo. Tive de buscar algo dele para ler e me deparei com esta edição da L&PM contendo dois dos mais famosos contos do escritor russo Nikolai Gógol, "O capote", logo seguido pelo conto "O retrato".
Ambos contos razoavelmente longos, trazem, no melhor exemplar da literatura fantástica, duas historietas muito bem escritas, de frases lindamente esculpidas. Não bastasse os infortúnios e reveses que ambas possuem, ainda tem o acréscimo de serem concebidas com fortes doses de elementos fantásticos, surreais, a cujos matizes trazem de verdade um clima de suspense ao leitor. Não são propriamente estórias de fantasmas ou de terror, mas não negam essa qualidade quando narram, no caso de O capote (esse gostei mais), do infortúnio tão desnecessário a que é submetido Akaki Akakiévitch devido ao sumiço de seu capote novo, que a duras penas é adquirido por ele. Ou mesmo dos elementos nada comuns de "O retrato", que fazem o leitor pensar em como o ser humano é uma superfície rasa onde se escondem os mais vis defeitos.
Ambos são amostras singulares de boas leituras, de um quilate diferenciado. Não por engano, o avô de Gógol Ganguli, transmitiu o seguinte conselho a Ashoke, pai do xará do grande Nikolai: "Leia todos os russos. Eles nunca decepcionam!"

Señorita Li 13/01/2019

A surpresa de ?o retrato?
Comprei o livro já que queria ler o capote. Achei o conto ok mas não amei.
Já o retrato... Adorei o conto, o desfecho, a escrita, tem passagens extraordinárias, me surpreendeu muito!

Iara.Vianna 16/06/2017

Gostei.
Faz pensar em como não lembramos e nem prestamos atenção nas pessoas em torno de nós.

Israel145 27/11/2015

Nikolai Gógol talvez seja o autor russo que mais flertou com o fantástico em sua obra. Autor de obras-primas como Tarás Bulba e Almas Mortas, em que retrata desde a vida dos cossacos ao campesinato russo de maneira impecável, Gógol também se aventurou pela seara do fantástico contando “causos” russos com detalhes pra lá de curiosos, onde registrou o fabulário e a imaginação de sua gente em contos divertidos e inesquecíveis, retratando principalmente os costumes da Ucrânia, sua terra natal.
Nestes 5 contos, Gógol com seu estilo leve e divertido, recheado com um suave lirismo, conduz o leitor ao mundo mágico do imaginário Russo.
Em “O Capote”, vemos a história de Akáki Akakievitch, um funcionário público medíocre que se esforça para trocar seu velho e surrado capote por um novo, visto que o mesmo é motivo de risadas e escárnio dos que vivem à sua volta. Esse conto, talvez o “menos fantástico de todos” expõe o singular sistema de hierarquias dos funcionários civis russos. Apesar de não ser o mote principal do conto, todo o mecanismo de funcionamento da máquina estatal russa é exposto aqui, com implicações importantes no desenrolar da história. Apenas no final, Gógol se deixa levar pela sua tendência ao fantástico, mostrando o destino do protagonista principal. Ótimo conto.
O conto “Diário de um louco” talvez seja o mais “sério” dessa lavra, onde o nome do conto dá o mote da história. O interessante é que o autor, ao mostrar o ponto de vista do louco, nos expõe a uma certa insanidade reflexiva. Será se o louco do conto é louco mesmo? Talvez o autor, por já ter tido crises nervosas, tenha usado a si próprio para compor o personagem, já que pela estrutura do texto ele parece ser conhecedor profundo do tema.
“O nariz” outro conto muito conhecido do autor é uma brincadeira estilo “Dr. Jekyll e Mr. Hyde”. A diferença que o “lado maligno” é um nariz que salta do rosto do personagem e sai aprontando diabruras por toda parte. Altamente divertido. Aqui podemos ver a faceta de brincalhão do autor em seu estado mais puro.
Os dois últimos contos “Noite de natal” e “Viy” são os que mais se enquadram na categoria de fantástico, onde o autor, como mesmo diz no início do texto, retrata a história tal qual ouviu. Trata-se de histórias do folclore ucraniano onde personagens como o diabo e bruxas se relacionam com os humanos com grande naturalidade. São contos extensos que poderiam até ser classificados como novelas que mostram a capacidade do grande contador de histórias que foi Gógol. Nesses contos, o ideal é relaxar e se deixar levar pela curiosa cultura russa e seus personagens curiosos. Ótimo livro.
Bells 27/11/2015minha estante
Fantástico.

Jonara 15/04/2010

Rápido e bastante divertido, o primeiro conto fala sobre um sujeito introvertido e esquisito usa um capote tão velho que ele próprio é apelidado de o Capote. Quando ele vai ao costureiro conserta-lo, descobre que não será possível... terá de fazer um novo capote. Para seu desespero o capote custa muito, muito dinheiro, mas à medida que ele trabalha e se esforça para ter o novo casaco, ele começa a sonhar com a roupa, e sua vida monótona passa a ser cheia de ansiedade e fantasia. O conto é muito interessante e as esquisitices do personagem são muito bem detalhadas. Adorei.
Já o segundo conto - O Retrato - é dividido em duas partes. A primeira conta a história de um pintor possivelmente talentoso mas sem dinheiro, que compra um retrato de um sujeito com olhos muito penetrantes. Ele começa a sonhar com o homem do retrato, e sonha que ele lhe empresta dinheiro para investir em sua carreira. Num dia de desespero, ele descobre dinheiro dentro da moldura do retrato e sua vida muda completamente. A segunda parte conta a história do retrato. Bem...não gostei muito deste segundo conto, apesar da primeira parte dele ser interessante. A segunda achei terrivelmente tediosa...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6