Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas -

joana 20/04/2022

?Quando seria o dia da criação de Ezequiel??
Os olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada de Capitu fazem a gente questionar seriamente todas as condutas dela, mas quem deu essas características foi José Dias, o cara mais dissimulado da história toda.
Bentinho passou a narração toda se mostrando extremamente ciumento e ?maria vai com as outras?.
Não acho que a suspeita de bentinho tenha sido verdadeira, capitu amou esse homem e aceitou ele com todas as questões dele e conseguiu desviar do que a família dele falava sobre ela.
Ele vem falar da suposta traição de capitu e dar todo o show sobre o divórcio mas não contou a ela sobre os pensamentos que tinha com Sancha rs amiga de capitu E ESPOSA DO AMIGO.
Enfim, essa foi a primeira obra de Machado de Assis que li e eu amei tudo. As referências católicas são sensacionais e os impasses da sociedade da época.
Recomendo a leitura, um dos melhores clássicos que já li.

Indy 18/09/2020

Dom Casmurro - Machado de Assis
Esse livro é meu queridinho, confesso que no começo foi difícil porque é um livro bem antigo, então a narrativa dificulta a leitura. Também achei meio enrolado o começo, mas depois que terminei achei perfeita essa obra, ele se tornou meu queridinho e um favorito da vida. Aliás, pra mim não traiu.

Maninha 10/08/2022

Dom Casmurro
"Traiu ou não traiu?"
Essa pergunta me perseguiu por muitos anos, desde que eu entrei pra comunidade bookstan. Tentei responde-la algum tempo atrás mas não consegui terminar por conta da linguagem.
E agora, eu finalmente tirei minhas própria conclusões...
TRAIUUUUUUU, TRAIU SIM!!!

yvnvitx 16/06/2022

Dom Casmurro, de Machado de Assis
Dom Casmurro é inquestionavelmente o maior livro brasileiro de todos os tempos, escrito pelo maior autor brasileiro de todos os tempos.

É fácil compreender o porquê: Machado cria uma trama intrigante com personagens interessantes e um dilema muito dúbio, quase que um convite à discussão dos leitores, o livro além de ser muito bom, também é uma experiência coletiva de discussão entre os que leram, por isso ele não morre nunca.

A história fala de Bento Santiago, um rapaz que precisa escapar do seminário para ficar com seu grande amor de infância, Capitu, e realizadas as suas fantasias juvenis, tem que enfrentar os ciúmes que sente pela moça. A insegurança de Bentinho acaba chegando num ponto crítico quando ele começa a desconfiar que seu filho Ezequiel, seja um fruto de uma relação entre sua senhora e seu melhor amigo, Escobar.

Eu tive muitas dificuldades em ler o livro, achei o primeiro ato, da infância, muuuuito lento, o livro só se tornou interessante de verdade pra mim, quando chegou no finalzinho. Fiquei meio frustrado, achei que a traição, o ponto alto do livro, aconteceu rápido demais. Outro ponto que contribuiu para que eu achasse o livro chato foi o seu contexto histórico uma vez que eu não suporto a época do Brasil Império (acho chatíssimo). Outro obstáculo no meu ritmo de leitura foi as contínuas referências ao catolicismo e a religião no livro, achei quase todas as menções a isso chatíssimas.

Posto isso é inegável que Machado de Assis escrevia impecavelmente, o escritor tinha um estilo de escrita muito rico, poético, articulado e é nítido que possuía muita bagagem cultural uma vez que ele cita muitas referências culturais a obras como Otelo, A Odisseia e Fausto.

Quanto ao dilema mor do livro, tendo a acreditar que Capitu traiu sim Bentinho, pois Dom Casmurro é a única versão que temos para analisar o ocorrido e achei que os argumentos colocados neste foram bem convincentes. Mesmo o narrador sendo bem tendencioso
DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Eduardo.Cardoso 16/04/2020

Ainda vive!
Consagrado como um dos maiores clássicos da literatura brasileira, o livro ainda conta com um sucesso surpreendente.
Mesmo passado tanto tempo de sua publicação o título é pauta de discussões até os dias atuais.
Falando a respeito do livro, o mesmo é escrito com um narrador personagem, o qual conta sua vida desde criança até atingir a velhice. O fato de ser o narrador da própria história põe em questão se realmente trata-se da verdade ou se essa é maquiada a fim de favorecer suas ações, sendo essa questão o maior debate acerca do livro.
Luísa 05/09/2020minha estante
Eu amoooo

Cris609 23/07/2021

Vinte anos depois da indicação, resolvi ler, pela primeira vez, o queridinho do Brasil. Tudo fez sentido: agora sei por que se lê tão pouco nesse País. Colocar um livro desses como leitura obrigatória nas escolas é afogar de vez qualquer vontade que um indivíduo em formação possa ter em livros.
Além de ser uma escrita pesada, a história é ridícula. Um personagem machista, paranóico, ciumento e egoísta brilha, colocando a mulher numa berlinda, fazendo suas críticas se resumirem a questão de ela o ter traído ou não. É uma história que reflete a sociedade que não queremos e não devemos deixar continuar a existir.

Denise 12/02/2022

Pois até os defuntos! Nem os mortos escapam aos seus ciúmes!
Me surpreende a discussão do livro ficar na traição ou não de Capitu quando há temas muito mais relevantes como a tentativa de suicídio, filicídio e homicídio (por motivo fútil?) - motivado por ciúmes patológico pautados em seus desvarios e APENAS em seus desvarios. Bentinho não tem nada concreto de informação, e mesmo que tivesse, seria tão grave quanto. Claro, aventar sobre traição gera mais polêmica! Bentinho é um adolescente e, posteriormente, um homem impulsivo, com o ego fragilizado, com uma dependência emocional extrema, baixíssima tolerância à frustração. Acho que hoje, o tema da traição, além de machista está obsoleto. Precisamos discutir sobre a saúde mental e, em alguns, mas não poucos casos, suas consequências trágicas. Não nos esqueçamos de que muitas vezes a motivação para a violência doméstica de que muitas mulheres são vítimas são pautadas em ciúmes patológico, em desvarios de tantos e tantos bentinhos por aí na sociedade!

M de A assertivo como sempre!?

Igor 19/10/2021

Um clássico, realmente
Finalmente tomei vergonha na cara e decidi ler um dos maiores, se não o maior, clássico da literatura brasileira.
Gostei bastante da leitura, os personagens criados por Machado de Assis são marcantes e cativantes no melhor uso da palavra. Como não se apaixonar por Capitu? E quem nunca deixou a imaginação tomar conta de nós, assim como Bentinho?
Gostei bastante do entendo e da construção de toda a trama, da evolução de cada personagem, das reviravoltas e tudo o mais.
E é claro que eu não preciso nem citar a famosa discussão que permeia o livro através de gerações e gerações né.
Ao final da leitura me peguei pensando sobre isso, e estava louco pra ir conversar com outras pessoas para saber a opinião delas. Então, amigo(a) leitor(a), se você já leu esse clássico, comente por favor o que acha a respeito dessa dúvida que paira no ar durante todos esses anos.
Gabriella Araújo 19/10/2021minha estante
Igor, lê também Memórias póstumas de Brás Cubas. É a principal obra de Machado, acredito que você também vai gostar.

Ariano85 06/03/2022

Sutil e Inteligênte
Por ser um livro antigo a narrativa pode ser um pouco difícil de se entender.
A história é super interessante e fica fácil saber o porquê Machado de Assis é considerado um dos mais importantes autores brasileiros.
Pra mim, Capitu NÃO traiu Bentinho.

Janaína Ellen 28/09/2020

Um clássico
Maravilhoso livro de Machado de Assis,
Cheio de mistério e o louco ciúme de Bentinho por Capitu.
Li esse livro pela primeira vez quando ainda era criança e amei, e depois de anos ler ele novamente foi ótimo.

Débora Cona 30/01/2024

Dom casmurro
Acho que já foi a quarta vez que li, mas já fazia mais de 20 anos. Como sempre, acho incrível a escrita de Machado de Assis. E minha conclusão é.....NÃO TRAIU!!! ?

Menina do rádio 21/04/2022

O grande clássico
Com grande expectativa de leitura sobre esse livro, acredito que todas foram cumpridas, obviamente muitas vezes a maneira de escrever da época nos deixa um pouco confuso, mas a experiência que esse livro trás supera tudo, ainda mais para quem conhece o Rio de janeiro.

Thaí 26/02/2024minha estante
Não traiu, Bentinho é doido

Maria.Florentino 28/02/2024minha estante
Eu também cheguei nessa conclusão