1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Marcos774 03/04/2024

Esse livro é incrível, recomendo muitoooo, sem palavras pra descrever ? (porém é um pouco pesado em algumas partes... Mexe com seu psicológico)

natalialino 03/04/2024

Clássico e favorito de sempre. Fiz uma releitura para o clube do livro de uma amiga e a experiência só fica melhor com o tempo.

Não sei como mas George conseguiu levar experiências tão atuais para décadas passadas. Política é importante, é cíclica e 1984 deixa isso bem claro no decorrer de suas páginas.

Eu amo demais essa estória!
PotterBlake 03/04/2024minha estante
Eu tô com a leitura aberta da Revolução dos bichos, quando eu terminar pretendo ler esse outro clássico aí! A escrita do George é muito boa

natalialino 04/04/2024minha estante
A Revolução dos Bichos é muito bom, um dos meus prediletos da vida!

Kaka 03/04/2024

No começo do livro, achei a leitura muito penosa, conforme o livro foi se desenrolando, não conseguia parar de ler. Esse foi o segundo livro do George Orwell que li, gostei muito do livro e, como ele termina, esse final foi inesperado, mas acredito que foi o fechamento de que o livro precisava.

Santtiagoo 03/04/2024

Do século passado à atualidade contemporânea
George Orwell realmente estava anos luz à frente de seu tempo. É claramente possível observar semelhanças com governos atuais mundo afora e absolutamente assustador imaginar como seria provável que de fato tudo que é narrado no livro viesse acontecer na vida real.

Uma leitura excelente para os apaixonados por distopias, utopias, política e toque fino de suspense. Mesmo que em certas partes a leitura seja um pouco enrolada, George Orwell consegue prender o leitor quase que plenamente, a fim de nos instigar a descobrir o que Winston fará dali em diante.

Um livro incrível que definitivamente entrou para os meus preferidos!
E claro, para aqueles que lerão essa exuberante obra-prima, lembrem-se:

GUERRA NÃO É PAZ
LIBERDADE É DIFERENTE DE ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FRAQUEZA

greenbriar7 02/04/2024

1984 - ????????/5
Bom demais!
Se você não tiver um ritmo de leitura, talvez você demore um pouquinho mais para engatar na leitura, mas se já for acostumado a ler é tranquilo. A trama do livro é ótima, só me decepcionei um pouco com o final - não é ruim, mas me colocaram muitas expectativas e eu estava esperando um pouco mais. Só não vou dar cinco pro livro porque o Orwell é muito descritivo, aquele tipo de autor que gosta de descrever até a cor da grama que o personagem pisa, mas de resto ele é ótimo! Indico muito e com certeza vou reler.
Eu li ele principalmente por conta do meu professor de literatura, que me indicou por ser uma citação coringa para várias redações, que é verdade! O livro possui uma gama de conteúdos maravilhosos para diversas problemáticas, até mesmo algumas que fogem a política.

Bianca.Vertuan 02/04/2024

Interessante
Um livro que acaba não sendo de fácil leitura mas intrigante e apesar de tudo muito atual.
O romance acaba não sendo tão romance assim rsrs
Mas recomendo para quem se interessa por assuntos políticos.

FAbia14 02/04/2024

Muito importante e interessante o tema. não acabou como eu queria mas isso q o torna tão bom, de acabar o livro sem sentir que acabou de fato, como se estivesse faltando algo, q te faz refletir.

Karliani.Godoi 02/04/2024

Um clássico atemporal!
George simplesmente foi surreal, a escrita, o enredo,os personagens,tudo !
O livro de modo geral, segue uma narrativa inicial bem lenta, porém muito informativa e reflexiva.
O final é arrebatador e compreendemos o real motivo dele ?finalmente,amar o grande irmão?.
pampamcviana 02/04/2024minha estante
Um livro que amo e, ao mesmo tempo, me dá medo. Percebo sinais à minha volta!

Higor 02/04/2024

Um clássico que não poderia ser mais contemporâneo
Livro mais atual que muitos jornais que sairão amanhã. Narrativa envolvente com uma história de fundo que traz à tona uma crítica pesada a sistemas autoritários e ditatorial. O autor consegue deixar a mensagem muito explícita do que infelizmente não se trata de utopia ou distopia, mas sim uma realidade nua e crua.

Babi 02/04/2024

Um livro bem reflexivo, que nos faz pensar muito sobre o passado mas também sobre o agora. Para mim tem uma escrita mais difícil de ler, é até meio pesado até certo ponto, mas vale a pena ler pra sair um pouco da caixinha.

Ygor60 01/04/2024

Distopia sinistra
Quando tento me imaginar vivendo num mundo como esse, apresentado no livro, não acho que daria conta. Um mundo onde o governo não lhe mata, mas destrói a sua mente e a sua alma a ponto de você ser nada além de uma carcaça ambulante que serve à vontade soberana do partido (governo/Estado). Esse livro também serve para percebermos o que o sistema e a mídia tentam fazer conosco na vida real hoje em dia.
csflower 01/04/2024minha estante
Nossa, eu queria muito ler esse livro!

Ygor60 01/04/2024minha estante
Eu escutei o áudio-livro no Spotify, e dps assisti o filme no prime video. Vai em frente!

Gigi 01/04/2024

1984
1984 é uma distopia incrivelmente bem feita! O livro retrata um regime totalitário onde as pessoas são manipuladas ao extremo. Suas mentes são lavadas com as ideologias do Partido. São monitorados a todo momento sem cessar. Um olhar errado pode te fazer ser vaporizado. Totalmente esquecido pela sociedade. Como se jamais tivesse existido. Não existe liberdade de expressão, de ir e vir e até mesmo de pensar. É nesse contexto onde vive o protagonista, que em segredo é contra esse regime.

O livro mostra a realidade nua e crua de uma ditadura autoritária. Realmente um livro muito interessante! Recomendo
rafamassagardi 01/04/2024minha estante
Ótimo livro!!

clarabonifacio 01/04/2024

2+2 = 5
?Mas tudo bem, tudo estava bem, sua luta tinha chegado ao fim. Ele alcançara a vitória sobre si. Ele amava o grande irmão.?

Que livro! Incrível! Surpreendente!
Diria que é uma ?distopia real? ?. Você se depara com coisas extraordinárias e inimagináveis em nossa realidade, mas ao mesmo tempo, atuais e passíveis de ocorrer um dia - claro que de maneira branda. As amarras da política e do poder são capazes de ir até onde for necessário, senti um pouco de Maquiavel por aqui.

Eu diria que entre 1984 e Rev. dos Bichos, Orwell me ganhou mais nesse! Leitura muito necessária e cheia de problemáticas atemporais.
mateusdantaspp 01/04/2024minha estante
????

mateusdantaspp 01/04/2024minha estante
arrasou demaissss, amor!!

leonoragss 01/04/2024

Achei que esse livro era só sobre o Big brother monitorando todo mundo e acabou, não sabia que falaria muito mais do que isso.
Que livro perfeito, não sei porquê enrolei tanto tempo pra ler; depois da ?parte II? a história se desenrola tão bem que você fica preso, e ao mesmo tempo curioso pra saber o que vai acontecer, no meu caso fiquei curiosa para saber se iam descobrir o Winston e a Júlia (de fato descobriram).
Me deu tanta agonia sobre como o partido fazia lavagem cerebral em todos, para acreditarem/apoiarem tudo que eles faziam, e confirmar que 2+2=5; fiquei todo tempo com um sentimento de aperto quando descreviam as casas, os prédios, e a prisão que o Winston ficou quando foi pego; não sei se a escrita foi feita com essa intenção, mas me senti vigiada por esse olhão.
Resumindo, nem tenho elogios para esse livro, é ótimo para quando você pensar ?Será que o governo faria isso?? Sim, eles fariam.
?Liberdade pra mim, é a liberdade de dizer que 2+2=4.?
coloca aviso de spoilerrssss

amei