1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

TAI.... 25/08/2022

Mega leitura
Sempre ouvia resenhas referente a esse livro e perguntava se era tudo isso. E sim, é. Fui pega de surpresa pela história e não imagina que iria sentir tantas coisas lendo esse livro. Senti medo, angústia, raiva, impotência, enfim, foram muitas emoções. E essa é a grande magia dos livros, você conhece personagens e acaba sofrendo com eles. Esse livro entrou na lista dos meus favoritos.
Guilherme Rosa 25/08/2022minha estante
Essa sua resenha me deu vontade de ler esse livro! *-*

TAI.... 26/08/2022minha estante
Se tu gosta de uma distopia, tu vai curtir esse livro Gui.

Guilherme Rosa 26/08/2022minha estante
Eu estou aberto à todos os tipos e gêneros de livros rs Gosto é de uma boa leitura que cause emoções diversas! *-*

mbragajr 20/02/2023

Para sempre
Minha segunda distopia predileta!

A novilingua está onipresente, nas trocas digitais do mundo instantâneo. A vigilância indiscreta, meio controle, meio transgressão, por meio das telas, idem.

O quanto, porém, da violência vertical, ainda se apresenta com a indecência explícita de palavras de ordem, estética bélica e hostilidade coletiva?

Dizia eu, anos atrás: "Muito pouco. É mais sutil do que isso; é mais eficaz..."

Nao obstante, eis que a história do presente vem me humilhar, contrariando meu diagnóstico, quando a mal disfarçada indecência sociopolítica se apresenta como exibicionismo sádico!

A nova onda é deveras eficaz, porque atraentemente mal produzida, para o gosto de quem vê no tosco autenticidade.

Em contrapartida, a exaltação do essencial, do bom senso e do humano, em sua sofisticação e singeleza simultâneas, tornou-se um verdadeiro ato político!
Vagner Honorato 20/02/2023minha estante
Me incentivou a concluir a leitura que está desatualizada ???????

mbragajr 20/02/2023minha estante
Vale muito a pena!

Katia Rodrigues 21/02/2023minha estante
????

gatinho leitor 22/11/2022

1984;
"os melhores livros, compreendeu, são aqueles que lhe dizem o que você já sabe.?

no começo eu ia ler esse livro apenas pq eu tinha visto falar nele num série, mais enquanto eu lia ele eu ter tantas reflexões sobre a sociedade atual e o governo mesmo tendo sido escrito a muito tempo atrás, eu simplesmente amei ????
Marghani 23/11/2022minha estante
Cido?

gatinho leitor 23/11/2022minha estante
eu fiz a resenha tarde da noite e nem percebi o erro kkkkkkk

Marghani 23/11/2022minha estante
Tranquilo

barbitoss 27/11/2022

2 + 2 = 5
nossa na moral eu só vim aqui pra falar o quanto esse livro consegue ao mesmo tempo te chocar, revoltar, ficar angustiade e p*te da vida como também te faz refletir e enxergar que das duas opções uma: o quão atual george orwell foi ao escrever esse livro ou como a sociedade nunca vai mudar totalmente e os mesmos acontecimentos narrados/vividos lá atrás ainda estão presentes e intrínsecos no nosso futuro

no mais? boninho se eu fosse você eu processaria o george orwell pois isso aqui uma clara cópia do BBB viu abre teu olho meu velho ????????????
Daniel.Malaquias 30/11/2022minha estante
Eu tenho essa versão, comprei na Bienal do livro aqui de Fortaleza.

barbitoss 06/12/2022minha estante
comprei essa versão também na bienal aqui do Maranhão pois achei muito interessante apesar de já ter outras três versões de 1984 na estante kkkkkkk

c a r o l 14/12/2022minha estante
Esse sim é um livro de terror. As semelhanças com a nossa realidade são gritantes.

Deco 22/02/2023

O quão próximo estamos de 1984?
A obra é muito interessante e, ao mesmo tempo, assustadora. Só de pensar que existem paises semelhantes ao de 1984, como é o caso da Coreia do Norte, já me deixa extremamente apreensivo, contudo, o livro é muito mais que isso.

A liberdade é o nosso maior bem, mais importante até que a vida. Quando um poder do estatal começa a censurar as individualidades e os questionamentos usando o AMOR e a PAZ como justificativas, ao meu ver é um sinal claro de que as coisas estão indo por um mal caminho.

O livro é surpreendentemente atual, de varias formas, mas aqui ressalvo 2 aspectos que podem soar bastante familiares.

O primeiro trata-se da configuração dos 4 ministerios deste país fictício: o ministério do AMOR (que combate os crimes de ódio e de "pensamentocrime", ou seja, o crime de questionar), o ministerio da VERDADE (que é a imprensa/propaganda estatal, que manipula as informações oficiais e é "inquestionável"), o ministério da PAZ (que cuida das questões de guerra) e o ministério da PUJANÇA (que administra a miséria do povo).

O segundo aspecto que gostaria de destacar é a importância da criação de uma "nova lingua" para o controle totalitário. A redução do vocabulário e a criação de expressões que simplificam raciciocinios complexos, sem deixar pretextos para discussões e contrariedade de pensamentos.

Palavras como "duplipensamento (acreditar mesmo sabendo que o fato esta errado), pensamentocrime (questionar), dentre outras, poderiam ser equivalentes de "mansplaning" e "apropriação cultural"? Será que o dabate público será reduzida a termos tidos como politicamente corretos e a simples objeção tornar-se-á antiética?

A liberdade é corroida aos poucos, por doses homeopáticas, e por isso, deve ser sempre defendida com o máximo esforço.
GiSB 22/02/2023minha estante
Você fez uma boa "tradução" do livro para os dias atuais. Orwell foi comunista até certo momento da vida e depois se decepcionou com esses ideiais, por isso escreveu essa metáfora, a meu ver tarde demais para ele.

GiSB 22/02/2023minha estante
O livro foi uma "mea culpa" para ele, mas serviu de alerta ao perigo que já rondava várias nações da época e de hoje.

Deco 22/02/2023minha estante
Acredito que ao ver os resultados do socialismo soviético, ele observou como os belos conceitos de "amor" e "igualdade" podem ser utilizados para destruir a individualidade de povo, subjulgando seus inimigos políticos...

Jamerson.Alves 15/02/2023

2 + 2 = 5
Não vou negar que caí no sono durante a leitura por pelo menos umas 3 vezes. Não sei se é porque eu realmente estava cansado ou se a história não é muito cativante. Bom, realmente a história não é cativante, no entanto, passado algum tempo, estava novamente naquele mundo sombrio.
Dentre as técnicas usadas pelo Partido vejo como mais interessante a criação da Novilíngua e a limitação de ideias e sentimentos que essa redução no idioma de comunicação exerce.

"Chegará o dia em que teremos que provar ao mundo que a grama é verde."
- G. K. Chesterton
GRossati 15/02/2023minha estante
Uhul

Cilene 16/02/2023minha estante
Tipo linguagem neutre.

Jamerson.Alves 17/02/2023minha estante
Pois é!

Luluh_costah 13/10/2022minha estante
Concordo plenamente com a questão do romance. Não houve um desenvolvimento para o casal e para mim me parece que ele só ficava com ela para ter relações e para contrariar o sistema sabe?

Ariel 13/10/2022minha estante
eu também acreditei muito na queda do Estado, eu esperava que as pessoas fossem perceber a situação e se juntariam. Achei interessante que algumas partes do livro se encaixam no cotidiano, mesmo o livro sido escrito anos atrás

David 15/10/2022minha estante
simmmmmm, também me senti traído com esse final - embora ótimo. por isso não dei 5 estrelas. enfim, é um livro incrível.

paixão 05/08/2023

Sobre o amor à ditadura
Me dói pensar que o george orwell pensou nessa ideia de enredo, sentou a bunda numa cadeira, passou meses escrevendo um livro de quase 400 páginas sobre alienação, fake news e ignorância e ainda se achou mto fodão por isso
Mayara 05/08/2023minha estante
Eu sempre gostei desse livro por enxergar ele como uma crítica a sistemas totalitários, se for pra ter a visão do autor sobre a obra é uma bomba mesmo kkkkk

paixão 05/08/2023minha estante
ao mesmo tempo que é uma crítica a regimes totalitários eu acredito fielmente que ele quis espalhar uma mentira gigante sobre o comunismo sem nenhuma responsabilidade com a verdade kkkkkkkkkk

Mayara 05/08/2023minha estante
Eu concordo, a visão que ele tinha do comunismo era bem distorcida, e fica ainda mais escrachada por ser uma distopia, por isso eu penso no livro como crítica a sistemas totalitários, porque ai ele funciona perfeitamente.

ynha 01/07/2020

péssimo
nem consegui terminar de ler essa merda de propaganda anticomunista
@pedro.h1709 01/07/2020minha estante
Porque até um socialista sabe que isso não dá certo kk.
Na verdade, o livro questiona qualquer método de controle de informação e dominação, mas o que se pode fazer se a carapuça serve?

Brincadeiras a parte, respeito sua opinião... Você deve gostar mais dos livros do Da Matta, mas não são romances, são acadêmicos.

ynha 01/07/2020minha estante
George Orwell não era socialista, Pedro. No livro ele retrata o Grande irmão como Stalin mas pelo jeito você não percebeu, né? George não via a revolução russa como uma democracia operária, mas sim como totalitarismo. Não sei para você, Pedro, mas para mim esse não me parece o pensamento de um socialista?

@pedro.h1709 01/07/2020minha estante
Tudo bem, então. kkk

ca.rol 25/01/2023

Até que enfim
A leitura é densa, tem detalhamento e muita, muita descrição. É válido que a descrição e detalhamento precisam estar ali por ser um livro que apresenta uma ""nova realidade"", novas regras e tudo mais, porém isso tornou a leitura lenta, cansativa e desagradável para mim. Na maior parte eu me obriguei a continuar lendo. (Não gosto de abandonar livros)

?  A ideia/proposta da história é boa, interessante. É uma leitura significativa. A semelhança com a nossa realidade é chocante. A idolatria por uma figura opressora (???).

(Desculpa aos que amam o livro, que acharam a leitura prazerosa. Eu não consegui. Não foi dessa vez. Foi bem sofrido.)
ca.rol 21/10/2023minha estante
Uma update: eu não odeio o livro. Acho incrível a proposta do livro. Muito interessante. Só não fiquei satisfeita com a forma que foi desenvolvida/apresentada. Ficou maçante demais.

Ainda estou "mastigando" o livro. Penso nele às vezes.

Helô 27/01/2024minha estante
q decepção ? esse livro é ótimo

ca.rol 27/01/2024minha estante
Oh Helô kkkkk. Eu vou reler um dia. Pode deixar

Edu Freiberger 05/10/2021

Um ótimo livro para ler e repensar
Livro distópico escrito em 1948, mas que poderia ser ambientado e escrito em um Brasil atual. São organizações, torturas e intimidações numa espécie de realização da ?política do inimigo?. Boa dinâmica, bons personagens e ótimo enredo.
Evy 05/10/2021minha estante
pq essa nota se vc só falou bem?

Edu Freiberger 13/10/2021minha estante
Na minha classificação, um livro ótimo fica com 4. 4,5 e 5 são para livros que de alguma forma eu considero espetacular.

Evy 13/10/2021minha estante
Entendiii

Nicoly 04/06/2021

1984
É incrível como esse livro escrito há tanto tempo é extremamente atual. a vigilância constante, as mentiras, o controle por meio do governo, das ideias confusas, enfim, todas essas coisas que podemos encontrar na atualidade. Já imaginava as coisas que iriam acontecer e até seu final, mas mesmo assim a história te prende e te surpreende. É impossível terminar de ler e não fazer comparações e refletir sobre as coisas que não cercam. realmente é uma leitura extremamente necessária.
Nathy Proença 04/06/2021minha estante
Gostei muito do seu comentário.

Diogo 04/06/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!! A forma como ele acaba é cruel demais

Nathy Proença 10/06/2021minha estante
Talvez o cruel fosse o necessário... Vou terminar de ler e depois comento de novo

gabi 06/04/2023

Livrão
Que livro fod@!! não tenho palavras pra descrever a experiência que foi ler 1984, que livro necessário, incrível e muito a frente do seu tempo! no começo foi um pouco complicado pegar o ritmo da leitura principalmente pq não tô acostumada a ler distopias ou livros clássicos, mas com o tempo a leitura só foi ficando mais e mais interessante e eu não conseguia parar de ler. a escrita do orwell é maravilhosa e se vc tem certa bagagem de filosofia vai conseguir entender certas referências e tirar conclusões muito boas do livro. é realmente maravilhoso e sinceramente, acho q tem a capacidade de te transformar como pessoa. recomendo muuuito, tanto esse como revolução dos bichos?
Anna Rezende 06/04/2023minha estante
Bom vc ter dito q no começo é arrastado. Tô na pág. 40 e tava quase abandonando pelo mesmo motivo

gabi 06/04/2023minha estante
não abandona não moça, vale a pena ler até o final msm q não pareça kkkk. na primeira vez q eu peguei o livro pra ler eu fiquei estancada nas 20/30 primeiras páginas, então como eu queria msm ler eu deixei o livro de lado por um tempo e dps recomecei desde a 1° página. eu gostei bastante, espero q vc tbm!

Canal_do_Youtube: Neylson 06/04/2023minha estante
Não abandone, Anna: ler "1984" é uma experiência de vida -- você vai vivenciar isso na medida em que avança.
Estou fazendo no meu canal uma série de vídeos curtos, claros e profundos sobre "1984", e creio que vocês iriam gostar. Aliás, os dois primeiros vídeos (sem spoiler) são bem motivadores.
Abraços!

Alessandra.Adams 31/05/2021

Que livro fascinante!!! É uma leitura pesada e inquietante, que ao mesmo tempo consegue prender até o fim. Leitura obrigatória.
Vanessa 01/06/2021minha estante
Esse autor é genial, quero muito ler esse livro!?

Alessandra.Adams 01/06/2021minha estante
Leia, que tenho certeza que você vai gostar.

Stephany 03/06/2021minha estante
Comecei pela a Revolução dos Bichos e já amei ^^

IgorX96 14/01/2021

Esperava mais
Sinceramente, esperava MUITO mais.
Em se tratando de história, enredo, deixou muito a desejar pra mim, claro, é muito bem escrito e contado, mas a história em si achei bem fraca.
Orwell se preocupou tanto em transformar a URSS no inferno na Terra que esqueceu de fazer uma boa história.
Admirável mundo novo e Fahrenheit 451 dão um banho em 1984 em termos de história.
Simone355 14/01/2021minha estante
Tenho, mas ainda ñ li...

IgorX96 14/01/2021minha estante
Vale a pena ler, mas tem distopias com histórias muito melhores