1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Jackeline.Silva 03/09/2021

2+2=4
Antes de tudo, é de grande importância dizer que George Orwell é um ponto fora da curva. As ideias e pautas que esse homem traz em suas obras, é algo admirável.

1984 retrata um Estado totalitário que por meio do medo consegue impor aos civis um modelo comportamental que não pode, de forma alguma, ser quebrado. Tudo está sob o domínio do Grande irmão. Pensar é crime. Falar é crime. Desejar é crime. A não reverência é crime. Discordar é crime. Ou seja, a liberdade não é encontrada nos livros, os quais, inclusive, são adulterados com a finalidade de apagar o passado.

Winston, personagem que nos acompanha durante toda a leitura, é um homem que pensa fora da caixa em um mundo no qual as pessoas tão somente aceitam, submissas, a realidade a elas imposta. Em uma esperança de encontrar pessoas com ideias semelhantes as dele, Winston entende que desistir não é uma opção (Ou achava).

A tristeza dessa leitura não é unicamente em relação as atrocidades relatadas, mas também em saber que essa utopia não está longe da nossa realidade.

No mais, não espere pelo "Felizes para sempre". A felicidade não é encontrada em nenhuma dessas páginas. Ela deu espaço para dor e tortura psicológica. Isso tudo porque o "GRANDE IRMÃO ESTÁ VIGIANDO VOCÊ".
Clarinha 03/09/2021minha estante
Parabéns, uma resenha muito bem elaborada ??

Jackeline.Silva 03/09/2021minha estante
Obrigada ?

Mariana.Santos 15/08/2021

Esperava mais dele
O livro foi bom do começo ao quase fim. Eu estava esperando um final diferente.
Não dei 4 estrelas porque o livro simplesmente estava perfeito, mas quando o romance surgiu (do nada!) eu senti que estragou a vibe do livro, o final também foi bem decepcionante.
Entretanto ele está na listinha de livros preferidos do ano kkkkkk.
Gustavo | @guh_santtoos 05/10/2021minha estante
Como me fala bem do livro e quando vejo da a mesma nota que eu????

Mariana.Santos 05/10/2021minha estante
? não sei o que dizer kkkkkk

IgorX96 14/01/2021

Esperava mais
Sinceramente, esperava MUITO mais.
Em se tratando de história, enredo, deixou muito a desejar pra mim, claro, é muito bem escrito e contado, mas a história em si achei bem fraca.
Orwell se preocupou tanto em transformar a URSS no inferno na Terra que esqueceu de fazer uma boa história.
Admirável mundo novo e Fahrenheit 451 dão um banho em 1984 em termos de história.
Simone355 14/01/2021minha estante
Tenho, mas ainda ñ li...

IgorX96 14/01/2021minha estante
Vale a pena ler, mas tem distopias com histórias muito melhores

Chris Schmitz 18/08/2021

2021*
Incrível, primeira distopia q eu leio, e ja quero ler mais. Acredito q seja uma leitura essencial a todos, um tanto difícil mas q flui mto bem. Ensina o valor da liberdade de pensar e agir, e o sentido de ser humano. Me fez refletir sobre muitas coisas. Recomendadíssimo!!
Wes 18/08/2021minha estante
Já que tu gostou de distopia, recomendo que a próxima que tu for ler seja Fahrenheit 451. Não é tão maravilhoso quanto 1984, mas é indispensável ?

Chris Schmitz 19/08/2021minha estante
Vou ler simm! Ta anotada a dica

accrezende 07/08/2021

Interessante
Foi meu primeiro contato com esse gênero, e gostei bastante. 1984 demanda mais atenção, pois a leitura não é muito simples logo de início. Contudo, depois de entrar no universo apresentado, as questões ficam bem interessantes.
Através dessa leitura, vi como é imprescindível o acesso a informação, bem como a importância de conhecer e valorizar nossos direitos.
Afrodizziaca 07/08/2021minha estante
To no incio dele, to sentindo a msm coisa que você, geralmente leio livros de uma vez, mas esse precisar ser digerido palavra por palavra

accrezende 08/08/2021minha estante
Simm. E existem coisas que são muito específicas do livro, alguns termos são muito daquele "universo". Então quando você acostuma e começa a identificar esses termos, a leitura flui bem.
E a mensagem geral é muito boa.

Tiago 30/07/2021

Obra prima!
Estou arrependido de ter demorado tanto tempo para ler essa obra prima da Literatura. O livro nos mergulha em mundo controlado por um governo totalitário, onde não há liberdade nem para pensar ou usar o idioma local.
Raul.Grenchi 30/07/2021minha estante
Só li esse ano também e me arrependo igualmente pela demora

Tiago 30/07/2021minha estante
É um leitura extremamente relevante.

Eduardo.Rodrigues 14/01/2021

extremamente necessário e atual.
por coincidência, enquanto eu lia o livro, o youtube me recomendou uma matéria do Fantástico sobre a Coreia do Norte. Na matéria, vê-se um país nos moldes da Oceânica: o rapaz que foi preso, torturado e acabou morrendo por conta que roubou um cartaz; as entrevistas com aquele ar agonizante, sempre parecendo que as pessoas estão escondendo algo ou realmente não sabem nada além de louvar o grande líder, de escutar somente as canções que vangloriam o partido comunista e de estarem felizes com toda aquela opressão; a organização das pessoas baixas, médias e altas. Dessa forma, nota-se um livro bastante atual e extremamente necessário. Elucidando, de uma forma interessante, a importância de sermos atualizados em relação à máquina que nos rege e aos perigos que de vez em quando nos rodeiam.
IgorX96 15/01/2021minha estante
Amigo te recomendo a leitura de "A revolução Coreana", do Paulo Visentini, pra entender um pouco melhor sobre a história da Coreia Popular e seu povo.
Abraços!

Eduardo.Rodrigues 15/01/2021minha estante
valeu, amigo, vou dar uma olhada com certeza! Abraço!

Dani 17/08/2021

Guerra é Paz.
"Uma paz verdadeiramente permanente seria o mesmo que a guerra permanente. Este ? embora a vasta maioria dos membros do Partido só o compreendam num sentido mais raso ? é o significado profundo do lema do Partido: Guerra é Paz."

Esse livro é um clássico de Orwell. Uma distopia onde três grandes potências estão em uma guerra sem fim, e o Estado, com poder absoluto (no caso O Partido), controla 100% da vida das pessoas. Somos apresentados a alguns termos interessantes como "duplipensar" e "crimideia".

O protagonista, Winston Smith, aprende a esconder as suas emoções, a controlar suas expressões faciais, e esconde no seu íntimo um ódio pelo Partido e pelo Grande Irmão.

Surge então uma pontada de esperança de uma revolta, por meio da Fraternidade.

Diferente das outras distopias que eu li, não aconteceu o que eu imaginava no final, porém ainda sim a conclusão da história é surpreendente e inimaginável.

O livro prende muito, e possui algumas partes realmente pesadas, e outras massantes.

Apesar de tudo, devemos nos indagar se a realidade que se passa no livro está tão distante assim da realidade em que vivemos.
Talleyrand D. Périgod Dominus 17/08/2021minha estante
Te recomendo ler a versão original em inglês (caso não tenha lido) na minha opinião tem algumas partes que se tornam muito mais relevantes, por exemplo, em inglês, no final, eles deixam claro e n usam ingsoc, um jeito de dizer que a tirania não perdura da forma que eles idealizaram.

Dani 17/08/2021minha estante
@tyronne obrigadoo, vou colocar a versão original na minha lista

rdrg 07/09/2021

MilNovecentos&Oitenta&Quatrou
Em primeiro lugar: uma salva de aplausos virtuais para a edição que li. Além do prefácio, uma sacada até legal e curta do Gregório Duvivier, o livro tem ilustrações, tem trechos censurados e transmite muito a energia de ter sido escrito numa sentada só. Quando a história termina, como se fosse uma porta fechada na sua cara, você já não espera mais nada. Mas o pulo do gato está em um apêndice, um pouco cansativo, sobre a linguagem adotada pelo Socialismo Inglês adotado no livro pelo Partido do Grande Irmão. Ainda na parte final temos mais 4 textos que chamarei de apoio e mencionarei seus autores para posteridade (e para eu caçar mais sobre eles depois rs): Ignácio de Loyola Brandão, Débora Tavares, Eduardo Bueno e Luiz Eduardo Soares.
Em segundo lugar: que história!
Não é revigorante, não tem final feliz, não é algo exclusivamente fictício. Muito perspicaz e bem construído.
Por fim, é dolorido saber que a "realidade" tem sido um reflexo tão obscuro quanto o 1984 de George Orwell.
machadolug 09/09/2021minha estante
Essa mulher devorou esse livro mesmo

rdrg 09/09/2021minha estante
devorada com sucesso

Ana | @bwrges_ 19/08/2021

me surpreendi
Já tinha ouvido falar muito sobre, mas sempre enrolava para iniciar a leitura e agora posso dizer que me arrependo muito por não ter lido antes.

Achei Incrível como o livro tem o poder de nos fazer pensar e temer o futuro, pausei minha leitura diversas vezes só para fazer anotações e contemplar a obra que o livro é.
Leticia 19/08/2021minha estante
Quando que o livro começa a ficar bom...? Eu to me sentindo presa pq a leitura ta muito arrastada

Ana | @bwrges_ 19/08/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkk amg eu comecei a ache mais interessante depois dos 50%

Diano 09/08/2021

O controle é multipolar
caríssimos, tudo bem? apresento-lhes este pesado e poderoso escrito de Orwell que, apesar de sua densidade - quer seja literária ou filosófica- consegue elevar o leitor a um ritmo frenético aliado ao genuíno espírito de uma curiosidade libertadora. 1984 é um livro sobre a potência da flexibilidade inata do espírito humano que, sofrivelmente, peleja contra um autoritarismo sofisticado e bastante complexo em suas engrenagens. A percepção de amor- ódio e paz-guerra é violada e maquiada através da manipulação linguística com uma forte enfase no controle dos impulso dos indivíduos: o instinto é a força motriz do partido. Não apegue-se a este livro no intento de achar apologia a quaisquer governos ou modelos históricos. Esta é uma obra sobre o que pode vir acontecer ou, pior ainda, sobre o que já está acontecendo quando o homem torna-se uma ferramenta útil para aqueles que estão em seus tronos. A percepção de tempo e verdade acabara por tornar-se um tecido extremamente flexível tornando os indivíduos seres destituído de senso crítico. A nulidade da percepção temporal é uma constante nesta ficção, a rigor, o poder central é quem define o que de fato ou não deve ser encarado como um acontecimento real. Literalmente os fatos são destruídos e reconstruídos em um esquema vertiginoso de sabotagem aos indivíduos. George Orwell deixou-nos uma mensagem importante neste escrito: o poder apenas deseja perpetuar-se, de resto, tudo quase sempre é ilusão humana.
Lelouch_ph 09/08/2021minha estante
Resenha impecável.

Alanis Nicacio 09/08/2021minha estante
Lí quando estava no colégio e pretendo reler. Ótima resenha!

leticia.moreira 27/02/2021

1984 é 2021
Acho uma leitura necessária para qualquer pessoa. Principalmente hoje em dia, vivemos num mundo onde permitimos que a tecnologia nos domine, onde a mídia molda nosso modo de viver.

Essa distopia mostra exatamente como somos hoje. Onde a maioria das pessoas acredita em tudo o que a mídia fala e não se permite racionar. Esse livro mostra que você deve duvidar, pensar e não permitir que qualquer pessoa mude quem você é.
Juju 27/02/2021minha estante
Comprei ele em e-book recentemente, sua resenha me deu curiosidade para ler!

leticia.moreira 28/02/2021minha estante
Obrigado

luizavianna 03/09/2021

A ESPERANÇA ESTÁ NOS PROLETAS
Em 1984 acompanhamos a vida de Wiston Smith, um membro da Margem do Partido, este representado pela figura do Grande Irmão, que traduz um governo autoritário, que está sempre vigiando você.

Wiston trabalha no Ministério da Verdade e possui todas as suas ações, seus pensamentos, suas palavras e expressões sob completa e total vigilância, materializada no elemento ?teletelas? disponíveis no seu ambiente de trabalho, nas ruas, e na sua própria casa.

Qual é o real poder do povo,e, mais especificamente dos excluídos da sociedade moldada pelo Partido, os proletas, para mudar a realidade deturpada em que o passado não existe, e o futuro é inimaginável? Adentramos nos pensamentos de Wiston enquanto nos sufocamos em cada página pelo relato de um governo em que você, como indivíduo, não existe.

Duras críticas aos governos autoritários, sem nenhuma direção do autor para posicionamentos de direita ou de esquerda. E no fim, um apelo: A esperança está nos proletas. Livro fantástico assim como o autor que o escreveu.
Plícela 04/09/2021minha estante
Mulher mas vc tá dando o nome nas resenhas!! Apenas amo ??

Nicolas 27/02/2024minha estante
??

Marcelo217 11/01/2021

Crítica social precisa
Eu já havia me maravilhado antes com a engenhosidade que o George Orwell escreveu a Revolução dos Bichos, mas aqui nesse livro ele se superou.
A forma com que o enredo é construido é bizarra, pois, por mais que seja fictícia, parece estranhamente algo que poderia ocorrer a qualquer momento.
Achei muito pontual a questão colocada com a palavra "guerra",, que o seu sentido literal é facilmente modificado para as relações travadas com a sociedade. O poder, a segregação das classes sociais, uma pisando em cima da outra. Tudo isto é real e pode ser comprovado por uma breve observação ao nosso redor. O ser humano é alienado por natureza para se encaixar no meio em que vive e a história, no seu contexto específico, mostra como é difícil ser e agir diferente do sistema.
O livro é, de fato, icônico, bem escrito e com o conteúdo extremamente necessário.
Lucas 31/08/2021minha estante
Estou lendo e gostando

Marcelo217 31/08/2021minha estante
É muito bom. Muito mesmo e fica melhor a cada página