1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Aline 12/09/2020

Desesperança no futuro
O livro é um clássico. Isso é inegável. Mas não é uma leitura fácil. A narrativa é enfadonha em alguns pontos do texto. Em outros, a crueldade descrita é tamanha, incomoda tanto o leitor, que cheguei a achar que o personagem principal estava sonhando (mas não estava). Finalizei a leitura deprimida com a história e sem entender porque o livro é tão recomendado. Apenas ao iniciar o posfácio entendi que o livro é produto do período pós guerra em que a desesperança no futuro passou a dominar a sociedade. Lendo as críticas especializadas tive a certeza de que preciso reler 1984 para compreender realmente a genialidade do texto.
@monicadoceu_ 12/09/2020minha estante
Gostei do comentário. Esse do Orwell quero ler em breve , e reler a revolução dos bichos; vou me lembrar desse seu comentário...

maria 20/02/2022

experiência mediana
Esse livro conseguiu me prender nos primeiros capítulos, mas depois foi ficando confuso e entediante pra mim. Então tive que recorrer pro áudiobook pra finalizar essa leitura.
Barkley 20/02/2022minha estante
Leia ?A revolução dos bichos?

maria 21/02/2022minha estante
já li esse :)

Sl@ck 27/10/2021

George Orwell foi incrível nessa narrativa, como pode uma pessoa conseguir criar uma história que casa tão bem nos dias de hoje, a forma como ele mostra como funciona um regime totalitário é surreal e o pior é saber ainda hoje tem países que oprimem seu povo, olho para ess história castrofobica e penso como as pessoas em países como a Coreia do Norte vivem, pois deve ser assim.

Quem leu a revolução dos bichos vão se deparar com a mesma pegada sendo, que aqui o regime já está implementado, mas a pegada é a mesma, mostrar como esses regimes funcionam e quão asquerosos eles são. Realmente é um livro que não tem como a pessoa terminar de ler e não ficar pensativo.

MilaMagalhães 30/05/2021

Uma montanha russa
Durante a leitura achei teve momentos em que não conseguia parar de ler e outros que só queria devolver o livro pra estante e nunca mais tocar nele. E foi assim até o fim.
Me vi muito envolvida na história do personagem principal e a gente se pega querendo muito saber como tudo vai se desenrolar (essa foi a parte boa).
Mas tbm tinha momentos muito monótonos em que tudo parecia uma encheção de linguiça e a mesma coisa era dita de muitas formas diferentes (essa foi a parte ruim).
Não é o gênero literário que estou acostumada a ler, porém, achei que foi uma experiência válida. O livro trás reflexão, muita reflexão.

vsamia 14/04/2024

1984
Possível Spoiler ??

1984 se trata de uma distopia, nela acompanhamos a vida de Wiston trabalhando para o Partido e como ele percebe as coisas absurdas no qual o Partido faz. Toda a sociedade é observada por teletelas e não podem mostrar nenhum sinal de rebelião com o Grande Irmão, devem o idolatrar  e só aceitarem que as coisas são como são.

Wiston começa a andar fora dos trilhos quando compra um diário e começa a escrevê-lo anotando seus pensamentos. Logo após um tempo começa a se encontrar as escondidas com Julia e os dois desenvolvem um relacionamento amoroso, algo proibido no Partido pois os casamentos só aconteciam no intuito de gerarem filhos e não por amor ao parceiro.

Durante toda a história vemos coisas absurdas que acontecem naquela sociedade totalitária, como a alienação que aquela população sofria e nunca questionavam o Grande Irmão, o fato de não poderem ter amigos, a família ser colocada em segundo lugar, as crianças denunciado os próprios pais e as condições de vida horríveis que eles tinham.

Um dos fatos mais chocantes para mim, aconteceu depois que o Wiston foi preso e descobrimos que os traidores do Partido não eram mortos imediatamente, mas sim torturados e passavam por uma reeducação para entenderem que o problema estavam neles e não no Partido e a sua morte só acontecia depois que eles entendessem isso e admitissem amar o Grande Irmão mesmo nunca tendo o visto, pois ninguém poderia morrer não acreditando nele.
Rosieee 14/04/2024minha estante
Pensa em um livro que te choca e aluga um triplex na sua cabeça? Então, é esse livro.

eu_lucasx 26/01/2024

O Grande Irmão está de olho em você
Amei a leitura! Ainda prefiro A Revolução dos Bichos, mas esse com certeza foi muito importante para mim.
Em alguns momentos fiquei entediado, e minha nota final seria quatro estrelas, porém, o final do livro me fez reconsiderar e aumentá-la.
Extremamente bem escrito e esclarecedor. Recomendo!!

nanda710 28/02/2024

"Até que se tornem conscientes, eles nunca se rebelarão..."
Uma distopia dividida em três partes, na primeira os dias são cinzas, não há esperança, apenas ódio, e o que resta é as memórias de Winston em seu diário, a segunda parte o romance, o fragmento de coral te faz vibrar de esperança e a última parte, essa acaba com tudo, você não sente mais nada assim como Winston nem Júlia sentem.

JuniorBelford 28/04/2021

1984 George Orwell
Ano de 1984. Na fictícia cidade chamada Oceânia, Winston, um homem totalmente à mercê do estado totalitário e, consequentemente, suas políticas controladoras, tenta sobreviver em um governo que o observa – literalmente - 24 horas por dia. O romance, a cuja sinopse fiz alusão, é uma distopia. Escrita em 1949, insere-se neste contexto na medida em que o autor prevê o que aconteceria em 1984. Imaginou, assim, um mundo controlado por um Estado, que escravizava intelectualmente e fisicamente sua população. Todos os registros históricos são deturpados, todas as evidências que comprovariam a leviandade do partido são apagadas. Quem ousasse questionar, desafiar ou mesmo elaborar algum plano para extinguir o partido, seria, inevitavelmente, extinto pelo próprio.

John 24/01/2024

O Grande Irmão está mesmo de olho
Todo mundo já sabe a crítica que o livro quer passar, então vou pular essa parte e falar sobre a história em si.

O livro segue a história de Winston Smith, vivendo numa ditadura controlada pelo Partido, um grupo cujo com facilidade altera fatos, acontecimentos históricos e até mesmo a realidade, apenas para demonstrar que possui poder.

Winston, anti-herói, é contra o Partido e repugna cada proibição e regra do regime, apesar da grande maioria da população, os proletas, a seguirem rigidamente e com entusiasmo as leis do Estado. Winston quer acabar com o Partido de qualquer forma, mas não pode nem sequer demonstrar seus pensamentos, pois o Grande Irmão observa tudo em todo lugar ao mesmo tempo. Ao decorrer da trama, ele vai encontrar aliados e enfrentar várias reviravoltas.

É uma ótima leitura, mas o final deixou muito a desejar, além de ter passado uma impressão de estar incompleto. Dá para refletir e comparar com a realidade de 1964 no Brasil, e até mesmo com o mundo atual.

Jheinis.Duarte 18/06/2022

Difícil falar sobre esse livro.
Não sei escrever bem o suficiente para falar sobre um livro tão bem desenvolvido. Uma leitura rica, inteligente e obrigatória. Quem acompanhou meu histórico de leitura sabe que demorei séculos para finalizar essa leitura que em dados momentos pareceu tão maçante, mas conforme você avança na leitura você compreende que ao contrário disso, é uma leitura profunda que exige reflexão. Pretendo reler num futuro próximo e recomendo a todos que leiam com bastante atenção e sem pressa de finalizar.

Dani 25/08/2020

Esse livro marcou muito meu segundo ano do ensino médio,me fez refletir muito sobre as relações políticas e sociais,além de me inspirar a estudar história ?

Juliete Marçal 05/05/2020

DOIS MAIS DOIS SÃO CINCO
"Era um dia frio e luminoso de abril, e os relógios davam treze horas."

O leitor é apresentado ao solitário e aflito Winston Smith, que vive em uma nação (a Oceânia) feita de opressão absoluta. A Oceânia é governada pelo Partido, um governo totalitário e repressivo que controla todos os aspectos da vida dos seus cidadãos, cujo comando é representado pelo Grande Irmão. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime. O governo dessa sociedade baseia-se em falsear a verdade, ao mesmo tempo em que institucionaliza a mentira. Como consequência, as pessoas têm os seus comportamentos, falas e pensamentos controlados e fiscalizados e, caso, elas venham a ter pensamento próprio e contra o Grande Irmão, serão reprimidas e punidas.

"O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ."

O protagonista desenvolve pensamentos rebeldes contra a sociedade totalitária na qual vive, além de viver um romance proibido e se envolver em uma sociedade secreta que tem como objetivo derrubar o governo. O ponto de vista é direcionado para Winston, mostrando assim, o que acontece com o indivíduo que foge do controle do Partido.

"ABAIXO O GRANDE IRMÃO."

Como leitora foi desconfortante ter contato com a sociedade criada por Orwell. Ela beira ao terror psicológico de tão real, e dá medo de que a qualquer momento, iremos perceber que estamos dentro dela e já não há mais como sair.

"Quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado."

Assim como o seu conteúdo político e a sua semelhança com o mundo atual, aquilo que mais me choca nesse livro é a forma como o autor conclui que as relações humanas podem ser cerceadas pelo regime no qual é submetida. Seja o afeto familiar, ou mesmo o amor entre duas pessoas, nada sobreviveria em um sistema distópico.

Apesar do livro ter uma temática mais pesada e ácida, - que é quase como um soco no estômago -, o autor consegue contrabalançar com uma escrita fluída. É uma história pessimista e que dá para entender o que ela quer dizer. É uma crítica aos sistemas totalitários. Mas será mais pessimista ou realista? Acredito que seja mais realista.

"Liberdade é a liberdade de dizer que dois mais dois são quatro."

Um livro distópico mas que se assemelha bastante com a realidade dos dias atuais. Com certeza, irei reler mais para frente, porquê acho que 1984 é um desses livros que se absorve coisas novas a cada releitura. Todo mundo precisa ler esse livro pelo menos uma vez na vida. Esse não é um livro comum.

Definitivamente uma leitura necessária! Favoritado pra vida!

"Os melhores livros compreendeu, são aqueles que lhe dizem o que você já sabe."

^^

w i l l . 30/01/2021

Tive alguma dificuldade na leitura ( não é das mais fáceis )todavia, essa edição especial com as resenhas no final, esclareceram muito do que tinha ficado mal-entendido. Provavelmente, se não fosse por isso, teria que ler o livro mais umas 2 x pra assimilar melhor a mensagem de Orwell.

Falando da estória. Digamos que seja uma distopia; talvez do pior mundo futuro possível.
O personagem principal; talvez o único ser ainda ?humano? em meio a um bando pessoas controladas, de corpo e mente, pelo partido.

Um estado totalitário onde o objetivo era tornar as pessoas o menos humanas possível, dominando mente, corpo, passado e até mesmo as palavras, em busca do poder absoluto; do controle absoluto.

Obviamente, nenhum estado totalitário conseguiu atingir a perfeição que a Oceânia assume em 1984 e,
Orwell, não quis bancar o profeta dizendo que o mundo se tornaria isso.

Mas, escreveu o livro como um alerta sobre possíveis perigos. Sobre uma percepção de um possível futuro. O que vale certa reflexão.
Giovannaa1 30/01/2021minha estante
E aí, o que achou do final?

w i l l . 31/01/2021minha estante
Achei imprevisível, mas gostei do livro ! Kkk

Giovannaa1 01/02/2021minha estante
Hahah que bom então

w i l l . 01/02/2021minha estante
Sim , sim ?

Priscila 01/02/2021minha estante
Quando eu li, senti muita dificuldade tbm, uma leitura pesada, eu demorei muito tempo pra terminar, mas sem dúvidas um clássico que precisa ser exaltado! Tô doida pra reler :)

Daniel-Ef2:8 15/04/2021

Que livro!
Um livro meio apocalíptico e sinistro isso sim, porém, não tem como não comprar o que o autor escreve com nossa realidade, lendo o livro lembrei de uma matéria onde a imprensa estava "admirada" pela tecnologia inventada pelos chineses que facilita o reconhecimento facial e que de acordo com eles isso "aumentaria a segurança proporcionando assim indentificar e prender fugitivos da justiça", como não comparar com as teletelas que tanto monitoravam a vida das pessoas?

Outro ponto é o 2+2=5, recentemente um grupo de PhDs de Havard haviam publicado um artigo falando que 2+2 não era igual a 4 e sim igual a 5 e que a matemática não era "exata".

O dicionário de Novafala e as constantes mudanças na língua e mudança de palavras e significados se mostram com o que nos vemos hoje que é um grupo de pessoas e ativistas tentando "cancelar as palavras" criando assim a "linguagem neutra".

O ponto mais tenebroso é quando Wiston e Julia se surpreendem ao perceberem que estavam sendo monitorados a todo o tempo e são presos iniciando assim um período tenebroso e de tortura constante!!

Que livro! Talvez você não concorde comigo porém não tem como não comparar esse livro e sua narrativa a nossa realidade, e principalmente ao que o partido comunista chinês e a Coreia do Norte vem fazendo em seus países. Livro que recomendo sem pensar duas vezes!!
Nel 15/04/2021minha estante
Excelente! Li em 1978

Nel 15/04/2021minha estante
Reli recentemente. Dele surgiu o Big brother, aqui o BBB, em outros paises acabou faz tempo.

Fabricio268 15/04/2021minha estante
Nós brasileiros somos tão bobos que o país onde Big Brother mais deu certo foi aqui. Sai ano, entra ano e sempre tem mais uma temporada ???.

Silvio 15/04/2021minha estante
Ele faz apologia ao regime soviético; foi escrito em 1.948. O autor inverteu a década e fez uma "previsão" do seria a vida em 1.984.
Eu tive pesadelos depois de ler!

Daniel-Ef2:8 16/04/2021minha estante
Verdade só aqui que essa porcaria de BBB ainda existe!! E com certeza eu também fiquei abismado com o desfecho de Wiston!! Até agora eu fico com a imagem na mente de como foi o momento em que ele e Julia foram apanhados!! Sinistro viu!!

Gabrielle 16/04/2021minha estante
Eu também tive pesadelos com esse livro. O mais assustador é que guardadas as devidas proporções, podemos viver numa realidade muito parecida facilmente.

Daniel-Ef2:8 16/04/2021minha estante
Concordo plenamente!!

Danny 17/04/2021

É um clássico atemporal que conta como um governo ditatorial funciona, observando tudo e controlando tudo. O passado, presente e futuro. Que dita as vidas e pensamentos dos cidadãos, perdendo totalmente a individualidade e passando a ser um só, o sistema. O autor também faz um contraponto do capitalismo e socialismo e o papel de cada em controlar as massas e o lugar do proletariado em tudo isso.