1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

isa 28/05/2020

Leitura obrigatória
Acredito que esse livro seja uma das leituras obrigatórias pra vida. Aborda o controle social de forma genial e os plot-twists fazem o livro impossível largar. Recomendo a edição especial feita pela cia. das letras pois acompanha várias análises incríveis que tornam a leitura muito mais profunda e produtiva.

Léo Leite 20/07/2021

acredito que seja meu estado de espírito atual, mas esse livro não me impactou da forma que esperava e que tanto falam. talvez eu esteja calejado de Brasil. mesmo assim não deixa de ser um livro estruturalmente muito bem organizado, e narrativamente forte. não é um livro livre para interpretações, orwell foi convicto do que escrevia e com propósito. também não é um manual ou uma previsão do futuro, é somente uma ficção.

mayconessa 05/09/2020

Liberdade é escravidão
De início tive a sensação de estar lendo "A revolução dos bichos" em uma história mais adulta. Esperava uma leitura mais sarcástica, meio cômica, mas logo percebi que essa distopia tinha muito mais para contar. 1984 não está para brincadeira.
Foi desesperador acompanhar os absurdos do governo, o Grande Irmão, sem conseguir imaginar uma saída.
Uma das características mais brilhantes foi a criação da Novafala e como tudo se encaixa para blindar o partido.
Owrell incomoda, prende, descreve de forma jornalística os fatos, constrói um caminho e acaba com ele em seguida te levando junto para um lugar onde não há esperança.
Não é clássico a toa.

Thauany 06/06/2023

Um clássico
Em plena era tik tok e IAs, ler uma obra como 1984 é um pouco assustador, pois ver como aos poucos a humanidade está se encaminhado para um lugar obscuro onde a sensação de falso controle e falta de pensamento crítico dominará é preocupante.
O autor fez uma obra muito impactante, e as sacadas na criação da Novafala foram geniais.
Diego 26/06/2023minha estante
Esse livro é PERFEITO!!! Genial!

J.M.Berry 10/01/2022

*meme da mente explodindo*
Resumindo: terminei e não sabia se começava uma revolução ou só passava o resto da vida chorando em posição fetal
É um clássico e não tem muito oq falar que alguém já não tenha dito. A construção da história é perfeita, os plot, mesmo que meio óbvios, ainda sim surpreendem e a narração é ótima
O melhor de td é a apresentação do universo de 1984, com várias camada, que te faz pensar em como seria se o mundo chegasse a esse ponto tão extremo e sentir pavor por conter tantas coisas atuais
Não é uma das leituras mais fáceis e recomendo que leia com bastante calma, mas é com certeza um livro que todos deveriam ler
Diego 10/01/2022minha estante
Esse livro é SENSACIONAL!!! Um dos melhores de todos os tempos!!!

Bella 10/01/2022minha estante
Aaaa não vejo a hora de ler ??

Ana Morais 26/07/2021

Muito atual
Uma grande obra! Fazia muito tempo que queria ler 1984, depois de ler fui ver o filme, mas o filme deixa a desejar. Ler é muito melhor. Uma distopia que retrata muito algumas coisas da atualidade.
Rafa 26/07/2021minha estante
Está na minha meta de leitura!!

Everton.Tolfo 26/07/2021minha estante
Achei +-? a revolução dos bichos me pegou mais.

Nicolas.Linnek 12/05/2021

Perfeitooo!!!
A tempos meus amigos vem me recomendando esse livro mais só agora consegui pegar pra ler ele, e meu deus...q livro perfeito, melhor livro q já li na vida!!!!
tguedes2 12/05/2021minha estante
De fato, arrebatador.

Etiene ~ @antologiapessoal 19/06/2020minha estante
que texto! (também usei a mesmíssima citação, rs)

Ratinha de Biblioteca 04/07/2021

Leitura Essencial
Sabe aqueles leitores chatos que dizem "você tem que ler esse livro!" Com grande ênfase no "tem"! Bom, serei essa leitora chata e dizer que 1984 é uma leitura difícil - nada fluida, com descrições de torturas diversas, um protagonista que não nos dá empatia, entre outras coisas - mas extremamente necessária. Por quê?! Por gerar senso crítico, algo primordial para termos liberdade. E por que a liberdade é importante?! Bom, sem ela eu não poderia escrever esta resenha. E você, não poderia lê-la.
Sarah 04/07/2021minha estante
estou lendo agora mesmo! obrigada pelo incentivo e sua resenha acolhedora :)

Luzia103 04/07/2021minha estante
A leitura é difícil mesmo, por conta da linguagem. Concordo com você. Não sei se por ter suspense, diferente da Revolução dos Bichos, do mesmo autor.

Margô 04/07/2021minha estante
Olá Ratinha!
Ainda bem, que você cedeu à chatice dos leitores. Essa obra é um clássico da Distopia, e uma crítica ferrenha ao Totalitarismo Stalinista que se vivenciou na Rússia , quando era URSS, se você quiser entender melhor o começo de tudo, lá vai a dica de uma leitora chata, rssss, leia Revolução dos Bichos do mesmo autor. Não é massante, você lê em dois dias...te garanto! Bjs

Mila 04/07/2021minha estante
Coloquei na minha lista de desejo. Com a sua resenha tenho certeza que devo ler

Ratinha de Biblioteca 04/07/2021minha estante
Olá, Margô!
Já tive o prazer de ler A Revolução dos Bichos por duas vezes! Sempre me espanto com a atualidade da obra! E 1984 foi releitura também.

Ratinha de Biblioteca 04/07/2021minha estante
Oi, Mila! Espero que goste! A Revolução dos Bichos, do mesmo autor, é ótimo também! Boas leituras! =)

Margô 04/07/2021minha estante
Tá explicado o codinome de Ratinha de Biblioteca...rsss??

Ratinha de Biblioteca 05/07/2021minha estante
Kkk Me chamavam assim na escola! O pior que era pra ser bullying, mas eu adorava! Quando fiz o Skoob, lembrei e lasquei esse apelido! ?

Ratinha de Biblioteca 05/07/2021minha estante
Oi, Sarah! Talvez dê uma empacada na leitura, mas se isso te acontecer, insista que vale muito a pena! No meu caso foi releitura e li em conjunto com meus alunos - sou professora rsrs - o que ajuda a dar um incentivo. Espero que goste! Ah, vi que você é sonserina, eu sou corvinal! =)

Alberto.Tisbita 07/07/2021minha estante
Resenha fantástica!

Margô 07/07/2021minha estante
Ôxe, isso pra mim é elogio!!! Rata de Biblioteca...adooooooooro, rsss

Tom 18/10/2020

Meu Deus Winston...
Acabei de ler essa obra prima hoje, e fiquei me perguntando ?por que demorei tanto para fazer isso?!?
1984 é um livro muito bem construído, que me prendeu a ponto de eu sonhar que vivia na Oceânia, em 1984 (agora eu tô rindo, mas no sonho era triste kk)
A história ? os cenários, o estilo de vida daquela sociedade, a forma como as pessoas se comportam, etc ? é apresentada de forma relativamente despretensiosa, por uma personagem ?comum?, sem nenhum grande feito, ou uma grande posição politica. Winston é apenas um cidadão comum daquele lugar nada comum.
De forma direta, 1984 é uma projeção possível de um futuro não tão impossível. Já possuímos tecnologias que, de certa forma, controla os nossos corpos e o nosso estilo de vida.
Enfim. 1984 deveria ser um livro de literatura trabalhado nas salas de aula de todos as escolas, de todos os países!
Super recomendo!

queridasreticencias 29/01/2021

To de olho
?Galerinha, que loucura! Este foi outro livro que me peguei deslumbrada com o enorme talento da escrita e ideias do autor, que ge?nio!
?A histo?ria e? bem poli?tica, mas super autoexplicativo que no caso de haver incompreenso?es, so? voltar um pouco.
?E? uma tensa?o enorme toda a trama, e na?o podia me imaginar vivendo daquela forma, com tantas regras, um vigilante, uma lavagem cerebral.
?O grande irma?o era assustador; eram vigiados o tempo todo e inclusive enquanto dormiam! Alguns eram presos pelo seu inconsciente falar durante o sono! Afinal, ate? pensamentos que infligiam as leis eram crimideias (ideias criminosas na Novalingua).
?A Novalingua, que seria o idioma do futuro, tambe?m me impressionou. A eliminac?a?o de palavras e criac?a?o de outras que poderiam parecer gi?rias; (ex: se existe a palavra ?alto?, na?o precisa existir o seu anto?nimo, basta dizer ?semialto? ?na?o e? alto?)
?Os rebeldes tentando fazer suas maluquices sem serem pegos, sa?o cenas agonizantes. Voce? fica se dizendo em pensamento ?na?o fac?a isso, tem algue?m te vigiando!?.
?A mente acelerada de Winston, sem saber em quem confiar, e cansado com toda opressa?o; os Ministe?rios (da verdade, do amor, etc, e cada func?a?o)...Na?o consigo explicar em poucas linhas o mundo dentro deste livro. E e? entendi?vel a semelhanc?a com a atualidade:

* Nossa sociedade vive sob a vigila?ncia de ca?meras de seguranc?a em ruas, lojas e sob as ca?meras de celulares, tablets e computadores, assim como as teletelas que transmitiam as imagens de propagandas do regime, mas tambe?m captavam imagens da audie?ncia.
* E quem dira? que na?o somos controlados pelo regime da tecnologia, as redes sociais nos mostram mentiras, nos tomam a maior parte do dia e exercem uma enorme influe?ncia nas nossas mentes; e? uma lavagem cerebral!
* Sim, o Grande Irma?o inspirou o BBB (Big Brother Brasil) - pessoas confinadas e em vigila?ncia 24hrs

Luiz819 03/03/2023

Um ótimo livro para os dias atuais
Apesar do título dessa resenha indicar uma preocupação com os dias atuais, vale ressaltar que esse livro sempre será um lembrete de atenção para qualquer época. Isso ocorre pois o autoritarismo e a busca por poder sempre estará a tona em qualquer regime político.
Sinceramente, eu não creio que os personagens foram muito bem desenvolvidos ou possuam traços de personalidades interessantes. No entanto, isso combina com a ambientação do livro. De fato, num regime autoritário não ocorre o desenvolvimento de nenhuma personalidade individual, já que o pensamento é sempre coletivista.
Tenho certeza que você vai reconhecer muitos problemas atuais nesse livro. A vigililância de um Estado cada vez mais interessado em "meter o bedelho" na vida das pessoas; a ideia de um Estado protetor e amoroso que vai cuidar de você; a dissiminação de mentiras para que você acredite numa narrativa aliada com a mudança da história e que culmina no chamado duplipensamento, entre outros métodos.
Alias, esse termo usado pelo autor para justificar pensamentos que são contraditórios é bem evidente no mundo atual. Em 2023 temos um presidente corrupto no poder, todos sabem que é corrupto, mas você é levado a acreditar que não por meio de justificativas idiotas. Isso é o duplipensamento. Isto é, o Estado, junto com a propaganda da mídia, te convencendo de que algo que é óbvio é uma mentira. Ahh... e antes que escrevam aqui na resenha, a outra opção também tinha um filho envolvido com corrupção, e também é feito uma ginástica mental para te convencer que não. As desculpas são as mais absurdas de ambos os lados e há milhares de pessoas que acreditam neles piamente.
Em resumo, o livro é muito interessante pois você vai reconhecer os métodos de um estado de regime autoritário presentes no nosso regime democrático. Isso faz desse livro algo sempre atual e relevante para que você possa abrir sua mente.

Rodrigo Scarabelli 29/06/2021

Será 2084?
As histórias sobre futuros distópicos exercem incontestável fascínio. Geralmente trazem avisos e admoestações a nós, em nossa vida presente, como se a ficção fosse sabedora de algum conhecimento premonitório.

E como poderia isso se dar? A intuição de um escritor que esteja profundamente alicerçada no mundo circundante e na alma humana consegue fazê-lo vislumbrar fios e linhas de possíveis desdobramentos de nosso mundo lá adiante. Ao elaborá-los pela escrita, tal qual um oráculo, nos traz mensagens cifradas cheias de presságios. "Quem tem olhos para ver, que veja; quem tem ouvidos para ouvir, que ouça" diria a mística cristã.

O livro, escrito na década de 1940, fala de um futuro distópico imaginado em 1984. Porém, ao lermos a obra um frio na espinha nos sinaliza que as intuições do autor não ficaram sepultas num futuro - pra nós passado - não concretizado. Ele pode estar adiante de nós.

Impossível não percebermos o quanto o autor foi visionário em relação a algumas coisas que já fazem parte do nosso cotidiano no início do século XXI: mundo interconectado; vigilância permanente de todos por instrumentos tecnológicos; smartphones e computadores exercendo controle cada vez mais sofisticado das subjetividades e desejos pelo acúmulo de conhecimento sobre nós; produção incessante de fakenews sobre a história, a política e desafetos; destruição de reputações; mistificação de salvadores da pátria; cultura do cancelamento e do ódio; gabinete do ódio; democracias ruindo; investidas fascistas e autoritárias em governos; choque entre nações; ignorância coletiva; fanatismo; obsolescência programada e consumismo; vida alienada e manipulada.

Esses elementos estão presentes nas nossas vidas, estão presentes no futuro distópico de 1984, mas levados todos ao extremo, ao mais puro radicalismo. Estaríamos assistindo hoje ao desabrochar daquilo que nos engolirá em breve numa vida desesperançada, alienada, triste, sujeitada, controlada até o pensamento, sucumbida em sofrimento, medo, desamparo, ódio, morte?

Seria esse aterrador e mórbido radicalismo político-social realidade em... 2084?

Quando lemos, um frio na espinha nos acompanha. Tem algo ali nos sendo advertido, presságios de um futuro vislumbrado, autor tornado oráculo.

Fica um alerta, enquanto há tempo. Quem tem olhos para ver...
Viane 29/06/2021minha estante
Amei sua escrita, você expressou muito bem o que o livro reflete, espero que mais pessoas possam ler a obra

Rodrigo Scarabelli 29/06/2021minha estante
Ela é indispensável, né Viane! quando o autor "nos lê ", quando sentimos isso, é porque tem algo valioso na obra. Recomendadissima!

Bernardo.Trindade 17/05/2021

Perfeito
Um livro que todos devem ler! De início confesso que me perdi e me compliquei com o vocabulário difícil e amplo, mas com o tempo de leitura e as ideias que o livro planta na sua mente, sua visão muda e faz você enxergar o quão bom esse livro é. Com certeza um pote de ouro no final do arco íris.
Bah 17/05/2021minha estante
Esse livro é uma obra riquíssima.