Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Jefferson Moura 14/09/2010

Bento - Aventura sem drama
Gostei do que li, gostei bastante.

Pelo livro retratar de um tema que em 2008 estourou e vem se refletindo por esses anos, "Bento" pode dar assas a minha imaginação, me levando à um Brasil distante, onde todos são unidos por um ideal. Ficar vivo.

Creio que seja assim mesmo o fim dos dias, mas em "Bento" essa urgência em se manter vivo, em um cuidar do outro é bem palpável.

O livro retrata a história de um mundo destruído pelas forças demoníacas dos vampiros e em meio as trevas alguns combatentes são despertados, os Bentos.

Eles são caçadores de vampiros reais, nasceram para isso, não são como a Buffy ou Angel que simplesmente caçam, eles tem sua natureza voltado para essa caça, sentem o cheiro e ficam alucinados quando estão perto de vampiros.

Em um certo ponto da história uma profecia é lançada. Quanto o 30º Bento despertar quatro milagres acontecerão e ajudarão os humanos a eliminar a escória maldita da face da terra.

Em uma aventura cheia que é narrada com urgência a todo tempo, "Bento" conta a história de Lucas, o 30º Bento que guia todos os outros Bentos em busca dos milagres.

O que mais gostei é que diferente de tudo o que eu já li, "Bento" analisa só o Brasil. Pode ser um ponto negativo, mas vejo que por ser um livro escrito por um brasileiro, nada mais justo que trabalhar toda a trama em nosso território, e por incrível que pareça o autor faz isso com maestria.

Bento é um livro de leitura rápida, cheio de emoções que fazem os olhos apertarem e até faz rolar algumas lágrimas aqui e ali. Aconselho muito a leitura de "Bento" aos fãs de vampiros, pois não fica atrás de nenhum grande mestre (por mais que não os supere também).

Jefferson Moura

Deborah Caetano 22/08/2021

Fé, persistência e teimosia. Esses são os elementos que geram um bento. O livro me levou para um mundo exuberante, onde o dinheiro não é importante. O que importa é a camaradagem para sobreviverem a noites terríveis

Victor 08/09/2013minha estante
Nada cara! Robô não, mas aparecem samurais vindos da água, Dragões que saem de dentro de vampiros degolados, uma bruxa que vive em marajó e usa saci-pererê e mula-sem-cabeça pra se defender.

Estou falando sério... O.o

Nery 09/09/2013minha estante
Então superou minhas expectativas, bwhauhauhauhauhauhauhuha...

Victor 10/09/2013

Bento. Mais outra decepção com livros nacionais consagrados pela atualidade.

André Vianco na minha opinião já teve seus momentos bons, mas hoje em dia é um autor desgastado muito influenciado pela mídia talvez.
Seus livros "O senhor da Chuva", "Os sete" e "Sétimo" foram de longe suas melhores obras, visto que em porcentagem ao restante de seus livros, é bem ínfima.

Quando ouvi falar sobre o livro Bento e sua nova visão de mundo, onde eram tecidos elogios sobre a nova realidade comparando-o a um épico, me empolguei e adquiri um volume para comprovar.

Logo de início percebi que a escrita era algo lento, mais focado em detalhes que particularmente achei desnecessários. O primeiro evento é carregado por mais de cem páginas criando uma expectativa muito grande para finalmente ter seu "desfecho", o qual não condisse ao esperado.

A apresentação do mundo novo deixou tudo muito oco, vazio, nem com o auxílio da imaginação é possível preencher as lacunas deixadas, onde somente existem fortificações e os "selvagens".

Os esparsos confrontos são demasiado repetitivos e a enrolação com que tudo é levado para um único acontecimento, acaba com o ritmo da leitura, me fazendo parar em muitos pontos até tomar coragem para terminar de ler mais descrições e passagens (que por muitas vezes duram várias páginas) que não tem absolutamente nada a acrescentar à trama central.

Se pararmos para analisar, o livro poderia ter sido escrito em menos de cinquenta páginas e se adicionássemos os outros dois da sequencia, caberia num livro de no máximo trezentas. Isso seria muito melhor do que usar três livros (com uma quantidade grande de páginas) para contar uma história fraca como a da saga do vampiro rei.

Como toda história que é muito longa e descritiva, furos, redundâncias e contradições são encontrados com bastante frequência, como por exemplo, o fato de deixarem as unhas dos bentos grandes (para o caso de serem úteis), para depois enluvá-las. No mínimo elas se quebrariam com o menor esforço. Mas coisas como essas devem existir em qualquer história, pois perfeito e livre de falhas, só o mundo real mesmo. (rs)

Para não em estender muito, ressalto que há livros bons desse autor. Ao meu ver, três. Parece que com o passar do tempo ele perdeu a dinâmica original, focando em uma leitura mais lenta e quase sem nenhum aspecto de fantasia (gênero que o consagrou no cenário brasileiro). Não sei se isso se deve ao fato de querer aproveitar mais sua fama e forçar a compra de continuações para suas histórias.

Por fim, para quem procura um livro com ação ininterrupta e uma dinâmica envolvente onde todos os acontecimentos formam uma trama acelerada repleta de sobrenaturalidade, esse não é o livro.
Creio que seja mais aconselhável para pessoas mais "pé no chão", que gostam de uma história mais lenta e carregada de detalhes sem muita fantasia e sobrenatural. Uma história a ser vivida junto dos personagens, como seres humanos.

Schulai 25/02/2010

Inovação!
Utilizando toda sua categoria André Vianco mais uma vez mostra que sabe inovar! Em um tema tão discutido e tão detalhado como o dos vampiros, André conseguiu mais uma vez surpreender com um livro recheado de aventuras, novidades e personagens cativantes!

Leitura Obrigatória!

Deia 23/08/2023

Bento
Um livro muito bem escrito,história bem contada,carregada de fé,tragédia,ação e a adaptação em um mundo praticamente pós apocalíptico. Que enrola bastante toda a trajetória milagrosa de Lucas o Bento principal,e seus milagres que pra mim deixou de ser milagre quando dependeu da tecnologia. Mais é um livro interessante. ???????? leia com calma pq vale a pena.

Carla Amorim 16/04/2009

Ótimo
Esse livro é excelente. Empolgante do início ao fim e deixa um gostinho de quero mais. Mostrando a sobrevivência e a guerra dos humanos com os vampiros, onde fiquei numa torcida eletrizante ora para humanos e ora para os vampiros...

JuRodrigues 18/07/2014

Bento
Vamos conhecendo o universo onde se ambienta essa história aos poucos, assim como Lucas, um bento recém acordado, que têm sob suas costas a responsabilidade de desempenhar papel principal numa profecia de salvação. Um papel que ele não pediu, não entende e não se sente preparado para exercer, mas que aos poucos lhe vai sendo revelado.

Vianco criou uma fantasia sobrenatural bem legal, os vampiros possuem alguns toques do autor e ainda assim tendem para o lado clássico – bebedores de sangue com aversão ao sol. A forma de organização deles é bacana de se ler e imaginar cavernas, salas e tocas recheadas desses seres dormindo durante o dia para despertarem famintos ao fim do crepúsculo. A maneira de caçar os humanos, usando até mesmo ¨mulas¨ para agirem por eles durante o dia. Como uma hierarquia primária vai sendo formada, e até mesmo entre eles a diferença entre o peão, o oportunista e os líderes existe.

Mas apesar de essa ser uma história com vampiros, o foco principal em Bento é a sobrevivência e superação humana. A resiliência e força de lutar até o último suspiro, a união e camaradagem nascida nos momentos extremos. É a história de um herói, de vários heróis, que arriscam a sua vida pela salvar a dos que se ama e pela continuação de sua espécie.

A narrativa do livro é fluida e corre rápida, as situações apresentadas são instigantes e o plot da história é bem amarrado. Só teve um momento em que achei o uso do sobrenatural meio forçado, mas nada que diminua o brilho da história, vai mais pro gosto pessoal mesmo.
Recheado de personagens cativantes perdi um pouco da identificação com Lucas durante um período no meio do caminho, mas acredito que isso deva ser encarado na verdade como um ponto positivo para a escrita do autor, pois as decisões tomadas por ele são muito difíceis tanto para serem acatadas e postas em práticas, quanto para entendê-las.

Outro aspecto legal do livro é a inclusão do país como um todo na história, as cenas não se passam só no sudeste ou são realizadas por cariocas ou paulistas, aqui, Belém e Belo Horizonte estão representadas, bem como a cultura indígena e a abundância de ecossistemas que temos.

Gostei de ter entrado nessa história já tendo lido o prequel A Noite Maldita, contudo acredito que os leitores que comecem por Bento vão apreciá-lo tão quanto a mim. Fico agora contando os dias para continuar essa saga, e descobrir o que acontece com Lucas, Sinatra, Raquel, Adriano e tantos outros personagens.

4,5 estrelas!

*Para ler meu resumo do enredo e algumas passagens favoritas basta dá um pulo no meu texto original publicado no blog.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.com.au/2014/07/resenha-bento.html

Vitoria_Vick 13/08/2022minha estante
Lucas e Vicente como casal me pegou um pouquinho kkk nunca pensei sobre

Geraldo 18/06/2011

GRANDE ANDRÉ VIANCO.
Movido por uma curiosidade sobre as criaturas da noite, muito antes de vampiros românticos e galãs, vi em uma livraria de Sorocaba o livro intitulado: OS SETE do autor brasileiro André Vianco.

Li e vi que SIM, temos uma ótima literatura de entretenimento neste país onde o máximo de livros lidos por brasileiro não passa de 3 por ano. André Vianco tem a incrível aptidão de prender seus leitores com enredos muito bem entrelaçados, com uma escrita rápida e uma descrição de cenas e batalhas dignas de tirar o folego de qualquer um.

Isso tudo acontece também neste titulo: BENTO. O livro começa já com um mistério, um jovem acorda numa sala que é descrita como um hospital e vê que é observado por médicos como um rato de laboratório. Com o passar das páginas ele descobre que houve um acontecimento chamado NOITE MALDITA, onde toda população é acometida de um sono profundo que dura mais ou menos 30 anos, sendo que durante esse período as pessoas vão despertando e algumas se tornam boas e outras incríveis criaturas das trevas: vampiros. Essa pessoas boas, algumas se tornam BENTOS, denominação dadas a escolhidos que tem o poder de liquidar os vampiros. Porém um é muito especial, ele é chamado de O ESCOLHIDO, pois tem a função de juntar 30 BENTOS para que seja realizado 4 milagres para salvar o mundos das criaturas vampirescas.

Ta ai um enredo onde haverá de tudo um pouco, aventura, vilões extremamente inteligentes, batalhas épicas e um final muito bem escrito, porem com um gancho para o segundo livro: VAMPIRO-REI.

Vianco prova mais uma vez que livros de aventura e terror também se faz neste Brasil varonil.

hillo_ 06/09/2022

Uma ótima aventura >brasileira<
Para começar quero desabafar como sobre eu estou ajudando a organizar a biblioteca da escola e sempre tenho um pequeno espasmo toda vez que eu vejo um livro do André Vianco perdido na estante de Literatura Estrangeira! Sério! O nome do cara é André, mas só porque a capa já denuncia que parece ser uma história fantasiosa meio de terror o povo já acha que não é brasileiro? Brincadeiras a parte, isso só mostra o quanto o terror brasileiro ainda é desconhecido e até mesmo pouco valorizado. Estamos acostumados a ler coisas que vêm de fora do país, principalmente histórias de terror e suspense, com vampiros e seres sobrenaturais, e acho que o André Vianco veio justamente para revolucionar essa ideia de que um terror brasileiro pode ser muito bom sim!

Já li Sementes de Gelo dele e agora, depois de muito tempo enrolando (nada a ver com a qualidade do livro, foi mais culpa minha mesmo), terminei Bento. Só tive o que me surpreender nessas histórias. Sementes de Gelo era bem mais curto que Bento, mas cada história teve um impacto tão grande que com certeza arrancou de mim várias sensações enquanto lia. Bento é uma história fantástica, nos dois sentidos, e cada página que eu lia era um misto de emoções. Confesso que em alguns momentos lá pro final da leitura me senti meio perdida, talvez depois de escrever tantas páginas, se o autor não tomar cuidado, pode acabar divagando no que ele realmente queria escrever, mas considero que no final de tudo o Vianco se achou de volta e retomou o controle do que ele estava escrevendo. Ainda assim foi uma experiência muito boa de ler e eu super recomendaria a outras pessoas! Precisamos valorizar mais nossos autores nacionais.

07/09/2010

Em um mundo pós apocalíptico a luta diária não é mais pelo dinheiro e sim pela sobrevivência ameaçada pelos noturnos. Como um retorno ao mundo feudal, as pessoas vivem em áreas fortificadas, não há meios de comunicação para conectá-las e as estradas representam ameaças para quem as transita, enfim para viver é necessário força física, boas estratégias e união entre os humanos.
Gostei do fato do autor não tem dó ; sacrifica (quase) qualquer personagem para manter uma boa história. Os diálogos são melhores do que os encontrados em Senhor da Chuva, mas ainda são simples, com provocações previsíveis entre os personagens. Mesmos assim é uma ótima história, com fatos que avançam de forma surpreendente, de tal forma que o livro não é lido e sim devorado.

Thais Nicolau 02/09/2009

DE IMPRESSIONAR
A escrita de André Vianco é para quem de fato gosta de histórias de terror. Em O bento, o autor faz uma viagem sobre o que seria o apocalipse, uma espécie de prenúncio do fim do mundo, no qual os seres humanos, ou melhor alguns de nós, viram seres mslignos - VAMPIROS - outros são adormecidos e doenças como o câncer deixam de existir.
Sua narrativa envolvente nos apresenta um mundo devastado, às vezes me lembra o filme A lenda (com Will Smith), pois as cidades tornam-se desabitadas.
O bento é um ser iluminado, adormecido que ao acordar parece ser dotado de poderes, e só um exército de bentos pode destruir os vampiros.
A atualidade é mantida, a narrativa acontece no agora e faz referência a programas de tv.
Narrativa de terror para quem não gosra de histórias de terror!

Claudinei 07/02/2010

André Vianco me surpreende a cada livro seu que leio!
Cheguei ao fim de mais um livro deste grande autor, que se aventurou neste tema explorado por poucos autores aqui no Brasil.
Dinamico, em nenhum momento se torna cansativo, as 500 páginas deste livro fluem rapidamente sem que você perceba.
Uma história inteligente, o autor criou um novo mundo algo apocalipitico, porém ainda assim agradavel, nos faz imaginar um mundo sem a interveção humana deixando a natureza seguir seu próprio curso, remoldando o universo.
São tantos personagens, mas ainda assim pela forma como o autor os apresenta, independente de serem pouco ou muito importantes, é impossivel esquecer qualquer um.
O principal é Bento Lucas, desperto num novo mundo, aos poucos vai ganhando carisma e termina a história como um verdadeiro lider, conduzindo os exercito de bentos e soldados até o confronto contra os vampiros, que são como os conhecemos tradicionalmente, vulneraveis a agua benta, sol e a prata.
Com certeza um livro para ser lido varias vezes.

Pati 07/02/2010minha estante
Gostei de suas observações, e definitivamente vou ler...

Myh 26/05/2023

André, oficialmente um dos meus autores nacionais favoritos.
Sério que livro incrível...
É uma leitura frenética, a todo momento um acontecimento diferente e mais emocionante que outro. E a narrativa intercalada entre quase todos os personagens do livro só tornou a imersão na história mais impactante.
A forma como o autor criou esse universo foi esplêndida.
Só leiam, vale muito a pena conhecer a escrita do André...