Uma Chama Entre as Cinzas

Uma Chama Entre as Cinzas Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Chama Entre As Cinzas

Ritchelly - @garotagirassol_ 18/11/2020

O que achei de "Uma chama entre as cinzas"
No Império Marcial, aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam. É neste mundo brutal que Laia vive com seus avós e irmão mais velho.
Porém, sua vida está prestes a mudar, quando seu irmão é preso acusado de traição, e Laia é forçada a recorrer aos rebeldes que em troca por resgatar seu irmão, irá pedir a menina para arriscar sua própria vida ao agir como espiã dentro da academia militar do Império.
Em sua missão, Laia irá conhecer a crueldade que construiu seu mundo, mas também fará amizades e descobrirá segredos importantes não só para ajudar seu irmão, mas que tem o poder de mudar para sempre o destino do Império.
O que me encantou nesta leitura foram os personagens criados, o mundo desenvolvido e a escrita da autora, um combo que sem dúvida deixa qualquer leitura incrível.
Eu amei o folclore inserido no desenvolvimento do universo do livro, o mistério sobre os contadores de história, os seres mágicos e como isso contribuiu para desenvolver a sociedade Erudita. Além disso, a organização social é complexa e muito bem explorada, temos 4 povos que formam o mundo e aos poucos vamos entendendo toda a dinâmica política.
Preciso dizer que me identifiquei muito com as características dos protagonistas dessa história. Laia é habilidosa, apesar de não acreditar tem muita coragem e determinação. Foi incrível acompanhar a busca pelo seu irmão se transformando em algo muito maior e importante para ela e para seu povo também.
Já Elias é um personagem que busca liberdade, foi arrancado de sua família para servir ao império sem acreditar em suas ideologias violentas. Para sobreviver, ele precisa desempenhar um papel que não está mais disposto a carregar.
O livro tem a narrativa intercalada entre o ponto de vista de Elias e Laia. Particularmente gosto muito de narrativas assim, pois conseguimos saber exatamente o que cada personagem está sentindo ou como o desenvolvimento do enredo está impactando seu próprio desenvolvimento. Vemos que Laia e Elias tem muito em comum e a autora fez questão de trabalhar tanto as semelhanças, quanto às diferenças desses personagens.
Os personagens secundários foram pouco aprofundados, o que faz total sentido com a narrativa em primeira pessoa. Mas não acho que isso impactou negativamente, de certa forma contribuiu com a sensação sombria e misteriosa que alguns personagens naturalmente têm neste livro.
Uma fantasia cheia de tramas políticas, personagens duvidosos, cenas de batalhas bem desenvolvidas e até romances florescendo. Uma verdadeira busca por liberdade. Recomendo muito a leitura!

Livros de Cabeceiras 24/10/2021

Uma das melhores fantasia dos últimos anos
Laia é uma erudita, um povo escravizado a mais de 5,000 anos pelo Império Marcial. Elias é um Máscara, um dos mais letais soldados do Império, o que os dois tem em comum? Os dois não são livres.
Laia tem 17 anos e é uma orfã de pais que mora junto com os avós e seu irmão, até que um dia em uma batida marcial ela vê seus avós serem assassinados por um Máscara e seu irmão preso.
Agora para resgatar seu irmão Laia vai ter que fazer a coisa mais improvável de todas, se tornar uma espião para a Resistência e ser a escrava pessoal da comandante da academia dos Mácaras, a mulher mais cruel do Império Marcial.
Já tinha lido esse livro em 2015 na época lançamento, reli ele agora por dois motivos, já queria fazer isso para ler o segundo livro que estava parado na estante, o terceiro já havia sido lançado e a editora já havia confirmado o lançamento do quarto e último livro por aqui, e também porque estava em uma leitura coletiva.
Ao contrário dos livros de alta fantasia que são séries e os autores constroem todo o universo da história no primeiro livro, aqui a autora já começa o livro com a morte dos avós de Laia.
O livro é dividido em 3 partes e é narrado pelo ponto de vista da Laia e do Elias e cada capítulo é um surto diferente e quando ele acaba a autora vai para o ponto de vista do outro personagem que estava em outro lugar e ali ela consegue colocar mais surtos e assim ela vai conduzindo o livro até o plot e depois até o seu final.
A autora construiu esse universo inspirado no império Romano e com uma mitologia extremamente rica, mas que ela não revela tudo de uma vez, ela vai revelando aos poucos e no final ficamos com mais perguntas do que respostas com esse livro.
Não quero falar muito sobre ele por ser uma série e posso soltar spoillers que não quero.

site: https://www.instagram.com/p/CVOcWQMrVNi/?utm_source=ig_web_copy_link

Roncoleta 19/03/2024

"Você está destinada a queimar"
Lindo demais, gostei bastante da escrita e é uma história muito boa e envolvente, confesso que me prendeu só na metade do livro mas ainda sim vale muito apena. Tudo que a Laia e o Elias passaram foi bem narrado e estruturado, até que a Helene me ganhou nesse livro. Muito bomm e perfeito, espero que os outros sejam no mesmo pique ou até melhores

zoni 16/02/2020

Gosto é realmente como... vocês sabem o resto do ditado, né?
Eu não gostei desse livro, e essa é a coisa mais importante que eu tenho pra dizer. É sem dúvida uma série que não tenho vontade de continuar, primeiro porque eu não consegui me identificar com praticamente nada por aqui, e segundo que a história é muito arrastada, são páginas e páginas com um total de nada, além dos personagens que não me cativaram. A única coisa que de fato conseguiu ainda me prender na história, foi o romance que se arrastou e quase chegou lá, foque no quase.

Eu gostei da Laia, mas ela não combina como mocinha de YA de forma nenhuma, se a autora tivesse trabalhado esse livro de forma adulta teria convencido muito mais, já que essa mistura de Magisterium com As Crônicas de Gelo e Fogo não funcionam muito bem, principalmente pra mim. Enquanto lia esse livro não conseguia parar de pensar no Masgisterium criado por Cassandra Clare em sua série de magos adolescentes, (não, essa não é a saga dos Caçadores de Sombras), só que a academia/escola aqui é muito cruel, e sério, não consegui comprar o tanto de violência gratuita descrita nesse livro, a autora nos deixa no escuro, a gente só vai lendo várias atrocidades e crueldades sem nem saber o real motivo para tanta maldade naquele mundo. Os personagens não são desenvolvidos ou são pouco desenvolvidos, então quando há alguma reviravolta e um mocinho se transforma em vilão ou um vilão em mocinho, a gente não consegue comprar a ideia, fica meio que algo parecido com "então tá..." porque não criamos nenhum laços com eles antes, não entendemos suas reais motivações para fazerem o que fazem, e isso é muito frustante pra um leitor que já não está tão entusiasmado com aquele monte de narração arrastada. Mas com certeza a pior coisa desse livro é o plot sobre magia e seres sobrenaturais que são jogados no meio da história sem nenhuma explicação (assim como todo o resto da história) e que não são úteis para nada, só para confundir a cabeça dos leitores.

Não é um livro totalmente ruim, mas está longe de ser um livro bom, principalmente porque não nos dá nada nesse volume, e joga o romance entre Laia e Elias, que é a melhor coisa do livro inteiro, para o segundo volume, e, com uma promessa de triangulo amaroso pouco convincente.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Carol 30/07/2020minha estante
Concordo

LuAza 15/08/2023

????????,5
Um livro de fantasia bem interessante. O começo foi um pouco repetitivo e parado mas a partir de um momento, a história se torna extremamente cativante.
As reviravoltas, o universo de fantasia muito bem escrito, um grande desenvolvimento dos personagens (consegui me apegar com todos ?) e "migalhas" de romance fazem com que a leitura seja muito boa. Quero continuar a saga, principalmente por ter final em aberto ?

Bruna 24/02/2023

Laia é uma escrava que perdeu quase toda a família para a tirania do Império e agora precisa descobrir uma coragem que acredita não ter e trabalhar como espiã para a Resistência em troca de ajuda para libertar seu irmão. Elias é um soldado do Império, um Máscara, o mais alto escalão do Império, mas ele quer liberdade, fugir e deixar para trás essa vida de batalhas e mortes. Em meio a profecias, adivinhos, revoltas, testes e seres mágicos o caminho dos dois se encontra e ninguém está preparado para as mudanças que acontecerão em todo o Império.

Eu comecei esse livro com altas expectativas e posso dizer com certeza que elas foram atendidas. Eu já conhecia a escrita da autora, mas vê-la em um livro de fantasia me agradou muito. O começo é um pouco arrastado, mas isso é normal em livros de fantasia, até que conhecemos os personagens e o mundo, depois a leitura engrena e não queremos mais largar.

Gostei e odiei vários personagens. Helene foi uma que me intrigou bastante, pois não sabia o que pensar dela, me despertou diversos sentimentos, alguns bons e outros ruins. Espero ver mais dela nos próximos livros e também a importância que os seres mágicos terão no desenvolver da história.

Adorei Elias e Laia, dois personagens tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos, cada um com seus fantasmas e medos, mas buscando superar as dificuldades.

Ansiosa para os próximos livros.
Kate Dias 24/02/2023minha estante
Caramba, vc está uma máquina de ler ???

Bruna 25/02/2023minha estante
Os últimos dias rendeu bem, hahahahah

Goulart 14/12/2022

vamos lá...
tenho que ser sincera, eu achei que esse livro seria bem melhor. Comecei a ler depois que eu vi que a kabook tinha recomendo ele e como eu geralmente gosto das suas escolhas eu decidi dar uma chance, mas não tem nada demais. O livro é mais do mesmo de sempre, mas isso não é ruim não, na verdade a história em si é o que mais me manteve presa, porém os personagens não me agradaram muito não, a laia é chata, o Kennan é chato, o mazen é tão vilaozinho de conto de fadas que quando ele apareceu eu pensei "tá, ele que vai fazer merda no final", tô dando essas estrelas porque eu realmente acho a história bem escrita e eu gostei de como foram mostradas as eliminatórias, de resto achei mediano.

Analu. 07/10/2021

Mais uma série pra gente sofrer
Comecei esse livro cheia de expectativas (pois fui muito panfletada) e elas foram supridas com sucesso! A escrita da Sabaa é MUITO fluida e envolvente, fiquei chocada por ser uma fantasia e eu não ter aquele bloqueio inicial para ler. Desde o começo tudo era muito gostosinho e quando eu percebi já tinha lido a meta toda.

É uma história muito envolvente cheia de tramas, ação e bastante violência. As cenas de batalha não consegui nem piscar de tão emocionantes.
Elias tem meu mundinho todo! ??? Já a Laia confesso que me irritei bastante com tanta sofrência, mas creio que ainda tem muito a crescer na série.

Enfim eu amei! Da pra sentir que tem muita água pra rolar, estou curiosíssima pelos próximos volumes.
bruniverso 08/10/2021minha estante
concordo e assino embaixo! hahahaha que venha o próximo livro

Rafa 22/07/2021

Sabe? Ela é muito simplória
Laia é adorável, até parece aquela garota tímida que se senta no último lugar da sala, o caso é que ela é muito simplória, eu não teria acreditado em tantas ladainhas como ela acreditou, no que parecia ser uma armadilha ela caía direitinho, a história é ótima, mas em Laia faltam alguns neurônios ou talvez um pouco de malícia

Bella Ci 07/04/2021

Uma (nao tao) surpresa
Helene Aquila senhor ... foi ela o motivo do meu colapso senhor.
Eu tenho conhecimento ds existencia desse livro faz uns bons 1 ano pelo menos. O tanto que eu enrolei para começa-lo, RÁ, isso a globo nao mostra.
Mas vamos la. Decidi pegar essa belezinha pois estava de graça no KU. Mas fui resistente, e muito, acho que por causa da capa. Gente, serio, precisamos aposentar essas capas na pegada de trono de vidro tbm. Que negócio horroroso, valha-me senhor.
Comecei o livro em si sem saber muito sobre o que se tratava, só que quem tinha lido que eu conhecia, tinha amado. Fui lendo e quando me vi estava totalmente absorta e curtindo demais a trama.
É uma boa fantasia, com alguns aspectos que os leitores desse genero ja estao bem familiarizados, como a existência de uma resistência, um povo dominando o outro e etc. Porém, dentro do conhecido, a autora criou um universo muito interessante que te prende.
Os personagens, posso dizer que eu gostei. Passei um odio com o Elias no inicio, e ainda acho ele meio genérico, mas eu gostava mais das partes dele narrando do que as de Laia. Sobre ela, nao me apeguei muuuito, mas é uma protagonista interessante e forte. Estou animada para conhecer mais dela e acredito que tenha um potencial de crescimento enorme. A Izzi é maravilhosa e a Helene o motivo do meu colapso. Ela é demais, minha fav sim. Alem disso, gostei demais dos antagonistas. Especialmente a comandante. Ela é impiedosa, louca e cruel e um personagem interessante de explorar.
É uma historia cheia de reviravoltas, pinceladas de magia e muito sangue e batalhas. Eu gostei muito, esta nas melhores do ano, se não a melhor, e me fez questionar o pq de nao ter lido antes.

Isabella658 18/12/2022

História legal, protagonista chata e execução tortuosa
Esse ano não tenho dado sorte com as fantasias, tenho descoberto histórias interessantes, mas odiado a forma como os autores estão executando elas. E esse livro é mais um exemplo de um tipo de narrativa que odeio: dual POV. Ou seja, os capítulos são dividido entre a Laia e o Elias.
Geralmente eu adoro quando tem POVs diferentes em uma fantasia, mas não quando são nesse estilo em que sempre acabam em um momento tenso e o próximo começa com algo chato, em vez de ser algo que agregue no capítulo anterior. Isso faz a gente ler um capítulo todo sem prestar atenção direito, às vezes ler até mais por cima e rápido, pra poder ir logo pro capítulo que continue a cena de tensão. É basicamente tortura literária. É um truque barato que o autor usa pra prender o leitor e fazer com que ele leia sem parar, mas não porque a história é boa e sim porque ele tá te obrigando a isso, te torturando pra isso.

Fora isso, outra coisa me atrapalhou muito: a própria Laia. Ela é a personificação de um dos piores tipos de protagonistas pra mim. É toda inocentezinha, medrosa, dependente, patética e MUITO BURRA. Não sei se é mesmo burra ou se ela se faz de cega, mas passei a história toda com vontade de tacar meu Kindle na parece de raiva, vendo cada vez mais ela sendo manipulada e TODO MUNDO AVISANDO E JOGANDO A VERDADE NA CARA DELA E MESMO ASSIM ELA CONTINUA SE DEIXANDO SER ENGANADA. Cara, não é possível, ninguém é tão sonso assim. A autora poderia ter pelo menos feito o mínimo de esforço pra me enganar junto, fazer ser um plot twist de traição, mas ela jogou tudo na minha cara o livro todo. Não vou comentar em detalhes, mas nem da pra considerar spoiler. Por isso não sei qual o plot desse livro, porque é tudo muito óbvio.

Não consegui ter empatia por personagem nenhum também. Odeio a Helene, mesmo sendo melhor amiga do Elias, ela fala muita merda. Claro, como mulher me simpatizo por ela e o lance do Marcus, mas fora isso tô nem aí. O romance dela com o Elias então? Tava orando o tempo todo pra não rolar. Até o outro romance com a Laia e o carinha lá tinha mais química. Laia e Elias ainda não me pegou, acho que melhora no próximo, porque ainda vejo os dois como dois desconhecidos um pro outro. Apesar de tudo que já compartilharam.
Izzi é legal, mas também não teve muito desenvolvimento que me fizesse sentir por ela. No máximo simpatizei com a cozinheira, ela é o personagem mais intrigante.
Elias eu ainda tô dividida. Comecei não gostando dos POVs dele, nao sei o porquê, mas me senti muito desconecta do que ele contava. Em vez de entrar na história, sentia que tava assistindo tudo acontecer de fora e de longe. Geralmente adoro histórias de competições por sobrevivência, mas não tive paciência nessa por causa disso. Além do dual POV atrapalhar muitas vezes. Terminei o livro dando o benefício da dúvida, mas com a sensação que ele tá ali só pra ser o cachorrinho protetor da Laia, sem muita personalidade. Ele tem, mas com aquela epifania do final sinto que ele já terminou o arco dele e agora só tá seguindo o bonde. Não tem um objetivo ou determinação igual a Laia. Que, por falar nisso, também não me simpatizo ainda porque é o mesmo que ler a morte de um personagem no primeiro capítulo: não dá tempo pra se importar. Então não é uma determinação que me faça ficar ávida por mais.

O que mais me prendeu foi o arco de escrava da Laia, um pouco leve em comparação a outros que já li, então é mais ou menos. Mas ainda sim é interessante e tem a melhor personagem do livro, que é a cozinheira.
Enfim, é uma história legal, se não fosse o dual POV e se a protagonista não fosse tão sonsa, eu teria devorado o livro. E se não fosse tão óbvio, daria um plot twist legal de traição. É uma fantasia com distopia, dois gêneros que AMO MUITO, tem elementos de vários livros que gosto. Apesar de tudo, não é um desastre e ainda sinto vontade de ler a continuação, mas não imediatamente, não teve nem um cliffhanger, algo que me instigasse a ler não importa o que porque não me importo com a determinação da Laia. No máximo to curiosa com os objetivos dos videntes. Mas, de novo, o que vai acontecer já tá tudo muito claro. Espero estar errada e me surpreender.

julha 07/04/2021

encantador
Amei amei amei muito. A escrita é super fluída, os personagens me conquistaram demaissss, me fez chorar em diversos momentos e tem uma ambientação que eu ADORO ver em livros.

Estantedpapel 11/04/2021

Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre.
Laia viu quase toda a sua família ser morta pelo império Marcial, agora tudo que lhe restou foi seu irmão que foi levado como prisioneiro, então ela toma uma importante decisão de se infiltrar para coletar informações para a rebelião, dentro da academia militar do império e em troca do resgate do seu irmão.
Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia ? e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada ? e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.
Esse livro é perfeito, ele tem uma escrita fluída, personagens cativantes e garotas fortes e corajosas , a mitológica do deserto presente é muito bem representada, tornar uma leitura rápida, que faz você começar e não querer larga.

Laia é aquela que faz você sofrer junto com ela, torce para que ela escape dos perigos que se encontrar e odiar a capitã por maltratar tanto ela. Uma personagem com uma evolução incrível, começa insegura, sem saber exatamente como fazer, porém lembrando constatemente por qual razão faz todas as coisas, esse é um outro ponto que a autora mostra para você, porque os personagens tomam determinadas decisões.

Elias é apaixonante, a compaixão que ele tem por todos, como o poder podia ter destruído toda a sua bondade,mas mesmo assim ele não deixou e está constantemente tentando se livra de ser um assassino e carrasco para os Eruditas, faz ele e Laia se unirem ao invés de serem inimigos e se ajudarem.

A amizade construída aos poucos, o amor de Laia pela família, o que faz ela aguenta todos os tipos de crueldades, a resiliência de Elias mesmo quando tudo tentava fazer ele ser cruel e malvado, junto com esse cenário do deserto, tribos, um império tremendamente cruel e todos lutando pela liberdade.

Rafa 16/04/2021

Amei esse livro. Eu demorei um pouco para me conectar com essa história( lá pela página 150) mas depois disso foi tudo maravilhoso. Eu amei os protagonistas, a Laia e o Elias e a vilã é incrível demais, faz tempo que eu não vejo uma vilã tão terrível e macabra, as torturas que ela faz com a Laia e as que ela já fez com a Izzi e com a cozinheira não da pra imaginar uma crueldade tão grande, ela é péssima. Eu não sou muito fã de histórias que se passam no deserto mas essa me conquistou, as Eliminatórias foram muito boas, eu gostei de todas as provas principalmente a 3 que tem um peso maior pela história e eu temi pelos personagens e fiquei ansioso em várias cenas(principalmente alguma que envolvia a Izzi tadinha, amei essa menina). Gostei que a magia existe aqui mas não é muito explorada ainda pelos protagonistas e eu queria que o livro tivesse um mapa para a gente se localizar melhor na história. Gostei muito que o livro ele tem muito mistério e você fica se perguntando o tempo todo em quem ta dizendo a verdade e em quem você pode confiar. As motivações dos protagonistas são boas e tem tudo pros vilões serem ainda melhores nos próximos livros. Eu sabia que aquele filho da puta do Mazen não prestava desde o início. O livro acaba e deixa alguns questionamentos, quem foi a cozinheira ? Quem é o espião da Revolução ? O que a comandante ta tramando com o Portador da Noite ? A Laia é filha do Portador da Noite ?