Arcanjo

Arcanjo William Gibson

Resenhas - Arcanjo

Erika 17/06/2021

Esperava mais...
Sei que é apenas o primeiro volume, mas para ser sincera não curti. A história não cativou, não prendeu. Espero que melhore nos próximos.

site: http://upandoavida.com
rcpelarin 09/01/2022minha estante
Não é o primeiro volume... É uma história fechada...

MiojoGeek 02/12/2019

Willian Gibson é conhecido como o “profeta noir”. Em sua carreira, ele escreveu, filmes, seriados e livros, entre eles, a trilogia Sprawl que tem uma de suas obras mais conhecida do público em geral, Neuromancer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nascido em 1948, Gibson é fruto do pós-guerra, e é imbuído por essa atmosfera que surge Arcanjo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ideia inicial de que a históriaa virasse um filme, acabou após Gibson assinar um contrato com a IDW seriando seu roteiro para uma minissérie em cinco partes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sempre que vemos um documentário ou filme sobre os horrores da segunda guerra, em algum momento nos pergutamos o que teria acontecido se Hitler e o eixo tivessem vencido a guerra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em Arcanjo, Gibson trabalha com conceitos de viagem no tempo para ambientar seu techno-thriller. Uma família que lidera a política de uma realidade destruída por más escolhas, decide usar a estrutura quântica chamada splitter para voltar no tempo e tentar fazer algumas mudanças para continuarem a exercer sua influência e poder. Ao mesmo tempo, um pequeno grupo de resistência é enviado a mesma época para tentar impedir que o futuro seja alterado para algo pior.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A hq foi indicada ao Eisner, e conta com três artistas dividindo as artes: Bitch Guice, Alexandro Barrionuevo, e Wagner Reis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Achei muito interessante usarem os conhecidos foo fighters, que foram um tema de confusão durante a segunda guerra, e associar isso a trama.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O quadrinho tem um bom ritmo e artes interessantes, o tema escolhido porém, apesar de trazer alguns novos elementos, são um pouco do que já vimos em outras mídias. Se você curte O Homem do Castelo Alto, essa hq pode parecer um prefácio do que se desdobrou no livro de K Dick.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Minha nota é 9/10. Cuidado com as moscas e pense bem nas escolhas que se faz!

Davenir - Diário de Anarres 06/07/2021

Uma história de William Gibson que poderia virar filme!
"Arcanjo" é a primeira HQ criada por William Gibson, que escreveu essa história inicialmente como um roteiro para o cinema. A história certamente daria um ótimo filme pela ação e carisma dos personagens (quem sabe isso não acontece, um dia...) e parte deste carisma está na arte de Butch Guice. A história é sobre viagem no tempo e mesmo que essa não seja muito complexa, o roteiro conseguiu explicá-la sem desperdiçar muito espaço, abrindo espaço para a ação que move o enredo.

Acompanhamos vários personagens e começamos em um 2016 alternativo onde um desastre nuclear global colocou o Coronel Henderson como presidente vitalício (um ditador, obviamente) dos EUA e seu filho (Henderson Júnior) parte em uma missão no tempo para a Alemanha já derrotada em 1945 para controlar "nossa" linha do tempo, em resposta, a Major Torres lança uma missão para impedir os planos dos Henderson, mas o bombardeiro B-2 se choca em pleno ar com um esquadrão de B-52. O piloto sobrevivente é aprisionado num quartel estadunidense na Alemanha. Então a oficial do Naomi Givens é incumbida de buscar informações sobre o acidente com o Capitão Vince Mathews, um antigo caso que não terminou bem. Começa então um jogo de perseguição e busca pela verdade que pode transformar o nosso futuro tão terrível quanto o 2016 comandado pelos Henderson. Outros personagens de destaque são o Alemão Fritz, um refinado sobrevivente do Holocauso (por ser gay), que conhece os caminhos secretos das ruas para ajudar Naomi; e o agente soviético Yerenkov, retratado quase como sempre se retratam os soviéticos, sisudo e desconfiado, mas longe de ser um vilão automático. Aliás, é uma constante de William Gibson não se render a dicotomia cansada da Guerra Fria para ambientar esse período. Recomendo essa HQ para quem curte FC, viagem no tempo e o trabalho de Gibson mais focado na aventura sem perder a inventividade do autor.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/07/resenha-190-arcanjo-william-gibson-e.html

bardo 30/10/2021

Ainda que a premissa em si seja até um pouco batida a forma como é desenvolvida é particularmente interessante. A despeito do início um tanto caótico o qual se justifica pelo nível de tensão pretendido e dos personagens não serem apresentados com tanta profundidade, ainda assim eles conseguem ganhar a simpatia do leitor. Como planejado inicialmente a história facilmente renderia um bom filme, talvez por isso ao migrar para os quadrinhos sofre um pouco. O grande problema aqui é que se temos um primeiro capítulo frenético e ao mesmo tempo consideravelmente longo, os demais são um tanto corridos, alguns fatos são apresentados ao leitor sem um real desenvolvimento. A HQ ganharia muito com mais algumas páginas mostrando o mundo alternativo de onde o protagonista vem. Outro ponto que não chega a ser um defeito é a forma como o final é apresentado, provavelmente o leitor só o entenderá após ler o posfácio, ok é admirável a sutileza, mas é talvez um tanto sútil demais.

Cris 09/01/2022

Em um mundo distópico, onde os governantes acabaram com o planeta, a resistência fará de tudo para impedir os planos dos líderes políticos de ter plenos poderes e acabar de vez com tudo.

A obra tem uma arte legal, a premissa da história também é boa, porém ainda falta um melhor desenvolvimento.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/03/2022

Os líderes políticos destruíram o mundo. Agora, eles querem uma nova realidade para corromper. Para isso, vão se aproveitar de todo o potencial da última esperança da humanidade: Splitter, uma máquina colossal que permitirá que eles viajem até o passado para garantir o poder no futuro.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786580448029

Bebela 18/11/2022

Esse livro é ok, ele é bem rapidinho, eu li ele em uns 30 minutos, mas teve algumas partes que eu tive que lê de novo pq eu acabei me perdendo, mas fora isso, é muito bom e as imagens são lindas.

Lais Souza 19/11/2022

Diferente, não é o tipo de leitura que estou acostumada, tive um pouco de dificuldade de me conectar com a história no começo, mas depois gostei bastante, tem tudo que eu gosto, clima apocalíptico, viagem no tempo e mundos paralelos, gostaria que fosse maior, para dar mais tempo de se apegar aos personagens, que são muito interessantes diga se de passagem, gostei da experiência, foi uma boa surpresa.

Aninha Queiroz 03/12/2022

"Arcanjo": Meu primeiro contato com William Gibson
"Arcanjo" foi o primeiro contato que tive com William Gibson e confesso que estou com grande interesse em conhecer na íntegra suas obras. A HQ em questão possui uma ambientação distópica e personagens que seguem uma estética Cyberpunk muito interessante. Já a trama consiste em um mundo alternativo completamente destruído pelos líderes políticos ( os Hendersons, pai e filho) que planejam instaurar esse modelo de governo destrutivo e totalitário em realidades paralelas. Porém, o plano dos Hendersons sofre empecilhos gerados pela Resistência que almeja impedir sua execução. A história é recheada de elementos da ficção científica que me agradam bastante como a viagem no tempo e a constituição de um grupo de oposição, o qual leva o bem coletivo como propósito de vida. Apesar da boa experiência senti falta de um maior desenvolvimento narrativo e por vezes senti as explicações e desfechos um tanto quanto corridos e postos soltos na história.

Monalisa 21/12/2022

tinha um tempo que eu não lia hq e me empolgava com ela também, essa tem uma proposta bem interessante e eu gostei da maneira que a ficção científica foi tratada/inserida na história. tem personagens cativantes e eu espero ver mais deles, foi uma leitura bacana e rápida. os desenhos são muito legais também, arte maravilhosa

Leo - Blog Livreiro. 03/01/2023

Um futuro apocalíptico, mas não clichê
Essa HQ se passa em um futuro distópico onde os Estados Unidos decidiu lançar uma de suas bombas atômicas sobre a base de Arcanjo, onde os líderes da União Soviética estão. A partir disso, o país passa a ser governado sobre uma única família que por sua vez destrói todas as grandes metrópoles globais, levando ao caos e escassez.

Diante desse cenário, surge uma resistência que busca impedir que o neto do primeiro ditador estadunidense volte no passado da nossa linha do tempo e provoque os mesmos danos. Para isso, 2 pilotos são enviados para desviar o curso do bombardeio, mas acabam sendo atingidos restando apenas um deles.

O sobrevivente é levado para uma prisão onde seu caminho cruza com o da oficial britânica Naomi Givens que investiga o cenário de guerra em uma Berlim derrotada e destruída. Junto de outros parceiros de diferentes exércitos aliados eles tentaram interromper o desastre iminente.

Esse foi o meu primeiro contato com o autor William Gibson, o mesmo de Neuromancer, e eu confesso ter gostado bastante da premissa da HQ. Os traços gráficos e as cores são muito bem feitos. Contudo, por ser uma obra curta, alguns momentos são corridos demais.

A narrativa é bastante imersiva, e foge do clichê de colocar os EUA como heróis e a URSS como vilões. É algo no qual eu não estava esperando e por isso me surpreendi. Dito isso, recomendo bastante para quem gosta de Sci-fi e distopia.

Lali 08/01/2023

O estilo de Gibson traduzido em imagens perfeitamente, história interessante, envolvendo um futuro distópico e a segunda guerra mundial. Dois universos que me atraem. Um pela criatividade necessária para torná-lo factível e outro pois períodos de guerra trazem a tona muito sobre o ser humano. Juntar esses dois universos, com o estilo de escrita e construção utilizada pelo autor foi uma receita ótima.

J. Silva 06/02/2023

Arcanjo. Ficção científica, viagem no tempo e segunda guerra
Arcanjo, obra do renomado escritor de ficção cientifica William Gibson, traz uma história sobre esperança, resistência, viagem no tempo, segunda grande guerra, EUA x resto do mundo e bomba atômica. Inclusive a capa da HQ é uma bomba em destaque.

Num futuro distópico os EUA deram um forte golpe na humanidade, explodindo todas as bombas atômicas instaladas nos países aliados, com isso os maiores estados sucumbiram e poucos sobreviveram. Nesse cenário apocalíptico, foi criada uma máquina no tempo que criou uma bifurcação, ou seja, um mundo duplicado. Daí surge o um novo objetivo, dominar esse mundo paralelo.

Nesse ambiente orbita a história, onde o viajante do tempo se alia com uma agente britânica, um contrabandista judeu e um oficial americano, para impedir que o filho do presidente vitalício dos EUA domine aquela realidade e a transforme, de modo irreversível.

A princípio imaginei que seria uma daquelas histórias clichês, com os norte-americanos lutando contra nazistas ou soviéticos, mas, logo nas primeiras páginas comprovei que estava enganado. A história é diferente e, o principal, a viagem no tempo é racionalmente explicada. Ao meu ver, a obra peca apenas por não ter aprofundado os personagens e nem o mundo alternativo de onde o protagonista vem. E, demais disso, poderia o final ter sido mais claro, para dar aquele impacto de fechamento.

Lara1932 06/02/2023

Leitura legal e fluída. Realmente não estava esperando gostar, e como fui sem expectativas nenhuma, acabei achando uma leitura bem boa