Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Igor.Hekis 18/09/2023

Ótimo livro
Perfeita obra de Gil Vicente, descobri ela por Áudio Book, e depois vim procurar por livro. Está obra te prende de um jeito magnífico

Sara277 14/09/2023

Engraçado?se vc for uma rainha portuguesa em estado terminal em 1500 e quer um auto de comédia católica no seu leito de morte ? esse é literalmente o contexto do pq esse livro foi escrito

Larissa Rocha 14/09/2023

Um momento para pensar
Esse livro meio que montou um trilepex na minha mente. Eu pensei em como nosso status de vida acaba fazendo com que esquecemos da nossa vida espiritual, que é muito mais importante. Tive que procurar esse livro por causa de um trabalho de português, é claro que não comprei, achei no YouTube em áudiolivro, acabei que gostei bastante, ele conta a realidade do mundo em que vivemos, e também, no erros que cometemos.

yvnvitx 08/09/2023

O auto da barca do inferno, de Gil Vicente
Este, que é uma das composições dramáticas mais importantes da língua portuguesa, se passa no pós-vida, num espaço onde existem duas barcas, uma que leva até o paraíso e uma que leva até o inferno, as barcas são guardadas por um anjo e por um diabrete.

É esse cenário que Gil Vicente usa para tecer algumas críticas às mais diversas classes e posições sociais de sua época, mostrando quem vai para o céu e para o inferno, refletindo acerca dos acertos e erros de cada um em vida.

Desde fidalgos, passando por parvos e até cavaleiros templários, Vicente comenta sobre as mais diversas castas da sociedade medieval portuguesa.

É uma peça rápida e descontraída, porém sua linguagem é bem complicada por conta de estar escrita em português arcaico, para entender o enredo, é muito importante escolher uma edição com boas notas de rodapé, coisa que a L&PM fez com maestria na edição que eu li.

Achei que não ia curtir tanto, achei alguns comentários do diabo bem coerentes e gostei de como os grupos são ilustrados, é uma boa obra pra se conhecer as raízes de nossa língua.
yvnvitx 08/09/2023minha estante
P.S: esse foi o primeiro livro que eu li com minha camarada Rebeca, espero que a gente possa ler muitos mais :)))))))))

Rebeca 08/09/2023minha estante
é nois, o próximo você escolhe, pq escolhi esse dessa vez :)

Analu.Vale 27/08/2023

Li porque a escola mandou, não achei de tudo ruim, o português é meio complicado e não é o tipo de livro que eu leria por vontade própria, mas é legalzinho

Duda 24/08/2023

Quem morre por Jesus Cristo não entra em barca como essa!
Uma peça sobre moralidade, que faz críticas sobre os vícios das pessoas, expondo seus pecados em vida e mesmo com todas elas tendo destino ao inferno, ainda assim queriam o paraíso. Traz muitas reflexões sobre nossos próprios comportamento mas também faz certas denúncias, como no caso do frade que não era celibatário.
Pode ser muito interessante para quem é cristão.
Algumas coisas não entendi ao certo, pois a linguagem é muito antiga e a edição não ajudou muito.

me.anajuh 23/08/2023

Oii
A escola pediu e eu li, é legal, é rapidinho para ler e tem coisas bem legais, não é meu gênero favorito, mas é legal

Juju.2 23/08/2023

??
Não sei muito bem o que dizer, li as duas versões para uma prova da escola e até agora foi o melhor livro da escola que já li

espero encontrar uma peça boa de verdade sobre essa obra que é muito boa de se estudar
rita447 24/08/2023minha estante
espero que a gente faça essa peça no sarau

Juju.2 24/08/2023minha estante
também, o único livro que prestou também ne

Julian 21/08/2023

Um ótimo teatro
É ótimo iniciar neste estilo chamado Auto com a trilogia das barcas de Gil Vicente.

O auto da barca do inferno é simples, nem tão difícil de entender (há uma versão comentada pela editora Luso-Livros).

E que para a época, imagino, tenha causado um leve choque na sociedade, já que traz ao julgamento final algumas figuras importantes daquele país e regiões.

sofiaaa 20/08/2023

Auto da barca do inferno
O livro é bom, tem uma linguagem um pouco complicada mas a história é boa e dá para entender o significado do livro.

???

anaclara_uchoa 19/08/2023

??
Gosteeei!!! só achei um pouco difícil por conta da linguagem erudita, mas gostei do enredo
acho que faria uma releitura

Piromal 19/08/2023

O diabo sempre é um bom personagem?
Dispensa apresentações, um clássico da literatura portuguesa. Já adianto dizendo que a linguagem é sim difícil, mesmo que as notas ajudem muito, dito isso, o livro fala muito sobre a hipocrisia e as desigualdade sociais da época e que seguem existindo até hoje.

Temos um frade que é condenado ao inferno por não era fiel à sua fé (resumindo bastante, mas leia e descubra), um fidalgo que serve pra representar toda uma classe que apenas explora.

E pra mim um dos mais interessante, uma cafetona que diz merecer ir ao céu pois tira as meninas da rua e ao mesmo tempo serve à Deus (era comum alguns padres frequentarem bordéis, e como eles eram vistos como a voz de Deus na Terra, ou até mesmo como Deus, por isso a alegoria).

Então em geral, o Gil pega personagem da "elite" da sociedade e revela os podres mais comuns da classe social que eles pertencem, tudo isso em forma de humor.

Outra coisa interessante é que os personagens condenados ao inferno, sempre levavam uma bagagem, e essa bagagem representaria o porquê de eles estarem ali, como uma representação do próprio pecado.

E é claro, um diabo super debochado que zomba com sagacidade (quase) todos os personagens.

Como já disse acima, a linguagem é difícil, mas eu gostei bastante, e pra mim merece sim a fama que tem, recomendo.

Rafaela.Rezzadori 17/08/2023

Há humor!
A leitura é rápida e boa. Apesar de ser uma peça, um auto, a forma é fluida é tranquila. Uma boa experiencia.

rafamassagardi 16/08/2023

"depois da sepultura, neste rio está a ventura"
O Auto da Barca do Inferno é um livro simplesmente genial!
Com fortes marcas do Humanismo, a obra apresenta críticas sociais ligadas à moralidade.
A peça nos leva a reflexões sobre o destino das almas após a morte e sobre caráter.
A linguagem é um tanto difícil por se tratar de um português arcaico, mas, ainda sim, recomendo! É bem curto, mas muito rico!
Ana :P 20/08/2023minha estante
Adoro essa história ??

rafamassagardi 21/08/2023minha estante
É muito bom!

readsbynaju 15/08/2023

Li esse aqui pra prova que vou ter amanhã.
honestamente eu tava gostando do livro ate chegar em uns 70%.

ele tava se encaminhando pra uns 3.5/4 ?, mas o final é EXTREMAMENTE cansativo.
eu entendo que por ser uma linguagem mais formal e antiga é dificil de entender e precisa ter explicações mas não deixou de me incomodar, essa coisa de a cada frase ter que fazer um texto explicando o que a frase quer dizer no contexto da história é um saco.

enfim, pelo menos entendi o livro e vou conseguir fazer a prova???