They Both Die at the End

They Both Die at the End Adam Silvera

Resenhas -

nat 25/04/2021

e se você soubesse que vai morrer hoje?
Com certeza vou reler esse livro ao longo da vida.
O título conta o final (que mesmo assim acabou comigo) porque o que importa aqui é a jornada. E QUE jornada!!
Já vi algumas pessoas falando que não conseguiram se conectar muito aos protagonistas, mas eu me apeguei demais a eles. O desenvolvimento dos dois foi lindo de se ver?
Amei muito a história, a escrita (o inglês é super tranquilo) e a forma como todos os personagens são ligados!! Recomendo muito :)

@emcadacapa 19/04/2021

Um jornada linda e difícil.
"Sinto informar que em algum momento nas próximas 24h você encontrará morte prematura. Sentimos muito em perder você. Viva esse dia ao máximo, okay?"

A história começa quando Mateo e Rufus recebem a ligação do Death-Cast com a mensagem acima. Death-Cast é um serviço que consegue quase que "prever" o dia da sua morte e lhe avisa no início do dia para que você possa dizer adeus aos seus parentes e amigos ou fazer algo que nunca fez. Após isso somos apresentados ao Last Friend App, que conecta pessoas que receberam a ligação para conhecerem alguém nesse último dia, seja a outra pessoa um Decker (alguém que recebeu a ligação do Death-Cast) ou não, e aí por ai que os protagonistas se conectam.

They Both Die at the End é um livro super emocional, ele possui essa leve pegada sci-fi, mas o seu foco está nos sentimentos. Toda a história se passa em menos de 24hs e é uma jornada altamente carregada de descobertas e aprendizados. Acompanhamos 2 jovens de 17 e 18 anos que sabem que vão morrer a qualquer momento, mas mesmo assim buscam viver momentos únicos e estarem próximos dos amigos.

"You may be born into a family, but you walk into friendship. Some you'll discover you should put behind you. Others are worth every risk."

A escrita do autor, Adam Silvera, é bastante adequada para quem está nos contando a história. Tudo flui de forma primorosa e é muito fácil de se conectar com tudo. Os medos, as angústias, as esperanças e o amor. Sim, temos uma linda história de amor aqui, um pouco complicada por conta de tudo, mas linda.

"(...) and finally he cries, these loud, stuttering sobs, not because he'll now have a criminal record, not because he's scared to go to the police station, not even because Rufus is dying, but because the biggest crime of all tonight was not being able to hug his best friend goodbye."

Lelemarta 11/04/2021

É muito doido como a leitura é uma coisa muito pessoal, eu ouvi muita gente falando como esse livro era incrível e devastador e que choraram muito com ele. Pra mim foi o completo oposto. Primeiramente a escrita do Adam é muito boa e fluida, eu gostei que entre os dois narradores tinham elementos de escrita diferentes que delinearam suas personalidades. Mas pra mim foi um livro onde nada de muito grandioso aconteceu, talvez por esperar demais do livro, mas no fim das contas foi uma história gostosa de ler que infelizmente não me tocou.

becka 29/03/2021

3.5 é uma boa nota pra mim, realmente gostei; só me senti bem... decepcionada, achei ele mediano-bom mas é só isso e eu esperava amar e dar entre 4-5 estrelas, a forma como o livro é contado prejudicou muito na narrativa dele o que murchou um pouco a leitura pra mim. O livro apesar de ter foco em dois personagens, conta o último dia de vida de várias pessoas e coloca vários personagens no meio da história, o que acho que é uma faca de dois gumes; porque ao mesmo tempo que ajuda a impedir a história de ser monótona, prejudica a conexão com tais personagens, como é um tema muito pessoal e até individual de certa forma; já que nascemos e morremos sozinhos apesar dos poréns que essa frase contém, eu senti que a história teria sido melhor se não tivessem tantas pessoas envolvidas nela, se focasse mais em um personagem; senti que acabou ficando muito superficial, apesar de ter seus picos de emoção e eu ter gostado bastante. Acho que é uma história dinâmica, muito rapidinha de ler; chegou a me emocionar em alguns poucos momentos, mas é prejudicada pelos múltiplos pontos de vista que prejudicaram na minha conexão emocional com a história; sem ser que tinham várias passagens que pareciam que o autor enquanto escreveu elas estava gritando ?me marquem, pelo amor de deus me marquem? ai fiquei meio... err com isso, em geral gostei bastante apesar disso mas ainda fiquei meio decepcionada porque esperava amar.

@profderekpaiva 24/01/2021

Adam cria uma trama arrebatadora!
Uma leitura fantástica! Adam Silvera cria personagens carismáticos e uma trama bastante envolvente que, mesmo já sabendo do final (por conta do título, né), a todo o momento, me vi com esperanças de algo acontecer e mudar totalmente o rumo final desta obra.

Recomendo a todos que amam livros YA e principalmente, aqueles que amam histórias com tramas totalmente originais.

vivic.png 18/01/2021

Como o próprio autor disse, não faz diferença se o título diz o final, o foco desse livro não é ele.
É meu primeiro livro do Adam Silvera e eu tô apaixonada pela escrita dele, a história é tão singular chega a ser quase melancólica, é linda de maneiras que nem sei descrever

Cm 17/01/2021

Maravilhaso,perfeito,sem defeitos os quotes são INCRÍVEL todos deveriam ler os assuntos são importantes fala sobre como agente ve a morte e como ela realmente e amei não tem livro mais perfeito que isso...

"But when we reach our destination i'm going to do something small and brave"
"No matter how we choose to live we Both die at the end"
" But instead we're all dancing something  i never thought i would get to do -- no just dancing, but dancing with someone who challenges me to live "
"I dont know how much life we have left, but i dont want to miss it.
Tem muitos mais não lembro muito?

Apenas leia.

Marlon 28/10/2020

Nos faz refletir sobre a finitude da vida
Imagine um mundo em que existe uma empresa que te ligue avisando que você vai morrer em 24 horas.

Pois é, em They Both Die at the End isso acontece, e aí que conhecemos Mateo e Rufus, que depois de receberem a terrível ligação se encontraram para viver suas últimas horas.

Apesar do livro flertar com a morte o tempo inteiro, a lição que fica é o sentimento que temos que aproveitar o tempo que nos testa nessa terra.

Sopinha cobalthorn 20/10/2020

Esse livro me destruiu. 5 estrelas
Apenas leiam ok. Não é sobre o título ou sobre o spoiler que ele dá sobre a história. É tudo, é sobre viver e se apaixonar. Eu simplesmente amei mas eu sou a pessoa mais soft que tem então meio suspeita mas realmente esse livro ultrapassou minhas expectativas.

oclumencia 16/09/2020

nossa eu to acabada
maravilhoso demais
achei q ia ser mais triste mas sofri msm assim