O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Key 31/10/2023

Eu adoro a forma que o Tolkien vai tecendo o destino dos personagens fazendo com que eles sigam as suas "predestinações", como o Merry e o Pippin, eles foram nessa jornada contra os conselhos de Elrond e era suposto que eles nem deveriam estar ali, mas tiveram um papel extremamente importante, assim como o Aragorn e o Sam, que em momentos decisivos fizeram o melhor de si mesmos.

Lucas.Jose 31/10/2023

Eita como detalha
Gostei muito desse livro mas a narrativa dele me fez enrolar muito a leitura e me perder muito na história. Enfim, ele é um pouco maçante, mas no fim vale a pena ler

Bruna Coutinho 28/10/2023

Não gostei tanto quanto do primeiro livro
No primeiro livro, a história é majoritariamente narrada do ponto de vista de Frodo e, como o ele está na companhia de todos os personagens (até então) relevantes, sabemos todo o que acontece com todo mundo. Porém, no final daquele livro o grupo se separa. Merry e Pippin são sequestrados por orques; Sam e Frodo decidem seguir viagem sozinho, sem avisar os outros; e Aragorn, Gimli e Legolas tentam rastrear Merry e Pippin.

Por conta disso esse segundo livro é dividido em duas grandes partes: uma mostrando como está Sam e Frodo e outra mostrando como estão os demais.

Infelizmente toda parte de Sam e Frodo foi extremamente monótona pra mim. Acho que meu maior problema foi a divisão do livro. Se, ao invés do livro ser dividido em duas partes ele alternasse os capítulos entre esses três núcleos, a história provavelmente ficaria mais interessante para mim.

Ainda tenho a intenção de conclui a trilogia, mas acho que vou deixar o último livro para o próximo ano e dar um descanso da Terra Média.

Capitu 26/10/2023

Legolas, Gimli e Aragorn
Rapaz... Acabei o segundo livro da trilogia, o segundo livro de senhor dos anéis, acho que isso é a maior conquista da minha vida.
Dês de 2021 eu sou fã de Senhor dos anéis, mais nunca tinha lido, aí eu li o primeiro, um pedaço do segundo e acabei abandonando para per O Hobbit. Agora caiu a fixa da crise existencial que eu vou ter quando acabar o retorno do rei ( o terceiro livro ) porque senhor dos anéis mais Harry Potter e Percy Jackson é minha saga do coração ???
helenavellozo 27/10/2023minha estante
Olá! Posso te fazer uma pergunta? Como você fez pra ir adicionando as páginas que estava lendo? Pois o livro começa com a contagem de páginas a partir do livro anterior, e o Skoob começa do 0 ?
Estou um pouco confusa quanto na forma de fazer isso

Capitu 15/12/2023minha estante
Eu subtraio o número da página que eu parei pelo número da página que começa ?

tatsu 25/10/2023

Levo para minha vida
Não sei qual mais gostei até agora, este ou Sociedade do Anel. As descrições de cenário são extremamente consistentes e fazem o leitor se sentir situado na história, captando claramente a essência do ambiente. Além disso, a tradução é sempre de outro mundo, usando uma linguagem rica que passa realmente a ideia de uma história que provém de épocas distantes.
O enredo todo é bastante instigante, passando por momentos extremamente sombrios que prendem o leitor e fazem-no esquecer-se completamente do mundo em torno de si para entrar plenamente no mundo da história.
Tolkien atinge lugares profundos de sua alma e brinca com os sentimentos de seu público ao, após fazê-lo criar vínculos com os personagens, tirar-lhe a alegria de uma ideia de final completamente feliz. São idas e vindas imprevisíveis, que me fazem questionar cada vez mais a forma como tudo acaba. (Eu nunca recebi spoilers da trilogia).
Único ponto negativo que imagino é a incessante descrição dos cenários. Não vejo isso tão criticamente assim porque, dependendo de meu humor, pode ser muito admirador. Coisa pessoal minha: às vezes fico meio entediada.
Muitos julgam que partes da história são muito paradas e pouco os personagens agem, imergindo em diálogos. Eu não me incomodei com isso em momento algum.
O livro é excelente e Tolkien é um gênio. Alguns trechos posso levar para minha vida.

Jeniffer 22/10/2023

Finamente acabei !!!
Esse livro é intenso, o autor consegue te transportar ao mundo deles e faz você sentir tudo aquilo que os personagens estão sentindo.
Como sempre todos eles caminharam o livro inteiro, e por consequência a narrativa é beeem descritiva e tem vezes de ser cansativa, mas não tira em nada a beleza do livro.

Rosana.Montenegro 22/10/2023

As Duas Torres
Esse livro fica muito na lealdade, principalmente a lealdade de Sam para com Frodo, que sobrecarregado pelo anel, depende de Sam para chegar ao seu destino.
Mostra também a ascensão de Gandalf, que combate a corrupção de seu amigo e antigo líder.
E abre caminho para o final da trilogia, que foi épico!!

Stephanys27 18/10/2023

Realmente essa saga não é pra mim, queria muito gostar mas a cada livro que eu leio acho mais entediante.
O pessoal só anda, enfrenta orc's e cantam.
Só vou ler o terceiro por ter me comprometido a ler os 3 livros mas já estou prevendo uma ressaca literária.

Lady Potato 18/10/2023

As camadas do mundo e a imersão que a história traz é totalmente palpável, é uma escrita memorável.
Eu amo os personagens e me senti conectada a eles no decorrer do livro. Mas ao longo da história os diálogos e descrições vão ficando monótonos e falta acontecimentos para impulsionar a curiosidade do leitor.
Queria dizer que gostei tanto dessa caminhada quanto no primeiro livro, mas não foi nem de longe uma leitura tão satisfatória como a do volume anterior.

Poliana.Albuquerque 16/10/2023

Cara, que livro difícil! Tolkien me conquistou em o Hobbit e vem me perdendo em senhor dos anéis. Eu tava esperando mais aventura.

Thiago548 15/10/2023

Foi uma leitura muito densa, as vezes me perdia completamente enquanto lia, tinha que voltar trechos anteriores pra conseguir entender mas nada que atrapalhasse a experiência. E que experiência, os cenários onde se passa o livro são muito bem descritos e a dinâmica entre os personagens é muito linda de se ler, principalmente a relação linda de amizade entre Sam e Frodo.

zDouglasYz 09/10/2023

Perfeição
Sabe aquela sequência que consegue superar o antecessor em TUDO? As Duas Torres é literalmente isso. O livro tem mais ação, mais aventuras, mais acontecimentos e batalhas incrivelmente bem escritas e estruturadas, e também
um final muito louco, ansioso para ser o terceiro livro.

louie 09/10/2023

Never lie on the ground, not even to die.
Eu não to conseguindo DIGERIR esse final.
A segunda parte de Senhor dos Anéis consegue superar a primeira.
Com muito mais aventura, descobertas e ação, Tolkien consegue contar diversas histórias de uma maneira que todas ficam ligadas com aventura de Frodo e Sam. Os últimos capitulos são ABSURDOS.

Gabi.Gusmao 09/10/2023

O jeitinho que o Tolkien tem de instigar a gente é diferente, né?
Confesso que nunca assisti os filmes de senhor dos anéis, optei esse ano por começar a ler os livros e a única conclusão que tenho chegado até agora é: por que eu nunca li antes?!
Pablo Santos 09/10/2023minha estante
Acontece o mesmo por aqui, porém já vi os filmes. Mas li O Hobbit, Os Filhos de Húrin e terminei agora A Sociedade do Anel. Ansioso para seguir nos próximos livros

Gabi.Gusmao 09/10/2023minha estante
Eu comecei lendo o Hobbit também, e já engatei A Sociedade do Anel, finalizei hoje As Duas Torres e hoje mesmo já pretendo começar O Retorno do Rei