As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Lucy 27/07/2021

Dei uma arrastada
Hoje eu grito OBERIIIIIIN E BOROMIIIIIIR. Ainda mais que Boromir tem a cara do Sean Bean. Pois é, pois é. E o pior de tudo é que ele só foi criado pra isso, pra gente ficar ali chorando as pitanga pro resto da vida.
O autor fez ele ser sexy, forte e impetuoso, até chorar, mesmo quando vacilava ... os vastos adjetivos para boromir eram de brilhar nossos olhinhos...
Depois só o que fica é a velocidade da trupe, eu fico pensando neles correndo, como pequenos avatares de playstations, anda e corre anda e corre. 45 milhas eu acho.
De fato as descrições sao mais duras, os adjetivos abundantes, mas o cli.a é muito mais pesado nesse livro em geral.
E a aracna? Ah, isso e mr Sam, a cena desse momento tem tamanho destaque que nem posso dizer mais nada que não seja "valoroso Sam".
Eu adoro a escrita prolixa de Tolkien, a amizade de Sam e Frodo, extremamente fraterna e de familia. Tanto adjetivo me deixa feliz, às vezes estes textos me faze voltat a ler poemas novamente. Meus alunos tiveram uma dose essa semana. Uhu.
Recomendo que tenha força, pois barbárvore fala devagar, mas é uma delícia estar em sua presença!

Cristiane 19/05/2024

Esse segundo livro da trilogia eu achei muito chato e arrastado. Quatrocentas páginas em que só caminharam, quase nada aconteceu.

Nathy 01/05/2021

Nesse livro, que contém os livros III e IV, a comitiva está separada. Então o livro III é inteirinho somente com os personagens secundários e uma história secundária e o livro IV volta ao Frodo e o Anel.
A primeira parte é muito incrível e mágica, realmente fiquei encantada com os novos personagens e cenários que aparecem. O arco de desenvolvimento é ótimo e todos os personagens que estão fazendo parte dessa história agem ativamente e podemos conhecê-los melhor e ter mais empatia por eles, criando outros vínculos que não são possíveis quando estão todos juntos. Os capítulos são longos e de muita contação de história, bem característico do Tolkien.
Já no livro IV, seguimos com Frodo direto para Mordor e seu caminho obscuro e cheio de perigos. Todo seu trajeto e o que causa ser o portador do Anel. Uma volta de um personagem importante gera um bom contraponto no grupo e também várias situações complicadas. Nessa parte os capítulos são mais curto e as coisas acontecem um tanto mais rápido.
O livro acaba em um momento de suspense que te faz ir pegar o terceiro livro imediatamente!
A escrita do Tolkien em si é muito mágica e te prende de jeito surpreendentes. O jeito que eu mergulho com suas palavras, me parece que estou na própria Terra Média tendo que resolver tudo com os personagens!
Estou animada e ansiosa para o próximo livro que contém a história final dessa grande aventura que mexeu com muitas gerações e ainda mexe!

Diogo 06/04/2020

Sempre bom.
Para quem ama fantasia.

Mari 19/08/2021

Este livro já foi melhor rsrs
Eu achei este melhor mais fluido que o primeiro. Com muitas batalhas e luta pela sobrevivência. Só achei o Frodo meio paradinho rsrs e o Sam eu achei melhor e mais engraçado no livro do que no filme. Um grande protagonista.

lucasandrade 24/06/2022

Muitos caminhos levam a vitória
A sociedade desfeita, cada subgrupo seguindo seu caminho, sua sina. Muito bom ler esse livro, mesmo depois de anos vendo apenas o filme. É outra coisa mesmo. Agora e terminar a leitura do terceiro e ver novamente os filmes rsrs

lightweaver 21/10/2020

Há males que vem para o bem. (Volume Dois)
J. R. R. Tolkien é, para muitos, um dos melhores autores que já caminharam por esta terra mas para mim, pessoalmente, ele é o pior de todos. Sou um grande fã do gênero de Fantasia e enquanto estava lendo essa trilogia tudo que eu conseguia sentir era que eu nunca mais teria coragem de ler outro livro de fantasia outra vez e apesar dessa trilogia ter todos os ingredientes que uma boa fantasia geralmente tem, o resultado final é simplesmente uma droga, um tédio colossal. Para ser justo, nem tudo foi tão negativo assim, a primeira parte desse segundo livro foi boa. Personagens como Aragorn e Gandalf fizeram tudo valer a pena mas aquele Culto de Adoração ao Frodo foi uma droga. O pior de tudo foi a falta de aproveitamento. Falta de aproveitamento do Sauron. Falta de aproveitamento do UM ANEL. Mas, apesar dos pesares, eu só tenho agradecimentos ao Tolkien. Obrigado, J. R. R. Tolkien, sem os seus livros o mundo hoje poderia ter sido um lugar frio, úmido, sem felicidade alguma e muito gelado. Minha gratidão não pode nem ser mensurada.
thais.moore 21/10/2020minha estante
Não creio .... vou pro volume 2 . Adorei A sociedade do anel

Debora132 24/01/2023

A história é incrível e esse é melhor que o primeiro, a única parte que não me agrada é a escrita? é muito descritiva e lenta. E o Sam é o melhor!!

@ine.reads 04/10/2021

Nessa altura da história já estamos habituados aos personagens e aos locais em que se encontram, já tivemos reviravoltas e boa parte da jornada já está em andamento, é nesse livro que temos uma relação muito divertida entre Legolas e Gimli e é uma pena que mais pra frente isso se torna mais escasso, pois eles realmente tem uma amizade muito divertida.

"Poucos conseguem prever aonde sua estrada os levará, até que cheguem ao seu fim."

Como os outros livros temos aqui uma divisão entre duas partes da história, o livro 3 e 4 da história. Temos pontos de vista diferentes aqui devido aos acontecimentos do final do primeiro livro.
Com certeza esse livro é o melhor pra mim pois me vi o tempo todo entretida e preocupada com o destino dos personagens, teve momentos de boas risadas também.
Em uma parte do livro temos a construção da amizade de Legolas e Gimli de uma forma genuína, além deles se divertirem juntos guerreando, vemos também o quanto eles se preocupam um com o outro. E na outra parte temos a linda amizade de Sam e Frodo, sim o Sam pra mim é o melhor personagem nessa parte, ele faz de tudo para manter Frodo vivo, eu tinha uma percepção muito diferente do Frodo (nos filmes), ele é muito mais profundo nos livros, lógico, ele é extremamente forte e está lutando constantemente contra o seu fardo, o Um Anel, e Sam é o motivo de tudo continuar em frente, sem o Sam Frodo não seria nada e vice versa.

Fer 10/12/2020

Envolvente
O livro é divido em história simultâneas. Ambas são ótimas e muito envolventes, ele descreve os cenários muito bem de forma que ficamos imersos nesse mundo

Gabriel.Callegari 20/03/2021

Provavelmente o mais angustiante
Pode-se dizer que essa parte da jornada da companhia que deixou Valfenda para combater a treva crescente no leste é nada mais nada menos que angustiante.
A todo momento existe tensão, necessidade de pressa, a ponto de prescindirem de muita da precaução com que as personagens se moveram no primeiro livro.
E a angústia e a pressa dão resultados, pelo bem e pelo mal.
Não vou perder nem um minuto para começar o terceiro livro.

Ju Harue 28/04/2022

Essa leitura foi um pouco mais arrastada que o livro anterior. As descrições do autor, ora me faziam confundir ou perder o foco das cenas. Porém o universo criado por ele, continua sendo fantasicamente detalhado de forma impressionante. Eu adorei ler sobre os Ents (uma das que mais gosto no filme). E ansiosa para o desfecho.

Ste 28/11/2020

Completamente apaixonada pelos diálogos entre Barbárvore, Merry e Pippin.

Pati 23/03/2022

O senhor dos anéis- As duas torres
Essa segunda parte da saga do anel inicia-se logo após o rompimento da Sociedade do anel e conta os feitos de todos.

Seguindo o ritmo do primeiro livro esse é maravilhosamente bem descrito e com riqueza de detalhes que te faz mergulhar na terra média e nas aventuras juntamente com os personagens.
É um livro pra ser lido com calma para melhor apreciação.

Tolkien novamente não decepciona e traz mais uma obra de fantasia rica em detalhes, com novos e velhos personagens bem construídos e apaixonantes.

Madu | O corvo livros 02/10/2020

Esse é, provavelmente, meu favorito da saga. Aqui eu fui conquistada pelo enredo, pelos personagens e pelo ritmo. Foi aqui que senti que estava lendo uma saga que tinha tudo pra ser uma favorita, e realmente foi.