O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Felipe Lapa 01/07/2023

Senhor dos Anéis pt. 3: O Retorno do Rei
Que aventura linda para se acompanhar. "Senhor dos Anéis" foi com certeza a melhor história que eu ja li, pois traz uma quantidade imensa de detalhes (obrigado Tolkien

Master 26/06/2023

O culminar majestoso de uma trilogia épica!
Sam, o hobbit de coração nobre e de lealdade inabalável, emerge como o verdadeiro herói dessa história. Sua devoção incansável a Frodo Bolseiro, seu amigo e mestre, é o fio condutor que mantém a esperança viva em tempos sombrios. Enquanto a própria sombra de Frodo é corroída pelo peso do Um Anel, é Sam quem se mantém forte e determinado.
Através de inúmeros desafios, perigos mortais e a tentação de desistir, Sam permanece como a voz da razão, o suporte emocional e o símbolo de perseverança. Ele representa os valores mais nobres da amizade, lealdade e sacrifício, iluminando a jornada com sua determinação e compaixão. É o amor de Sam por Frodo que o impulsiona a superar os obstáculos, a enfrentar a escuridão e a proteger seu amigo a qualquer custo. Ele nos lembra que, mesmo diante das circunstâncias mais desesperadoras, o heroísmo pode ser encontrado nos atos mais simples de bondade e persistência.
"O Retorno do Rei" é uma obra-prima que combina ação, drama, amor e sacrifício em proporções perfeitas. As cenas de batalha são grandiosas e cheias de emoção, enquanto os momentos íntimos entre os personagens tocam profundamente nossos corações. Tolkien habilmente explora temas como redenção, coragem e esperança, oferecendo uma reflexão sobre a natureza humana e o poder da resistência contra a tirania.

hajimes 24/06/2023

O Retorno do Rei: O Senhor dos Anéis parte 3
Depois do segundo livro eu acabei criando uma expectativa grande demais pra esse, e me decepcionei muito (principalmente depois da metade)... Não é ruim, até uma certa parte esse continua no nível dos outros, mas depois que uma coisa acontece começa a ficar bem estranho e no fim só parece mal feito. Eu daria uma nota mais baixa, mas o início do livro salva.

Luiz.Lara 23/06/2023

E o rei retorna...
Terceira e última parte de Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei é a conclusão épica da saga do Anel. Temos o fechamento de vários núcleos, algumas felizes e outras nem tanto.
Assim como os filme, os livros são uma obra a parte, é incrível o universo criado por Tolkien, são detalhes e datalhes que pouco conseguiram criar, incrível.
Dayse.Ariane 23/06/2023minha estante
Estou achando fascinante. Nunca assisti aos filmes. Como comecei a ler a saga, só pretendo assistir após terminar, voltei a ler "As duas torres" e quero terminar a saga neste ano.

Roberto 22/06/2023

Uma jornada de sofredores
Geralmente eu fujo de livros de fantasia, por motivos relacionados a tempo e dinheiro
Não necessariamente por não serem "clássicos" ou alta cultura, porque há muitos autores clássicos aclamadíssimos que evito porque não gosto de sua escrita, história ou tema, como Victor Hugo, Emily Brontë, Oscar Wilde, Eça de Queirós, Emile Zolá e muitos outros
Por esse mero preconceito evitei por anos a saga dos nossos heróis baixinhos, e no final compreendi o meu erro, porque foi um espetáculo
Mesmo sendo uma fantasia, deu pra ver que Tolkien fez de tudo para torná-la o mais realista possível, desde as descricões da paisagem e biomas da Terra Média , suas diversas raças e no principal, seus personagens
Esse é um dos poucos livros que li que me fizeram ter uma real empatia para com os personagens, por serem todos muito bem escritos, sempre com seus defeitos e qualidades, e sua poderosa amizade
Levamos para a vida a humildade e lealdade dos Hobbits, a sabedoria de Gandalf e dos elfos, a coragem e estoicismo de Aragorn e dos anões, e a tranquilidade dos Ents
A escrita lenta e detalhista de Tolkien pode ser um obstáculo no começo, mas logo aprendemos a ver a beleza daquele rico universo no livro, tornando a escrita mais dinâmica no avamçar da história, sendo o mais rápido deles o 3, pessoalmente meu favorito
Um épico que, além de nos mostrar um universo bem real e palpável, nos ensinará sobre o poder da resiliência e da amizade em tempos difíceis e condicões extremas, com as aventuras sofridas de Frodo, Gandalf, Aragorn, Sam e o resto da Sociedade do Anel.

Mariana Cunha 21/06/2023

Fantástico
Assim como a maioria das pessoas, vi primeiro os filmes e só depois li os livros..

Vamos lá, entre os filmes e os livros há uma grande diferença. Os livros contém uma riqueza de detalhes e também personagens que não são mostrados nos filmes.

Também alguns dos personagens nos impressionam nos livros, como também tem um destaque e uma participação diferente, como a exemplo de Pippin e Marty. Eles se mostram surpreendentes e tem um papel incrível na caminhada para a destruição do anel.

Outro personagem que me surpreendeu foi Aragorn, ele tem o devido destaque que tem nos filmes, mas o que me surpreendeu foram suas habilidades, que podemos dizer que superam os elfos e até mesmo Gandalf.

Gmili e Legolas são uns personagens bem cativantes, é ótimo ler como se deu a amizade dos dois. Sem falar a lealdade que eles oferecem a Aragorn.

Em relação a Frodo e Sam, eu não achei que eles tiveram tanto destaque, apesar de que se mostraram personagens importantes. E a descrições que tiveram sobre os dois foram bem relevantes.

Enfim, os livros são maravilhosos e te levam a uma verdadeira viagem. Confesso que há algumas partes maçantes, que deixam a leitura arrastada. Mas vale muito a pena ler.

~moonluny 18/06/2023

Sam o grande herói da história
Ainda separados, a Comitiva do Anel passa pela reta final: Sam e Frodo precisam seguir até a montanha da perdição e destruir o Preciso, o resto da comitiva precisa correr contra o tempo para Minas Tirith para defender a cidade dos exércitos de Modor e dos bárbaros do Sul.
É nesse livro que podemos ver a importância enorme de nossos queridos Hobbits e acompanhar batalhas épicas. Ainda que haja bastante e descrição e as vezes torne a leitura extensiva, esse livro tem um cantinho especial no meu coração, principalmente por conta dos Hobbits e ainda mais por conta do Sam, que é um de meus personagens favoritos ??

Fabiele1 17/06/2023

Fim da jornada na Terra-média.
Ler O Senhor dos Anéis é um deleite. Apesar da leitura ser um pouco maçante devido a grande riqueza de detalhes na escrita do Tolkien, tu lê 5 pág e parece que foram umas 15.
O Retorno do Rei é perfeito, todos os finais são muito bem amarrados e a gente fica feliz com o destino dos personagens. Uma obra prima.

Sara mel 13/06/2023

MELHOR TRILOGIA DA VIDA
O título ja entrega esse livro, n podia esperar um final mais digno q esse , eu n consigo acreditar q esse universo n e real COMO ISSO SAIU DA CABEÇA DE ALGUÉM?? algo tão perfeito q parece tão real , mas ao mesmo tempo tão surreal ... To me sentindo vazia depois de terminar esse livro

Ernesto9 11/06/2023

Simplesmente épico...
Realmente essa trilogia é uma coisa única, eu tinha o entendimento que esse livro era o mais denso, porém acaba sendo de longe o mais épico. Essa trilogia acaba sendo uma jornada e tanto, são 3 livros enormes que de certa maneira são arrastados, porém vale muito a pena, e como diria o New York Times "O mundo se divide entre aqueles que leram O hobbit e o senhor dos anéis, e aqueles que não leram". Fazer uma resenha desses livros é difícil pois não existe adjetivos pra explicar...

WilliamSS 07/06/2023

O fim da jornada.
Um livro grandioso, que traz toda a genialidade de Tolkien em uma história extremamente vasta, rica e cheia de personagens marcantes. Tive a grande oportunidade de desfrutar dessa bela história sem saber quase nada sobre seu roteiro e fui surpreendido muito positivamente.

No geral Senhor dos anéis é uma história para se desfrutar e ler sem pressa, pois a história é repleta de vários personagens e ambientações diferentes, além de ter algumas palavras que não estão no nosso cotidiano e um pouco descritivo demais algumas vezes.

Porém, essa história me marcou. Ela consegue fazer você rir, chorar, ficar alegre, triste, com raiva e vários outros sentimentos. Vou levar no meu coração como sendo uma das melhores leituras que já fiz na vida.