O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

zDouglasYz 27/10/2023

Meu Precisoso
É senhor dos anéis, não tem muito o que falar, todo mundo conhece e provavelmente já leu.
É de fato um livro maravilhoso, tem suas partes chatas, não precisava ser tão detalhista ao descrever alguma coisa,
a leitura se torna lenta por causa disso, e se não prestar muita atenção vc pode perder coisas importantes pois o autor quis detalhar o tom de verde da folha que caiu da árvore que ficava na lateral esquerda da frente de uma casa pequena e humilde de um personagem aleatório.
Mas no geral é um ótimo livro

Gabrielli 26/10/2023

Épico.
Penso que não tenho como escrever muito sobre esse livro. Poderia falar muito e não chegaria perto do que é essa história e a experiência de vive-lá. Foi meu primeiro 5 estrelas depois de muitos anos.
A relação de Sam com o Frodo é sobre amor, amizade e martírio. Me comoveu muito a caminhada dos dois e principalmente o final.
Ninguém é perfeito, esse é o ponto chave da história, todos dependem de todos, não existe verdadeiramente só um herói.
Me senti de luto quando terminei, depois de tanto tempo lendo todos os livros da jornada, vou levar pra toda vida. Vale cada página.

rubens.nt 25/10/2023

Enfim vi o Rei retornar.
Encerramento dessa "trilogia" do Tolkien. Um ponto importante sobre essa edição são os apêndices. Por mais que sejam extensos, apresentam uma gama maior de informações relacionadas ao universo da Terra Média. Ansioso pra continuação da saga Tolkien.

Rosana.Montenegro 22/10/2023

O Retorno do Rei
Enquanto Gandalf e Pippin reúnem forças para lutar em Minas Tirith, em Mordor, Sam e Frodo lutam com Gollum pela destruição do anel e consequentemente de Sauron.

Jess Cipriano 21/10/2023

PERFEITO
Há 10 anos eu assisti essa saga e me encantei, coloquei na mente que assistiria novamente após ler os livros.
Muitas idas e vindas, rotina caótica, perdi o hábito da leitura por um bom tempo, ano passado quando retornei a ler diariamente pensei em voltar em grande estilo lendo Tolkien, e ainda bem que não fiz isso.
Não me entendam mal, Tolkien é incrível, mas pra uma pessoa que não está habituada a ler ou para uma pessoa como eu, que estava muito tempo ser ler com frequência, não é o melhor tipo de literatura para retomar/começar.

É uma leitura mais densa, acredito que muitas pessoas não se identificam e acabam achando um pouco entediante.

Ele é extremamente detalhista, e em razão disso, nos transporta pra todo o encanto da Terra Média. Li os 3 livros com a sensação de que conhecia todos os personagens e estava vivendo cada momento com eles.
Sempre gostei da cumplicidade e lealdade dos personagens, personagens masculinos que demonstram amor e afeto de forma tão genuína.
O Sam é o verdadeiro herói dessa história, o maior amigo, mais empático e leal.

Com relação aos apêndices, tem MUITAS informações que complementam a história.
A breve história sobre Aragorn e Arwen deixou meu coração quentinho e gostaria de ler mais sobre eles.

A parte da escrita e pronúncia das palavras foi bem enjoadinho de ler, mas faz parte de toda a genialidade de um autor que criou um universo inteiro.

Super recomendo essa saga, mas recomendo pra aqueles que tem a maturidade de entender o quão incrível e completa essa história é.
Acho
que 10 anos atrás eu não teria lido com o mesmo entusiasmo que li agora.

Enfim: INCRÍVEL! ??

mirrorballgio 20/10/2023

Revolucionário
Tá, pera aí. Sinto que falar dessa saga superficialmente é impossível, então vou me esforçar aqui. Eu achava que era besteira o mito de que todo fã de Harry Potter eventualmente amadurece e se torna fã de O Senhor Dos Anéis, mas aqui estou eu hoje.

Meu Deus. Não sei nem o que dizer. O primeiro livro foi algo meio confuso pra mim, não irei negar. Mas no segundo, eu me vi totalmente viciada e envolvida com a história, e agora no terceiro cheguei ao ponto de chorar pelos personagens que tanto me apeguei e amei ao longo da leitura.

Não precisa nem dizer que é uma obra prima revolucionária, porque eu creio que até quem não leu já está ciente disso. Eu subestimei o quanto eu iria amar esse livro. Esse terceiro em específico foi uma montanha russa de emoções, me fez chorar, gargalhar (sim, por incrível que pareça) e ter muitos surtos ao decorrer da história

E sobre a escrita do nosso querido Tolkien: poética, envolvente, e genial. Claro, meio densa de vez em quando, mas nunca deixou o livro chato e nunca fez a história menos interessante pra mim. Agora eu entendo porque muitos o consideram o pai da fantasia. Eu nunca tinha lido um livro com um universo tão bem construído na minha vida, quase fui convencida de que o Condado e Isengard são lugares reais. Todos os povos e personagens com suas próprias histórias e vivências, dores e amores, personalidades distintas e bem escritas.
E muito desenvolvimento. O amadurecimento dos protagonistas do primeiro pro último livro é bem perceptível, mesmo que eles não tenham perdido sua essência, Tolkien conseguiu descrever seus traumas e anseios de uma maneira sensível e realista, deixando todos eles muito humanos. Aí fica difícil não se apegar né?

Meu personagem favorito com certeza foi o Frodo. Fico muito triste de ver como ele realmente ficou traumatizado no final, com uma ferida que dificilmente vai sarar. Mas ele é um protagonista incrível e muito forte, que passou por muita coisa e se manteve firme. Merry, Pippin e Sam também são incríveis, e honestamente minhas partes favoritas dos livros era ver toda essa dinâmica da amizade e lealdade que os personagens tinham entre si, me fez sentir amiga deles mesmo, é algo que eu admiro muito de ter sido ressaltado no livro. E também a sensibilidade deles. Personagens masculinos que choram, demonstram amor pelos outros e são sim sensíveis, que quebram aquele esteriótipo de guerreiros extremamente poderosos e frios que a gente costuma ver em livros de fantasia.

Essa com certeza se tornou minha saga favorita de todos os tempos. Esses livros se tornaram muito especiais pra mim, e vou manter eles no meu coração pra sempre. Super recomendo pra qualquer fã de fantasia interessado em uma história inesquecível??

Adamastor Portucaldo 14/10/2023minha estante
Como é bom ler um texto bem cuidado, sem fd vdd #@** .

Sofia.Stersi 14/10/2023

Em geral, minha experiência com os três livros não foi muito boa. Apesar de a história ser interessante, a escrita do Tolkien é muito chata. Ele não aprofundou os personagens e sempre detalhava tudo. Para vocês terem alguma noção, sempre que eu lia, eu sentia sono (e acabei dormindo muitas vezes no meio da leitura).

A história é interessante, como já falei, mas não prende muito. Algumas partes eu não entendi, mas ao decorrer das coisas eu entendia o que havia acontecido.

Meus personagens preferidos são o Gandalf e o Sméagol.

Achei horrível os apêndices. Não acho que havia necessidade. Poderiam ter feito um livro a parte deles; eles não ajudaram em nada na história: falaram muitas vezes de personagens que nem haviam aparecido e suas histórias. Achei horrível, principalmente a parte de como as palavras foram escritas e a maneira certa de lê-las.

Paulinha 11/10/2023

A guerra entre os Povos Livres da Terra-média e Sauron, o Senhor Sombrio da terra de Mordor, chega a seu clímax neste terceiro volume do romance O Senhor dos Anéis. As batalhas grandiosas que estão prestes a acontecer, no entanto, são apenas o pano de fundo para o verdadeiro drama: a missão quase suicida dos hobbits Frodo e Sam, que tentam destruir o Um Anel, fonte do poder de Sauron, infiltrando-se no coração do território do Inimigo.

Brenda 11/10/2023

Épico
Final incrível para uma das melhores criações literárias. Foi maravilhoso ver que, após o conflito final que pôs fim à guerra e a Sauron, Tolkien não abandona o leitor, e o conduz ao longo de toda a Terra Média na jornada dos hobbits de volta para a casa, onde presenciam as consequências de todos aqueles meses funestos. Ainda é narrado o passar dos anos, e como Frodo, um sobrevivente da guerra, lida com a dor e trauma. Muito triste e muito lindo. E quanto a Éowyn, cometi uma injustiça na resenha anterior. É nesse livro que ela brilha. Aqui o autor dá voz à uma pessoa que foi a vida inteira silenciada, e quando enfim alcança a oportunidade de ser ouvida ela não vai agradar a todos, e nem obedecer prontamente o que lhe é imposto. Uma das minhas personagens favoritas, juntamente com o Faramir. Infelizmente, dessa vez, terei que reclamar do pouco de como foi abordado a história de Arwen. Sendo novamente chata, a breve história contada no apêndice, para mim, deixou a desejar. Arwen parece apenas uma pessoa submissa a um destino, o mesmo de uma antecessora em sua linhagem e em beleza, Luthien. Sempre comparada à ela, Arwen parece se entregar a um futuro com Aragorn (que ela mal conhecia), só para seguir esse mesmo caminho. Sei lá, posso estar falando besteira. Vou procurar algo a mais no livro dos contos. Por enquanto, é isso...

Milena 10/10/2023

"quando a vontade não falta, caminho se abre, assim dizemos nós - sussurrou ele -; e isso foi o que aconteceu comigo."

Diogo139 09/10/2023

Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei
Finalmente damos por encerrada a jornada de Frodo e Sam, adorei todas as partes do livro, principalmente as novas cenas que não foram abordadas pelo filme, tal como grande parte do caminho de Frodo por Mordor e o último arco do regresso dos Halfings ao fundo do saco! Tolkien presenciou-nos com este universo espetacular e consegui entregar uma obra espetacular desde o inicio, meio e fim!

cinnamon roll 09/10/2023

Gosto muito da trilogia, mas esse foi cansativo pra ler KDKWKK. O livro V foi difícil pra eu acabar, acho que foi por conta da guerra não sei, mas a história de Faramir e Denethor foi a melhor parte do livro.
O livro VI me prendeu mais, li ele mais rápido (chorei no final lol), gostei muito dele.

Considerações finais de Senhor dos Anéis:
Gostei muito da história juro melhor coisa que eu já li na vida.
Em geral gostei muito do desenvolvimento dos personagens, mas senti falta de Aragorn. Tem umas horas no livro q ele só some KDKWKS. Gostei muito do jeito que Tolkien deixa uma cena bem dramática no final dos livros para fazer você querer continuar e ler o próximo livro pra saber o que vai acontecer a seguir.
Muita gente reclama do tanto de detalhe que ele põe sobre tudo no livro mas é uma das coisas que eu mais gosto nele.
História que realmente me marcou viu?