O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

cinnamon roll 09/10/2023

Gosto muito da trilogia, mas esse foi cansativo pra ler KDKWKK. O livro V foi difícil pra eu acabar, acho que foi por conta da guerra não sei, mas a história de Faramir e Denethor foi a melhor parte do livro.
O livro VI me prendeu mais, li ele mais rápido (chorei no final lol), gostei muito dele.

Considerações finais de Senhor dos Anéis:
Gostei muito da história juro melhor coisa que eu já li na vida.
Em geral gostei muito do desenvolvimento dos personagens, mas senti falta de Aragorn. Tem umas horas no livro q ele só some KDKWKS. Gostei muito do jeito que Tolkien deixa uma cena bem dramática no final dos livros para fazer você querer continuar e ler o próximo livro pra saber o que vai acontecer a seguir.
Muita gente reclama do tanto de detalhe que ele põe sobre tudo no livro mas é uma das coisas que eu mais gosto nele.
História que realmente me marcou viu?

orpheuus 08/10/2023

"primeiro é melhor amar aquilo que temos condições de amar."
Concluindo, a leitura de ?O Senhor dos Anéis? foi uma experiência literária maravilhosa e espero um dia retornar à Terra Média, lendo outros livros que o autor escreveu sobre esse mundo tão fantástico e complexo. O desfecho dessa obra não poderia ser mais incrível. Todos foram mudados de alguma forma por suas aventuras, especialmente Frodo, que nunca mais conseguiu ser o hobbit de antes. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é um épico final para uma das maiores histórias já contadas na literatura. Tolkien cria um mundo singular e fascinante que muitas vezes chega a ser tão complexo quanto o nosso, com personagens memoráveis e temas universais de coragem, sacrifício e amizade. Uma das grandes obras mundiais de fantasia, sem dúvidas. Uma extraordinaria leitura, recomendo a todos a se aventurarem por essas paginas conhececendo todos os lugares incriveis da Terra Média.

Bru_gomes 04/10/2023

Demorei mas terminei kkkkkkk. A parte mais complicada de ler foram os apêndices, tinha muita informação e começava a ficar massante de ler mas gostei muito das informações e curiosidades!
Esse livro foi excelente! O final me surpreendeu positivamente, acho que foi um dos poucos livros que eu gostei de como a história foi finalizada!

Tronquilho 01/10/2023

Você não deve se curvar a ninguém
A obra mais especial da minha vida. A obra que moldou a cultura pop. Existem elogios suficientes para esse livro? Existe obra mais magnífica? não, e nem acho que existirá.

ga-bi 28/09/2023

A Sociedade do Anel é muito bom, As Duas Torres é melhor e o Retorno do Rei é melhor ainda. O fim desse livro foi perfeito! Simplesmente um ótimo encerramento pra história. Vou levar ele no coração, e sentir muita falta desses personagens.

Cica 28/09/2023

A maneira que a história vai se trançando é incrível, quando você acha que tudo terminou na vdd ainda tem mais aventura por vir. A criatividade para finalizar a história da melhor forma possível é admirável.

Shirley 27/09/2023

?Todas as tuas palavras só querem dizer: és uma mulher e teu papel é na casa. Mas, quando os homens tiverem morrido na batalha e na honra, tens permissão de ser queimada na casa, pois os homens não terão mais necessidade dela. Mas eu sou da Casa de Eorl, não uma serviçal. Sei cavalgar e empunhar a lâmina e não temo nem a dor nem a morte.?

Camila.Loures 27/09/2023

Cansativo
Confesso que achei a leitura pouco interessante, cansativa e longa. A história é extremamente boa, mas não está entre meus top 10. Mas não deixa nem de longe de ser um clássico, ele entrega muito.

Alexsander.Rosa 26/09/2023

Aqui amamos Aragorn
Que aventura histórica, épica, fabulosa. QUE AVENTURA, meus amigos!
Aqui acompanhamos o fim da jornada de Frodo e Sam para destruir o anel e os destinos que Aragorn e os seus companheiros tomam na guerra, enquanto as forças dos inimigos crescem. Aragorn mostrando-se o homem mais espetacular deste mundo (te amo) e nossos hobbits os seres mais queridos. Me emocionei com o fim que cada um rumou, muito merecido e lindo!
Sem dúvidas, um dos melhores - se não O melhor - livro de fantasia e aventura. Toda a história criada e narrada, toda as lendas e mitos, tudo nessa história é fenomenal e te faz querer conhecer mais (estou empolgado para ler "O Silmarillion" e "Contos Inacabados").
Me arrependo de ter demorado muito para começar esta saga, não achei cansativa de forma alguma - bem, talvez em uns breves momentos em As Duas Torres -, tem plots fabulosos, cenas incríveis e te faz criar uma imagem daquele mundo de uma forma absurdamente bela e palpável. Que história!!!
E se eu não disse, eu amo o Aragorn, ele mereceu tudo de bom que lhe aconteceu, já estou com saudades dele!!! E Frodo e Bilbo, merecido suas pazes... e de Gandalf também, de quem sinto mais falta além do Aragorn!
Merry e Pippin, Legolas e Gimli, que falta sentirei também, das brincadeiras entre eles; e que amizade linda do Gimli e do Legolas, aquele final no apêndice sobre eles aqueceu meu coração. LINDOS!!!

Rafaela.Zaltron 25/09/2023

O fim de uma era.
Ganhei O Hobbit junto com o box de Senhor dos Anéis no meu aniversário de 18 anos. Hoje com 20 eu finalizei a principal história desse universo que é tão gigante e complexo. E ter demorado mais de dois anos pra ler toda essa aventura foi muito importante pra mim, porque me pareceu que A Comitiva inteira esteve comigo durante esses anos tão marcantes da minha vida.

Ter lido Tolkien foi uma das melhores coisas que eu já fiz. Sim, é uma leitura lenta e sim, ele é muito detalhista; mas é exatamente isso que faz essa história ser perfeita como é.

Eu terminei O Retorno do Rei com uma sensação de voltar pra casa exatamente como o Sam. Aquela sensação de ir visitar a vó em uma tarde de domingo. Com uma sensação de pertencimento.

Maisa 23/09/2023

Magnífico
Que releitura, meus amigos?. Simplesmente magnífico.

O livro é muito descritivo e detalhado, mas muito inteligente também! Vale muito a pena!

Juns 20/09/2023

Fim da sociedade do anel
Nunca tinha lido nenhum livro do autor, e apesar de ser extremamente detalhista eu até que gostei, mas ainda sim acho muito ficar detalhando montanhas e etcccx
Acho que fica combinado entre os fãs da saga que o melhor personagem é o Sam e que o final dele foi um dos melhores, representou muito bem o que era da vontade dele.
A guerra do condado deixou claro que os quatro Hobbits amadureceram durante a aventura e acho que valeu super a pena ler, se tornou uma das minhas sagas favoritas.

Isabela.Esmanhotto 17/09/2023

História mais épica de todos os tempos
Assim como muitas outras pessoas, eu assisti os filmes antes de ler os livros. Após ter terminado a história, acredito que o filme e o livro se complementam perfeitamente. O que mais me toca na história é o quanto os hobbits são celebrados, apesar de serem muito subestimados por todos, e o laço do Sam e o Frodo é a minha parte favorita da história. Os livros instigam muito a imaginação e fazem você viajar pra longe e se distrair um pouco dos problemas do século XXI. Não é à toa que essa história tem uma reputação, vale muito a pena conhecer a narrativa pelo livro ou pelo filme, ou melhor ainda,
pelos dois.

jucoaio 17/09/2023

? o senhor dos anéis: o retorno do rei
agosto-setembro/2018 ??

??:: esse livro fecha a saga de uma maneira emocionante e perfeita. embora também tenha demorado pra finalizar a leitura, dado o fato de que ainda era só uma adolescente quando li e às vezes demorava para compreender a escrita do tolkien, eu amei a experiência de mergulhar nesse universo tão bem escrito e desenvolvido. como disse, pretendo revisitá-lo algum dia. (mesmo que discorde de alguns quando dizem que é melhor do que harry potter ?).