O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino




Resenhas - O Encontro Marcado


253 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


vitu 03/04/2023

Sou amante de O Alquimista e O Diário de um mago, livros que aparentemente defendem a ideia da inexistência de coincidências, porém, este livro me fez refletir sobre a necessidade de viver um dia após o outro e nunca esperar e acreditar na certeza de acontecimentos futuros, aliás, apenas ficam as memórias e as emoções.
comentários(0)comente



Toni 01/04/2023

Um encontro com Sabino
"A verdadeira inspiração é aquela que nos impele a escrever sobre o que não sabemos, justamente para ficar sabendo.?

Começo com uma citação de Fernando Sabino retirada de entrevista concedida à escritora Clarice Lispector em 25 de janeiro de 1969, porque certamente tem tudo a ver com as minhas impressões sobre "O encontro marcado"

O que esperar então de uma obra de um autor como Sabino?Grandiosidade? essa palavra não resume tudo o que esse livro, "O encontro marcado" é, mas tudo o que sua essência pode vir a  ser pra quem tem o prazer e privilégio de "vivê-lo".

No entanto, não se engane, pois a narrativa traz mais desconforto
(gerados a partir das diversas crises existenciais vividas  por Eduardo, pontuadas no livro desde sua infância, passando pela adolescência até a fase adulta), do que  qualquer resquício de estabilidade.

"E preciso escutar o silêncio, não como um surdo, mas como um cego! O silêncio das coisas tem um sentido. Quem não entende isso não entende nada."

Apesar de se tratar de um romance de formação, capaz de suscitar inúmeras interrogações alimentadas pelo espírito livre de Eduardo,

"Desligou o telefone, amargurado: por que diabo as mulheres não podiam entender certas coisas? Se chegasse para ela e dissesse: Antonieta, você me desculpe, mas estou apaixonado por Gerlane, isso não dura muito, você aguenta mais um pouco, tenha paciência que assim que acabar vou me dedicar inteiramente a você, saber finalmente quem você é..."

esse tipo de abordagem poderia trazer ao enredo uma aura pesada, lenta talvez, tornando a leitura até certo ponto, monótona, no entanto certamente não é o que acontece no seu fio condutor, ao contrário, a teia pela qual é formada a narrativa passa por uma veia  bem brasileira que pulsa na forma e estilo de escrever, próprias do autor, cuja estrutura e conteúdos invadem nossas almas, criando raízes profundas e sorrateiramente toma posse de nossas mentes.
comentários(0)comente



Clau Melo 31/03/2023

Eduardo...
Literatura nacional/MG. 1967/2018. Romance de Formação.
Este livro foi escrito entre os anos de 1954 e 1956 e publicado postumamente em 1967.
Gostei mais da parte antes do casamento. Interessante conhecer um pouco da sociedade da época.
"De tudo ficarão três coisas: a certeza de estar sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de ser interrompido antes de terminar."

Ele faria da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.

Esta é a história de um jovem em desesperada procura de si mesmo e da verdadeira razão de sua vida. Quase absorvido por uma brilhante boêmia intelectual, seu drama interior evolui subterraneamente, expondo os equívocos fundamentais que vinham frustrando sua existência e sufocando sua vocação. O encontro marcado é a história de Fernando Sabino? Sim, mas não se trata de uma autobiografia. É a história atormentada de toda uma geração, naquilo que ela tem de essencialmente dramático. Em meio às confusões da vida, procura-se um valor que dê sentido à desconcertante experiência pessoal de quem trava um duelo de morte com a vocação furtiva. História de adolescência e juventude, de prazeres fugidios, desespero, cinismo, desencanto, melancolia, tédio, que se acumulam no espírito do jovem escritor Eduardo Marciano, um homem que amadurece num mundo desorientado. Ele vê seu matrimônio quebrar-se quando já não pode abdicar; por força de sua própria experiência, o suicídio deixa de ser uma solução. Nessa paisagem atormentada, ele deve renunciar a si mesmo, para comparecer ao encontro com uma antiga verdade.

LC CLUBE DE LEITURA EM CASA
comentários(0)comente



Paloma Ribeiro 28/03/2023

Li este livro no momento certo da minha vida, onde vinha me fazendo diversas questões existenciais. Posso dizer que, por alguns dias, foi esse livro quem me manteve viva. Queria lê-lo, desbravar a mente de Eduardo, entender porque ele é assim. Consegui me identificar muito com Eduardo, justamente pelas questões existenciais, mesmo que por vezes sentindo ódio das escolhas erradas que ele faz. Acabei de ler e não sei dizer bem o que achei do livro como um todo, nem sei bem dizer o que sinto. O que posso dizer é que é um livro para reler futuramente. Que me fez pensar na busca que fazemos por sentido. Não sei nem se o livro realmente fez sentido em minha cabeça. O que importa é que ele conseguiu me manter viva e, por enquanto, isso basta.
comentários(0)comente



Sheilinha 22/03/2023

Encontro do autor com o personagem
A narrativa desse livro demorou um pouco para fluir? Eduardo não causa empatia? ele parece estar perdido e não saber o que quer durante o
romance inteiro. Lembra um pouco de Holden, de O apanhador no campo de centeio.
Mas sempre é bom ler literatura brasileira.
comentários(0)comente



Igorclxt 19/03/2023

O encontro de Eduardo Marciano com Deus.
"Você acredita em Deus? Não sabia por que, sentia que deveria decidir-se, era uma pergunta que ficara sem resposta, queria sempre poder responder a tudo, estar pronto a ser interrogado, fugir às respostas dúbias, hesitantes, que nada diziam. Olhou pela janela o céu estrelado, a imensidão infinita do céu... Não foi preciso muito para concluir que, sem Deus, jamais chegaria a entender onde o universo começava e onde acabava, de onde vinha ele, para onde iria. Concentrou-se, respirou fundo, e declarou com firmeza:
? Acredito."

O único romance do Fernando Sabino e muito provavelmente o meu romance preferido da vida. Já sou apaixonado por romances de formação, mas O encontro marcado é especial: o protagonista do Sabino é um personagem perfeito em suas imperfeições, e sua busca constante por afirmação, liberdade e felicidade, mesmo que permeada por muitos erros e atos inconsequentes, definem, como disse Gustavo Corção, "o drama dos moços sem raízes que não sabem o que fazer do corpo, da alma e da vida." Não me espanta o fato de muitos se identificarem tanto com o personagem Eduardo Marciano e suas crises existenciais, e este livro ser uma grande inspiração, principalmente para os escritores, para os que vivem ou pretendem viver das letras. O encontro marcado é um livro para ler e reler (eu mesmo já mergulhei nessa história três vezes e sinto que, em outro momento da minha vida, mergulharei de novo).

"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



aik0_0 19/02/2023

Montanha russa
Esse livro foi uma confusão, pelo menos ao meu ver. Era legal pensar junto com Eduardo, mas o caos mental dele é meio contagioso? enfim, o fim me surpreendeu mais do que imaginava
comentários(0)comente



Laís 19/01/2023

Que livro!
Que livro bom, meu Deus! Várias questões existenciais envolvidas que tenho certeza que Eduardo resolveria boa parte com uma boa terapia ?
Li esse livro no colégio ainda com 15 anos e só reli agora, 15 anos depois. Como é bom ter relido, ver a história com outros olhos também. Recomendo a todos que façam isso sempre. Releiam livros que vocês leram há muitos anos. A perspectiva sempre muda com a nossa experiência de vida.
comentários(0)comente



Thiago Somma 11/01/2023

Angústia e aceitação
Uma vida, sem dúvidas uma vida. Angustiante, um romance realista. Dividido em duas partes, corridas cheias de esperanças, conquistas, amores e decepções.

Um livro de aceitação da realidade, de quebra de espectativa, de avisos para uma pessoa precoce que tem a vida rápida demais.

"Não pegue o fruto verde e o deixe apodrecer em sua mão".

Segundo livro que eu leio do Fernando Sabino, adimiro muito a sua forma de escrita e o amor que tem em sua obra. Tem um "Q" de autobiográfico assim como no "O menino no espelho", mas mostra uma vida muito mais angustiante e criada através da realidade infeliz do desafio que é viver.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina 30/12/2022

O livro é muito bom e o Eduardo passou por tudo aquilo pra saber que sim ele acreditava em Deus.
"De tudo ficarão três coisas:
a certeza de estar sempre começando,
a certeza de que é preciso continuar
e a certeza de ser interrompido antes de terminar.
'Fazer da queda um passo de dança,
do medo uma escada, do sonho uma ponte,
da procura um encontro.'"
comentários(0)comente



Vittorio.Freitas 14/12/2022

boa noite, eu sinceramente estou sem palavras para esse livro, se vc estiver deprimido sem ruma na vida tendo algumas dificuldades não leia, você vai se sentir muito mal, e no fim do livro você espera um fim triste mas o personagem aceita o sua realidade muito lindo a devoção de Fernando Sabino nessa obra e o ,
plot Twist nessa obra meus Deus eu não esperava, o meu ator preferido obrigado por deixar sua arte.
comentários(0)comente



Bárbara 30/10/2022

" Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro"
Temos aqui um romance de formação com um quê autobiográfico e metalinguístico (pois o protagonista compartilha características com o escritor Fernando Sabino e o livro fala da arte de escrever e as dificuldades de um escritor/poeta), onde acompanhamos Eduardo desde de a infância até a vida adulta. Ele vai de um menino birrento para um adolescente “sonhador” até um adulto desiludido e preso nos “e se” da vida.
A narrativa é fluida, já que tem bastante diálogos e frases curtas, estando de acordo com o estilo e o fluxo de vida do protagonista, que vive com muita intensidade e pressa. No começo fiquei um pouco confusa com a rapidez da história que mudava de um lugar pra outro do nada e com as inúmeras citações de escritores e de livros que, na maioria das vezes, nunca tinha ouvido falar, mas depois acostumei.
Gostei bastante da história e de sua forma de falar sobre o cotidiano de forma simples e profunda ao mesmo tempo com personagens reais e falhos, sobre a passagem para a vida adulta e o choque com a realidade nu e crua e como consegue abordar diversas duvidas existenciais que todos nós temos pelo menos uma vez por mês (ou por dia). Essa é um dos livros que quero reler no futuro com um olhar mais maduro.
Por fim, todos temos um pouco de Eduardo Marciano.
comentários(0)comente



253 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR