O encontro marcado

Resenhas - O Encontro Marcado

Daniel263 01/11/2021

Um encontro eternizado
18º livro lido em 2021.

Demorei muito pra ler esse livro... comprei em 2016, foi o 12º livro da @taglivros - o curador era o Mário Prata.

Na época, um grande amigo, @cadaseuleitorlivro , falou muito bem do livro! Mas por conta da correria da vida eu demorei pra ler...

... mas por duas vezes eu comecei e larguei logo no início porque achei os capítulos longos... péssima desculpa!

Tido como um dos melhores livros de Fernando Sabino, “O encontro marcado” tem, segundo o autor, trechos quase que autobiográficos.

A obra é um romance de formação divido em 3 partes, protagonizado e narrado por Eduardo Marciano: filho único, nadador habilidoso e bacharel em direito.

Sim, me identifiquei com essas características, mas mais ainda com os papos em bares com amigos e a frustração de, por vezes, não conseguir escrever!

E se antes demorei para ler, agora o acabei em 3 dias. A narrativa deliciosa prende o não só pelo desenvolvimento da trama, mas também pelos difíceis nós psicológicos que Eduardo tem que desatar.

Dores e dúvidas atravessam sua vida no amor, amizade, sexualidade, carreira, religião... mas sua jornada é repleta de descobertas sobre si mesmo e mundo!

Um excelente livro - daqueles que dá vontade de reler assim que termina!!!

site: https://www.instagram.com/p/CNYH3iHDyvp/

Daniel Teles 29/10/2021

Uma ótimo livro.
Acompanhamos a história de Eduardo Marciano, personagem que nos é apresentado como uma criança mimada, porém muito inteligente, um adolescente poeta e sem limite, e depois, um adulto egoísta. Nem preciso dizer, que não gostei dele né? Mas mesmo assim não consegui parar de ler este livro. O autor faz mágica, e consegue fazer de Eduardo um personagem que nos desperta curiosidade, por sua visão das coisas, suas dúvidas, as pessoas que o cercam, etc. Sua insessante busca por sentido, vem de forma dramática, passando pela estagnação e o pesadelo que pode ser a vida adulta, seus traumas e questões mentais, enfim, tudo isso me deixou preso a história. Em um momento eu até torci por ele(só um pouquinho).
É um livro de muitas páginas mas a leitura é fluida. Tanto adolescentes quanto adultos vão acabar se identificando com o protagonista em alguma coisinha.

Iara.Borges 13/10/2021

Leitura muito boa, com uma história mt intensa e reflexiva. Mas, apesar de ser um dos livros mais indicados com uma história q se passa em BH, o livro comenta pouco sobre a cidade.

Thais645 12/10/2021minha estante
Fernando Sabino é extraordinário. Curioso que, comigo, aconteceu o contrário em relação a uma de suas obras. Li "O Grande Mentecapto" na adolescência, e desde então foi o meu livro preferido dentre vários. Mas quando fiz a releitura, anos mais tarde, não consegui ver com os mesmos olhos. Obviamente a história é cativante, mas tive uma percepção totalmente da inicial.

Taisa 06/10/2021

Muito bom reler
É ótimo ler o Fernando Sabino.
Li O Encontro Marcado há uns 15 anos atrás foi uma delícia reler. Acabei encontrando no livro frases feitas e expressões q eu utilizo, mas nem me lembrava de onde viam.
Sinto na história um peso, uma solidão, um toque de depressão... mas ri em várias passagens.
É um livro lindo. Eu acho.

Giovane 14/09/2021

Desgaste natural das coisas
Bom livro, todavia, o fim nos dá a sensação de que faltou alguma coisa, eai está a grande reflexão.
A vida é essa sensação de estar, sem incompleto. Alguns encaram como um motivação de buscar, ir além, se completar e por fim, sem saber o que buscar, nunca chegam a lugar algum justamente por não ter destino. Outros, por sua vez, encontram a riqueza nas conquistas reais e diárias e, em que pese pareçam acomodados ou que não tenham testosterona para sonhar novos sonhos, cultivam o concreto e deixam de se perder.
Quem sabe o segredo esteja no equilíbrio entre o sonho e a realidade. Enquanto um inspira para não te deixar acomodar, outro de fortalece para que não termine sem direção.

Adriana @livrosedevaneios 22/08/2021

Uma história sobre a vida
Ler Fernando Sabino foi um verdadeiro presente. Daqueles que você para e reflete por um momento: por que não li antes?

O Encontro Marcado é uma história-reflexão sobre a vida. Há quem diga que se trata de uma espécie de autobiografia, fato nunca confirmado.

O livro aborda a vida de Eduardo desde garoto, seu empenho em se tornar um escritor, a vida familiar, amizades, romances, conquistas, desventuras... A construção do personagem e seu amadurecimento são tratados com muita delicadeza, de modo que me afeiçoei ao protagonista como se fosse um conhecido de longa data.

Que leitura incrível! Quanta reflexão assertiva! Recomendo demais esse livro. Já estou ansiosa para as próximas obras do autor!

PS: outro dia perguntei à Alexa qual seu livro favorito e fiquei empolgada quando ouvi a resposta. Tenta aí você também! ??
Thais645 22/08/2021minha estante
Fernando Sabino é um escritor incrível. Li dele "O Grande Mentecapto" ainda na adolescência, e nunca mais esqueci. Ele domina como poucos a narrativa.

Adriana @livrosedevaneios 22/08/2021minha estante
De fato! Fiquei muito encantada. "O grande mentecapto" está na minha lista :)

Joel.Martins 21/08/2021

Um homem que precisa de terapia
Aqui temos muitas mensagens sensacionais, daquelas que passamos a vida inteira refletindo.
Infelizmente, não tive tanta conexão com Eduardo. Contudo, as fases da vida do personagem me retrataram lembranças marcantes.
Um grande gostei para essa leitura ??

Vitoria.Silva 03/08/2021

"O encontro marcado" é um livro incrível! No início pensei que seria sobre algum encontro específico, com hora, data e endereço certo. Um encontro que moldaria o livro, sendo, portanto, a base da trama. Entretanto, Fernando Sabino prepara, tanto o leitor quanto o personagem principal (Eduardo), para o encontro, mesmo sem mencionar com quem, como ou quando ele será e se acontecerá. Toda a vida de Eduardo é descrita, linearmente, mas com cenas que, por vezes cortadas, não parecem ter tanta conexão, confeccionando a personalidade do protagonista e levando o leitor a ter cada vez mais afinidade com o personagem.

Marlo R. R. López 02/08/2021

Recentemente peguei 'O Encontro Marcado' da minha estante e tentei relê-lo. Acabei achando o texto cansativo e datado (algo que eu já tinha sentido na primeira leitura, há muitos anos). O livro tem seus méritos, é bom, mas parece que a sua fama pesa mais do que suas qualidades literárias propriamente ditas. Sabino é um mestre da crônica e da contação de histórias breves, e seu estilo rápido crivado de diálogos caía como uma luva para as crônicas que escrevia. Para um romance, esse estilo é um suplício, o texto fica confuso, entediante e arrastado.

Aliás, esse é um problema comum aos escritores de crônica que se aventuram no romance: o estilo rápido vai junto, e no final das contas parece que você está lendo uma crônica que não acaba nunca.

Tem críticos importantes dizendo que 'O Encontro Marcado' foi o primeiro romance urbano brasileiro de autoficção. Mas Erico Verissimo já escrevia esse gênero há muito mais tempo, e escrevia para a geração futura, também, como Sabino. Sabino não foi o primeiro. E Verissimo fazia melhor, justiça seja feita.

'O Encontro Marcado' é um livro que canalizou os "anseios e as ansiedades" de uma geração pós-guerra perdida no mundo do trabalho e das relações sociais, que descobriu aos trancos e barrancos que a felicidade não é mais um projeto coletivo, mas pessoal, e que ninguém foi ensinado a ser feliz. Cada um descobre na marra. Dá até para dizer que Eduardo Marciano encarna uma espécie de Holden Caufiled adulto.

Cah Mila 08/07/2021

Um encontro marcado
Eu li esse livro quando tinha uns 15 anos. Lembro que gostei. Mas não lembro de absolutamente nada. Preciso reler.

Entrelinhas 25/06/2021

Amo!
Um livro q fala de autoconhecimento de forma cotidiana...um jovem tentando encontrar seu lugar no mundo...adoro esse livro!!!?

Danilo 24/06/2021

Nossa, um *Livro*
Eu amo Fernando Sabino, já li muito dele. Eu comecei amando, aí na parte adolescente e adulta dele me irritei um pouco. Mas, adorei esse livro, nem sei explicar, só lendo para saber.
A escrita é uma confusão, mas não confuso, assim, ele dá voltas e voltas, escreve a história de maneira "torta", mudando de assunto numa facilidade doida, porém, consegue fazer com que a história flua e siga em frente bonitinho.
Amei as reflexões do livro, acho que quando o livro é do seu próprio país, há aquela identificação, né? Mesmo que seja escrito por um mineiro, que nem cite meu estado/cidade. As ideias e pensamentos são muito além, adoro, fico muito deslumbrado, Fernando Sabino devia ser uma pessoa muito interessante.
Recomendo muito, não só esse livro, mas tudo de Sabino!

Renatav 22/06/2021

Esse livro me surpreendeu positivamente. Não imaginava que seria tão profundo? realmente gostei e recomendo! :)

Fernando.Bittencourt 19/06/2021

Autobiográfico
Um livro que há muito queria ler, mostra bem a personalidade do autor, alguém muito intenso muito focado em suas necessidades, filho pródigo, único. Ao ler o livro fiquei curioso sobre o autor e busquei entrevistas no youtube, ele me pareceu ser um cara que poucos não gostariam de ter como amigo, inteligente, engraçado, culto e cheio de histórias. O livro mostra isso, essa intensidade uma busca dele mesmo, creio que seja esse o encontro marcado. Também retrata os valores eu diria machistas, individualistas e discriminatórios da sociedade e o afastamento pelo autor da discussão desses aspectos, pois o foco está nele, em seu umbigo.