O encontro marcado

O encontro marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Mari 25/06/2022

Livro promovido ao Top 3! Nunca li algo parecido! Aquela escrita brasileira que só o autor brasileiro tem mesmo, não tem jeito. Um dos livros com mais ritmo que eu já encontrei, parecia que tocava uma música dentro da minha cabeça! O cúmulo do poético e um poço de sinestesia, sem palavras. Agora que já terminei de babar, a história;
É um desenvolvimento de personagem, um dos mais humanizados que você poderia imaginar, e o personagem em questão é um menino com uma personalidade que era por si só, personalidade de um poeta que nunca vai deixar de ser. Desde criança, Eduardo era intenso, louco de amor pelas coisas e pessoas, entregue aos sentimentos, aquela coisa toda, perigosa, de poeta. Todas as experiências e o crescimento minucioso dele é contado na primeira parte do livro, e o Sabino conseguiu transpor os sentimentos, e botar em palavras de uma forma que você lê e fica; esse sou eu! Eu já me senti assim! Ou no mínimo um ?como eu poderia ter sido?.
O livro todo é uma espécie de tentativa de resposta a ?onde foi parar aquele clube de poesia que prometemos criar quando éramos crianças?? e um balde de água fria nas expectativas e idealizações da vida real. Uma conversa de bar, de escritores loucos, completamente boêmios e perdidos, fissurados em Nietzsche, Dostoiévski, Olavo Bilac, Froid, Neruda, Shakespeare e Fernando Pessoa. Aqueles livros que invertem os papéis e passam a ler você. E ver o processo de desilusão do personagem é de doer o coração, porque Eduardo é todo mundo. Incrível.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei:
- ?Camões morreu na miséria.?
- ?Porque não lhe deram um emprego na prefeitura de Lisboa.?
Alê | @alexandrejjr 27/06/2022minha estante
O livro realmente tem um ritmo musical, Maria Paula, muito bem pontuado!

Peixoto.Melo 20/06/2022

Encontro marcado.
Essa leitura foi certamente um desafio. Por um lado temos a escrita maravilhosa de Fernando Sabino, meu herói, por outro temos um personagem tão insuportável que continuar lendo se torna uma verdadeira provação. Eduardo é um cara de quem eu passaria longe. Chato, egoísta, extremamente auto-centrado. Nada o assusta mais do que seu próprio destino, o qual sempre busca, sem sucesso, controlar. Atormentado, torturado, esse homem que nunca teve uma dificuldade na vida passa da infância à fase adulta se ocupando de descobrir o motivo da sua existência, nunca chegando a uma solução.
O final, devo confessar, deixou muito a desejar. Mas foi de acordo com o curso que o livro vinha seguindo.

Alinesmne 02/06/2022

"Sua razão de viver era essa, ? não morrer."
A gente fica íntimo de Eduardo Marciano por conta da escrita fabulosa do Fernando Sabino. Mesmo não sendo em primeira pessoa o leitor consegue saber o a personagem pensa, como se estivesse dentro da cabeça dele. As frases curtas muito usadas na primeira metade do livro mostram a rapidez de pensamento da criança e do adolescente Eduardo, e o adulto miserável e desapaixonado da vida também fica evidente nas frases soltas mas não sem sentido. É uma leitura muito gostosa apesar de densa.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Priscili0 11/05/2022

Sorte mesmo é ter com quem puxar angústia...
Cuidado, você vai se apaixonar! O autor te transporta para um mudinho de onde você não vai mais querer sair. O mundo de Eduardo e seus amigos.

Personagens complexos, levemente caóticos, vivendo todo os dramas possíveis de uma vida adulta onde todos os sonhos morrem ao tocar a superfície da realidade, onde moram as aungústias e incertezas da vida. Prepare-se para se envolver, rir, chorar.

Acima de tudo esse livro exalta a amizade e reverencia a beleza que mora naquilo que é tão comum quanto o cotidiano. No fim você vai perceber que se tiver sorte mesmo nessa vida vai poder contar com alguns poucos bons amigos com quem você pode puxar angústia.

Não é a primeira vez que leio o livro e tenho um carinho muito especial por ele ter feito parte das minhas leituras iniciais lá na minha adolescencia.

Tenha uma ótima leitura.

Renata1004 30/04/2022

Super indico!
Um dos meus livros favoritos da vida! Quero muito reler já com mais maturidade, pois li há mais de 10 anos ?

Gabriela 12/03/2022

A vida simplesmente não faz sentido nenhum e a gente acha que tem algum sentido e fica buscando esse sentido até morrer e perceber que realmente estamos aqui de rolê. Mas vale a pena tentar as vezes.

(Bem legal o livro, te faz refletir e, apesar dos capítulos grandes que normalmente não me agradam, a leitura flui e te faz querer continuar até o fim -se é que aquilo pode ser chamado de fim)

Claudia 08/03/2022

A história é como uma biografia do personagem. Conta sua vida desde a infância até depois dos 40 anos.
~
Não posso dizer que a história é ruim por que tem boa temática. Mas as vezes é tão arrastada que me fez questionar o por que de ter começado a ler.

Pam 16/02/2022

????????
De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!

Orca 13/02/2022

ir no stand up do tiririca teria sido mais estimulante que o final desse livro
trajetória do personagem e as nuances da personalidade e concepção são intrigantes mas o final infelizmente foi como um grande meteoro feito de cocô espacial caindo na terra e matando geral. Não sei o que o autor tentou fazer talvez eu é que seja muito muito burro e não entendi e tô aqui falando que é ruim mas pra mim ficou descompassado a tentativa de um desfecho que se conectasse com o título, o livro te encaminha pra isso mas se perde ante que consiga concluir

Soul Nutri 03/02/2022

Li por engano...
Li esse livro por engano. Em algum site, este livro estava na lista de ficção científica nacional, me pergunto por quê? De qualquer maneira, li o livro inteiro. É um livro ótimo, mas não tem nada de ficção científica no livro, aliás, não há nada de ficção no livro já que se trata de uma história bem real. Assim sendo o autor nos conta a história de Eduardo, nosso protagonista, da sua infância até a vida adulta. Eduardo, no entanto, poderia ser substituído pelo meu nome, uma vez que em diversas ocasiões e situações me identifiquei com Eduardo, tanto na vivência da situação em si ou na maneira dele pensar. Dentre as diversas situações na vida do protagonista há diversas confusões internas, sentimentos contraditórios, ações coerentes e decisões burras, diversos arrependimentos, novas decisões burras que geram novos arrependimentos por parte do protagonista. Eduardo é uma tempestade imprevisível, às vezes calma, às vezes destruidora. Dessa maneira, o autor nos entrega uma história densa em um livro que poderia ser o nosso com nossos nomes, talvez. Deixando as experiências de lado, o autor vai citando e referenciando autores de alguns segmentos literários, talvez por homenagem ou talvez por não gostar de certo autor. Coloca em pauta diversas discussões que ainda fazem sentido hoje em dia e que, talvez, nunca deixarão de se fazer sentido mesmo daqui há um século. Apesar de recomendar o livro, não deixo de dizer que há certas passagens desnecessárias que se fossem cortadas não mudariam em nada o livro.

Recomendo este livro que li por engano, de um autor que não conhecia, mas que me proporcionou momentos de reflexão, agonia, raiva, identificação. É um bom livro.

site: https://www.instagram.com/soul_livros_filmes_series/?hl=pt

JCarlos 15/01/2022

Um encontro com a vida
O livro é um clássico da literatura nacional e, por assim dizer, um romance de formação, onde é retratada a vida do autor, ou melhor, de Eduardo, desde sua infância, seu gosto pela literatura, sua excelência em nadar, até a vida adulta, passando por amores, amizades, contos, crônicas e viagens de Minas ao Rio.

?A eternidade de seu espírito impregnou seu corpo, de modo que parece que o corpo está se tornando imortal e em consequência o espírito envelheceu.?

Há uma afinidade latente com a vida em toda a dramaticidade, fazendo com que nos identifiquemos com similitudes ou arquiteturas resgatadas aqui e ali de nossas memórias.
Não é cansativo e a leitura é fluída.

?O silêncio é a linguagem de Deus. A linguagem do homem é difícil, retorcida, suja, atormentada.?

Então, dei o play no jazz instrumental em meu fone de ouvido e mergulhei no Rio de outrora.

?Se nós mesmos, que nos conhecemos mais do que ninguém, somos de tal maneira precáriosno julgamento de cada um, é porque não sabemos nada, não somos donos de verdade nenhuma, temos de buscá-la fora de nós.?

ste 04/01/2022

desinteressante
Bom, é difícil comentar negativamente sobre ele sendo um livro tão elogiado pela maioria que o lê há mais de dez anos. Eu esperava que seria um livro extraordinário principalmente pelo famoso poema do autor, que inclusive está na capa e contra capa, porém foi muito diferente disso.
Sendo mais direta, a história é basicamente apenas a biografia do Eduardo Marciano e ocorridos da sua vida como um boêmio noturno com várias mulheres na qual ele se relacionou na vida, bebidas, conversas afiadas com os amigos, que na qual falavam e faziam muitas besteiras (to me segurando pra falar que eles só falavam e faziam merda). Enfim, a vida de Marciano é uma vida comum, sendo um homem comum.
Infelizmente não tirei nenhuma lição de vida ou algo que seja bom nesse livro, pra mim sendo unicamente uma biografia de uma vida nada interessante.

Sendo assim, minha conclusão: um livro entediante com uma grande ausência de emoção ou qualquer coisa que faça uma história ser boa.